Wazamba Caça-níqueis de cassino e um local onde seus filhos se alojam incluem a Vila de São Jorge, a Casa José de Melo, a Fazenda Dom João VI (antiga Fazenda Ibizaca) e os terrenos onde hoje está a sede do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina, além da praia que deu origem a Vila de Santa Catarina.
Em 2001, a Santa Catarina possuía 3.
928 quilômetros quadrados de área territorial, sendo a oitava maior ilha do arquipélago.
Há ainda várias quadras de futebol, além de algumas escolas, igrejas, colégios, cinemas e algumas casas particulares.
Santa Catarina ocupa um território banhado
por um estreito cordão marinho formado por quatro grandes estuários, o Rio Camamu, que corta o litoral brasileiro, e a Ilha de Santa Catarina, um relevo acidentado que se estende desde a ponta do Montecurbinha até a área próxima chamada Itapuã (atual Baía de Guaçu) (na região da cidade da Barra, Florianópolis).
A partir do ponto final do canal Florianópolis passa a se chamar Santa Catarina.
O território catarinense é dividido em três sub-dependentes.
A porção central é um ponto maior, sendo que a sede de Santa Catarina fica em Santa Cruz do Araquari (que fica ao sul) próximo a
Ilha de Santa Catarina e a Ilha de Santa Catarina fica à norte.
O menor divisor de águas do território catarinense é o Rio Paraná, um ponto que corta o litoral brasileiro.
O território a oeste de Santa Catarina, denominado de Grande Florianópolis (em homenagem ao historiador argentino Julio Argentino Roca), compreende o maior e mais extenso território catarinense, com cerca de 450 quilômetros quadrados de área e cerca de 450 hectares de perímetro.
Sua capital é Florianópolis e abriga, além, a sede da Federação de Futebol do Estado de Santa Catarina, o Esporte Clube Santa Catarina, além de um
polo industrial em Florianópolis.
O clima catarinense é subtropical quente e úmido, com verões quentes e secos, com a média de 6 °C no inverno e a máxima de 17 °C no verão.
O índice pluviométrico é baixo, com apenas milímetros por ano, e no ano de 2010 foi registrado no mínimo 865 milímetros, com o intervalo entre junho e outubro concentrados entre 24 e agosto.
O índice de aridez na região é de 5,6%, o que restringe o acesso à água potável por parte dos moradores.
O índice pluviométrico na Região Metropolitana (RM) é de milímetros (mm) anuais e
a vegetação é predominantemente composta por restinga.
As montanhas mais altas do estado são Morro dos Morrinhos, de onde fica a sede do Departamento Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (DODES) e são conhecidas como "campi", "cudulubá", "cudulubá" e "uccatuá".
Também, a cobertura vegetal inclui a floresta tropical do Alto dos Ipês, que abriga as palmeiras de lei, "cafangi", que são as principais espécies do Espírito Santo.
Grande Florianópolis possui cinco florestas, do tamanho médio entre 600 mil e mais de 1.
000 mil hectares, e um dos maiores é a floresta permanente (nomeada "scallenses").
No mês mais quente em Santa
Catarina, ocorre a pluviosidade anual bastante grande.
A média da pluviosidade é de 800 milímetros (mm), e a umidade relativa do ar na porção mais alta é de 53%, o que restringe a passagem de aeronaves à superfície.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes ao período de fevereiro de 1971 a abril de 1990, a menor temperatura registrada em Santa Catarina foi de 26,64 °C, e a maior atingiu em 17 de setembro de 1971, quando foram registrados 100 novos recorde de temperatura.
O maior acumulado de precipitação em 24 horas foi de milímetros (mm) em 08de janeiro de 1961.
Outros grandes acumulados iguais ou superiores ao foram em 3 de fevereiro de 1997, em 2 de fevereiro de 1992, em 17 de fevereiro de 1997, em 11 de fevereiro de 1989, em 26 de fevereiro de 1986, em 4 de fevereiro de 1995, em 2 de junho de 2003 e em 3 de junho de 1992.
Janeiro de 1997, com, foi o mês de maior precipitação.
De acordo com o IBGE, a menor temperatura registrada em Santa Catarina em 24 horas foi de em 27 de dezembro de 1994, e a maior atingiu em 12
de dezembro de 1998.
O mês mais quente registrada foi em 3 de janeiro de 2008, com um acumulado de.
O município possui um campus universitário privada do Governo estadual, na cidade de Santa Catarina, que abrange diversas instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas.
O campus da Universidade Federal do Espírito Santo ocupa uma área de 644 hectares.
O ensino superior compreende: Ciências de Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Biológicas e Ecológicas, Ciências Agrárias, Engenharia Ambiental, Tecnologia da Biodiversidade, Desenvolvimento das Microclimáticas e Engenharia de Alimentos.
A maior universidade do estado de Santa Catarina, a Universidade Federal do Oeste
(UFW), oferece Pós-graduação, que abrange disciplinas diversas e