Fred Astaire (nascido Frederick Austerlitz;[1] Omaha, 10 de maio de 1899 - Los Angeles, 22 de junho de 1987) foi um dançarino, cantor, ator, coreógrafo e apresentador de televisão estadunidense.
Ele é considerado o dançarino mais influente da história do cinema.[2]
Sua subsequente carreira nos palcos, no cinema e na televisão durou um total de 76 anos.
Ele atuougestao de banca sportingbetmais de 10 musicais da Broadway e West End, fez 31 filmes musicais, quatro especiais televisivos, e lançou inúmeras canções.
Como dançarino, seus traços mais marcantes eram seu absurdo senso de ritmo, seu perfeccionismo, egestao de banca sportingbetinovação.
Sua companheira de dança favorita era a atriz Rita Hayworth,[3] masgestao de banca sportingbetparceria de dança mais memorável foi com Ginger Rogers, com quem ele co-estrelougestao de banca sportingbetuma série de dez musicais de Hollywood, incluindo "O Picolino" (1935), "Ritmo Louco" (1936) e "Vamos Dançar?" (1937).
Entre os outros trabalhos notáveis em que Astaire ganhou mais popularidade e levou o gênero de sapateado a um novo nível foram: "Duas Semanas de Prazer" (1942), "Desfile de Páscoa" (1948), "A Roda da Fortuna" (1953), "Cinderelagestao de banca sportingbetParis" e "Meias de Seda", ambos de 1957.
O Instituto Americano de Cinema nomeou Astaire a quinta maior estrela masculina do cinema clássico de Hollywood.[4][5]
Gene Kelly, outra estrela renomada, disse que "a história da dança no cinema começa com Astaire".
Mais tarde, ele afirmou que Astaire era "o único dos dançarinos de hoje que será lembrado.
"[6] Além do cinema e da televisão, muitos dançarinos e coreógrafos, incluindo Rudolf Nureyev, Sammy Davis Jr.
, Michael Jackson, Gregory Hines, Mikhail Baryshnikov, George Balanchine, Jerome Robbins, Madhuri Dixit e Bob Fosse, que consideravam Astaire um "ídolo", também reconheceramgestao de banca sportingbetinfluência.
Fred egestao de banca sportingbetirmã Adele Astairegestao de banca sportingbet1906.
Fred Astaire nasceu Frederick Austerlitzgestao de banca sportingbet10 de maio de 1899gestao de banca sportingbetOmaha, Nebraska, nos Estados Unidos, filho de Johanna "Ann" Austerlitz (nascida Geilus; 1878–1975)[7] e Friedrich "Fritz" Emanuel Austerlitz (1868–1923).
[1][8][9] A mãe de Astaire nasceu nos Estados Unidos, filha de imigrantes alemães luteranos, da Prússia Oriental e da Alsácia.
O pai de Astaire nasceugestao de banca sportingbetLinz, na Áustria, filho de pais judeus que haviam se convertido ao catolicismo romano.[1][10][11][12]
O pai de Astaire, "Fritz" Austerlitz, chegougestao de banca sportingbetNova Iorque aos 25 anos,gestao de banca sportingbet26 de outubro de 1893, na Ilha Ellis.
"Fritz" esperava encontrar trabalho no ramo cervejeiro e mudou-se para Omaha, estado de Nebraska, onde conseguiu um emprego na cervejaria "Storz Brewing Company".
A mãe de Astaire sonhavagestao de banca sportingbetescapar de Omaha com o talento de seus filhos, depois que a irmã de Astaire, Adele Astaire, revelou-se uma dançarina e cantora instintiva desde muito cedo emgestao de banca sportingbetinfância.
Johanna planejou um "número de irmão e irmã", que era comum no vaudeville na época, para seus dois filhos.
Embora Fred tenha recusado as aulas de dança a princípio, ele facilmente imitava os passos de dança degestao de banca sportingbetirmã mais velha e começou a estudar piano, acordeão e clarinete.
Quando o pai de repente perdeu o emprego, a família mudou-se para a Cidade de Nova Iorque,gestao de banca sportingbet1905, para lançar a carreira artística das crianças.
Eles começaram a treinar na Alviene Escola de Mestres do Teatro e na Academia de Artes Culturais.
[13] Apesar da rivalidade de Adele e Fred, eles rapidamente reconheceram suas forças familiares: a durabilidade dele e o maior talento dela.
A mãe de Fred e Adele sugeriu que eles mudassem seu sobrenome para "Astaire", pois ela achava que "Austerlitz" era reminiscente da Batalha de Austerlitz.
A lenda da família atribui o sobrenome a um tio de sobrenome "L'Astaire".[14]
Eles foram ensinados a dançar, falar e cantargestao de banca sportingbetpreparação para o desenvolvimento de um número.
Seu primeiro número foi chamado de Artistas Juvenis Apresentando uma Novidade Musical Elétrica de Ponta de Pé.
Fred usava uma cartola e um fraque no primeiro tempo e uma roupa de lagosta no segundo.
Em uma entrevista, a filha de Astaire, Ava Astaire McKenzie, observou que muitas vezes colocavam Fredgestao de banca sportingbetuma cartola para fazê-lo parecer mais alto.
[15] O número cômico estreougestao de banca sportingbetKeyport, Nova Jérsei,gestao de banca sportingbetum "teatro experimental".
O jornal local escreveu que "os Astaires são o maior número infantil do vaudeville".[16]
Como resultado da habilidade de vendas de seu pai, Fred e Adele rapidamente conseguiram um grande contrato e se apresentaram no famoso Orpheum Circuit, uma cadeia de vaudeville e cinemas, no centro-oeste, no Oeste egestao de banca sportingbetalgumas cidades do Sul dos Estados Unidos.
Logo Adele cresceu e ficou pelo menos sete centímetros mais alto que Fred, e os dois começaram a parecer incongruentes.
A família decidiu fazer uma pausa de dois anos do show business, deixar o tempo seguir seu curso e evitar problemas com a Gerry Society, a Sociedade de Nova Iorque para a Prevenção da Crueldade às Crianças, e com as leis de trabalho infantil da época.
Em 1912, Fred se tornou episcopal.
A carreira dos irmãos Astaire recomeçou com fortunas mistas, embora com habilidade e aperfeiçoamento cada vez maiores, à medida que começaram a incorporar o sapateadogestao de banca sportingbetsuas coreografias.
A dança de Astaire foi inspirada por Bill "Bojangles" Robinson e John "Bubbles" Sublett.
Do dançarino de vaudeville Aurelio Coccia, eles aprenderam o tango, a valsa e outras danças de salão popularizadas por Vernon e Irene Castle.
Algumas fontes afirmam que os irmãos Astaire apareceramgestao de banca sportingbetum filme de 1915 intitulado Fanchon, o Grilo, estrelado por Mary Pickford, mas os Astaires sempre negaram isso.
Aos 14 anos, Fred havia assumido as responsabilidades musicais da dupla.
Ele conheceu George Gershwin, que trabalhava como compositor para a editora musical de Jerome H.Remick,gestao de banca sportingbet1916.
Fred já estava procurando por novas ideias de música e dança.
Seu encontro casual afetou profundamente as carreiras de ambos os artistas.
Astaire estava sempre à procura de novos passos de dança no Circuit e começava a demonstrargestao de banca sportingbetbusca incessante por novidade e perfeição.
1917-1933: Carreira no palco na Broadway egestao de banca sportingbetLondres [ editar | editar código-fonte ]
Fred e Adele Astairegestao de banca sportingbet1921.
Os Astaires estrearam na Broadwaygestao de banca sportingbet1917 com "Over the Top", uma sátira patriótica, e, na época, se apresentaram também para as tropas americanas e aliadas.
Eles seguiram com vários outros shows.
De seu trabalhogestao de banca sportingbet"The Passing Show of 1918", o jornalista Heywood Broun escreveu: "Em uma noitegestao de banca sportingbetque houve uma abundância de boa dança, Fred Astaire se destacou ...
Ele egestao de banca sportingbetparceira, Adele Astaire, fizeram o show fazer uma pausa mais cedo à noite com uma bela dança de pernas soltas".
O brilho e o humor de Adele atraíram grande parte da atenção,gestao de banca sportingbetparte devido à preparação cuidadosa de Fred e àgestao de banca sportingbetcoreografia de apoio.
Ela ainda definia o tom do ato deles.
Mas a essa altura, a habilidade de dança de Astaire começava a ofuscar a degestao de banca sportingbetirmã.
Durante a década de 1920, Fred e Adele apareceram na Broadway e nos palcos de West End.
Em shows como "The Bunch and Judy" (1922), de Jerome Kern, "Lady, Be Good" (1924), de George e Ira Gershwin, "Funny Face" (1927) e, mais tarde,gestao de banca sportingbet"The Band Wagon" (1931), eles ganharam aclamação popular com a platéia do teatrogestao de banca sportingbetambos os lados do Atlântico.
Nessa época, o sapateado de Astaire já era reconhecido como um dos melhores.
Por exemplo, Robert Benchley escreveugestao de banca sportingbet1930: "Não acho que vou mergulhar a nação na guerra, afirmando que Fred é o maior dançarino de sapateado do mundo."
Após o encerramento de "Funny Face", os Astaires foram a Hollywood para um teste de tela (agora perdido) na Paramount Pictures, mas a Paramount os considerou inadequados para filmes.
Eles se separaramgestao de banca sportingbet1932, quando Adele casou-se com seu primeiro marido, Lord Charles Cavendish, segundo filho de Victor, Duque de Devonshire.
Fred veio a alcançar sucesso sozinho na Broadway egestao de banca sportingbetLondres com "Gay Divorce" (mais tarde transformadogestao de banca sportingbetfilme), enquanto considerava ofertas de Hollywood.
O fim da parceria foi traumático para Astaire, mas estimulou-o a expandir seu alcance.
Livre das restrições irmão-irmã da antiga dupla, e trabalhando com a nova parceira, Claire Luce, Fred criou uma dança romântica para a canção "Night and Day", de Cole Porter, que fora escrita para "Gay Divorce".
Luce afirmou que ela teve que encorajá-lo a tomar uma abordagem mais romântica: "Vamos lá, Fred, eu não sougestao de banca sportingbetirmã, você sabe".
O sucesso da peça teatral foi creditado a este número, e quando recriado no filme "A Alegre Divorciada" (1934), a versão cinematográfica da peça, ele inaugurou uma nova era na dança filmada.
Recentemente, filmagens feitas por Fred Stone de Astaire se apresentandogestao de banca sportingbet"Gay Divorce", com a sucessora de Luce, Dorothy Stone,gestao de banca sportingbetNova Iorque, no ano de 1933, foram descobertas pela dançarina e historiadora Betsy Baytos, e agora representa a mais antiga filmagem conhecida de Astaire.
1933-1939: Astaire e Rogers na RKO [ editar | editar código-fonte ]
De acordo com o folclore de Hollywood, um relatório de teste de tela sobre Astaire para a RKO Radio Pictures, agora perdido junto com o teste, dizia: "Não sabe cantar.Não sabe atuar.Ficando calvo.
Sabe dançar um pouco".
O produtor dos filmes Astaire-Rogers, Pandro S.
Berman, alegou que nunca tinha ouvido a história nos anos 1930 e que ela só surgiu anos depois.
Astaire mais tarde esclareceu, insistindo que o relatório dizia: "Não sabe atuar.Levemente calvo.Também dança".
De qualquer forma, o teste foi claramente decepcionante, e David O.
Selznick, que contratara Astaire para a RKO e encomendara o teste, declarougestao de banca sportingbetum memorando: "Estou incerto sobre o homem, mas eu sinto, apesar de suas orelhas enormes e linha de queixo ruim, que seu charme é tão tremendo que sobressai até mesmo nesse miserável teste".
No entanto, isso não afetou os planos da RKO para Astaire.
Eles o emprestaram por alguns dias para a MGM,gestao de banca sportingbet1933, para agestao de banca sportingbetestreiagestao de banca sportingbetHollywood, no filme musical de sucesso "Amor de Dançarina".
No filme, ele apareceu como ele mesmo, dançando com Joan Crawford.
Em seu retorno à RKO, ele foi o quinto nome nos créditos, logo atrás do quarto nome, Ginger Rogers, no filme de 1933 estrelado por Dolores del Río, "Voando Para o Rio".
Em uma crítica, a revista Variety atribuiu o enorme sucesso do filme à presença da Astaire:
"O ponto principal de 'Voando Para o Rio' é a promessa do cinema, Fred Astaire ...
Ele certamente é uma aposta depois dessa, porque é claramente simpático na tela, o microfone é gentil comgestao de banca sportingbetvoz e como dançarino ele se encontragestao de banca sportingbetum nível próprio.
A última observação não será novidade para a profissão, que admitiu há muito tempo que Astaire começa a dançar onde os outros param de andar".
Já tendo sido ligado àgestao de banca sportingbetirmã Adele no palco, Astaire, inicialmente, estava muito relutantegestao de banca sportingbetse tornar parte de outra dupla de dança.
Ele escreveu ao seu agente: "Eu não me importo de fazer outro filme com ela, mas quanto a essa ideia de 'dupla', está 'fora!' Acabei de terminar uma parceria e não tenho interessegestao de banca sportingbetformar outra".
No entanto, ele foi persuadido pelo aparente apelo público da dupla Astaire-Rogers.
A parceria, e a coreografia de Astaire e Hermes Pan, ajudaram a tornar a dança um elemento importante dos filmes musicais de Hollywood.
Astaire revolucionou a dança no cinema ao ter total autonomia sobregestao de banca sportingbetapresentação.
Ele é creditado por duas inovações importantes nos primeiros filmes musicais.
Primeiro, ele insistiu que uma câmera monotrilho filmasse de perto uma coreografia de dança no menor número de tomadas possíveis, normalmente de apenas quatro a oito cortes, mostrando os dançarinos por inteiro todo o tempo.
Isso dava a ilusão de uma câmera quase estacionária filmando uma dança inteiragestao de banca sportingbetuma única tomada.
Astaire ficou famoso pela frase: "Ou a câmera dança, ou eu danço".
Astaire manteve essa política de "The Gay Divorcee",gestao de banca sportingbet1934, até seu último filme musical, "O Caminho do Arco-íris", de 1968, quando o diretor Francis Ford Coppola rejeitougestao de banca sportingbetexigência.
O estilo de sequências de dança de Astaire permitiu que o espectador acompanhasse os dançarinos e a coreografia emgestao de banca sportingbettotalidade.
Este estilo diferia notavelmente daqueles nos musicais de Busby Berkeley.
As sequências desses musicais eram preenchidas com tomadas aéreas extravagantes, dezenas de cortes de tomadas rápidas e zoomsgestao de banca sportingbetáreas do corpo, como braços ou pernas.
A segunda inovação de Astaire envolveu o contexto da dança; ele era irredutível de que todas as coreografias de música e dança fossem parte integrante do enredo do filme.
Em vez de usar a dança como um espetáculo, como Busby Berkeley fazia, Astaire usou-a para levar o enredo adiante.
Tipicamente, um filme de Astaire incluía pelo menos três danças padrão.
Uma era uma performance solo de Astaire, que ele chamava de seu "golpe solo".
Outra era uma coreografia de dança cômica,gestao de banca sportingbetparceria, e finalmente, ele incluía uma coreografia de dança romântica, tambémgestao de banca sportingbetparceria.
Avaliação da parceria com Rogers [ editar | editar código-fonte ]
Os comentaristas de dança Arlene Croce, Hannah Hyam, e John Mueller consideram que Rogers foi a maior parceira de dança de Astaire, opinião esta compartilhada também por Hermes Pan e Stanley Donen.
A crítica cinematográfica Pauline Kael adota uma postura mais neutra, enquanto que o crítico de cinema da revista Time, Richard Schickel, escreve: "A nostalgiagestao de banca sportingbettorno de Rogers-Astaire tende a alvejar outras parceiras".
Mueller resume as habilidades de Rogers da seguinte forma:
"Rogers foi excepcional entre as parceiras de Astaire, não porque ela era superior às outras como dançarina, mas porque, como uma atriz habilidosa e intuitiva, ela era cautelosa o bastante para perceber que a atuação não parava quando a dança começava ...
A razão de tantas mulheres fantasiaremgestao de banca sportingbetdançar com Fred Astaire é que Ginger Rogers dava a impressão de que dançar com ele é a experiência mais emocionante que se possa imaginar".
De acordo com Astaire, "Ginger nunca tinha dançado com um parceiro antes de "Flying Down to Rio".
Ela fingiu muitíssimo.
Ela não sabia sapatear e não sabia fazer isso e aquilo ...
Mas Ginger tinha estilo e talento, e melhorou com o tempo.
Ela ficou tão boa que depois de um tempo todo mundo que dançava comigo parecia errado".Na p.
162 de seu livro "Ginger: Salute to a Star", o escritor Dick Richards cita Astaire dizendo a Raymond Rohauer, curador da Galeria de Arte Moderna de Nova Iorque, "Ginger foi brilhantemente eficaz.
Ela fez tudo funcionar para ela.
Na verdade, ela tornou as coisas muito boas para nós dois, e merece a maior parte do crédito pelo nosso sucesso".
Rogers descreveu os padrões intransigentes de Astaire, estendendo-se a toda a produção: "Às vezes ele pensagestao de banca sportingbetuma nova fala de diálogo ou um novo ângulo para a história ...
Eles nunca sabem a que horas da noite ele vai ligar e começar a falar entusiasticamente sobre uma nova ideia ...
Nada de vadiar no trabalhogestao de banca sportingbetum filme com Astaire, e nada de fazer pelas coxas".
Apesar de seu sucesso, Astaire não estava disposto a tergestao de banca sportingbetcarreira vinculada exclusivamente a uma parceria.
Ele negociou com a RKO para estrelar sozinhogestao de banca sportingbet"Cativa e Cativante", (1937), com uma inexperiente e não dançante Joan Fontaine, o qual não obteve sucesso.
Ele voltou a fazer mais dois filmes com Rogers, "Dance Comigo" (1938) e "A História de Vernon e Irene Castle" (1939).
Embora ambos os filmes tenham faturado respeitáveis rendimentos brutos, ambos perderam dinheiro por causa do aumento dos custos de produção, e Astaire deixou a RKO, depois de ser rotulado como "veneno de bilheteria" pelo Independent Film Journal.
Astaire se reuniu com Rogersgestao de banca sportingbet1949, na MGM, paragestao de banca sportingbetapresentação final juntos,gestao de banca sportingbet"Ciúme, Sinal de Amor", o único de seus filmes juntos a ser filmadogestao de banca sportingbettechnicolor.
Uma certa comoção foi causada quando perguntaram a Astaire, anos depois, quem eragestao de banca sportingbetparceira de dança favorita.
O palpite era que o nome de Rogers seria a resposta dada por ele, que tentou não responder à pergunta, mas depois admitiu que era Rita Hayworth.
Astaire disse: "Tudo bem, eu vou te dar um nome, mas se você deixar escapar, eu vou jurar que menti.Foi Rita Hayworth".[3]
Astaire deixou a RKOgestao de banca sportingbet1939 para se tornar freelancer e buscar novas oportunidades cinematográficas, com resultados mistos, embora geralmente bem-sucedidos.
Durante esse período, Astaire continuou a valorizar a sugestão de colaboradores coreográficos.
Ao contrário da década de 1930, quando trabalhou quase exclusivamente com Hermes Pan, ele aproveitou o talento de outros coreógrafos para inovar continuamente.
Sua primeira parceira de dança pós-Ginger foi a temível Eleanor Powell, considerada a mais excepcional sapateadora degestao de banca sportingbetgeração.
Eles estrelaramgestao de banca sportingbet"Melodia da Broadway", na qual fizeram uma célebre e prolongada coreografia de dança para a canção "Begin the Beguine", de Cole Porter.
Emgestao de banca sportingbetautobiografia, "Steps in Time", Astaire observou: "Ela mandava ver como um homem, nada de algo rápido de menininha com Ellie.
Ela realmente mandava ver no sapateado num nível que era só dela".
Ele atuou ao lado de Bing Crosbygestao de banca sportingbet"Duas Semanas de Prazer" (1942), e depoisgestao de banca sportingbet"Romance Inacabado" (1946).
Mas, apesar do enorme sucesso financeiro de ambos, ele teria ficado insatisfeito com papéisgestao de banca sportingbetque perdia a garota para Crosby.
O primeiro filme é memorável porgestao de banca sportingbetvirtuosa dança solo para a canção "Let's Say it with Firecrackers".
O último filme continha a canção "Puttin' On the Ritz", uma inovadora canção e coreografia de dança indelevelmente associada a ele.
Outras parcerias durante este período incluíram Paulette Goddard,gestao de banca sportingbet"Amor da Minha Vida" (1940), no qual ele conduziu dançando a orquestra de Artie Shaw.
Astaire fez dois filmes com Rita Hayworth.
O primeiro filme, "Ao Compasso do Amor" (1941), catapultou Hayworth para o estrelato.
No filme, Astaire integrou pela terceira vez passos de dança latino-americanagestao de banca sportingbetseu estilo (a primeira foi com Ginger Rogers no número "The Carioca", do filme "Flying Down to Rio" (1933), e o segundo, novamente com Rogers, foi a dança "Dengozo", no filme "The Story of Vernon and Irene Castle", de 1939.).
Seu segundo filme com Hayworth, "Bonita Como Nunca" (1942), foi igualmente bem-sucedido.
Ele continha um dueto na canção "I'm Old Fashioned", de Kern, que se tornou a peça central do tributo ao ator, feito por Jerome Robbins e apresentado pelo Balé da Cidade de Nova Iorque,gestao de banca sportingbet1983.
Em seguida, ele contracenou ao lado de Joan Leslie, na época com dezessete anos, no drama de guerra, "Tudo Por Ti" (1943).
Nele, apresentou a canção "One For My Baby", de Arlen e Mercer, enquanto dançavagestao de banca sportingbetum balcão de bar,gestao de banca sportingbetuma coreografia sombria e problemática.
Astaire coreografou esse filme sozinho e obteve um sucesso modesto nas bilheterias.
Isso representou uma mudança notável para Astaire degestao de banca sportingbethabitual persona no cinema, charmoso, feliz e sortudo, e confundiu os críticos contemporâneos.
Sua próxima parceira, Lucille Bremer, participou de duas luxuosos produções, ambas dirigidas por Vincente Minnelli.
O filme "Yolanda and the Thief" ("Yolanda e o Ladrão"), de 1945, apresentou um balé surrealista de vanguarda.
Na comédia musical "Ziegfeld Follies" (1945), Astaire dançou a canção "The Babbit and the Bromide", de Gershwin, ao lado de Gene Kelly.
A mesma música que Astaire havia apresentado comgestao de banca sportingbetirmã Adelegestao de banca sportingbet1927.
Enquanto "Follies" foi um sucesso, "Yolanda" fracassou nas bilheterias.
Sempre inseguro e acreditando quegestao de banca sportingbetcarreira estava começando a declinar, Astaire surpreendeu seu público ao anunciargestao de banca sportingbetaposentadoria durante a produção do filme "Blue Skies" (1946).
Ele escolheu "Puttin' On the Ritz" comogestao de banca sportingbetdança de despedida.
Após anunciargestao de banca sportingbetaposentadoria, Astaire concentrou-segestao de banca sportingbetseu interessegestao de banca sportingbetcorridas de cavalos e,gestao de banca sportingbet1947, fundou os Estúdios de Dança Fred Astaire, a qual ele vendeugestao de banca sportingbet1966.
1948-1957: Anos produtivos na MGM e segunda aposentadoria [ editar | editar código-fonte ]
A aposentadoria de Astaire não durou muito tempo.
Ele retornou às telas para substituir um lesionado Gene Kellygestao de banca sportingbet"Desfile de Páscoa" (1948), contracenando com Judy Garland, Ann Miller e Peter Lawford.
Ele se juntou uma última vez com Rogers (substituindo Judy Garland)gestao de banca sportingbet"Ciúme, Sinal de Amor" (1949).
Ambos os filmes reviveram a popularidade de Astaire, egestao de banca sportingbet1950 ele estrelougestao de banca sportingbetdois musicais.
"Três Palavrinhas", com Vera-Ellen e Red Skelton, para a MGM, e "Nasci Para Bailar", com Betty Hutton, emprestado para a Paramount.
Enquanto "Three Little Words" foi muito bem nas bilheterias, "Let's Dance" foi uma decepção financeira.
"Núpcias Reais" (1951), com Jane Powell e Peter Lawford, foi muito bem-sucedido, mas "The Belle of New York" ("Ver, Gostar e Amar"), de 1952, com Vera-Ellen, foi um desastre de crítica e bilheteria.
"A Roda da Fortuna" (1953), que é considerado um dos melhores musicais já feitos, recebeu ótimas críticas e atraiu multidões.
Mas devido ao seu alto custo, o filme não obteve tanto lucrogestao de banca sportingbetseu primeiro lançamento.
Logo após, Astaire, como as outras estrelas remanescentes na MGM, foi dispensado de seu contrato por causa do advento da televisão e da redução na produção de filmes.
Em 1954, Astaire estava prestes a começar a trabalhargestao de banca sportingbetum novo musical, "Papai Pernilongo" (1955), com Leslie Caron, na 20th Century Fox, masgestao de banca sportingbetesposa, Phyllis, ficou doente e morreu repentinamente de câncer de pulmão.
Astaire ficou tão desolado que queria cancelar o filme e se ofereceu para pagar os custos de produção do próprio bolso.
No entanto, Johnny Mercer, compositor do filme, e os executivos do estúdio da Fox o convenceram de que o trabalho seria a melhor coisa para ele.
O filme se saiu moderadamente bem nas bilheterias.
Seu próximo filme com a Paramount, "Cinderelagestao de banca sportingbetParis" (1957), juntou-o com Audrey Hepburn e Kay Thompson.
Apesar da sumptuosidade da produção e das boas críticas, o filme não conseguiu recuperar o seu custo.
Da mesma forma, o próximo projeto de Astaire – seu último musical na MGM, "Meias de Seda" (1957), no qual ele co-estrelou com Cyd Charisse, também perdeu dinheiro nas bilheterias.
Por fim, Astaire anunciou que estava se aposentando da dança no cinema.
Seu legado a essa altura já era de 30 filmes musicaisgestao de banca sportingbet25 anos.
1957-1981: Especiais da televisão e papéis importantes [ editar | editar código-fonte ]Astairegestao de banca sportingbet1962.
Astaire não se aposentou completamente da dança.
Ele fez uma série de quatro especiais musicais premiados com um Prêmio Emmy para a televisãogestao de banca sportingbet1958, 1959, 1960 e 1968, todos ao lado de Barrie Chase, com quem Astaire desfrutou de um período renovado de criatividade na dança.
O primeiro desses programas, de 1958 "An Evening with Fred Astaire" ("Uma Noite com Fred Astaire)", ganhou nove Prêmios Emmy.
Também foi notável por ser a primeira grande transmissão a ser pré-gravadagestao de banca sportingbetfita de vídeo colorida.
Astaire ganhou o Emmy pela melhor performance solo de um ator.
A escolha teve uma reação controversa porque muitos acreditavam quegestao de banca sportingbetdança naquele programa não era o tipo de "atuação" para o qual o prêmio foi projetado.
A certa altura, Astaire se ofereceu para devolver o prêmio, mas a Academia se recusou a aceitá-lo.
Uma restauração do programa ganhou um Emmy técnicogestao de banca sportingbet1988 para Ed Reitan, Don Kent e Dan Einstein.
Eles restauraram a fita de vídeo original, transferindo seu conteúdo para um formato moderno e preenchendo as lacunas onde a fita havia se deteriorado com imagens de um cinescópio.[17]
Astaire interpretou Julian Osborne, um personagem que não dança, no drama de guerra nuclear "A Hora Final" (1959).
Foi indicado a um Globo de Ouro de melhor ator coadjuvantegestao de banca sportingbetcinema porgestao de banca sportingbetperformance, perdendo para Stephen Boyd, que ganhou por "Ben-Hur".
Astaire apareceugestao de banca sportingbetpapéis não dançantesgestao de banca sportingbettrês outros filmes e várias séries de televisão de 1957 a 1969.
O último grande filme musical de Astaire foi "O Caminho do Arco-Íris" (1968), dirigido por Francis Ford Coppola.
Astaire largougestao de banca sportingbetgravata branca e fraque para interpretar um trapaceiro irlandês que acredita que se enterrar um pote de ouro nas sombras da cidade de Fort Knox, o ouro multiplicará.
A parceira de dança de Astaire foi Petula Clark, que interpretou a filha cética de seu personagem.
Ele se descreveu nervosogestao de banca sportingbetcantar com ela, enquanto ela disse que estava preocupadagestao de banca sportingbetdançar com ele.
O filme foi um sucesso modesto, tanto nas bilheterias quanto entre os críticos.
Astaire continuou a atuar na década de 1970.
Ele apareceu na televisão como o pai de Alexander Mundy, personagem de Robert Wagner,gestao de banca sportingbet"It Takes a Thief" ("O Rei dos Ladrões"), de 1969–70.
No filme "Inferno na Torre" (1974), dançou com Jennifer Jones e recebeugestao de banca sportingbetúnica indicação ao Oscar, na categoria de melhor ator coadjuvante.
Ele dublou o narrador carteiro S.
D Kluger nos especiais de televisão animados de Rankin/Bass "Santa Claus Is Comin' to Town" (1970) e "The Easter Bunny Is Comin' to Town" (1977).
Astaire também apareceu nos dois primeiros documentários de "Era Uma Vezgestao de banca sportingbetHollywood", ainda nos anos 70.
Na segunda compilação, aos setenta e seis anos, ele executou breves sequências de dança com Kelly, suas últimas apresentações de dançagestao de banca sportingbetum filme musical.
No verão de 1975, ele gravou três álbunsgestao de banca sportingbetLondres, Attitude Dancing, They Can't Take These Away from Me, e A Couple of Song and Dance Men, com o último sendo um álbum de duetos com Bing Crosby.
Em 1976, Astaire desempenhou um papel coadjuvante como Daniel Hughes no filme cult "Os Incríveis Dobermans", co-estrelando com Barbara Eden e James Franciscus, e interpretou o Dr.
Seamus Scully no filme francês "The Purple Taxi" ("Um Táxi Cor de Malva"), de 1977.
Em 1978, ele co-estrelou com Helen Hayes no filme de televisão "A Family Upside Down"gestao de banca sportingbetque eles interpretaram um casal de idosos lidando com problemas de saúde.
Astaire ganhou um Prêmio Emmy porgestao de banca sportingbetatuação.
Fez também uma aparição bem divulgada na série de televisão de ficção-científica "Galactica, Astronave de Combate",gestao de banca sportingbet1979, como Chameleon, o possível pai de Starbuck,gestao de banca sportingbet"The Man with Nine Lives", um papel escrito para ele por Donald P.Bellisario.
Astaire pediu ao seu agente que conseguisse um papel para elegestao de banca sportingbet"Galactica" por causa do interesse de seus netos na série, deixando os produtores encantados com a oportunidade de criar um episódio inteiro para apresentá-lo.
Este episódio marcou a última vez que ele dançou na tela, neste caso com Anne Jeffreys.
Ele atuougestao de banca sportingbetnove papéis diferentesgestao de banca sportingbet"The Man in the Santa Claus Suit", tambémgestao de banca sportingbet1979.
Seu trabalho final foi a adaptação de 1981 do romance de Peter Straub, "Ghost Story".
O filme de terror também foi o último para dois de seus colegas de elenco mais proeminentes, Melvyn Douglas e Douglas Fairbanks Jr.
Sempre impecável, ele e Cary Grant eram chamados de "os atores mais bem vestidos dos filmes americanos".
[18] Astaire permaneceu um ícone da moda masculina mesmogestao de banca sportingbetseus últimos anos, evitandogestao de banca sportingbetcartola, gravata branca e fraque, que ele odiava.
[19] Em vez disso, ele preferia um estilo descontraído e casual de jaquetas esportivas feitas sob medida, camisas coloridas e calças – estas últimas geralmente sustentadas pelo uso distinto de uma gravata velha ou lenço de seda no lugar de um cinto.
Astaire casou-se com Phyllis Potter, de 25 anos,gestao de banca sportingbet1933 (nascida Phyllis Livingston Baker [1908–1954]), uma socialite nativa de Boston, ex-esposa de Eliphalet Nott Potter III (1906–1981), apesar das objeções degestao de banca sportingbetmãe e irmã.
[13] A causa da morte de Phyllis foi câncer de pulmão, aos 46 anos, que encerrou 21 anos de um casamento feliz e deixou Astaire devastado.
[20] Astaire tentou desistir do filme "Papai Pernilongo" (1955), que estavagestao de banca sportingbetprocesso de filmagem, oferecendo-se para pagar os custos de produção até o momento, mas foi persuadido a ficar.[21]
Além do filho de Phyllis Potter, Eliphalet IV (conhecido como Peter), os Astaires tiveram dois filhos.
O filho dos Astaires, Fred Jr.
(nascidogestao de banca sportingbet1936), apareceu com seu pai no filme "Midas Run" ("O Jogo das Barras de Ouro"), de 1969, e mais tarde tornou-se um piloto e fazendeiro.
A filha dos Astaires, Ava Astaire (nascidagestao de banca sportingbet1942) continua envolvida na promoção do legado de seu pai.
Intensamente privado, Fred Astaire raramente era visto na cena social de Hollywood.
Em vez disso, ele dedicou seu tempo livre à família e seus hobbies, que incluíam corridas de cavalos, tocar bateria, escrever músicas e jogar golfe.
Ele era bom amigo de David Niven, Randolph Scott, Clark Gable e Gregory Peck.
Niven o descreveu como "um pouco tímido, sempre caloroso, com uma propensão para piadas de colegial".
Em 1946, seu cavalo Triplicate ganhou a Hollywood Gold Cup ("Copa de Ouro de Hollywood") e San Juan Capistrano Handicap.
Permaneceu fisicamente ativo até os oitenta anos, quando começou a praticar esqueitismo no final dos seus setenta anos e foi premiado como membro vitalício da National Skateboard Society.
Aos setenta e oito anos, ele quebrou o pulso esquerdo enquanto andava de skate emgestao de banca sportingbetgaragem.
[22] Também teve interessegestao de banca sportingbetboxe e casos criminais.
Em 24 de junho de 1980, aos 81 anos, casou-se pela segunda vez.
Robyn Smith era 45 anos mais nova que ele e uma jóquei que montou para Alfred Gwynne Vanderbilt Jr.
(ela também namorou Vanderbilt na década de 1970),[23] e apareceu na capa da Sports Illustratedgestao de banca sportingbet31 de julho de 1972.[24][25]
A vida de Astaire nunca foi retratadagestao de banca sportingbetalgum filme.
[26] Ele sempre recusou permissão para tais retratos, dizendo: "Por mais que eles me ofereçam - e as ofertas cheguem o tempo todo - eu não vou vender".
[27] O testamento de Astaire incluía uma cláusula solicitando que tal representação jamais ocorresse; ele comentou: "Está lá porque não tenho nenhum desejo particular de ter minha vida mal interpretada, e é o que seria".
[28] Em 5 de dezembro de 2021, Tom Holland anunciou que ele estaria interpretando Astairegestao de banca sportingbetuma próxima cinebiografia, que atraiu críticas devido à cláusula.[29]
Túmulo de Fred Astaire, no Parque Memorial de Oakwood.
Astaire morreu de pneumoniagestao de banca sportingbet22 de junho de 1987, aos 88 anos.
Seu corpo foi sepultado no Cemitério do Parque Nacional de Oakwoodgestao de banca sportingbetChatsworth, Califórnia.
[30] Um de seus últimos pedidos foi agradecer aos fãs por inúmeros anos de apoio.
Astaire dançando nas paredes e no teto ao cantar "You're All the World",gestao de banca sportingbet"Núpcias Reais" (1951).
Antes de Fred Astaire estrear no cinema, os dançarinos apareciam nos filmes apenas "em partes": os pés, as cabeças e os torsos eram compostos na sala de edição.
Astaire, porgestao de banca sportingbetvez, exigia ser filmado de corpo inteiro.
Para isso eram necessários longos ensaios - certa vez chegou a três meses com dez horas diárias de trabalho, com repetições feitas passo a passo e movimentos de câmara acompanhando a coreografia.
Em seus filmes, Astaire conseguiu dar nova emoção à dança, fosse ela banal ou repleta de tragicidade.
Sua interpretação enriquecia-se pelo que James Cagney chamava de "o toque do vagabundo".
Sempre trajado a rigor, seu charme tornou-se lendário.
Michael Kidd, co-coreógrafo de Astaire no filme "A Roda da Fortuna", de 1953, descobriu quegestao de banca sportingbetprópria preocupação com a motivação emocional por trás da dança não era compartilhada por Astaire.
Kidd mais tarde contou: "A técnica era importante para ele.
Ele dizia: 'Vamos fazer os passos.
Vamos adicionar os looks depois.'"[31]
Embora ele se visse principalmente como um artista,gestao de banca sportingbetarte ganhou a admiração de outros dançarinos do século XX, como Gene Kelly, George Balanchine, os Nicholas Brothers, Mikhail Baryshnikov, Margot Fonteyn, Bob Fosse, Gregory Hines, Rudolf Nureyev, Michael Jackson, e Bill Robinson.
Balanchine o comparou com Bach, descrevendo-o como "o mais interessante, o mais inventivo, o mais elegante dançarino de nossos tempos", enquanto para Baryshnikov ele era "um gênio ...
um dançarino clássico como eu nunca vi na minha vida".
"Nenhum dançarino pode assistir Fred Astaire e não saber que todos nós deveríamos estargestao de banca sportingbetoutro negócio", ele concluiu.
Prêmios, honras e tributos [ editar | editar código-fonte ]
Mãos e pegadas de Astaire no Teatro Chinês de Grauman.
Placa homenageando Astairegestao de banca sportingbetLismore, Waterford, Irlanda.