A era de jogo crash no cassino: como o Japão se tornou líder no mercado de consoles de video game
No 💶 início da década de 1980, o mercado dos jogos eletrônicos nos EUA passou por uma crise séria, conhecida como o 💶 "crash" dos jogos de vídeo de 1983. Esta crise teve dois efeitos duradouros no mercado. O primeiro foi o de 💶 que a liderança no mercado de consoles de jogos de vídeo passou do Estados Unidos para o Japão.
Antes do crash, 💶 os EUA eram o centro da indústria dos jogos eletrônicos, com empresas como Atari e Magnavox liderando o caminho. No 💶 entanto, com a chegada do crash, muitas empresas norte-americanas faliram ou foram forçadas a sair do negócio.
Em contraste, no Japão, 💶 o crash dos jogos de vídeo foi mais uma surpresa do que uma crise. Embora o mercado japonês também foi 💶 atingido pelo crash, ele se recuperou muito mais rápido do que o mercado norte-americano.
Como resultado, as empresas japonesas, como Nintendo 💶 e Sega, aproveitaram a oportunidade para preencher o vazio deixado no mercado e se tornarem líderes no setor de jogos 💶 eletrônicos.
Um dos primeiros jogos a utilizar gráficos em rolagem foi Jump Bug, um simples jogo de platiforrmas-shooter desenvolvido pela Alpha 💶 Denshi. Embora a indústria norte-americana de jogos eletrônicos tenha sido devastada pelo crash de 1983, no Japão, o choque foi 💶 mais leve, sendo conhecido como o "Atari Shock"
A Nintendo, que já era uma grande empresa de brinquedos no Japão, entrou 💶 no mercado de jogos eletrônicos com o console de videogame NES, que se tornou um grande sucesso no Japão e, 💶 posteriormente, nos EUA. A Sega também entrou no mercado de consoles com o console Sega Master System e, posteriormente, com 💶 o Sega Genesis, que competiu diretamente com o Super NES da Nintendo.
Desde então, as empresas japonesas continuam a ser as 💶 principais forças no mercado de jogos eletrônicos, liderando o caminho em inovação e tecnologia. Com a realidade virtual e outros 💶 avanços tecnológicos, assume-se que as empresas japonesas continuarão a desempenhar um papel chave no futuro dos jogos eletrônicos.