Na informática, o jogo online é um tipo de jogo eletrônico (videojogo) jogados via Internet, onde um jogador com um💱 computador, vídeo game, gadgets, televisão ou outros tipos de aparelhos eletrônicos conectado à rede, pode jogar com outros jogadores[1] sem💱 que ambos precisem estar no mesmo ambiente.
[2] Sem sair de casa, o jogador pode desafiar em tempo real adversários que💱 estejam em outros lugares do mundo (como se estivessem lado a lado), abrindo novas perspectivas de diversão.
No entanto, atualmente alguns💱 fatores dificultam caça niquel a dinheiro disseminação: o alto preço da conexão de banda larga e das mensalidades que muitos jogos exigem.
Também há💱 de considerar que muitos deles exigem atualização constante do equipamento, elevando o custo da diversão, a grande maioria dos jogos💱 apresenta também moedas virtuais que podem ser adquiridas em troca de moeda real.
A história dos jogos online remonta aos primeiros💱 dias da rede de computadores baseada em pacotes na década de 1970.
[3] Um dos primeiros exemplos de jogos online são💱 os MUDs,[4] incluindo o primeiro, MUD1, que foi criado em 1978 e originalmente confinado a uma rede interna antes de💱 se tornar conectado à ARPANet em 1980.
[5] Jogos comerciais seguiram na década seguinte, com Islands of Kesmai, o primeiro RPG💱 online comercial,[6] estreando em 1984,[5] bem como jogos mais gráficos, como os jogos de ação MSX LINKS em 1986,[7] o💱 simulador de voo Air Warrior em 1987 e o jogo Go online do Famicom Modem em 1987.[8]
Em 1991, foi criado💱 o primeiro jogo on-line comercial: uma versão do jogo de xadrez da Apple para o computador Apple I que acompanhava💱 a ferramenta Java Connect.
[9] Era jogado via ligação direta (local ou internacional) usando a linha telefônica convencional de um jogador💱 à casa do "adversário" via modem do computador, tendo a desvantagem de ser jogado somente entre duas pessoas, recomendava-se este💱 estar em uma região próxima devido o valor exorbitante da conta telefônica.[9]
Por volta de 1992, começaram a se popularizar jogos💱 via sistema BBS (Bulletin Board System, em português Sistema de Boletins).
Um usuário se conectava a esse serviço e desafiava vários💱 adversários em qualquer lugar do mundo, mas mesmo assim apenas poderiam jogar contra um adversário por vez, aquele que continha💱 a máquina mais rápida.
Mas a possibilidade de participar de uma comunidade, bater papo e escolher com quem jogar abriu um💱 novo mundo de diversão.
É nessa época que os primeiros jogos online começaram a fazer sucesso e atrair cada vez mais💱 jogadores, como os jogos: em primeira pessoa Doom (em caça niquel a dinheiro primeira versão), de nave Descent e o simulador de caça💱 Jane's F-15.
Por volta de 1995 as vantagens que a Internet oferecia eram muito maiores e mais atraentes.
Alcance mundial, liberdade de💱 jogar onde quiser e sem pagar.
Por volta de 1997, com a chegada das conexões de alta velocidade acessíveis ao público💱 em geral os jogos online viraram coisa séria.
Eles agora tinham servidores e comunidades inteiras na rede dedicados só para jogar.
MMORPG💱 (Massive Multiplayer Online Role Playing Game) são jogos do tipo RPG que reúnem multidões de jogadores numa mesma partida.
Cada jogador💱 participa de um mundo virtual (frequentemente, com temática medieval) e joga com centenas ou mesmo milhares de outros jogadores.
Esses jogos💱 geralmente são pagos mensalmente e costumam oferecer um meio de sociabilização virtual: os personagens se casam, constroem casas, arrumam trabalho,💱 etc..
Jogos por Rede [ editar | editar código-fonte ]
Jogos por rede são jogos de computador que usam uma rede (internet💱 ou intranet/rede local), geralmente através do protocolo de conexão TCP/IP, permitindo uma ligação de utilizadores simultaneamente em jogos multi-jogadores.
No tipo💱 de jogo multiplayer (multi-jogador) podem ser encontrados jogos no estilo de first person shooter como por exemplo o Quake III💱 ou páginas de internet que usam simplesmente a ligação de rede para promover os usuários com sistemas de pontuação.
O jogo💱 do estilo multi-jogador tem chegado à atenção de empresas que patrocinam torneios no mundo pela internet, dando ao jogador a💱 hipótese de se inscrever em jogos pela internet ou em lan party's.
O MMOGs e MMORPGs (Massively-multiplayer online games) Jogos online💱 multi-jogador e jogo multi-jogador maciço (massively-multiplayer) em que o jogador desempenha o papel de uma personagem num mundo virtual e💱 vai interagindo com outros utilizadores desse mundo trocando e vendendo objectos virtuais, lutam por terras e tesouros.
Na área dos videogames,💱 em 1994 houve o aparecimento do XBAND, um acessório produzido pela empresa de software Arremesse Entertainment que possibilitava o jogo💱 online dos consoles SNES e Mega Drive.
É o precursor dos modernos jogos online em redes sociais, visto atualmente nos videogames💱 de sétima geração (Xbox, Wii, Playstation 2).
Fantasy games são jogos onde os jogadores montam times fictícios formados por jogadores da💱 vida real.
No Brasil, o mais famoso é o jogo Cartola FC, organizado e mantido pelo canal de TV paga SporTV.
Browser💱 game (mais conhecido como webgame, web game ou jogo on-line) é um jogo eletrônico que se utiliza de navegadores e💱 da internet.
Eles se diferenciam dos videogames normais por ter de contexto a pequena (ou quase nenhuma) instalação de componentes e💱 por necessitar de outros usuários para o transcorrer do jogo.
Eles podem usar tecnologias client-side, como browsers e plugins como Java💱 ou Flash ou utilizar-se de Ajax, num caso server-side, por exemplo.
O gênero mais comum desses jogos são os (MMORPG).
Um jogo💱 jogado especificamente no navegador é conhecido por browser-based game.