O Campeonato Amazonense de Futebol de 2023 foi à 107ª edição da divisão principal do futebol profissional do Amazonas, cujo 💴 nome oficial foi Barezão 2023.
Através deste foram indicados os representantes amazonenses nos torneios nacionais de 2024 (Copa do Brasil, Copa 💴 Verde e Série D do Campeonato Brasileiro).
A competição teve inicio em 28 de janeiro, com final realizada na data de 💴 23 de abril.[1]
Após o rebaixamento de quatro equipes na edição de 2022, em compensação à ausência de rebaixamento nas edições 💴 de 2020 e 2021 devido às implicações financeiras acarretadas pela Pandemia de COVID-19 aos clubes participantes daquelas edições, era esperado 💴 que na edição de 2023, o Campeonato Amazonense voltasse a ter 10 clubes participantes, algo que não ocorre desde a 💴 edição de 2015, contudo não foi possível, por conta da desistência do Fast Clube.
A edição marcou o retorno do tradicional 💴 Rio Negro, segundo maior vencedor da competição, que não disputava a primeira divisão desde o ano de 2019, o que 💴 possibilitará dessa forma o retorno da disputa do principal clássico do futebol amazonense, o Rio-Nal, que desde o ano de 💴 2019.
teve também a estreia na primeira divisão do Parintins, ou RPE Parintins, que com pouco mais de um ano de 💴 fundação, conseguiu o acesso à divisão principal do Campeonato Amazonense.
É uma estreia histórica, tendo em vista que é a primeira 💴 vez que a cidade de Parintins contará com um representante na divisão de elite do Campeonato Amazonense.
Contudo, assim como ocorreu 💴 durante toda a disputa da Série B de 2022, o "Tourão da Ilha Tupinambarana", em decorrência de seu município possuir 💴 uma complexa logística de acesso, já que que não é interligado por rodovias com a capital Manaus, sendo acessível somente 💴 por meio de transporte fluvial e transporte aéreo, bem como o seu estádio, o Tupy Cantanhede, atualmente não se encontrar 💴 apto para a prática do futebol profissional, exercerá o seu mando de campo no município de Rio Preto da Eva, 💴 município interligado com a capital do Estado pela rodovia AM-010, no Estádio Francisco Garcia, popularmente conhecido como Chicão.
Outro clube que 💴 ao menos na Fase Regular, não pode atuar em seu município foi o Iranduba, tendo em vista que o Estádio 💴 Álvaro Maranhão, situado no município de Iranduba, foi vetado para a prática de partidas de futebol pela FAF [2], o 💴 que poderá vir a ser revertido futuramente caso a prefeitura daquele município realize os reparos necessários ao funcionamento daquela praça 💴 esportiva.
Promovidos e rebaixados [ editar | editar código-fonte ]
Equipe promovida da Série B 2022
Em ofício enviado à FAF na data 💴 de 11 de janeiro de 2023, o Fast Clube, alegando dificuldades financeiras, decidiu não participar do campeonato de 2023.
[3] Porém, 💴 diferente do que estipulava o regulamento do torneio de 2021, que em decorrência das implicações financeiras causadas pela Pandemia de 💴 COVID-19, não previa o rebaixamento, estando todos os clubes que se encontravam aptos a disputar àquela edição, desistentes ou não, 💴 igualmente aptos a disputar a edição seguinte, desta vez não houve escapatória para o Rolo Compressor, que após comunicar a 💴 bullsbet e de que desistência à Federação Amazonense de Futebol, foi imediatamente rebaixado à Segunda Divisão [4].
A princípio, o "Tricolor" poderá voltar a 💴 disputar competições oficiais de futebol a partir do ano de 2024, quando estará apto a disputar a Segunda Divisão.
Assim, com 💴 a desistência do Fast Clube, apenas um clube da atual edição do Barezão de 2023 será rebaixado à Segunda Divisão 💴 de 2024, que será o clube que terminar em 9º (último lugar) na Fase Regular do certame.
Formato de Disputa [ 💴 editar | editar código-fonte ]
O torneio adotará um sistema misto, contando com fase regular e fase final, assim como ocorrido 💴 nas duas últimas edições:Fase Regular
Os nove clubes participantes jogarão em turno único, todos contra todos, sendo que Manaus, Princesa do 💴 Solimões, Nacional e Amazonas, por terem sido as quatro melhores equipes remanescentes da edição anterior, terão direito a cinco mandos 💴 de campo, enquanto que Manauara, Iranduba e Operário, por terem sido as três piores equipes remanescentes da edição anterior, e 💴 Rio Negro e Parintins, por terem ascendido da Segunda Divisão, terão direito a apenas quatro mandos de campo.
Ao final, os 💴 oito melhores classificados se classificaram para as fases finais, enquanto o último colocado (9º colocado) será rebaixado para a Segunda 💴 Divisão de 2024.
Em caso de empate no número de pontos nesta fase, os critérios de desempate serão os seguintes:
1º) maior 💴 número de vitórias;
2º) maior saldo de gols;
3º) maior número de gols pró;
4º) confronto direto (na primeira fase);5º) sorteio.[ 5 ]Fases 💴 Finais
Os oito clubes qualificados disputarão as fases finais, em forma eliminatória com jogos de ida e volta, respeitado o cruzamento 💴 olímpico (1º x 8º; 2º x 7º; 3º x 6º e 4º x 5º) cabendo o mando de campo da 💴 partida de volta (exceto no caso das quartas de final e das semifinais, em que o mando de campo da 💴 partida de volta será do clube posicionado à esquerda da tabela do campeonato) e a vantagem de jogar por dois 💴 empates ou por empate no placar agregado ao clube melhor classificado na primeira fase da competição.
O chaveamento até a final 💴 do campeonato foi definido pela Diretoria de Competições da FAF em comum acordo com os clubes.
[5]Classificação geral
Conforme o regulamento da 💴 competição, a classificação geral do campeonato será composta pelo campeão, pelo vice, pelos clubes eliminados na fase semifinal (o clube 💴 que figurou na terceira colocação, dentre os eliminados na fase semifinal, será o melhor classificado na primeira fase da competição) 💴 e pelos clubes posicionados de 5º a 9º colocados de acordo com seus respectivos desempenhos na primeira fase da competição.
O 💴 campeão e o vice, em regra, corresponderam aos representantes amazonenses na Copa do Brasil, Série D e Copa Verde de 💴 2024, exceto se, dentre o campeão e o vice, houver pelo menos um clube classificado para qualquer uma destas competições 💴 por outros critérios ou que figurasse em uma divisão superior à Série D no Campeonato Brasileiro, hipótese esta em que 💴 a vaga ou as vagas remanescentes, em qualquer uma destas competições, serão ocupadas a partir do terceiro colocado na classificação 💴 geral, sucessivamente.[5]Uso do VAR
O Campeonato Amazonense de Futebol de 2023 marcará a inserção, no âmbito do futebol amazonense, do Árbitro 💴 assistente de vídeo ou simplesmente VAR, que passará a ser utilizado a partir da fase semifinal, até a realização dos 💴 jogos das finais do campeonato.[6]
Desde a edição de 2009, a TV A Crítica é responsável pela transmissão do Campeonato Amazonense 💴 de Futebol na TV aberta e no Youtube.
E desde a edição reformulada do ano de 2020, é possível assistir o 💴 certame através da plataforma de transmissão de jogos Barezão Play, onde é necessária a inscrição do usuário em um pacote 💴 ou tão somente a realização da compra da exibição de partidas avulsas[7].
Esta lista apresenta todos os clubes profissionais, participantes das 💴 competições das Unidades Federativas do Brasil da temporada de 2023.
Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC)Fonte(s): [1][2]
Federação Alagoana de 💴 Futebol (FAF/AL)Fonte(s): [3][4]Fonte(s): [5]
Federação Amapaense de Futebol (FAF/AP)Fonte(s): [6]
Federação Amazonense de Futebol (FAF/AM)Fonte(s): [7][8]Fonte(s): [13][14]
Federação Bahiana de Futebol (FBF)Fonte(s): [15]Fonte(s): 💴 [16]
Federação Cearense de Futebol (FCF/CE)Fonte(s): [17][18]Fonte(s): [19]
Nota: Em 2022, o Grêmio Pague Menos mudou seu nome oficial para Centro de 💴 Formação de Atletas Tirol (CEFAT).
[ 20 ]Fonte(s): [21]
Nota: o Itarema desistiu da competição.
Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF)Fonte(s): [22]
Fonte(s): 💴 (A ser definido).
Notas:
Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES)Fonte(s): [27]
Fonte(s): (A ser definido).
Federação Goiana de Futebol (FGF/GO)Fonte(s): [28][29]
Campeonato 💴 Goiano - Divisão de Acesso de 2023 [ editar | editar código-fonte ]Fonte(s): [30]
Campeonato Goiano de Futebol - Terceira Divisão 💴 de 2023 [ editar | editar código-fonte ]Fonte(s):[31]
Federação Maranhense de Futebol (FMF/MA)Fonte(s): [32][33]Fonte(s):[34]
Nota: Juventude e Sabiá desistiram da competição.
Federação Mato-Grossense 💴 de Futebol (FMF/MT)Fonte(s): [35][36]Fonte(s): [37]
Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS)
Fonte(s): (A ser definido).
Nota 1 : Águia Negra 💴 e Naviraiense desistiram da competição.
Este último alegou problemas financeiros e seria inicialmente substituído pelo Náutico, terceiro colocado na Série B 💴 de 2022.
[ 38 ] Porém, a equipe de Campo Grande foi punida com perda de 13 pontos na classificação devido 💴 à escalação irregular do meio-campista Henrique em 3 jogos [ 39 ] .
A vaga foi repassada ao Ivinhema FC, que 💴 havia ficado na quarta posição.
: Águia Negra e Naviraiense desistiram da competição.
Este último alegou problemas financeiros e seria inicialmente substituído 💴 pelo Náutico, terceiro colocado na Série B de 2022.
Porém, a equipe de Campo Grande foi punida com perda de 13 💴 pontos na classificação devido à escalação irregular do meio-campista Henrique em 3 jogos .
A vaga foi repassada ao Ivinhema FC, 💴 que havia ficado na quarta posição.
Nota 2: o Novo mandará seus jogos no município de Sidrolândia.
Fonte(s):[40]
Nota: CEART e Comercial de 💴 Três Lagoas desistiram da competição.
Federação Mineira de Futebol (FMF/MG)Fonte(s): [41][42]Fonte(s): [43]Fonte(s): [44]
Federação Paraense de Futebol (FPF/PA)Fonte(s): [45]
Fonte(s): (A ser definido).
Fonte(s): 💴 [46]
Nota: o Altamira desistiu da competição.
Federação Paraibana de Futebol (FPF/PB)Fonte(s): [47][48]Fonte(s): [49]
Fonte(s): (A ser definido).
Federação Paranaense de Futebol (FPF/PR)Fonte(s): [50][51]Fonte(s): 💴 [52]Fonte(s): [53]
Federação Pernambucana de Futebol (FPF/PE)Fonte(s): [54]
Fonte(s): (A ser definido).
Nota 1: Desde 2022 a Série A2 do Estadual inclui os 💴 2 rebaixados da 1.
ª divisão do mesmo ano.
Federação de Futebol do Piauí (FFP)Fonte(s): [55]
Nota: O Ferroviário, de Parnaíba, desistiu da 💴 competição alegando falta de apoio financeiro.
Com isso, o Estadual terá apenas sete clubes.[56]
Fonte(s): (A ser definido).
Federação de Futebol do Estado 💴 do Rio de Janeiro (FERJ)Fonte(s): [57]Fonte(s): [58]
Nota: A Série A2 do Estadual é disputada por onze clubes, mais o rebaixado 💴 da Série A do mesmo ano (assinalado por )
Fonte(s): (A ser definido).
Fonte(s): (A ser definido).
Nota: A Série B2 do Estadual 💴 é disputada por dez clubes, mais os dois promovidos da Série C do mesmo ano (assinalados porFonte(s): [59][60]
Federação Norte-rio-grandense de 💴 Futebol (FNF)Fonte(s): [61]
Fonte(s): (A ser definido).
Nota: ASSU e Atlético Potengi desistiram da competição.
Federação Gaúcha de Futebol (FGF/RS)Fonte(s): [62]Fonte(s): [63]
Fonte(s): (A 💴 ser definido).
Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER)Fonte(s): [64]
Nota: O Pimentense, de Pimenta Bueno, desistiu da disputa, sendo substituído 💴 pelo Guaporé.[ 65 ]
Fonte(s): (A ser definido).
Federação Roraimense de Futebol (FRF)Fonte(s):[66]
Federação Catarinense de Futebol (FCF/SC)Fonte(s): [67]Fonte(s): [68]
Nota: Em novembro de 💴 2022, o Próspera (de Criciúma) foi punido pela FCF e automaticamente rebaixado a Série C, não sendo substituído por nenhum 💴 clube [ 69 ] .
Fonte(s): [70] .
Federação Paulista de Futebol (FPF/SP)Fonte(s): [71]Fonte(s): [72]Fonte(s): [73]
Nota: o Red Bull Brasil foi renomeado 💴 para Red Bull Bragantino II em janeiro de 2023.
[ 74 ]Fonte(s): [75]
Nota: A partir de 2024, o Estadual será composto 💴 por 5 divisões.Com isso, a 4.
ª divisão (Segunda Divisão "A") ou (Série A-4) será composta pelos 14 primeiros colocados (exceto 💴 os finalistas) e os dois rebaixados da Série A3, enquanto que os demais disputarão a 5.
ª divisão (Segunda Divisão "B") 💴 ou (Segunda Divisão).[76][77]
Federação Sergipana de Futebol (FSF)Fonte(s): [78][79]
Fonte(s): (A ser definido).
Federação Tocantinense de Futebol (FTF)Fonte(s): [80]
Nota: o Palmas desistiu da 💴 competição alegando "questões alheias às desportivas" [ 81 ] .
Fonte(s):[82]
Nota 1 : Araguacema, Central Paraíso e Cerrado desistiram da competição.
: 💴 Araguacema, Central Paraíso e Cerrado desistiram da competição.
Nota 2: O NC Paraíso mudou novamente de sede, passando a mandar seus 💴 jogos em Miranorte [ 83 ] .