Club Riches Caça-níqueis Brasil ("A Arte Ingazível de Cristo"), organizada pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (Abraccin), foi fundada9️⃣ em 1986 o Programa de Promoção da Arte Moderna (PMA).
Na década de 80 a AIEA começou a coordenar exposições ao9️⃣ redor do mundo com a realização de diversos exposições.
Em 1991 foi lançada a Mostra de Arte Contemporânea Mando com a9️⃣ criação do "Prêmio AIEA" pelo seu trabalho como curador e de seu trabalho reconhecido na área, que foi premiado no9️⃣ ano seguinte.
No ano seguinte caça ni primeira exposição foi realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de
Janeiro, que se mostrou9️⃣ uma das maiores mostras do acervo artístico brasileiro até então, atraindo diversas centenas de pessoas.
O evento de fundação do Prêmio9️⃣ AIEA foi muito comemorado, conquistando o Prêmio Bienal Internacional de São Paulo de 2002.
O seu trabalho foi reconhecido como um9️⃣ marco na realização de exposições nacionais e internacionais.
Em 2002 as obras de Francisco Cuccinato, João Batista de Oliveira, Eduardo Bandeira,9️⃣ Maria Padilha, José Ricardo de Paiva, Mário Sérgio de Cerqueira César, Fernando Meirelles, Paulo Mendes de Mello, Alfredo Koizwe e9️⃣ Fernando Lobo foram premiados.
Em 2006 foi realizada em Portugal dois eventos de
três dias no Museu do Louvre: a Mostra Internacional9️⃣ de Arte Contemporâneo em Évora e a Bienal Internacional Internacional de São Paulo.
A Bienal Internacional de Toronto realizou uma exposição9️⃣ na Europa, na América Latina, na América Latina e na Ásia.
Em 2013 a exposição foi realizada no Brasil no Art9️⃣ Concier em Florianópolis, e em 2014 a exposição no Brasil ocorreu no Concours em Curitiba.
Em 2013 organizou ainda uma exposição9️⃣ no Centro Georges Pompidou em Nova Iorque.
A AIEA continuou a incentivar a prática da arte através de palestras e atividades9️⃣ por todo o Brasil, da América Latina
e da Ásia (inclusive, na Ásia, que se destacou e já está em atividade9️⃣ no campo de mostras, projetos sociais, debates e discussões do momento que é retratado), tendo promovido palestras do mesmo grupo9️⃣ na América Latina e no Mundo.
O AIEA também investiu na criação de instituições de ensino e pesquisa sobre arte contemporânea9️⃣ e novas formas artísticas ao redor da arte, mantendo as bibliotecas, arquivos e equipamentos pessoais dos acervos.
Com a difusão da9️⃣ arte e a consequente aceitação generalizada de seus princípios, a AIEA iniciou uma série de importantes programas para incentivar a9️⃣ difusão da arte e
da divulgação das artes contemporâneas brasileiras e internacionais.
A AIEA esteve presente desde 1985 em várias mostras internacionais,9️⃣ como o "Museu de Arte Contemporânea Mando" e, no ano seguinte, a mostra "Arte Moderna no Brasil e no Mundo",9️⃣ no Museu de Arte Contemporânea Mando, e a mostra "Oficinas de História" do Museu do Louvre, na França, no Centro9️⃣ Georges Pompidou.
Em 2003, realizou um audacioso programa de treinamento público na Universidade de Oxford (Reino Unido, EUA), com o objetivo9️⃣ de apoiar a instalação do Museu de Arte Contemporânea Mando nas principais faculdades de artes da Índia e da Indonésia.Em
2005,9️⃣ a I Bienal de São Paulo organizou o ciclo artístico com o apoio de doações públicas.
A AIEA promoveu também várias9️⃣ exposições individuais na Universidade de Yale e no Getty Research Institute of Technology, além de outras mostras dedicadas ao estudo9️⃣ da cultura brasileira, tais como o "Malhinha de Ouro", da I Bienal do Rio de Janeiro e do MAC, que9️⃣ acontece anualmente no Getty Research Institute of Technology, em Los Angeles.
Entre as publicações do Museu de Arte Contemporânea Mando, destacou-se9️⃣ um conjunto de publicações que abrange um crescente número de obras e artigos sobre o tema, a
qual foi editada por9️⃣ Roberto Azzarel e editada por João de Deus.
Dentre outras obras criadas por esses artigos, destacam-se o "Livro Negro no Brasil",9️⃣ lançado em 2003 pela Coleção Brasil de Arte: Coleção Brasil de Arte – Coleção Roberto Azzarel, do Museu do Louvre9️⃣ – Coleção Roberto Azzarel, do MAC, das coleções de gravura em São Paulo e de fotografia, e o "Livro Negro9️⃣ no Mundo - Coleção Roberto Azzarel, do Museu do Louvre – Coleção Roberto Azzarel, do Getty Research Institute of Technology9️⃣ – Coleção Antonio Maria Correa e Souza-Saca, do MAC.
Entre as muitas doações realizadas pelo
AIEA destacam-se uma campanha em favor dos9️⃣ grupos artísticos plásticos nas artes visuais, que promoveu campanhas de conscientização nas comunidades de rua através de cursos de conscientização,9️⃣ vídeos, folhetos e campanhas de doação.
Um exemplo é o "Projeto de Arte Moderna de Brasília", do Conselho Diretor do AIEA,9️⃣ Roberto Paulo Vaz, que reuniu grandes artistas de todo o Brasil, além de outros grupos de artistas plásticos, como o9️⃣ Grupo do Movimento das Drogas (MAD), o Grupo Mulher Livre (GUA) e o Grupo Mulher de Rua.
Na década de 70,9️⃣ a AIEA continuou a aumentar a doação de obras de arte
para a Arte Moderna Brasileira, realizando diversas exposições de arte9️⃣ contemporânea em Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Curitiba