Pong é um jogo eletrônico de esporte de arcade com temática de tênis de mesa, com gráficos bidimensionais, desenvolvido pela 🗝 Atari e lançado originalmente em 1972.
Foi um dos primeiros jogos de arcade; foi criado por Allan Alcorn como um exercício 🗝 de treinamento atribuído a ele pelo cofundador da Atari, Nolan Bushnell, mas Bushnell e o cofundador da Atari, Ted Dabney, 🗝 ficaram surpresos com a qualidade do trabalho de Alcorn e decidiram fabricar o jogo.
Bushnell baseou o conceito do título em 🗝 um jogo eletrônico de pingue-pongue incluído no Magnavox Odyssey, o primeiro console doméstico de jogos eletrônicos.
Em resposta, a Magnavox mais 🗝 tarde processou a Atari por violação de patente.
Pong foi o primeiro jogo comercialmente bem-sucedido e ajudou a estabelecer a indústria 🗝 de jogos eletrônicos junto com o Magnavox Odyssey.
Logo após seu lançamento, várias empresas começaram a produzir jogos que imitavam de 🗝 perto casa de aposta bônus no cadastro jogabilidade.
Eventualmente, os concorrentes da Atari lançaram novos tipos de jogos que se desviaram do formato original de Pong 🗝 em vários graus, e isso, por casa de aposta bônus no cadastro vez, levou a Atari a incentivar casa de aposta bônus no cadastro equipe a ir além de Pong 🗝 e produzir jogos mais inovadores.
A Atari lançou várias sequências de Pong que se basearam na jogabilidade do original, adicionando novos 🗝 recursos.
Durante a temporada de Natal de 1975, a Atari lançou uma versão caseira de Pong exclusivamente através das lojas de 🗝 varejo da Sears.
A versão caseira também foi um sucesso comercial e gerou inúmeros clones.
O jogo foi refeito em várias plataformas 🗝 domésticas e portáteis após seu lançamento.
Pong faz parte da coleção permanente da Smithsonian Institution em Washington, D.C.
, devido ao seu 🗝 impacto cultural.
Jogabilidade de Pong
Pong é um jogo eletrônico de esporte em duas dimensões que simula um tênis de mesa.
O jogador 🗝 controla uma paleta (barra vertical) no jogo movendo-a verticalmente no lado esquerdo da tela, e compete contra o computador ou 🗝 outro jogador que controlam uma segunda raquete no lado oposto.
Os jogadores usam suas paletas para acertar a esfera (bola) e 🗝 mandá-la para o outro lado.
A paleta é dividida em oito segmentos, com o segmento central retornando a bola em um 🗝 ângulo de 90º em relação a paleta e os segmentos externos retornando a bola em ângulos cada vez menores.
A bola 🗝 aumenta de velocidade cada vez que é rebatida, reiniciando a velocidade caso algum dos jogadores não acerte a bola.
O objetivo 🗝 é fazer mais pontos que seu oponente, fazendo com que o oponente não consiga retornar a bola para o outro 🗝 lado.[2][3][4]
Desenvolvimento e história [ editar | editar código-fonte ]
Pong foi o primeiro jogo desenvolvido pela Atari Inc.
, fundada em junho 🗝 de 1972 por Nolan Bushnell e Ted Dabney.
[5][6] Depois de produzir Computer Space, Bushnell decidiu formar a empresa para produzir 🗝 mais jogos ao licenciar ideias de outras empresas.
O primeiro contrato foi com Bally Technologies para um jogo de corrida.
[4][7] Pouco 🗝 depois da fundação, Bushnell contratou Allan Alcorn pela casa de aposta bônus no cadastro experiência com engenharia eletrônica e ciência da computação; Bushnell e Dabney 🗝 já haviam trabalho junto com ele na Ampex.
Antes de trabalhar na Atari, Alcorn não teve nenhuma experiência com jogos eletrônicos.
[8] 🗝 Para preparar Alcorn para a criação de jogos, Bushnell deu a ele um projeto com secretas intenções de ser um 🗝 exercício de aquecimento.
[8][9] Bushnell disse a Alcorn que ele tinha um contrato com a General Electric para um produto, e 🗝 ele pediu Alcorn para criar um jogo simples com um ponto que se move, duas paletas, e dígitos para mostrar 🗝 a pontuação.
[8] Em 2011, Bushnell declarou que o jogo foi inspirado em versões anteriores de tenis eletrônico que ele tinha 🗝 jogado anteriormente; Bushnell jogou a versão para computador PDP-1 em 1964 enquanto estava no colégio.
[10] Entretanto, Alcorn diz que foi 🗝 uma resposta direta para o jogo de tênis da Magnavox Odyssey.
[8] Em maio de 1972, Bushnell havia visitado Magnavox Provit 🗝 Caravan em Burlingame, Califórnia, onde ele jogou a demonstração de Magnavox Odyssey, especificamente o jogo de tênis de mesa.
[11][12] Apesar 🗝 dele ter pensado que o jogo devia em qualidade, o jogo inspirou Bushnell a passar o projeto para Alcorn.[10]
Alcorn primeiro 🗝 examinou o esquema de Bushnell para Computer Space, mas os achou ilegíveis.
Ele então criou seu próprio design baseado em seu 🗝 conhecimento de lógica transistor-transistor e o jogo de Bushnell.
Sentindo que o jogo básico era muito chato, Alcorn adicionou elementos para 🗝 deixá-lo mais atrativo.
Ele dividiu a paleta em oito segmentos para mudar o ângulo de retorno da bola.
Por exemplo, o segmento 🗝 central retornava a bola em um ângulo de 90º em relação a paleta, enquanto que os segmentos externos retornavam a 🗝 bola em ângulos cada vez menores.
Ele também fez a bola acelerar conforme ela ia sendo devolvida pelos jogadores, com a 🗝 velocidade reiniciando caso algum jogador errasse a bola.
[4] Outra característica era que as paletas do jogo não conseguiam chegar até 🗝 o topo da tela.
Isso foi causado por um simples circuito que tinha um defeito próprio.
Ao invés de dedicar tempo para 🗝 corrigir o defeito, Alcorn considerou que isso dava ao jogo mais dificuldade e ajudava a limitar o tempo de jogo, 🗝 caso contrário, ele imaginou que dois jogadores habilidosos poderiam jogar para sempre.[8]
Após três meses de desenvolvimento, Bushnell falou para Alcorn 🗝 que ele queria que o jogo tivesse efeitos sonoros realísticos e uma torcida.
[8][13] Dabney queria que o jogo fizesse "boo" 🗝 e "hiss" quando o jogador errava a bola.
Alcorn tinha um espaço limitado disponível para os dispositivos eletrônicos necessários e não 🗝 sabia como criar esses sons com circuitos digitais.
Depois de inspecionar o sync generator, ele descobriu que podia gerar diferentes tons 🗝 e usou esses tons para os efeitos sonoros do jogo.
[4][8] Para construir o protótipo, Alcorn comprou uma televisão preto e 🗝 branco de uma loja local, colocou ela em um gabinete de madeira de 4 ft (1,22 m), e soldou os 🗝 fios nos tabuleiros para criar os circuitos necessários.
O protótipo impressionou tanto Bushnell e Dabney que eles acharam que podia ser 🗝 um produto lucrativo e decidiram testar casa de aposta bônus no cadastro comercialização[4]
Em setembro de 1972, Bushnell e Alcorn instalaram um protótipo de Pong no 🗝 bar local, Andy Capp's Tavern.
Eles escolheram o bar por causa das boas relações com o gerente, Bill Gaddis;[14] Atari fornecia 🗝 máquinas de pinball para Gaddis.
[6] Bushnell e Alcorn colocaram o protótipo em uma das mesas perto de outras máquinas de 🗝 entretenimento: uma jukebox, máquinas de pinball, e Computer Space.
O jogo foi bem recebido na primeira noite e a popularidade continuou 🗝 a crescer durante os dez dias seguintes.
Bushnell então fez uma viagem de negócios para Chicago para demonstrar o Pong para 🗝 os executivos de Bally e Midway Manufacturing;[14] ele pretendia usar Pong para cumprir o contrato com Bally ao invés do 🗝 jogo de corrida.
[4][5] Poucos dias depois, o protótipo começou a apresentar complicações e Gattis contatou Alcorn para fixá-lo.
Ao verificar a 🗝 máquina, Alcorn descobriu que o mecanismo tinha emperrado por excesso de moedas.[14]
Após ouvir sobre o sucesso do jogo, Bushnell decidiu 🗝 que haveria lucro para a Atari manufaturar o jogo ao invés de licenciá-lo, mas o jogo já tinha despertado o 🗝 interesse de Bally e Midway.
[5][14] Bushnell decidiu informar a cada um dos dois grupos que o outro tinha perdido o 🗝 interesse - Bushnell disse a Bally que os executivos da Midway não quiseram a máquina e vice-versa - para preservar 🗝 as relações para futuros negócios.
Ao ouvir o comentário de Bushnell, os dois grupos declinaram a oferta.
[14] Bushnell teve dificuldades para 🗝 encontrar um financiamento para Pong; os bancos viam o jogo como uma variação do pinball, que na época o público 🗝 em geral associava com a Máfia.
Atari eventualmente obteve uma linha de crédito do Wells Fargo que seria usado para expandir 🗝 suas instalações e montar uma linha de montagem.
Eles então procuraram trabalhadores de montagem nos escritórios de emprego local, mas não 🗝 conseguiam atingir a demanda.
As primeiras máquinas foram produzidas bem devagar, cerca de dez máquinas por dia, muitas das quais falharam 🗝 nos testes de qualidade.
Atari eventualmente racionalizou o processo e começou a produzir o jogo em quantidades maiores.
[15] Em 1973, eles 🗝 começaram a vender Pong para outros países com a ajuda de parceiros estrangeiros.[16]
Versão doméstica de Pong lançada em 1975
O sucesso 🗝 de Pong fez com que Bushnell criasse um novo produto.
[5][17] Em 1974, o engenheiro da Atari Harold Lee propôs uma 🗝 versão doméstica de Pong que se conectaria a televisão: Home Pong.
O sistema começou a ser desenvolvido sob o codinome Darlene, 🗝 em homenagem a uma atrativa empregada da Atari.
Alcorn trabalhou com Lee para desenvolver o design e o protótipo, e baseando-se 🗝 na mesma tecnologia digital usada para o jogo de arcade.
Os dois trabalharam em turnos para poupar tempo e dinheiro; Lee 🗝 trabalhava na lógica do design durante o dia, enquanto Alcorn depurava o design durante a tarde.
Depois que o design foi 🗝 aprovado, o engenheiro da Atari Bob Brown ajudou Alcorn e Lee na produção do protótipo.
O protótipo consistia em um aparelho 🗝 encaixado em um pedestal de madeira contendo mais de cem fios, que seriam eventualmente trocados por um único chip criado 🗝 por Alcorn e Lee; o chip ainda não tinha sido testado e criado quando o protótipo foi construído.
O chip foi 🗝 terminado na segunda metade de 1974, e foi, na época, o chip de maior performance em um produto de consumidor.[17]
Bushnell 🗝 e Gene Lipkin, vice-presidente de vendas da Atari, tentaram vender Home Pong para varejistas de brinquedos e eletrônicos, sem sucesso.
Os 🗝 varejistas achavam que o produto era muito caro e não iria interessar aos consumidores.
Atari contatou o departamento de bens esportivos 🗝 de Sears após notar a divulgação de Magnavox Odyssey na casa de aposta bônus no cadastro seção de bens esportivos no seu catálogo.
A equipe da 🗝 Atari discutiu com o representante, Tom Quinn, que demonstrou entusiasmo e ofereceu a empresa um acordo de exclusividade.
Acreditando que poderiam 🗝 encontrar termos mais favoráveis em outros lugares, os executivos da Atari declinaram o acordo e continuaram a procurar varejistas de 🗝 brinquedos.
Em janeiro de 1975, a equipe da Atari montou uma cabine para Home Pong na toy trade fair em Nova 🗝 Iorque, mas não conseguiram pediram de compras.[17]
Depois do evento, eles encontraram Quinn de novo, e, dias depois, fizeram uma reunião 🗝 com ele para ter um pedido de compra.
Para conseguir a aprovação do departamento de bens esportivos, Quinn sugeriu que a 🗝 Atari demonstrasse o jogo para os executivos em Chicago.
Alcorn e Lipkin viajaram para Sears Tower e, apesar de uma complicação 🗝 técnica, obtiveram a aprovação.
Bushnell disse a Quinn que ele poderia produzir 75.
000 unidades em tempo para a temporada do natal, 🗝 entretanto, Quinn pediu o dobro.
Apesar de Bushnell saber que Atari não possuía capacidade para manufaturar 150 mil unidades, ele concordou.
[17] 🗝 Atari comprou uma nova fábrica ao conseguir fundos de um investidor em capital de risco, Don Valentine.
Com a supervisão de 🗝 Jimm Tubb, a fábrica cumpriu a ordem de compra da Sears.
[18] As primeiras unidades foram nomeadas pela Sears com o 🗝 nome de "Tele-Games".
Atari depois lançou uma versão sob casa de aposta bônus no cadastro própria marca em 1976.[19]
Processo da Magnavox [ editar | editar código-fonte 🗝 ]
O sucesso de Pong chamou a atenção de Ralph Baer, inventor da Magnavox Odyssey, e seu empregado, Sanders Associates.
Sanders tinha 🗝 um acordo com Magnavox para lidar com as licenças do Odyssey, que incluía as infrações dos seus direitos exclusivos.
Entretando, Magnavox 🗝 não tomou ações legais contra a Atari e várias outras empresas que lançaram clones do Pong.
[20] Sanders continuou a aplicar 🗝 pressão, e em abril de 1974 Magnavox abriu um processo contra Atari, Bally Midway, Aliied Leisure e Chicago Dynamics.
[21] Magnavox 🗝 argumentou que a Atari infringiu as patentes de Baer e seu conceito de ping-pong eletrônico baseado em registros detalhados que 🗝 Sanders guardava do processo de design de Odyssey desde 1966.
Outros documentos incluíam depoimentos de testemunhas e um livro de visitas 🗝 assinado que demonstrava que Bushnell havia jogado o jogo de tênis de mesa de Odyssey antes do lançamento de Pong.
[20][22] 🗝 Em resposta para as alegações que ele viu Odyssey, Bushnell declarou mais tarde que "O fato é que eu realmente 🗝 vi o jogo Odyssey e eu não o achei muito inteligente."[23]
Após considerar suas opções, Bushnell decidiu resolver com Magnavox fora 🗝 da corte.
Os advogados de Bushnell achavam que poderiam ganhar, entretanto, estimaram os custos legais em US$1.
5 milhões, que era maior 🗝 que os fundos da Atari.
Magnavox ofereceu a Atari um acordo para ela se tornar uma licenciadora por US$ 0,7 milhões.
Outras 🗝 empresas que produziam clones de Pong teriam que pagar royalties.
Além disso, Magnavox teria o direito sobre os produtos desenvolvidos pela 🗝 Atari no decorrer do ano seguinte.
[20][22] Magnavox continuou com as ações legais contra as outras empresas, e os processos começaram 🗝 logo após o acordo com Atari em junho de 1976.
O primeiro caso ocorreu na corte distrital de Chicago, com o 🗝 juiz John Grady presidindo.
[20][24][22] Para evitar que Magnavox tivesse os direitos sobre seus produtos, Atari decidiu atrasar o lançamento de 🗝 seus produtos por um ano, e escondia informações de Magnavox quando seus empregados visitavam as fábricas da Atari.[22]
Impacto e legado 🗝 [ editar | editar código-fonte ]
Os jogos de arcade Pong manufaturados pela Atari foram um grande sucesso.
O protótipo foi bem 🗝 recebido pelo dono do bar Andy Capp; as pessoas iam pro bar apenas para jogar.
[5][14] Após o seu lançamento, Pong 🗝 frequentemente dava quatro vezes mais lucro que as outras máquinas operadas por moedas.
[25] Bushnell estimou que o jogo dava um 🗝 lucro de US$35-40 por dia, que pode ser descrito como algo nunca antes visto na história da indústria de entretenimento 🗝 operada em moedas daquela época.
[10] O lucro dado pelo jogo resultou em um aumento dos pedidos de compra que a 🗝 Atari recebeu.
Isso deu a Atari uma fonte de renda constante; a companhia vendeu as máquinas por um preço três vezes 🗝 maior que o custo de produção.
Em 1973, a companhia tinha vendido 2.
500 máquinas e, no final de 1974, vendeu mais 🗝 que 8.000 unidades.
[25] As máquinas de arcade se tornaram desde então um item de colecionador, com a cocktail-table version sendo 🗝 a mais rara.
[26] Pouco tempo depois do sucesso do jogo no teste do bar Andy Capp, outras companhias começaram a 🗝 visitar o bar para conferir o jogo.
Jogos similares apareceram no mercado três meses depois, produzido por empresas como Ramtek e 🗝 Nutting Associates.
[27] A Atari não pode fazer nada contra os competidores pois não tinham feito inicialmente uma patente para a 🗝 tecnologia usada no jogo.
Quando a empresa fez a patente, complicações atrasaram o processo.
Como resultado, o mercado consistia principalmente de clones 🗝 de Pong; autor Steven Kent estima que a Atari produziu menos de um terço das máquinas.
[28] Bushnell se referiu aos 🗝 competidores como "Jackals" pois ele sentiu que eles tinham uma vantagem injusta.
Sua solução para competir contra eles foi produzir mais 🗝 jogos e conceitos inovadores.[28][27]
Home Pong foi um sucesso instantâneo após seu lançamento limitado em 1975 pela Sears; cerca de 150.
000 🗝 unidades foram vendidas nas férias daquele ano.
[29][30] O jogo se tornou o produto de mais sucesso de Sears na época, 🗝 o que deu a Atari o Premio de excelência em qualidade Sears.
[30] Do mesmo modo que a versão para arcade, 🗝 várias empresas lançaram clones para capitalizar no sucesso dos consoles, muitas das quais continuaram a produzir novos consoles e jogos.
Magnavox 🗝 relançou seu sistema Odyssey com um hardware simplificado e novos elementos, tendo lançado versões atualizadas posteriormente.
Coleco entrou no mercado de 🗝 videogame com seu console Telstar contendo três variações de Pong e também foi sucedido por novos modelos.
[29] A Nintendo lançou 🗝 Color TV Game 6 em 1977, que rodava seis variações de tênis eletrônico.
No ano seguinte, recebeu uma atualização, o Color 🗝 TV Game 15, que possuía quinze variações.
Os sistemas foram a porta de entrada da Nintendo para o mercado de videogame 🗝 doméstico e foram os primeiros a serem produzidos por eles mesmos (antes eles licenciavam o Magnavox Odyssey).
[31] Os consoles dedicados 🗝 a Pong e seus inúmeros clones se tornaram raridades de diferentes níveis.
Os consoles Pong da Atari são comuns, enquanto que 🗝 os consoles TV Fun da APF Eletronics são moderadamente raros.
[32] Os preços entre colecionadores, entretanto, variam de acordo com a 🗝 raridade, com o as versões Tele-Games da Sears sendo normalmente mais baratas que as da marca Atari.[29]
Muitas publicações consideram Pong 🗝 o jogo que lançou a indústria de videogames como um negócio lucrativo.
[9][19][33] O autor de vídeo games David Ellis vê 🗝 o jogo como um marco no sucesso da indústria de vídeo games, e considera o jogo de arcade "um dos 🗝 títulos mais significantes da história".
[5][26] Kent atribui o "fenômeno arcade" a Pong e aos jogos da Atari que o seguiram, 🗝 e considera o lançamento da versão doméstica um início bem sucedido dos consoles.
[27][30] Bill Loguidice e Matt Barton do Gamasutra 🗝 se referem ao lançamento do jogo como um começo de um novo meio de entretenimento, e comentou que casa de aposta bônus no cadastro jogabilidade 🗝 simples e intuitiva o fizeram ser um sucesso.
[19] Muitas outras empresas que produziram suas próprias versões de Pong eventualmente se 🗝 tornaram muito conhecidas no meio.
Nintendo entrou no mercado de vídeo games com os clones de Home Pong.
O lucro gerado por 🗝 eles (cada sistema vendeu mais de um milhão de unidades) ajudou a empresa a sobreviver a dificuldade financeira da época 🗝 e os inspiraram a investir ainda mais nos jogos eletrônicos.
[31] Depois de ver o sucesso de Pong, Konami decidiu entrar 🗝 no mercado de arcade e lançou seu primeiro título, Maze.
Seu sucesso moderado fez a empresa desenvolver novos títulos.[34]
Sequências e remakes 🗝 [ editar | editar código-fonte ]
Bushnell sentiu que o melhor modo de competir contra os imitadores era criar produtos melhores, 🗝 fazendo com que a Atari produzisse sequências do jogo nos anos seguintes após o lançamento original: Pong Doubles, Super Pong, 🗝 Quadrapong, e Pin-Pong.
[3] As sequências possuíam gráficos similares, mas incluíam novos elementos de jogabilidade; por exemplo, Pong Doubles permitia que 🗝 quatro jogadores competissem em duplas, enquanto Quadrapong fazia os jogadores competirem entre si em um campo para quatro jogadores.
[35][36] Bushnell 🗝 também considerou uma versão gratuita do Pong para entreter as crianças em consultórios médicos.
Ele inicialmente o chamou de Snoopy Pong 🗝 e fez o gabinete com base na casa de Snoopy com o personagem no topo, mas depois mudou o nome 🗝 para Poppy Pong e alterou o Snoopy para um cachorro genérico para evitar ações legais.
Bushnell depois usou o jogo em 🗝 casa de aposta bônus no cadastro franquia de restaurantes Chuck E.Cheese's.
[3][37][38][39][40] Em 1976, Atari lançou Breakout, uma variação de um jogador de Pong em que 🗝 o objetivo era remover os tijolos da parede ao acertá-los com a bola.
[41] Assim como Pong, Breakoutt foi seguido de 🗝 muitos clones que copiaram a jogabilidade:[42] Arkanoid, Alleyway e Break 'Em All.
Atari refez o jogo para várias plataformas.
Pong foi incluído 🗝 em várias compilações de Atari em plataformas incluindo Sega Mega Drive, PlayStation Portable, Nintendo DS, e PC.
[43][44][45][46][47] Através de um 🗝 acordo com Atari, Bally Gaming and Systems desenvolveu uma versão caça-níquel do jogo.
[48] A Atari desenvolveu TD Overdrive que incluía 🗝 Pong como um jogo extra para ser jogado durante a tela de carregamento.
[49][50] Em 1999, o jogo foi refeito para 🗝 PC e PlayStation com gráficos 3D e power-ups.[51][52]
Na cultura popular [ editar | editar código-fonte ]
Pong tem aparecido de vários 🗝 modos na cultura popular.
O jogo aparece principalmente em episódios de séries de televisão: That '70s Show,[53] King of the Hill,[54] 🗝 e Saturday Night Live.
[55] Na animação Wall-e, da Disney, o personagem tenta jogar Pong sozinho num console de Atari, é 🗝 possível perceber que casa de aposta bônus no cadastro pontuação no jogo chega a 1999 contra 0.
Em 2006, um comercial da American Express apresentava Andy 🗝 Roddick em uma partida de tênis contra a paleta branca.
[56] Outros jogos eletrônicos também fizeram referências e paródias; por exemplo, 🗝 Neuromancer para Commodore 64 e Banjo-Kazooie: Nuts and Bolts para Xbox 360.
[57][58] O evento de concerto Video Games Live tocou 🗝 trilha sonora do jogo Pong como parte do seu especial retro "Classic Arcade Medley".
[59] A música de Black Francis "Whatever 🗝 Happened to Pong?" do álbum Teenager of the Year faz muitas referências aos elementos do jogo.[60]
O estúdio de design alemão 🗝 Buro Vormkrijgers criou um relógio com tema do jogo Pong como um projeto de diversão nos seus escritórios.
Quando o estúdio 🗝 decidiu comercializar o relógio, Atari tomou as ações legais cabíveis em fevereiro de 2006.
As duas empresas eventualmente chegaram a um 🗝 acordo em que Buro Vormkrijgers poderia produzir um número limitado de relógios sob licença.
[61] Em 1999, o artista francês Pierre 🗝 Huyghe criou uma instalação chamada "Atari Light" em que duas pessoas usavam jogos portáteis para jogar Pong em um terraço 🗝 iluminado.
O trabalho foi exibido em Venice Biennale em 2001, e no Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León em 🗝 2007.
[62][63] Em 2009 laboratório artístico memeLab criou uma instalação inspirada no jogo chamada VideoPong, que foi exposta no TEDx Salvador 🗝 e no SESC Belenzinho, durante a Virada Cultural, em 2013.[64]
O jogo foi incluído na exibição Game On do Museu de 🗝 Ciência de Londres para mostrar os vários aspectos da história, desenvolvimento e cultura dos jogos eletrônicos.[65]Referências