Peça aos estudantes que analisem as características das modalidades: Quem se recorda destes esportes? Como se marca pontos nele? Lembram-se dos esportes de rede? Quem poderia dizer algumas características desses esportes? Quais os principais movimentos que fazemos nesses esportes? É necessário algum equipamento específico para jogar? Não é necessário anotar as respostas.
O propósito da análise das imagens e questionamentos é verificar aquilo que os estudantes já sabem, o que é preciso revisar ou mesmo apresentar.
É importante ajudá-los a recordar, por exemplo, a lógica de funcionamento dos esportes de rede, isto é, derrubar a bola ou peteca nos espaços vazios da quadra oposta ou fazer com que o jogador adversário cometa um erro.
Em sala comente os objetivos da aula com os estudantes e resgate o conceito de esportes de rede.
Para isso, sugere-se a utilização de uma imagem da modalidade voleibol e tênis.
Se for preciso, use imagens ampliadas, vídeos legendados ou outro tipo de material adequado às necessidades dos estudantes.
Atividade
Voleibol com rede viva
Peça aos estudantes que se organizemsite de aposttrês equipes equilibradas e com aproximadamente o mesmo número de integrantes.
Desafie-os a organizar um jogo com as características dos esportes de rede onde as três equipes jogam ao mesmo tempo.
Talvez os estudantes tenham alguma dificuldade.
Nesse caso, ajude-os questionando sobre qual a principal característica das modalidades esportivas que estão estudando, isto é, a rede.
Questione-os também acerca dos movimentos possíveis de serem realizados e os segmentos corporais utilizados para jogar.
Na sequência, desafie-os novamente a realizar um jogo onde a rede seja formada por uma das equipes: Como fariam?
A ideia central da atividade é que a equipe que atua como rede se desloque apenas sobre a linha que divide a quadra ao meio, de um lado para outro.
A equipe também pode saltar para interceptar a bola no momentosite de apostque é enviada de um lado para outro.
Quando ocorre a interceptação a equipe que perdeu a bola torna-se a rede.
Ajude-os a estabelecer regras básicas como: qual será o espaço de jogo, qual equipe começa sendo a rede, quais ações podem ser realizadas pela rede, como as equipes pontuam, quantos contatos são permitidos antes de enviar a bola ao outro lado da rede, se é permitido a bola tocar uma vez no chão.
Como sugestão, proponha que os estudantes realizem as mais variadas formas de contato com a bola, de modo a ampliar as possibilidades até chegar no movimento de rebatida.
O jogo se inicia com um saque.
Se necessário, permita que seja realizado a uma distância que os estudantes consigam enviar a bola para o outro lado.
Uma equipe pontua quando consegue derrubar a bola na quadra adversária.
Nesse caso, tem o direito de reiniciar o jogo com um novo saque.
Para esta atividade você pode utilizar uma bola de vôlei, de borracha ou quaisquer outros tipos de bolas, de diferentes tamanhos e pesos.
Por mais tempo, contudo, é possível utilizar uma bola de vôlei ou de borracha.
Desafio com bexigas
Entregue uma bexiga para cada estudante e explique que no voleibol uma das ações é não deixar a bola cair do seu lado da quadra.
Assim o desafio é manter a bexiga no ar durante o maior período de tempo usando diferentes movimentos com diferentes partes do corpo.
Quem consegue? A seguir, argumente que no voleibol, por exemplo, as ações são realizadas majoritariamente com os membros superiores.
Desse modo, o novo desafio é rebater a bexiga com os membros superiores, isto é, com as palmas das mãos, pontas dos dedos, antebraços, cotovelos, ombros, sempre variando os lados direito e esquerdo, sem deixá-la tocar o chão.
Quem consegue? Na sequência, aumente o desafio: explique que no voleibol não se joga parado, então devem realizar a mesma atividadesite de apostmovimento, andando para frente, para trás, para os lados, sobre linhas, realizando giros no próprio eixo, sentando, levantando, correndo.
O passo seguinte é solicitar que realizem o desafiosite de apostduplas, trios, rebatendo a bexiga (uma ou mais) antes que ela toque o chão.
Aumente o desafio propondo que utilizem movimentos mais parecidos com os usados no voleibol.
Posteriormente, repita os desafios usando bolas de vôlei ou de borracha.
Solicite que os estudantes estejam atentos aos movimentos realizados: quais movimentos são mais efetivos para manter a bola no ar, se é mais fácil executá-lossite de apostposição estática ousite de apostmovimento, quais partes do corpo são melhores para rebater a bola.
Ao final da atividade, proponha uma reflexão: Qual dos objetos foi mais fácil manter no ar? Por quê? Quais foram as habilidades mais utilizadas na atividade? Qual movimento foi mais efetivo para manter a bexiga no ar? E a bola? Com quais partes do corpo foi mais fácil rebater a bola e a bexiga?Mini voleibol
Prepare antecipadamente o espaço.
Questione os estudantes sobre quais materiais podem ser usados para construir a rede e como fixá-los, assim como a altura ideal para jogarem.
Por exemplo: usando um elástico, corda ou barbante (ou outro material disponível) entre as duas traves da quadra de futsal.
Se for o caso, utilize outro ponto de ancoragem no local onde as aulas de Educação Física acontecem e ajude-os a montar a rede.
É importante que a rede fique numa alturasite de apostque consigam enviar a bola por cima.
Explique que deverão construir mini quadras.
Oriente para que delimitem o espaço de jogo usando as linhas laterais da quadra de futsal como linhas de fundo da mini quadra (utilize giz, fita crepe, cones ou outro objeto para construir as linhas de fundo, caso não seja possível usar as marcações de futsal) e marque as linhas laterais usando cones, giz ou fita crepe.
É possível também adaptar a quadra de jogo ao espaço disponível dasite de apostescola.
De acordo com asite de apostturma verifique se é necessário usar outro tipo de marcação do espaço, sejasite de apostrelevo, usando cordas, por exemplo, ou empregando materiais com cores contrastantes que facilitem a visualização.
Incentive os estudantes a estabelecerem algumas regras básicas, de acordo com as características dos esportes de rede: o jogo começa com um saque ou lançamento da bola para a quadra adversária.
A bola deve ser enviada para o outro lado da rede e, se cair no lado oposto, a equipe que a lançou ganha um ponto.
Lembre-os de que a bola deve ser enviada ou derrubada sempre dentro dos limites da mini quadra.
Importante destacar que nem sempre os estudantes conseguirão enviar a bola de um lado para o outro ou realizar os passes aos companheiros.
Neste caso, permita-lhes explorar variadas formas de manipulação que lhes permita jogar a bola para o outro lado da rede.
Não é necessário limitar o número de contatos com a bola, apenas orientar que a cada vez que a equipe estiver com ela, três jogadores diferentes devem participar da jogada.
O jogo se inicia com um saque.
Se necessário, permita que seja realizado a uma distância que os estudantes consigam enviar a bola para o outro lado.
Uma equipe pontua quando consegue derrubar a bola na quadra adversária.
Nesse caso, tem o direito de reiniciar o jogo com um novo saque.
Estimule-os a observar o posicionamento dos jogadores adversários e assim pensar estratégias que facilitem derrubar a bola na quadra oposta.
Observe atentamente os jogos e visite os grupos, faça pequenas pausas e, como sugestão, pergunte-lhes: Qual é o objetivo do jogo? (Rebater a bola por cima da rede e derrubá-la no lado oposto).
O que a equipe de posse da bola deve fazer? (Rebater a bola para os espaços vazios da quadra oposta).
O que a equipe sem a posse da bola deve fazer? (Proteger os espaços vazios dasite de apostquadra).
Quando a bola é lançada para o nosso lado da quadra é adequado enviá-la para a quadra adversária diretamente? Por quê? (Não.
Porque assim dificilmente vamos acertar os espaços vazios).
Então o que se deve fazer? (Passar a bola para três companheiros e então enviá-la à quadra adversária).
Por quê? (Assim temos mais tempo para preparar o ataque e dificultar a defesa do adversário).
Durante a pausa para questionamentos é necessário perspicácia para aproveitar as respostas dos estudantes e dar seguimento ao diálogo.
Ao surgirem respostas que não sejam adequadas, valorize-as e conduza os estudantes para que alcancem as respostas corretas.
Se achar necessário, permita que experimentem o jogo mais uma vez.
Mini voleibol 2
Nesta atividade será utilizada a estrutura e organização do jogo anterior, porém com algumas modificações.
Sugere-se a utilização de uma bola grande e leve que flutue por mais tempo.
Caso não seja possível, utilize aquela que estiver disponível.
É importante que você estabeleça todas as regras.
A ideia é que os estudantes não tenham muito espaço para organizar adaptações de regras ou modos de jogo.
Nesta atividade toda a organização do jogo será predefinida como no esporte de rendimento
Organize a área de jogo utilizando as marcações da quadra de voleibol (ou construa as marcações usando giz, fita crepe ou outro objeto no espaço disponível).
Novamente, verifique se é necessário usar outro tipo de marcação do espaço, sejasite de apostrelevo ou materiais coloridos que facilitem a visualização.
Solicite aos estudantes que se organizemsite de aposttrês equipes com aproximadamente seis a oito integrantes.
Peça-lhes para decidir quais equipes iniciam o jogo e qual ficará "de fora".
A equipe A inicia o jogo com um saque por baixo.
Importante: se necessário, permita que os estudantes realizem o movimento a uma distância que possibilite que a bola seja passada para o outro lado por cima da rede.
A equipe B deve recepcionar a bola realizando três contatos, não sendo permitido segurar a bola.
Caso esteja utilizando uma bola que não tenha grande flutuabilidade, permita que a bola toque no chão uma vez antes de ser recepcionada, ou faça outra adaptação que julgar necessária.
A equipe que conseguir derrubar a bola na quadra contrária ou forçar o adversário a cometer um erro marca um ponto.
Quando uma equipe sofre um ponto, é substituída imediatamente pela equipe que está "de fora".
Sugere-se permitir que as equipes se reúnam para traçar suas estratégias de ataque e defesa.
Observe atentamente o jogo e registre, se necessário.
Lembre-se de que é importante que as práticas levem os estudantes a perceber e reconhecer as suas potencialidades.
Devem explorar diferentes maneiras de executar a tarefa e resolver problemas motores.
Porém, é importante que todos cumpram o que foi proposto.