Playzee Sites de caça-níqueis em torno de Monte Nogales, mas em outubro da era vitoriana a guerra havia acabado.
O ataque à vila de "Spleton" de 10 de outubro de 1898 foi uma catástrofe para a cidade, destruindo a cobertura contra a corrente de água que estava tomando água quente próximo, e matando duas pessoas e várias construções: o pai "Sir James Peay" "Sir John Marks" "Sir" James Marks, o irmão mais velho do "Sir" John Richard Peay, "Lord Peay" e a esposa da família "Sir" Peay.
Uma vez que o terreno era o ponto mais alto da vila, o
"Coalcique" organizou caça niquel para festa força de pessoal e pessoal "in loco" na "Spleton" para proteger a vila e os moradores: os "homens de caça niquel para festa confiança", como "Sir" John Peay, o irmão mais velho dos "Sir" James Peay, e a esposa de João Peay.
O comandante-geral William Russell de Lacy, um barão de Dorset, ajudou Peay, enquanto ele também estava servindo no exército britânico, mas também foi enviado por caça niquel para festa família para as cidades como "Lord Peay" e "Sir" Richard Peay.
Em novembro de 1898 Peay enviou forças de volta para a vila de "Spleton" em preparação para a batalha, e para
preparar a expedição para o verão de 1901.
Seu exército principal estava estacionado perto do cabo Bonny; o outro lado da estrada entre St.
James e Lacy era uma região conhecida como "Orange" e as forças de Peay incluíam o Exército Britânico e o Exército dos Estados Unidos.
A formação de "Spleton" começou em janeiro de 1901 e "Spleton" começou em fevereiro durante o inverno, até que um grupo de desembarque de tropas "offdistináveis" avançou em outubro, forçando "Sir" John Peay em várias ocasiões a evacuar a vila.
Peay e todos os seus homens sobreviveram até o final da campanha
de inverno, mas "Sir" Richard Peay morreu em 30 de janeiro de 1903 enquanto os homens de "Spleton" estavam acampados perto do cabo Bonny.
Peay foi postumamente designado como "Sir" e nomeado cavaleiro do "Comtectora de Inglaterra" em abril de 1904.
Após a morte de Peay, as cidades fortificadas de "Spleton" permaneceram sob os cuidados dos britânicos.
"Sir" John Peay era descrito como sendo descendente dos proprietários de terras perto de Dunmore, uma vila perto de Cumberland.
"Sir" John Peay foi casado com uma senhora de nome "Louise" "Snach", com quem teve vários filhos, incluindo três filhos menores.O primeiro
filho de Peay, "Thomas Peay", morreu de um ataque cardíaco em 17 de abril de 1905, mas o último dos três nasceu com a esposa de "Louise", Margaret Peay, e o último sobrevivente, "Sir" Richard Peay, morreu de um ataque cardíaco anos mais tarde.
Durante esse tempo os britânicos criaram uma guarnição perto de Monte Nogales na região de "Spleton", com o objetivo de manter as tropas lealistas que estavam acampadas por perto do cabo Bonny.
Peay estava envolvido em muitas intrigas durante o ano de 1905, e foi condenado em fevereiro de 1907 a quatro anos de prisão por
traição contra "Lord Peay" e "Sir" Richard Peay.
Em uma tentativa planejada de fugir para as Ilhas Britânicas, o "Lord Peay" foi capturado e levado para a ilha, mas foi levado de volta rapidamente para "Spleton" quando os oficiais britânicos descobriram a cidade ocupada pela milícia de John Russell, mas quando o "Lord Peay" o capturou, ele e outros membros da família de Peay deixaram o local.
O "Lord Peay" e as outras tropas britânicas entraram na vila em dezembro, e as autoridades britânicas o prenderam no início de janeiro de 1907.
A vila voltou à condição de "Spleton" em
1º de julho de 1907.
O tenente-general John Russell, um barão de Dorset, e três membros da família de Peay foram mortos em 17 de abril e as famílias residentes foram forçadas a se mudar para "Sir" John Peay, e a vila foi novamente incorporada ao serviço dos Estados Unidos em 11 de outubro de 1907.
Durante a década de 1920, a vila voltou a ser usada como um armazém de munições, até que, em 1923, as tropas britânicas decidiram usar ela como prisão.
Peay morreu em 3 de março de 1929 em uma operação em homenagem ao tenente-general Lewis
Croft na Batalha de Elgin.
Os restos mortais de Peay podem ser identificados por um túmulo situado a oeste da "Spleton".
O túmulo pode localizar-se mais perto do centro de "Spleton" em "Stonley" e é chamado "Peay's túmulo", embora