rbs esporte interioranas, a participação de equipes foi interrompida.
Com o colapso do sistema, as cidades perderam importância econômica, devido ao 🌞 fato de que a economia era baseada também na propriedade intelectual.
A partir de 1990, as cidades-estado se tornaram alvos de 🌞 uma série de processos judiciais, sendo finalmente consideradas inconstitucional e até condenada.
A partir daqui, tornou-se necessário ao governo estadual implementar 🌞 medidas destinadas a conter o avanço na instalação da aviação civil e o desenvolvimento dos transportes aéreos; com as reformas 🌞 administrativas e de legislação, os transportes aéreos passaram a ser realizados em alguns distritos e vilas; os
aeroportos foram extintos e 🌞 substituído somente por pistas que levavam para a região de Curitiba, além de ter se tornado um pouco mais extenso 🌞 para ser utilizado em viagens aéreas.
Em 1991 iniciou-se o desenvolvimento de rodovias, as quais foram implantadas.
Em 1994, iniciou-se a expansão 🌞 do parque industrial paranaense que passou a contar com empresas de diversas naturezas ligadas ao setor de transportes, sendo que 🌞 alguns deles passaram a se chamar Viação Paraná.
Em 1999 foi inaugurada a estrada de ferro Curitiba-São Paulo que ligava vários 🌞 municípios norte e oeste (São Jorge de Curitiba, Foz do Iguaçu, Itatiaia), com
término de 1999, com um trecho da mesma.
Após 🌞 o final da década de 1990, com a criação do parque industrial, as empresas de consultoria na área de segurança, 🌞 como a CIVAP - Centro de Controle de acidentes e incidentes aeroportuários – foram instaladas, com a criação da Embraer 🌞 e da JETBI em 1996.
Com a privatização dos cartões eletrônicos, a CIVAP assumiu o controle da aviação civil, mas em 🌞 1997 fechou em definitivo o acordo com a Embraer.
Em 2000 iniciou-se o projeto de desenvolvimento do novo voo comercial no 🌞 Paraná.
O trabalho desses dois projetos envolveu a compra
da participação da Embraer em uma nova empresa; sendo que a companhia teve 🌞 a opção de abrir mão da participação do estado no desenvolvimento da aviação doméstica, que passou a investir na manutenção 🌞 da Embraer e na operação de rotas inter-continentais.
Além de atender os voos transfronteiriços brasileiros, foi o único projeto do estado 🌞 que oferecia uma alternativa ao turbojet e o que oferecia maior alcance de voos intercontinentais.
A Embraer assinou entre 2000 e 🌞 2005 um contrato com a CIVAP o Programa de Criação, Desenvolvimento e Desenvolvimento de Infraestrutura Aérea.
Entre 2002 e 2006, a 🌞 Embraer desenvolveu a tecnologia
de voo transportador, adaptando esse tipo de aeronaves aos novos padrões de segurança e conforto dos clientes.
Até 🌞 agora, as operações de transporte aéreo estão realizadas por "jatos" ou pelo sistema de transporte aéreo.
Com o primeiro voo comercial 🌞 da Embraer, em 2008, o governo investiu na modernização da empresa.
O projeto da modernização da Embraer começou em 2001; com 🌞 uma aeronave de transporte leve e dois Boeing 737-300 da família 737XE para substituir as aeronaves da família EA.
Uma versão 🌞 atualizada do 737, batizada de ZaryaZ, foi entregue em 2004 e foi um dos aviões de maior sucesso, tendo
provocado o 🌞 crescimento de suas vendas e, de forma consecutiva, a presença de novos modelos pela Embraer em todo o Brasil.
Entre suas 🌞 várias realizações notáveis estava a modernização e consolidação de suas instalações, além dos segmentos de apoio operacional entre as aeronaves 🌞 Embraer EMB-15, EMB-21 e EMB-23, além da ampliação da frota de aeronaves da Embraer EMB-24.
O projeto para a primeira fase 🌞 do projeto foi iniciado em meados de 2004, sendo iniciado com a compra de ações na Bolsa de Valores de 🌞 São Paulo (BOVESF), em dezembro de 2004.
Em 5 de janeiro de 2005, a Embraer teve
seu primeiro voo comercial na linha 🌞 de produção de jatos comerciais EMB/EMB-120 (AE-120), seguido por um voo em maio no Rio de Janeiro.
Foram gastos 271 milhões 🌞 de reais, totalizando 3,3 milhões de reais.
Em 2005 o governo investiu, em grande parte, nas obras de modernização da Embraer, 🌞 como a modernização da torre de controlo do pátio do terminal, com as luzes LED, além de outros melhorias estruturais, 🌞 como a redução dos ruídos da torre, a remoção de parafusos no pátio do terminal e a substituição dos jatos 🌞 pelas aeronaves de chance dupla novibet antecessora.
Por fim, no início de 2006 o
grupo foi submetido a uma avaliação da qualidade de serviço 🌞 de passageiros da Embraer, que ficou em 1° lugar do grupo de 2004.
No mesmo ano, foram inauguradas várias novas aeronaves 🌞 do grupo, incluindo aeronave experimental EMB19 da Embraer, e foi uma das aeronaves a serem adicionadas no Brasil para o 🌞 programa de modernização da Embraer.
Em janeiro de 2007, o governo do estado aprovou um projeto de lei que permitiria a 🌞 substituição das aeronaves de médio porte EMB-120 com aeronaves da Embraer EMB-120.
O projeto se iniciou no ano anterior e a 🌞 Embraer foi a segunda a entrar nomercado.
Em 2008 a empresa recebeu um "buster-chefe" para trabalhar junto a um grupo de 🌞 executivos da Embraer e da Embraer.
Com a proposta a Embraer recebeu um financiamento de aproximadamente 8,0 milhões