O América Futebol Clube, também conhecido como América, América Mineiro ou Coelho, é um clube desportivo brasileiro da cidade de🧲 Belo Horizonte, capital do estado brasileiro de Minas Gerais.
Fundado em 30 de abril de 1912, o clube preserva o mesmo🧲 nome e escudo desde bet 365 speedway criação.
Suas cores de jogo são o verde, o branco (desde 1912) e o preto, que🧲 foi incorporado ao uniforme, em 1913, um ano após a fundação.
Hoje, as três cores fazem parte das variações dos uniformes🧲 do tricolor América, mas o time também atuou com uniformes vermelhos entre 1933 e 1942, em protesto à introdução do🧲 profissionalismo no futebol.[3]
O clube é proprietário do Estádio Independência,[4] sendo o único de Belo Horizonte a mandar seus jogos em🧲 estádio próprio, com o América possuindo a terceira maior torcida entre clubes de Minas Gerais[5][6] e já tendo disputado mais🧲 de 4 300 partidas em bet 365 speedway História.
[7] Seu maior rival é o Atlético, com quem realiza o Clássico das Multidões,🧲 possuindo ainda uma forte rivalidade com o também belo-horizontino Cruzeiro e o Villa Nova, de Nova Lima.
O América é um🧲 dos clubes mais tradicionais e bem sucedidos do Estado: recordista de participações no Campeonato Mineiro de Futebol,[carece de fontes] conquistou🧲 16 títulos estaduais e foi vice-campeão em outras 16 oportunidades em um total de 68 vezes no G-4.
As 10 primeiras🧲 conquistas foram em sequência entre 1916 a 1925, um recorde nacional de títulos consecutivos, façanha essa compartilhada com o ABC🧲 (RN),[8] com a conquista mais recente tendo sido em 2016.
[9] Dentre os demais títulos, destacam-se as conquistas nacionais da Série🧲 B em 1997 e 2017, da Série C em 2009[10] e da Copa Sul-Minas de 2000, com a melhor campanha🧲 na Série A do Campeonato Brasileiro tendo ocorrido na edição de 1973, quando o Coelho obteve a sétima colocação entre🧲 40 participantes, e na Copa do Brasil o terceiro lugar na edição de 2020.
O clube é reconhecido por bet 365 speedway tradição🧲 na formação de novos jogadores.
Entre as suas principais revelações, destacam-se Tostão, Éder, Palhinha, Gilberto Silva, Euller, Nakazawa, Alex Mineiro, Fred,🧲 Danilo e Richarlison.
O América possui os 3 principais títulos nacionais das categorias de base: Copa São Paulo de Juniores de🧲 1996, Campeonato Brasileiro de Futebol Sub-20 de 2011, e duas Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior, em 2000 e em🧲 2014.
No dia 9 de dezembro de 2021, assegurou a classificação histórica para a fase prévia da Copa Libertadores da América🧲 de 2022, sendo esta a primeira participação do América na Copa Libertadores da América.
O América foi fundado por um grupo🧲 de jovens da elite mineira em 30 de abril de 1912.
Residentes, quase todos, nos arredores das Ruas Bahia e Timbiras,🧲 na bucólica Belo Horizonte de 1912, os rapazes empolgados com o novo esporte, que começava a virar mania, resolveram fundar🧲 um clube para a prática do futebol.
Como não conseguiram chegar a um consenso sobre o nome da nova agremiação, decidiram🧲 então realizar um sorteio e, entre Arlequim, Guarany e Tymbiras, o nome contemplado foi América.
Esta reunião foi realizada em maio,🧲 nos porões da casa de Adhemar de Meira.
Os fundadores do clube foram: Ademar Meira, Afonso Silviano Brandão, Alcides Meira, Álvaro🧲 Moreira da Cruz, Augusto Pena, Aureliano Lopes Magalhães, Caetano Germano, César Gonçalves, Francisco Bueno Brandão, Fioravante Gonçalo Labruna, Gérson de🧲 Salles Coelho, Guilherme Halfed, Henrique Diniz Gomes, José Miranda Megale, Leonardo Gutiérrez, Leon Roussoulliéres Filho, Oscar Gonçalves e Waldemar Jacob.
As🧲 cores do clube, desde a fundação, foram o verde e o branco, também escolhidas por sorteio.
Em 1913, o preto foi🧲 incorporado ao estatuto do clube, passando a fazer parte das variações dos uniformes até hoje.
A primeira diretoria do América ficou🧲 assim estabelecida:
Presidente: Afonso Silviano Brandão
Afonso Silviano Brandão Vice-presidente: Aureliano Lopes de Magalhães
Aureliano Lopes de Magalhães Secretário: Adhemar de Meira
Adhemar de🧲 Meira Tesoureiro e Zelador: Oscar Gonçalves
A primeira equipe americana foi formada por Oscar Gonçalves, Leonardo Gutierrez e Fioravante Labruna, Luiz🧲 Guimarães, Augusto Pena e Lincoln Brandão, Dario Ferraz, Waldemar Jacob e Geraldino de Carvalho.
No ano seguinte de bet 365 speedway fundação, em🧲 1913, o América fundiu-se com o Minas Gerais Futebol Clube e o elenco cresceu muito.
Outra adesão importante foi a vinda🧲 de jogadores do Atlético Mineiro, devido a problemas internos do clube alvinegro.
A primeira grande vitória foi contra o Atlético-MG no🧲 dia 14 de junho de 1914[11] por 1 a 0, gol de Júlio Cunha.
O primeiro amistoso interestadual foi contra o🧲 Flamengo, no Prado Mineiro, derrota por 2 a 1 em 2 de setembro de 1917.[12]
O início de um período de🧲 glórias, jamais visto no futebol de Minas Gerais começou em 1 de novembro de 1915.
O América venceu a até então🧲 imbatível Equipe dos Ingleses da Mina do Morro Velho, formada exclusivamente por jogadores ingleses, por 3 a 0.
Jogaram pelo América:🧲 Didico, Mário Pena e Luiz Guimarães, Kainço, Otávio Pena e Henrique Diniz, Edson Jacob, João Brito, José Borges, Oscar Monte🧲 e Mimi.
Em 1916, o América armou a poderosa equipe que conquistou o campeonato nesse ano e nos nove subsequentes até🧲 1925.
O América se sagrava assim decacampeão estadual.
Um recorde somente igualado pelo ABC de Natal.
Os heróis dessa conquista que engrandece o🧲 pavilhão americano: Didico e Gargalhada (Euclides e Celso Mascarenhas), Marute (Mário Pena), Luiz Guimarães, Kainço (Carlos Quadros), Otacílio Negrão de🧲 Lima, Francisco Mattos, Fausto Joviano, José Borges de Carvalho, Oscar Monte, Floriano Faria, Antônio Benjamim, Edson Jacob, Waldemar Jacob (Rato),🧲 Fausto Ferraz, Gérson de Salles Coelho, Lincoln Brandão, Augusto Pena, Honório Otoni, Manoel Hermeto, Augusto Pinto, Antônio Hermeto (Tonico), Mário🧲 Jungueira, Mário Pereira, Vicente Innéco, Camilo Pimentel, Bolívar Moreira de Abreu, Joel de Salles Coelho, Lucas Machado, Raimundo Duarte de🧲 Oliveira, Gilberto Dufles, Afonso Silviano Brandão, Geraldino de Carvalho, Henrique Den Dopper, Alcides Meira, Márcio Motta, Francisco Rodrigues da Silva,🧲 Satyro Taboada e Agenor Silva, sendo ainda vice-campeão mineiro no último ano da década de 1920, em 1930.
Em 1919, o🧲 América inaugurou o primeiro campo gramado de Belo Horizonte, em 6 de maio de 1923, em uma partida contra o🧲 America carioca, vindo a vencer a segunda partida contra esse mesmo clube no dia seguinte, por 4 a 2, naquela🧲 que seria a bet 365 speedway primeira vitória em confrontos interestaduais,[13] onde atualmente localiza-se o Mercado Municipal.
Em 1929, com o dinheiro da🧲 venda do terreno antigo e já com o título de decacampeão mineiro, o América comprou um terreno na Avenida Francisco🧲 Sales, no bairro de Santa Efigênia, construindo o futuro Estádio Otacílio Negrão de Lima, ainda com estrutura de campo, vindo🧲 a passar posteriormente por uma grande reforma na década de 1940, dotando o campo com uma estrutura de estádio, conforme🧲 diferenciações entre estruturas arquitetônicas futebolísticas que se faziam nas primeiras décadas do século XX.
Com o tempo, ficou conhecido como Estádio🧲 da Alameda, por também ter entrada pela Alameda Álvaro Celso.
Na bet 365 speedway inauguração oficial, em amistoso contra o Fluminense, no dia🧲 8 de setembro de 1929, o campo americano tinha capacidade para 12 000 pessoas e foi construído em uma área🧲 de 19.338m².[14]
Décadas de 1930, 1940 e 1950 - O Estádio da Alameda e outros títulos [ editar | editar código-fonte🧲 ]
A década de 1930 foi marcada por ferrenhas disputas quanto aos rumos do futebol em Minas Gerais quando chegou a🧲 haver duas ligas atuando paralelamente: A AMET (Associação Mineira de Esportes Terrestres) e a LMDT (Liga Mineira de Desportos Terrestres).
O🧲 América favorável a continuidade do amadorismo chegou a trocar de uniforme por 10 anos, adotando a cor vermelha em protesto.
Na🧲 década de 1930 conquistou apenas dois títulos do Torneio Início e o Campeonato Extra da cidade de Belo Horizonte de🧲 1939.
Já na década de 1940, um grande acontecimento na vida americana ocorreu em 1948, quando as instalações do então Estádio🧲 da Alameda ou Octacílio Negrão de Lima foram reinauguradas com capacidade para 15 000 pessoas, no dia 27 de maio🧲 perante 12 500 torcedores presentes (10 652 pagantes) e renda de Cr$ 305 750,00, com a realização do Torneio Quadrangular🧲 de Belo Horizonte, que reuniu Vasco da Gama (o mesmo time que sagrou-se campeão sul-americano naquele ano), São Paulo (campeão🧲 paulista) e Atlético-MG (campeão estadual do ano anterior), tendo o Coelho se consagrado como campeão.
Ainda em 1948, o América conquistou🧲 o título de campeão mineiro de 1948,[15][16] invicto, com apenas 3 empates em 16 jogos, vencendo o Atlético na final🧲 por 3 a 1, sendo que além destes dois títulos, o Coelho ainda foi vice em 1945.
Na década de 1950,🧲 o América foi campeão em 1957,[17] ano em que conquistou os títulos nas categorias juvenil, aspirante e profissional, sendo ainda🧲 vice-campeão em 1958, 1959 e 1960.
No título profissional de 1957, o Coelho disputou 24 partidas, com 12 vitórias, 11 empates🧲 e apenas 1 derrota, para o Siderúrgica, na sexta rodada do primeiro turno, com 50 gols-pró e apenas 25 contra.
A🧲 decisão do campeonato deu-se em uma melhor-de-três partidas contra o Democrata-SL, com o América vencendo a primeira por 4 a🧲 1 e empatando as outras duas por 0 a 0 e 2 a 2.
Década de 1960 - Início da Era🧲 Mineirão [ editar | editar código-fonte ]
Um fato extremamente negativo para a história do clube ocorreu na década de 1960,🧲 com o fechamento do departamento de juvenil do América em 1964, por motivos até hoje desconhecidos (departamento reaberto logo no🧲 ano seguinte), tendo com isto o América perdido para o Cruzeiro diversos jovens e promissores atletas, entre eles jogadores do🧲 quilate de Tostão, Hilton Oliveira, Vanderlei, o que ajudou o clube rival a montar uma das mais brilhantes equipes do🧲 futebol brasileiro e decretou um profundo enfraquecimento do América em pleno início da Era Mineirão, que se daria em 1965.
Apesar🧲 disso, o América ainda obteve o vice-campeonato mineiro em 1964, embora perdendo o título para o Siderúrgica por 3 a🧲 1, em final realizada no Estádio da Alameda, tendo feito o artilheiro da competição: Jair Bala, com 25 gols.
Foi vice🧲 novamente em 1965, perdendo o título de campeão para o Cruzeiro.
Nessa época, o América experimentou uma das piores fases de🧲 bet 365 speedway história, perdendo a disputa da condição de principal rival do Atlético-MG, com quem faz o tradicional "Clássico das Multidões".
O🧲 Coelho passou 14 anos sem conseguir um único título expressivo, só voltando a conquistar outro Campeonato Mineiro em 1971,[18] embora🧲 este tenha sido conquistado brilhantemente, de forma invicta, com 16 vitórias e 6 empates, 36 gols pró e 16 contra.
Jair🧲 Bala foi o artilheiro deste campeonato com 14 gols.
Um outro fato positivo dessa época foi a ótima campanha no Campeonato🧲 Brasileiro de 1973, quando o Coelho obteve a sétima colocação entre 40 participantes, com 14 vitórias, 13 empates, 10 derrotas,🧲 43 gols a favor e 35 contra, tendo ainda sido vice-campeão estadual neste ano.
Porém, o clube não conseguiu deslanchar, e🧲 com dificuldades financeiras vendeu parte de seu patrimônio, inclusive seu estádio.
Passou por uma crise também de identidade, chegando a mudar-se🧲 provisoriamente para a vizinha cidade de Contagem e enfrentou mais 22 sofridos anos sem grandes conquistas.
A reestruturação do América e🧲 novas conquistas relevantes [ editar | editar código-fonte ]
No final da década de 1980 e início da década de 1990,🧲 inicia-se uma fase de renascimento do clube, com forte retomada dos investimentos nas categorias de base e contratações de bons🧲 jogadores.
Vice-campeão do Campeonato Brasileiro Série C em 1990, ano após ano, o América foi ganhando força, em 1992 obteve acesso🧲 a Série A do Campeonato Brasileiro, foi vice-campeão mineiro e finalmente voltou a conquistar o Campeonato Mineiro, em 1993,[19] após🧲 22 anos de espera.
Em 18 jogos, o América obteve 11 vitórias, 6 empates e apenas 1 derrota, para o Valério,🧲 no primeiro turno.
Em 1993, o América foi rebaixado no Campeonato Brasileiro, apesar de ter obtido a 16ª posição em um🧲 torneio com 32 equipes.
A diretoria entrou na Justiça comum tentando reverter o rebaixamento e o clube foi punido pela CBF,🧲 ficando impedido de disputar os torneios por ela patrocinados de 1994 até 1996.
Entretanto, em 1995 foi vice-campeão mineiro.
A partir de🧲 1996, o América conquista por 6 vezes o Campeonato Mineiro de Juniores (sub-20), em 1996, 1997, 2000, 2002, 2004 e🧲 2008 e 2009 além de ter sido campeão da Copa São Paulo de Juniores em 1996 e de ter conquistado🧲 títulos importantes em outras categorias de base.
Em 1997 pela Copa Centenário o América fez uma histórica partida contra o Milan🧲 da Itália.
O liberiano George Weah abriu o placar aos 4 minutos do primeiro tempo, para o time italiano, mas aos🧲 47 minutos do segundo tempo o atacante Celso em um belo chute empatou o jogo para o América protagonizando uma🧲 histórica partida do coelho contra os italianos.
O América terminou em segundo do grupo, perdendo a vaga na final para o🧲 Atlético.
6 de agosto de 1997 América 1–1 Milan Independência, Belo HorizonteCelso 90+2' G.
Weah 4' Público: 4 065 presentes
Árbitro: MG Lincoln🧲 Afonso Bicalho
Gilberto Silva campeão brasileiro da Série B em 1997, e uma das grandes revelações do América.
O Coelho sagrou-se Campeão🧲 Brasileiro da Série B em 1997,[20] retornando à elite do futebol brasileiro, com a torcida americana levando 20.
303 torcedores ao🧲 Estádio Independência e protagonizado uma grande festa para comemorar o seu primeiro título nacional.
América e Ponte Preta fizeram uma campanha🧲 bastante superior à das demais equipes que disputaram esta competição, pois ao final da primeira fase, fizeram 13 pontos à🧲 mais do que o terceiro colocado, o Náutico, com estes 3 clubes e o Vila Nova de Goiás tendo disputado🧲 a fase final, América e Ponte Preta obtendo o acesso, e o América tendo sido campeão no jogo contra o🧲 Vila Nova, ao vencer por 1 a 0.
Em 23 jogos, o América obteve 14 vitórias, 4 empates, 5 derrotas, 34🧲 gols pró e 18 contra, com o seu atacante Tupãzinho tendo sido o artilheiro desta competição, com 13 gols.
No entanto,🧲 o Coelho não conseguiu se manter na divisão principal e foi rebaixado da Série A em 1998.
Em 1999, o clube🧲 sagra-se vice-campeão mineiro e consegue o acesso na Série B, retornando novamente à Série A em 2000 e 2001.
No último🧲 ano do segundo milênio, o América ainda obteve o título de primeiro campeão da Copa Sul-Minas em 2000.
[21][22] A Copa🧲 Sul-Minas foi um campeonato de nível técnico elevadíssimo, tendo reunido as equipes gaúchas do Grêmio, Internacional e Juventude, as paranaenses🧲 do Coritiba, Atlético Paranaense, Paraná e Grêmio Maringá, além dos catarinenses Avaí e Figueirense e dos mineiros Atlético-MG e Cruzeiro.[23]
Nos🧲 jogos finais o América venceu o Cruzeiro, com quem faz o clássico Coelho versus Raposa, por 1 a 0 e🧲 2 a 1, conquistando o título, tendo obtido 4 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota, ainda na primeira fase🧲 desta competição, com o ataque tendo feito 17 gols e a defesa sofrido 10.
Momentos difíceis, recuperação e novos títulos nacionais🧲 [ editar | editar código-fonte ]
Jogo do América no Independência em 2009, antes da reforma do estádio.
Jogadores comemorando gol em🧲 2017.
No primeiro ano do século XXI, o América vence o Campeonato Mineiro de 2001,[24][25] a bet 365 speedway 15ª conquista nesta competição.
Não🧲 consegue, no entanto, manter um time competitivo, apesar das inúmeras revelações de jogadores nessa época, nomes como Fabrício, Alessandro, Thiago🧲 Gosling, Ruy "Cabeção", entre outros, que brilhariam depois em outros clubes brasileiros e que no início de 2001 garantiram o🧲 título mineiro para o Coelho com uma sonora goleada sobre o rival Atlético.
O América fica em 26º lugar na Série🧲 A do Campeonato Brasileiro em 2001, caindo para a Série B e nela permanecendo de 2002 a 2004, ano em🧲 que é rebaixado para a Série C.
No ano de 2005, o América conquistou a Taça Minas Gerais e em 2006🧲 foi eliminado nas semifinais desta mesma competição.
O time completou 4 000 jogos em 3 de setembro de 2006, na vitória🧲 sobre o Atlético Goianiense por 1 a 0.[26][27]
Em 2007, o América obtém o pior desempenho de toda a bet 365 speedway história.
Termina🧲 como último no Campeonato Mineiro, sendo rebaixado à disputa do Módulo II (segundo nível estadual), não obtendo qualificação para disputar🧲 nenhuma das séries do Campeonato Brasileiro.
Sagra-se campeão do Módulo II em maio de 2008 e consegue o vice-campeonato da Taça🧲 Minas Gerais de 2008, posição que lhe garante participação na Série C neste ano.
Na disputa da Série C, o Coelho🧲 garante presença na edição de 2009, ano a partir do qual a Série C passa a ter um novo formato🧲 com 20 clubes participantes e é criada a Série D, a nova divisão de acesso do Campeonato Brasileiro.
Na volta à🧲 elite do Campeonato Mineiro em 2009, termina com a quinta colocação.
No dia 19 de setembro de 2009 o América vence🧲 o ASA por 1 a 0, gol de Bruno Mineiro, garantindo o título da Série C do Campeonato Brasileiro e🧲 o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro[28] após 5 anos, com 10 828 torcedores presentes ao Estádio Independência, que🧲 não pôde receber público maior por questões momentâneas de segurança.
Na partida decisiva o seu zagueiro Wellington Paulo completou a 300ª🧲 partida pelo clube.
A campanha: 29 pontos em 14 jogos, 9 vitórias, 2 empates, 3 derrotas, 22 gols marcados e 11🧲 contra, tendo o Coelho vencido todos os jogos disputados em seu estádio.
No dia 27 de novembro de 2010, o América🧲 conquistou o quarto lugar no Campeonato Brasileiro - Série B com um empate por 0 a 0 contra a Ponte🧲 Preta, com a equipe americana conquistando, com este resultado, a bet 365 speedway ascensão ao Campeonato Brasileiro - Série A,[29] retornando novamente🧲 após o fim do Campeonato Brasileiro de 2011 para a Série B, embora a grande reação da equipe no segundo🧲 turno, quando obteve várias vitórias convincentes sobre outros grandes clubes do futebol brasileiro.
Nas categorias de base, o Coelho sagrou-se Campeão🧲 Brasileiro Sub-20 de 2011.
Em 2012, ano de seu Centenário, o América reinaugura o seu estádio que passa a se chamar🧲 Arena Independência, com capacidade para 23 018 torcedores.
No jogo de reabertura, em 25 de abril, o América derrotou o Argentinos🧲 Juniors em partida amistosa internacional vencendo por 2 a 1.
No Campeonato Mineiro deste ano, sagrou-se vice-campeão estadual.
Foto panorâmica do remodelado🧲 estádio do América, também conhecido como Arena Independência.
Em 21 de Novembro de 2015, garantiu o acesso de volta à elite🧲 do futebol brasileiro ao empatar com o Ceará em 1 a 1 jogando no estádio da Independência, com gols de🧲 Wesley Matos pelo América e Siloé pelo Ceará.
No dia 8 de maio de 2016, o América, depois de 15 anos🧲 de jejum, conquista o Campeonato Mineiro após empate com o Atlético por 1 a 1 no Mineirão, título conquistado 100🧲 anos depois da primeira conquista, sendo essa a quinta decisão direta de estadual contra o Atlético e vantagem americana por🧲 3 a 2, até então.
Na décima sexta conquista estadual, essa foi a décima terceira sem derrota em clássicos.[30]
No dia 25🧲 de novembro de 2017, conquistou o segundo título do Campeonato Brasileiro Série B após 20 anos, superando o favoritismo do🧲 Internacional para conquistar a taça.
Foram 20 vitórias, 13 empates e 5 derrotas na competição, conseguindo o título na última rodada,🧲 contra o CRB, pela qual o América ganhou por 1 a 0, em jogo que marcou o novo recorde de🧲 público do Independência, com 22 481 torcedores registrados nesse dia festivo.[31]
Década de 2020: campanha histórica na Copa do Brasil, permanência🧲 na série A e classificação inédita para a Copa Libertadores da América [ editar | editar código-fonte ]
O América fez🧲 história ao chegar a bet 365 speedway primeira semifinal de Copa do Brasil no dia 19 de novembro de 2020, após eliminar🧲 o Internacional pela fase de quartas-de-final.
O jogo foi vencido pelo América nos pênaltis pelo placar de 6 a 5, após🧲 perder no tempo normal por 1 a 0 no Estádio Independência e tendo vencido a partida de ida no dia🧲 11 de novembro de 2020 por 1 a 0 no Estádio Beira-Rio, vindo a terminar essa competição em terceiro lugar.
[32]🧲 Na Série B de 2020 terminou como vice-campeão, perdendo o primeiro lugar pelo saldo de gols, um gol a menos🧲 que a campeã Chapecoense, empatando em todos os outros critérios exceto no de números de gols, o América tinha um🧲 gol a mais e sagrava-se campeão até os 51 minutos do segundo tempo, quando a Chape marcou, de pênalti, o🧲 terceiro gol na vitória de 3 a 1 sobre o Confiança na última rodada, ficando o América com o acesso🧲 para a Série A.[33]
Em 2021 o América se destacou novamente, após ficar com o vice do Campeonato Mineiro em uma🧲 decisão com dois empates, definido no critério de desempate do primeiro turno, o time alcançou bet 365 speedway segunda melhor campanha no🧲 Brasileirão, atrás apenas do 7º lugar em 1973, e com a bet 365 speedway melhor campanha no Campeonato Brasileiro por pontos corridos,🧲 conseguindo ainda quebrar o tabu de nunca ter se mantido por dois anos consecutivos na primeira divisão nesta modalidade de🧲 disputa.
No dia 9 de Dezembro de 2021, com dois gols de Ademir diante do São Paulo o América vencia e🧲 garantia o oitavo lugar no Campeonato Brasileiro de 2021 e a classificação inédita para a Copa Libertadores da América de🧲 2022.
Em 23 de Fevereiro de 2022 o América estreava na bet 365 speedway primeira competição continental diante do Guarani do Paraguai na🧲 Arena Independência em jogo válido pela Segunda Fase da Copa Libertadores da América 2022.
Apesar de pressionar durante todo o jogo🧲 com ampla superioridade e vencendo em todos os quesitos estatísticos o América acabou sofrendo o gol em um contra ataque🧲 nos acréscimos do segundo tempo.
A definição da classificação ficou para o segundo jogo, no Paraguai o América precisava vencer por🧲 2 gols de diferença ou 1 para levar para as penalidades.
No dia 02 de Março de 2022 o América foi🧲 até o Estádio Defensores del Chaco para enfrentar o Guaraní, precisando do resultado o time acabou sofrendo um gol de🧲 pênalti aos 12 minutos do primeiro tempo.
Aos 15 em um cabeceio o time da casa ampliou o placar.
Precisando agora de🧲 3 gols para levar a decisão para as penalidades o América voltou para o segundo tempo com uma outra postura,🧲 com Wellington Paulista marcando dois gols, aos 59 e 74.
Com os gols o América foi para cima do adversário e🧲 aos 92 minutos Pedrinho acertou um chute de rara felicidade com a bola batendo no travessão e quicando dentro do🧲 gol.
Na decisão por pênaltis após um 5 x 5 nas cobranças regulamentares, nas alternadas um 2 x 1, com Jailson🧲 defendendo a 7º cobrança do Guarani, e Everaldo marcando o gol da classificação.
Títulos e destaques [ editar | editar código-fonte🧲 ]Campeão invicto
Torneios internacionais
Mini Torneio de Maribor: 1999Torneios nacionais
Torneio Quadrangular de Belo Horizonte: 1948
Triangular de Belo Horizonte: 1955, 1956 e 1964
Quadrangular🧲 de Juiz de Fora: 1957
Torneio Preliminar do Torneio Centro-Sul: 1968Torneios estaduais
Taça Casa Veado Municiadora: 1917
Torneio Imprensa: 1920
Torneio CBD/Minas: 1927
Torneio Relâmpago:🧲 1939
Torneio Noturno de Belo Horizonte: 1949
Torneio Quadrangular A.M.C.E.: 1953
Torneio Triangular de Uberaba: 1953
Torneio Quadrangular de Juiz de Fora: 1956
Torneio Quadrangular🧲 de Barbacena: 1957
Torneio Triangular de Belo Horizonte: 1961
Torneio Quadrangular de Teófilo Otoni: 1963
Torneio de João Monlevade: 1963
Torneio Hexagonal de Belo🧲 Horizonte: 1965
Torneio Pentagonal de Aniversário do América: 1966
Campanhas de destaque [ editar | editar código-fonte ]
Títulos das categorias de base🧲 [ editar | editar código-fonte ]Internacionais
Taça Feyenoord de Juniores: 2002
Stemwede Cup de Juniores: 2004
Torneio de Kerkrade de Juniores: 2007
Torneio de🧲 Altsttaten de Juniores: 2008
Norhalne Cup de Juvenis: 2009
Los Barbados Youth Tournament: 2012NacionaisEstaduais
Campeonato Mineiro de Aspirantes: 18 vezes - 1916, 1917,🧲 1918, 1919, 1920, 1921, 1922, 1924, 1925, 1929, 1934, 1945, 1946, 1955, 1957, 1958, 1963 e 1963
Campeonato Mineiro de Juniores:🧲 18 vezes - 1953, 1954, 1956, 1957, 1959, 1960, 1961, 1963, 1965, 1974, 1996, 1997, 2000, 2002, 2004, 2008, 2009🧲 e 2021
Copa Integração de Juniores: 1 vez - 2008
Campeonato Mineiro de Juvenis: 4 vezes - 1974, 1985, 1997 e 2014
Campeonato🧲 Mineiro de Infantis: 6 vezes - 1981, 2001, 2003, 2004, 2008 e 2011
Copa Integração de Infantis: 2 vezes - 2003🧲 e 2004
Participações em 2023
Cronologia do América Futebol Clube Era Pré-Mineirão 30 de abril de 1912 – Fundação do América Foot-ball🧲 Club , com as cores verde e branco na camisa.
, com as cores verde e branco na camisa.
1913 – O🧲 América adota os calções pretos.
1914 – Absorve o Minas Gerais Futebol Clube .
Conquista seu primeiro campo de futebol.
Primeira vitória oficial,🧲 contra o Atlético-MG, por 1 a 0, com gol de Júlio Cunha..
Conquista seu primeiro campo de futebol.
Primeira vitória oficial, contra🧲 o Atlético-MG, por 1 a 0, com gol de Júlio Cunha.
1915 – Vence o Time dos Ingleses de Nova Lima🧲 por 3 a 0.
Vitória por 2 a 1 sobre o Hygienicos , na primeira partida da história do Campeonato Mineiro,🧲 no qual o América terminaria em segundo lugar.por 3 a 0.
Vitória por 2 a 1 sobre o , na primeira🧲 partida da história do Campeonato Mineiro, no qual o América terminaria em segundo lugar.
1916 – Campeão Mineiro.
1917 – Campeão Mineiro.
1918🧲 – Campeão Mineiro.
1919 – Campeão Mineiro.
Inaugura o primeiro campo gramado de Belo Horizonte.
1920 – Campeão Mineiro.
1921 – Campeão Mineiro.
1922 –🧲 Campeão Mineiro.
1923 – Campeão Mineiro.
1924 – Campeão Mineiro.
1925 – Campeão Mineiro.
1926 – 3º no Campeonato Mineiro.
1927 – 3º no Mineiro.
1928🧲 – 4º no Mineiro.
1929 – 4º no Mineiro.
1930 – 2º no Mineiro.
1931 – 2º no Mineiro.
1932 – 4º no Mineiro.
1933🧲 – 5º no Mineiro.
Adota as cores vermelho e branco, em protesto contra as ligas organizadoras.
1934 – 3º no Mineiro.
1935 –🧲 4º no Mineiro.
1936 – 3º no Mineiro.
1938 – 4º no Mineiro.
1939 – 4º no Mineiro.
1940 – 4º no Mineiro.
1941 –🧲 3º no Mineiro.
1942 – 2º no Mineiro.
1943 – 3º no Mineiro.
Volta a adotar o seu uniforme original.
1944 – 3º no🧲 Mineiro.
1945 – 3º no Mineiro.
1946 – 5º no Mineiro.
1947 – 3º no Mineiro.
1948 – Campeão Mineiro.
Campeão do Torneio Quadrangular de🧲 Belo Horizonte (Copa dos Campeões).
Inaugura o Estádio Otacílio Negrão de Lima.
1949 – 2º no Mineiro.
1950 – 3º no Mineiro.
Inauguração do🧲 Estádio Independência.
1951 – 6º no Mineiro.
1952 – 4º no Mineiro.
1953 – 5º no Mineiro.
1954 – 5º no Mineiro.
1955 – 3º🧲 no Mineiro.
1956 – 3º no Mineiro.
1957 – Campeão Mineiro.
1958 – 2º no Mineiro.
1959 – 2º no Mineiro.
1960 – 2º no🧲 Mineiro.
1961 – 4º no Mineiro.
1962 – 5º no Mineiro.
1963 – 5º no Mineiro.
1964 – 2º no Mineiro.
Fecha as categorias de🧲 base e perde meio time de jovens promessas para o Cruzeiro.
Era Mineirão 1965 – 2º no Mineiro.
Inauguração do Estádio do🧲 Mineirão.
1966 – 5º no Mineiro.
1967 – 8º no Mineiro.
1968 – 6º no Mineiro.
1969 – 3º no Mineiro.
1970 – 3º no🧲 Mineiro.
O América lança a camisa verde-limão e preta.
1971 – Início no Campeonato Brasileiro – Série A, terminando em 18º.Campeão Mineiro.
1972🧲 – 22º no Brasileiro Série A.3º no Mineiro.
1973 – 7º no Brasileiro Série A.2º no Mineiro.
1974 – 30º no Brasileiro🧲 Série A.5º no Mineiro.
1975 – 34º no Brasileiro Série A.5º no Mineiro.
1976 – 48º no Brasileiro Série A.6º no Mineiro.
1977🧲 – 46º no Brasileiro Série A.9º no Mineiro.
1978 – 68º no Brasileiro Série A.7º no Mineiro.
1979 – 20º no Brasileiro🧲 Série A, rebaixado a Série B do Brasileiro por critérios de ranking da CBF.3º no Mineiro.
1980 – 20º no Brasileiro🧲 Série B.5º no Mineiro.
1981 – 20º no Brasileiro Série B.6º no Mineiro.
1982 – 47º no Brasileiro Série B.4º no Mineiro.
1983🧲 – 45º no Brasileiro Série B.5º no Mineiro.
1984 – 21º no Brasileiro Série B.5º no Mineiro.
1985 – 12º no Brasileiro🧲 Série B.3º no Mineiro.
1986 – 26º no Brasileiro Série B, rebaixado a Série C do Brasileiro por critérios de ranking🧲 da CBF.7º no Mineiro.
1987 – 15º no Brasileiro Série C, promovido a Série B do Brasileiro.4º no Mineiro.
1988 – 9º🧲 no Brasileiro Série B.5º no Mineiro.
1989 – 81º no Brasileiro Série B, rebaixado a Série C do Brasileiro.5º no Mineiro.
Passa🧲 a administrar e a mandar seus jogos no Estádio Independência.
1990– 2º no Brasileiro Série C, promovido a Série B do🧲 Brasileiro.3º no Mineiro.
1991 – 40º no Brasileiro Série B.6º no Mineiro.
1992 – 6º no Brasileiro Série B, promovido a Série🧲 A do Brasileiro.2º no Mineiro.
1993 – 16º no Brasileiro Série A, rebaixado a Série B do Brasileiro, punido por 2🧲 anos por ter acionado a justiça contra a CBF.
Primeira participação na Copa do Brasil 25º lugar.Campeão Mineiro.
1994 – 18º lugar🧲 na Copa do Brasil.3º no Mineiro.
1995 – 2º no Mineiro.
1996 – 5º no Brasileiro Série B.3º no Mineiro.
Campeão da Copa🧲 São Paulo de Juniores.
22º na Copa do Brasil.
1997 – Campeão Brasileiro Série B, promovido a Série A do Brasileiro.
29º na🧲 Copa do Brasil.4º no Mineiro.
1998 – 21º no Brasileiro Série A, rebaixado a Série B do Brasileiro.
11º na Copa do🧲 Brasil.3º no Mineiro.
1999 – 7º no Brasileiro Série B, promovido a Série A do Brasileiro.
21º na Copa do Brasil.2º no🧲 Mineiro.
2000 – 23º no Brasileiro Série A.
37º na Copa do Brasil.
Campeão da 1ª Copa Sul Minas.
6º na Copa dos Campeões.2º🧲 no Mineiro.
Século XXI 2001 – 26º no Brasileiro Série A, rebaixado a Série B do Brasileiro.
40º na Copa do Brasil.Campeão🧲 Mineiro.
2002 – 7º no Brasileiro Série B.
52º na Copa do Brasil.
3º no Super Campeonato Mineiro.
2003 – 22º no Brasileiro Série🧲 B.3º no Mineiro.
2004 – 21º no Brasileiro Série B, rebaixado a Série C do Brasileiro.
29º na Copa do Brasil.2º no🧲 Mineiro.
2005 – 48º no Brasileiro Série C.
33º na Copa do Brasil.7º no Mineiro.
Campeão da Taça Minas Gerais.
2006 – 9º no🧲 Brasileiro Série C.
34º na Copa do Brasil.4º no Mineiro.
2007 – Desqualificado para a disputa do brasileiro.
12º no Mineiro, rebaixado ao🧲 Módulo II do Mineiro.
2008 – 20º no Brasileiro Série C.
Campeão do Mineiro Módulo II, promovido ao Módulo I do Mineiro.
2009🧲 – Campeão Brasileiro Série C, promovido o Brasileiro Série B.
48º na Copa do Brasil.5º no Mineiro.
2010 – 4º no Brasileiro🧲 Série B, promovido para o Brasileiro Série A.6º no Mineiro.
Em convênio com o Governo de Minas Gerais inicia a demolição🧲 e reconstrução do Estádio Independência.
2011 – 19º no Brasileiro Série A, rebaixado para a Série B no Brasileiro.3º no Mineiro.
Campeão🧲 Brasileiro Sub–20.
2012 – 8º no Brasileiro Série B.
23º na Copa do Brasil.2º no Mineiro.
Ano do Centenário do clube.
Reinauguração do Estádio🧲 Independência, que passa a chamar-se Arena Independência, com capacidade para 23 018 torcedores.
2013 – 9º no Brasileiro Série B.
21º na🧲 Copa do Brasil.8º no Mineiro.
2014 – 5º no Brasileiro Série B.3º no Mineiro.
39º na Copa do Brasil.
2015 – 4º no🧲 Brasileiro Série B, promovido para a Série A.
39º na Copa do Brasil.5º no Mineiro.
2016 – 9º na Primeira Liga.Campeão mineiro.
20º🧲 no Brasileiro Série A e rebaixado à série B de 2017.
19º na Copa do Brasil.
2017 – Campeão brasileiro Série B,🧲 promovido a Série A do Brasileiro.
34º na Copa do Brasil.
14º na Primeira Liga.3º no Mineiro.
2018 – 18º no Brasileiro Série🧲 A e rebaixado a Série B de 2019.3º no Mineiro.
16º na Copa do Brasil.
2019 – 5º no Brasileiro Série B.
49º🧲 na Copa do Brasil.3º no Mineiro.
2020 – Vice-campeão no Brasileiro Série B, promovido para a Série A do Brasileiro.3º no🧲 Mineiro.
3º na Copa do Brasil.
2021 – 2º no Mineiro.
24º na Copa do Brasil.
8° no Campeonato Brasileiro, conquistando uma vaga inédita🧲 na Copa Libertadores da América de 2022.
2022 - 5º no Mineiro.
Eliminado na Copa Libertadores na fase de grupos.
10º no Brasileiro🧲 Serie A.
O América conquistou não somente um, mas dois decacampeonatos, vencendo no primeiro e no segundo quadros.
O Coelho conquistou a🧲 Tríplice Coroa em 1957, sendo campeão mineiro profissional, aspirante e juvenil.
O América já forneceu quatro jogadores para a Seleção Brasileira🧲 principal, tendo eles um total de dez participações.
Dos atletas formados pelo América e que disputaram jogos na seleção canarinho por🧲 outros clubes, são exemplos Fred e Gilberto Silva, que tiveram participação na Seleção Brasileira e disputaram a Copa do Mundo🧲 de 2006, na Alemanha.
O América é o único clube do mundo que teve atletas saídos de suas categorias de base🧲 que participaram da Copa do Mundo de 2006 em duas seleções: Fred e Gilberto Silva na Seleção Brasileira e Yuji🧲 Nakazawa na Seleção Japonesa.[34]
Em 3 de setembro de 2006, na vitória de 1 a 0 contra o Atlético-GO o América🧲 completou bet 365 speedway 4 000ª partida de futebol, apresentando a seguinte estatística:Vitórias: 1 930Empates: 1 079Derrotas: 962
Resultados desconhecidos: 29
No segundo gol🧲 da vitória por 2 a 0 sobre o Ceará, em 11 de agosto de 2015, partida disputada na cidade de🧲 Fortaleza, o América alcançou o seu 1 000º gol em campeonatos brasileiros, consideradas partidas realizadas em todas as divisões.[35]
Maior goleada🧲 em partida amistosa: 20–0 Leste Europeu, em partida amistosa realizada em Kaindorf, Áustria, em 13 de julho de 1997).
20–0 Leste🧲 Europeu, em partida amistosa realizada em Kaindorf, Áustria, em 13 de julho de 1997).
Maior goleada em partida oficial: 14–0 Palmeiras-MG🧲 (Campeonato Mineiro,29 de julho de 1928).
14–0 Palmeiras-MG (Campeonato Mineiro,29 de julho de 1928).
Maior artilheiro: Satyro Taboada (centroavante), 167 gols em🧲 1922–1935 e em 1941.
Satyro Taboada (centroavante), 167 gols em 1922–1935 e em 1941.
Maior artilheiro em uma única temporada: Ferreira, 34🧲 gols em 1968.
Ferreira, 34 gols em 1968.
Jogador que mais vezes atuou: Milagres (goleiro), 372 partidas entre 1992 e 2001.
Milagres (goleiro),🧲 372 partidas entre 1992 e 2001.
Gol mais rápido da história do futebol brasileiro: Fred (centroavante), aos 3 segundos e 17🧲 centésimos (América 1–5 Vila Nova, pela Copa São Paulo de Futebol Júnior).
Fred (centroavante), aos 3 segundos e 17 centésimos (América🧲 1–5 Vila Nova, pela Copa São Paulo de Futebol Júnior).
Maior número de pênaltis a favor, numa única partida: 4, todos🧲 convertidos por Eduardo (América 5–4 Uberlândia, no Estádio da Alameda, em 24 de outubro de 1965, pelo Campeonato Mineiro).
4, todos🧲 convertidos por Eduardo (América 5–4 Uberlândia, no Estádio da Alameda, em 24 de outubro de 1965, pelo Campeonato Mineiro).
Maior goleada🧲 em Campeonatos Brasileiros - Série A: 6–0 Goiânia (29 de agosto de 1978).
6–0 Goiânia (29 de agosto de 1978).
Maior goleada🧲 em Campeonatos Brasileiros - Série B: 5–0 Joinville (29 de outubro de 2002).
5–0 Joinville (29 de outubro de 2002).
Maior goleada🧲 em Campeonatos Brasileiros - Série C: 9–0 Jataiense (20 de agosto de 2006).
9–0 Jataiense (20 de agosto de 2006).
Maior goleada🧲 no clássico contra o Atlético-MG: 7–2 (15 de maio de 1952).
7–2 (15 de maio de 1952).
Maior goleada no clássico contra🧲 o Cruzeiro: 7–1 (24 de junho de 1923).
7–1 (24 de junho de 1923).
Maior goleada no clássico contra o Villa Nova-MG:🧲 7–2 (15 de dezembro de 1960).
[36]
* Atuou em apenas uma partida pelo time ** Foi anunciado, mas não chegou a🧲 entrar em campo em partidas oficiais
Os dez maiores artilheiros da história do América Mineiro.[37]
A torcida americana [ editar | editar🧲 código-fonte ]
Torcida do América durante jogo no Estádio Independência, em 2009
Pesquisas de institutos renomados de pesquisa (Gallup 1971, Perfil 1996🧲 e Instituto Nexus 2004) indicam a torcida americana como sendo numericamente de 4% a 5% da população da Região Metropolitana🧲 de Belo Horizonte, o que representa mais de 200 000 torcedores, só nesta região, em geral de poder aquisitivo maior🧲 do que a média da população, até porque o América tem a bet 365 speedway imagem vinculada à elite mineira.
A pesquisa Lance!–IBOPE🧲 2010 confirma os números acima, pois apresenta a torcida americana como tendo 214 273 torcedores em seu estado, o equivalente🧲 a 1,1% dos habitantes de Minas Gerais,[38] mesmo percentual encontrado pela pesquisa Lance!–IBOPE 2004 tendo ainda o Coelho torcedores principalmente🧲 em outros estados da Região Sudeste, para onde em décadas passadas migraram milhões de mineiros.
O América foi apontado como a🧲 terceira maior torcida entre os clubes de Minas Gerais na maior parte das pesquisas de torcidas já realizadas neste estado,[carece🧲 de fontes] e entre os consumidores de pacotes de jogos de TV fechada, a torcida do América aparece como a🧲 23ª entre as torcidas brasileiras,[39] o que comprova o grande poder aquisitivo de bet 365 speedway torcida.[40]
No acumulado de apostas da Timemania🧲 em 2008, o América ficou com 0,62% de todas as apostas realizadas neste ano,[41] sendo o terceiro clube mais representado🧲 de Minas Gerais entre os apostadores brasileiros neste ano.Obs.
: Públicos pagantes.
Seita Verde , fundada em 11 de setembro de 2002
,🧲 fundada em 11 de setembro de 2002 Torcida Desorganizada Avacoelhada , fundada oficialmente em 11 de novembro de 1988
, fundada🧲 oficialmente em 11 de novembro de 1988 Unida Nação Americana (UNA)(UNA) Koelhomania
Coelhões da Elite , fundada em 21 de abril🧲 de 1977
, fundada em 21 de abril de 1977 Bafo do CoelhoDeca Amigos
Coelho 7 (Sete Lagoas)
(Sete Lagoas) Torcida Organizada Mexicana🧲 Americana (TOMA), fundada em 29 de fevereiro de 2004
(TOMA), fundada em 29 de fevereiro de 2004 Coelho Sampa , formada🧲 por torcedores do América que vivem em São Paulo
, formada por torcedores do América que vivem em São Paulo Batom🧲 Verde
Torcida Camisa 12 – Em homenagem a um dos fundadores do América, em 1912, Fioravante Labruna, criada em 29 de🧲 agosto de 2020, ano I da Pandemia de COVID-19.
Chamada inicialmente Torcida Labruna 12, que passou a ser, a partir de🧲 fevereiro de 2022, Torcida Camisa 12, mantendo os demais registros.
Dia municipal americano [ editar | editar código-fonte ]
A Câmara Municipal🧲 de Belo Horizonte, através do Projeto de Lei nº 1.
707/08, instituiu o dia 30 de abril, data da fundação do🧲 clube, como o Dia do Torcedor do América Futebol Clube, data que passou a integrar o calendário turístico de BH.
Clássicos🧲 do Coelho [ editar | editar código-fonte ]
São considerados clássicos envolvendo o América, os seguintes confrontos:
Com várias músicas já tendo🧲 homenageando o Coelho em bet 365 speedway história centenária, o América tem como hino oficial obra do compositor Vicente Motta, nascido na🧲 cidade de Montes Claros.
Na década de 1990, Fernando Brandt e Tavinho Moura compuseram um segundo hino (não oficial) ao clube,🧲 mas que não obteve grande aceitação dentre os torcedores.
Além destes, o América tem o Hino da torcida (O meu América),🧲 composto pelo comediante Fernando Ângelo.[44]
Escudo e bandeira [ editar | editar código-fonte ]
O América é o único time profissional de🧲 Belo Horizonte que nunca trocou de escudo, bem como nunca mudou de nome.
O América aceita duas versões do escudo como🧲 oficiais: uma com letras verdes e fundo branco, e outra com fundo verde com letras brancas.
[45] Ambas versões estilizadas,[46] no🧲 ano de 2017 consistiam em:
As iniciais "AFC" (América Futebol Clube) entrelaçadas.
Duas estrelas amarelas simbolizando os títulos da Série B de🧲 1997 e da Série C de 2009.
Uma estrela vermelha simbolizando o título da Copa Sul-Minas em 2000.
Uma faixa em alusão🧲 ao deca-campeonato mineiro entre 1916 e 1925.
Em 2018 o América alterou as estrelas acima do escudo e seu significado, alegando🧲 a entrada do clube em um outro patamar no futebol brasileiro após a repetição de sua, até então, maior conquista:
Duas🧲 estrelas douradas significando as conquistas da Série B em 1997 e em 2017.[ 47 ]
A bandeira oficial[48] tem fundo em🧲 três listras horizontais: branca e verde (cores originais), e preta (referência ao uniforme verde e negro, marca do clube).
Em destaque🧲 tem a versão do escudo em letras verdes e fundo branco.
Escudo antigo/atual
Escudo utilizado em 2017
Escudo utilizado a partir de 2018Bandeira🧲 oficial
O primeiro mascote do América foi o Pato Donald.
Entretanto, desde 1944, o mascote do América passou a ser um coelho🧲 (criação do cartunista Fernando Pieruccetti, O Mangabeira, por encomenda do jornal Folha de Minas, em 1943).[49]
Elenco atual [ editar código-fonte🧲 ]
Última atualização: 8 de agosto de 2023.
Referências