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Pôquer (português brasileiro) ou póquer (português europeu) (do inglês poker) é um jogo de cartas jogado por duas ou mais pessoas muito comum em casinos.

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Quando houver uma dupla na mão do jogador e uma dupla na mesa, essa não pode ser usado como critério de desempate em caso de uma jogada superior de outro jogador.

Para jogar pôquer é preciso aprender as regras e procedimentos básicos do jogo, os valores das várias combinações de cartas (ver mão de pôquer) e as regras sobre as apostas e seus limites.

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Acabou Chorare é o segundo álbum de estúdio do grupo musical brasileiro Novos Baianos.

O disco foi lançado como Long Play em 1972 pela gravadora Som Livre, após o relativo sucesso de É Ferro na Boneca (1970), que ainda procurava identidade.

Adotando a guitarra expressiva de Jimi Hendrix e a brasilidade de Assis Valente, e sobretudo a influência estrondosa de João Gilberto, que também serviu de mentor do grupo na época da realização do disco, o grupo realizou uma obra que apresenta grande versatilidade de gêneros musicais.

Sua faixa de abertura, "Brasil Pandeiro", foi proposta por Gilberto e é um dos sambas, ao lado de "Recenseamento", que Valente havia escrito para a recém-chegada Carmen Miranda dos Estados Unidos; ela aceitou a segunda, mas ignorou a primeira, que ficou em ostracismo até a regravação dos Anjos do Inferno.

O título do álbum e a faixa homônima também foram inspirados no estilo de bossa nova de Gilberto e numa história contada por ele sobre bet 65 365 filha com Miúcha, a então bebê Bebel Gilberto, e representa a proposta principal do disco de criticar a tristeza que então dominava a música popular brasileira com alegria, prazer e jocosidade.

"Preta Pretinha", por bet 65 365 vez, virou mania nacional, e "Besta é Tu" e "Tinindo Trincando" dominaram as rádios do país, esta última um belo exemplo da mistura de baião com rock psicodélico.

Mais de 50 anos após seu lançamento, o álbum permanece como um dos mais importantes da música popular brasileira e também um dos mais influentes.

Novas gerações de músicos, especialmente cantoras, como Vanessa da Mata, Marisa Monte, Céu, Roberta Sá, Mariana Aydar, beberam de bet 65 365 fonte e, além de bet 65 365 fama, gozou de amplo reconhecimento crítico.

[1] Em 2007, na eleição de Lista dos 100 maiores discos da música brasileira feita pela Rolling Stone, Acabou Chorare aparece em primeiro lugar, sendo considerado obra-prima pelos estudiosos, produtores e jornalistas convocados para a votação.

A banda goiana Pedra Letícia faz uma alusão tanto ao nome do trabalho quanto ao nome do grupo em seu quarto CD de estúdio intitulado Velhos Goianos - Começou Risare.Não é uma família.Talvez um time.NOVOS BAIANOS.Mais perto do som.

No seu mundo subterrâneo.À beira do abismo.

Por fora de 'Ismos'.Na porta.

Varrendo o terreiro.

Lavando os pratos como quem faz música.

Sem prantos, no fonte, na boca da criação...(...

) - Luiz Galvão, letrista, biógrafo e mentor intelectual do grupo, no encarte de Acabou Chorare.

Sob a cartilha da transgressão, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Galvão, Baby Consuelo e Moraes Moreira realizaram o primeiro disco dos Novos Baianos, É Ferro na Boneca (1970), em São Paulo.

Tocaram juntos pela primeira vez em Salvador, 1969, no espetáculo "Desembarque dos bichos depois do dilúvio", com a banda dos irmãos Pepeu e Jorginho Gomes, que era baterista.

[2] Em 1971, mudaram-se para o Rio de Janeiro, onde, depois de dividirem uma cobertura, terminaram dividindo um sítio na estrada para Jacarepaguá: o Cantinho/Sítio do Vovô (onde gravariam Acabou Chorare).

[2] Mas, antes disso, para pedir proteção musical na nova cidade, Galvão contatou João Gilberto, que conhecia desde a adolescência em Juazeiro, e este prometeu visitá-los um dia em Botafogo, dizendo "Sempre sonhei ter um grupo que todo mundo morasse junto.

Sempre sonhei com isso.Nunca consegui".

[3][4] Sobre a mudança para Jacarepaguá, Paulinho Boca explica: "Acabamos saindo do centro porque estávamos manjados, dando pinta.

Todo mundo estava cabeludo, nego dando recado.

Era melhor arranjar um lugar tranquilo, natural, que tivesse mato.

"[5] Paulinho e Moraes chegaram a ser presos num armazém pelo aspecto cabeludo deles, mas logo foram soltos.

[2] O comportamento hippie não deixou de ser registrado nas obras.

O primeiro disco traz canções, dentre as muitas do grupo, que possuem várias apologias às drogas, mas que nunca eram censuradas pelo regime militar: a faixa-título, por exemplo, diz olhe o produto que há na bagagem, e não é uma estrada, é uma viagem...[2]

"João Gilberto foi se enturmar logo com os então frenéticos roqueiros e loucaços...

Novos Baianos! Sem medo, sem preconceitos de qualquer ordem.

Sem qualquer pretensão que não o contato humano com os - aparentemente - contrários, João foi recebido de braços e guitarras abertos por Joãozinho Trepidação, Baby Consuelo, Paulinho Boca de Cantor e o resto do time.

" [ 6 ] Nelson Motta , 1980.

Entretanto, certa vez, no apartamento de Botafogo, chegou um homem que poria o grupo em ordem.

De terno e gravata, tocou a campainha e despertou a atenção de Dadi, que logo pensou: "Ih, sujou, Polícia Federal!".

Mas era João Gilberto-baiano que viria a ser o mentor (musical e espiritual) e principal influência dos Novos Baianos durante um bom tempo.

[7] Eram frequentes as suas visitas, mesmo em Jacarepaguá; o próprio diz que ia lá com a esposa Miúcha e a filha pequena Bebel Gilberto "a passeio, e aproveitava a viagem para ouvir o que os malucões estavam tocando, compondo, inventando (...

)"[8] Assim, acrescido aos gostos dos Novos Baianos pela então recente Tropicália, pelo choro, o afoxé, o trio elétrico e Jimi Hendrix, os encontros com Gilberto propiciaram novas inspirações,[7] e um verdadeiro reencontro com as raízes musicais da Bahia e do Brasil.

[9] Galvão conta que, para os Novos Baianos, João Gilberto lhes apresentava "o samba de verdade de Assis Valente" e os aconselhou, junto com a proposta da gravação de "Brasil Pandeiro", "a se voltarem para dentro de si mesmos".[10]

Diversos autores apontam que foi justamente a presença de Gilberto que possibilitou a criação de Acabou Chorare.

[10][12][13] O próprio título surgiu de uma conversa entre eles, ao contar que bet 65 365 filha, Bebel Gilberto, ainda pequena, misturava o português com o castelhano que ouvia quando morava no México com os pais, frequentemente usado quando a menina tombava ou esbarrava em algo e chorava, pondo o pai e o resto da família a correr atrás dela, ao que ela respondia, para o conforto de todos: "acabou chorare, acabou chorare".

[10][14] De acordo com Galvão,

"Telefonei para João Gilberto contando que estava fazendo uma letra ["Acabou Chorare"] sobre essa relação com a abelhinha.

João me disse: 'Fenomenal! Eu estava falando com o poeta Capinan, e ele lembrava que a abelha beija a flor e faz o mel, e eu gostei e completei: E ainda faz zun-zun.

' Perguntei a João: 'Posso usar isso?' E ele aprovou dizendo: 'Deve'.

Não parou por aí, João contou-me que Bebel, bet 65 365 filha, quando eles moraram no México, levara uma pancada [...

] e ele, preocupado, acudiu com a aflição de pai nessas horas, mas Bebel reagira corajosamente e, na bet 65 365 inocência de criança, falava uma língua em formação, acalmando-o: Não, acabou chorare." [ 15 ]

Como escreveu Ricardo Azevedo, "no ouvido dos Novos Baianos isso era suficiente para virar música".

[14] E, como Baby relembra, "Saído da boca de uma criança mostrava que tínhamos lacrimejado demais.

Queríamos o Brasil alegre de volta.

"[16] Assim, após gravarem todas as faixas de forma rasteira e precária pela Polygram, sob a sugestão vinda de Nelson Motta de gravá-las na casa de Jorge Karan, eles romperam com a gravadora e conseguiram cativar a aposta do produtor Eustáquio Sena e de João Araújo, dono e diretor da Som Livre, conhecido futuramente como pai de Cazuza, que bancou a gravação de Acabou Chorare e impulsionou a carreira dos Novos Baianos.[17][18]

Gravação e produção [ editar | editar código-fonte ]

Sob tal influência, Acabou Chorare foi composto e gravado.

No sítio de Jacarepaguá, vivia toda a banda junto com mais outros parentes e amigos, no estilo de vida comunitário típico dos hippies; a quantidade de moradores era suficiente para promover animadas peladas nos finais de tarde, o que os fez criar o time Novos Baianos F.C.

e lançarem o disco pós-Acabou Chorare justamente com tal título, Novos Baianos F.C.(1973).

Como conta Moreira, "Podia faltar grana para a comida, mas sempre tínhamos dinheiro para comprar maconha e equipamentos esportivos.

"[19] A rotina do Cantinho do Vovô era simples.

Como conta Paulinho Boca, "Depois do café da manhã, Galvão ia compor, Moraes ficava tocando.

A gente se exercitava muito, ia pra praia de bicicleta.

Quando o sol estava acabando, começava o baba", diz, referindo-se ao codinome baiano para as peladas de futebol.

[20] A capa do disco, uma mesa de madeira que havia sido construída por Pepeu, mostra pratos e copos espalhados, talheres e panelas desarrumadas, moscas e farinha, simbolizando "mistura" musical e o espírito comunitário do grupo no sítio.

[20][21] Em 1972, ela recebeu prêmio de melhor produção gráfica do ano; a arte leva assinatura de Antônio Luis Martins, mais reconhecido como "Lula", protagonista do cult-movie Meteorango Kid - O Herói Intergalático (1970), de André Luiz de Oliveira.[22]

Foram ao todo dois anos de elaboração da linguagem musical do disco, com o grupo compondo, ensaiando, desenvolvendo o álbum, e João Gilberto dando toques e sugestões.

[23] Segundo Moraes Moreira, era natural morar, produzir, compartilhar tudo junto à comunidade do sítio: "Era uma coisa que ia acontecendo dentro daquele caos que a gente vivia.[...

] A gente não fechava a porta do quarto para compor.

Era ali no meio de todo mundo, na alegria.

A gente achava que isso ia influir na nossa música.E influiu.[...

] Para nós, a vida era o ensaio.

Quando fomos gravar o Acabou Chorare, tudo já estava debaixo do dedo de tão ensaiado do dia-a-dia.

Você ouve e percebe que o disco foi gravado em quatro canais.

"[23] Mesmo que os músicos dos Novos Baianos se sentissem inquestionavelmente inferiores ao seu mestre-e embora sentissem orgulho de "roubar" por vezes os acordes de Gilberto-foram muito virtuosos no sentido de, numa época em que não existia afinador, tocarem uma mistura de acústico e elétrico com afinação impecável.

[23] Segundo Moraes, isso se deve ao fato de que, embora adotassem comportamentos exóticos e usassem drogas como o LSD, música era assunto sério para eles.

[22][23] Paulo César Salomão, técnico de som, morava nos lugares do terreno onde ficavam o galinheiro hoje desativado e o chuveiro coletivo.

Virava madrugadas estudando eletrônica e-como ainda não havia recursos para comprar peças novas para as guitarras do disco-teve de melhorar o som da Supersonic entalhando o instrumento, "dentro do qual acoplou capacitores removidos do televisor (não assistido) que a família tinha no sítio".[22]

O "truque do televisor", como ficou conhecido, é notável sobretudo na "abelhuda estridência" de "Bilhete Para Didi" e no solo de "Mistério do Planeta".

[22] Salomão também foi hábil em transformar o galinheiro em estúdio, colocar amplificadores, e caixas de som nos galhos de árvores.

[20] Ali perto, tomavam banho coletivo: "Não era todo mundo nu, libidinagem", conta Paulinho, "era sexo, drogas e rock'n'roll, mas tudo em casa.

Diziam que a gente era sujo, piolhento, mas todo mundo tomava banho todo dia, ficava cheirosinho.

Fazíamos uma refeição por dia, 'almojanta', e íamos tocar.

Era quando se criava mais.

"[20] Dadi Carvalho revela que eram raras as saídas: "Apesar do sucesso das músicas no rádio, não rolavam muitos shows, então a grana era meio curta.

E no sítio tinha muita gente morando [...

] muitas bocas para alimentar e pouca grana.

Isso não era um problema, porque a gente se divertia demais, vivia filosoficamente.

Descobrir uma nova forma de vida era o foco.

"[24] Mesmo o dinheiro conseguido nos espetáculos era posto numa sacola atrás da porta da cozinha, para todos o usarem conforme as necessidades.

[17] Com esses comportamentos radicais demais, eles conseguiram cativar a aposta de João Araújo, dono e diretor da Som Livre, conhecido futuramente como pai de Cazuza, que bancou a gravação de Acabou Chorare no Sítio do Vovô e impulsionou a carreira dos Novos Baianos.[18]

A craviola, instrumento de 12 cordas projetado por Paulinho Nogueira, e usado em Acabou Chorare ao lado de cavaquinhos e guitarras elétricas.

Grande parte da diversidade e criatividade do disco deve-se à mistura de samba com rock.

[25][26] Segundo Galvão, "Samba naquela época era coisa só de universitário.

Muito ruim, porque universitário não sabe fazer samba mesmo.

Aí a gente nasceu anti-samba.

"[27] Mas, por intermédio de João Gilberto, o grupo, que antes adotava formas de música pesada, elétricas, tomou gosto pelo samba e o "apresentou" ao rock.

O resultado é que a beleza sonora do disco consiste em cavaquinhos, percussão brasileira e guitarra elétrica.

[27] Isto é, uma fusão de instrumentos de choro e samba (cavaquinho e violões) com guitarras, e um toque joãogilbertiano de bossa nova.[28]

Os Novos Baianos não eram, no entanto, os primeiros a unir a energia do rock com ritmos de samba.

A regravação d'Os Mutantes para a canção "A Minha Menina", originalmente de Jorge Ben Jor, também tinha a mesma proposta.

[25] Mas foram eles, sim, os primeiros a orientar todo um álbum nesse sentido.

Gilberto também apresentou aos Novos Baianos músicos como Ary Barroso, Herivelto Martins e Noel Rosa e o grupo teve a sensibilidade de incorporar os ensinamentos do pai da bossa nova com suas influências de rock.

Então, os gêneros frevo, baião, choro, afoxé, samba e rock'n'roll foram ajustados ao vocal do grupo e, embora sejam distintos um do outro, convivem pacificamente junto a cavaquinhos e guitarras elétricas no ambiente sonoro do disco.

[27][29] Como explica Moraes Moreira,

"Estávamos influenciados pelo rock, ouvíamos muito Jimi Hendrix, Janis Joplin, todas aquelas bandas dos anos 70.

Mas foi ali, com o João Gilberto, que a gente acordou para o samba.

Quando ele nos mostrou "Brasil Pandeiro", do Assis Valente – chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar o seu valor –, entendemos qual era a mensagem dele.

Começamos a incorporar no nosso som o cavaquinho, o pandeiro, tudo isso, sem perder a pegada do rock.

Era samba com energia de rock.

Foi isso que fez os Novos Baianos chegar diferente.

Fizemos o disco Acabou Chorare, foi um marco." [ 23 ]

Além da influência de João Gilberto, o virtuoso guitarrista Pepeu Gomes ainda adotou o choro como uma de suas maiores inspirações, em parte graças a um bandolim dado de presente pelo Paulinho da Viola.

[30] Gomes também aparece no disco tocando craviola, instrumento de 12 cordas projetado pelo violonista brasileiro Paulinho Nogueira, e que ele aproveita em Acabou Chorare para dar solos notáveis junto a cavaquinhos e guitarras elétricas.

[31] Como se sabe, o técnico de som Paulo César Salomão utilizou peças da televisão do Sítio do Vovô para fazer com que Pepeu obtivesse sons distorcidos na guitarra; na verdade, desde os 14 anos de idade Pepeu dedicava-se à construção de peças como o "guibando" (fusão de guitarra e bandolim) e os modelos PG, feitos com Roger Meyer, técnico de guitarra de Hendrix.

[17] Outra observação estilística notável neste disco, fruto da relação produtiva com Gilberto e que serve de comparação com É Ferro na Boneca (1970), diz respeito ao modo como Moraes Moreira toca violão: enquanto no compacto de 70 o violonista batia nas cordas, feito roqueiro, ativando todas as notas de cada acorde executado de uma só vez, como em "Globo da Morte", a partir de Acabou Chorare percebe-se que ele passa a tocar puxando as cordas, como o faziam os sambistas e, inclusive, João Gilberto.[32]

Moraes Moreira e Pepeu Gomes serviram de arranjadores das canções, este primeiro também tocando violão base e cantando e o segundo encarregando-se da craviola e da guitarra elétrica; quando não era a cantora principal, Baby Consuelo tocava maracas, triângulo e afoxé; Dadi Carvalho toca baixo elétrico, enquanto Paulinho Boca de Cantor usava a voz e pandeiro e Jorginho Gomes tocava bateria, cavaquinho e bongo.[36]

A faixa que abre o disco, "Brasil Pandeiro", foi sugestão de João Gilberto, e é uma canção que, ao lado de "Recenseamento", havia sido composta por Assis Valente à bet 65 365 musa Carmen Miranda, que retornava ao Brasil em 1940.

Carmen gravou a segunda canção, mas, sobre "Brasil Pandeiro", soltou: "Assis, isso não presta.

Você ficou borocoxô.

"[37] O compositor, magoado, não compreendeu os motivos, principalmente por considerar a canção de boa qualidade, e mais ainda depois que os Anjos do Inferno fizeram sucesso com ela.

[37] Compatível à "Aquarela do Brasil" que, inclusive, possui um motivo rítmico do acompanhamento repetido na canção de Valente, com intenção de imitar o tamborim, "Brasil Pandeiro" mostra que a escolha do pandeiro como instrumento enquanto adjetivo da nação eleva a batucada ao patamar de valor cultural relevante, pertencente ao domínio dos personagens do mundo do samba.

[38] Foi a primeira canção (e a única) do disco sem ser da autoria do grupo que eles gravaram.

[33] Seu refrão, que na voz dos Novos Baianos é cantado pela primeira vez como uma prece e, depois, em forma de festa, evoca o seguinte:

"Brasil, esquentai vossos pandeiros Iluminai os terreiros Que nós queremos sambar" [ 38 ]

"Preta Pretinha" é uma balada de seis minutos composta por Moreira e com versos de Galvão, feitos para uma moça que este conheceu em Niterói.

Segundo ele, "A jovem combinou comigo para que eu fosse a Niterói conhecer seu pai e, na volta, ela viria morar comigo no apartamento dos Novos Baianos, em Botafogo.

Pegamos a barca, conheci o pai dela, mas, na volta, ela se arrependeu e voltou para o seu namorado.

À noite, escrevi a letra sob o impacto desse insucesso e, na certa, o subconsciente deu uma panorâmica em todas as minhas histórias de amor".

[39] É considerada uma modinha inspirada em versos tradicionais da cana-verde, canto e dança do interior do Sudeste e Centro-Oeste brasileiro, inicialmente dançado em roda e composto por estrofes muitas vezes improvisadas, sem refrão.

[40] A participação do coro nos versos "eu ia lhe chamar / enquanto corria a barca", e o salto de oitava do cantor, criaram um mini-refrão de grande efeito que contribuiu para o enorme sucesso da faixa.[41]

"Tinindo Trincando", terceira faixa do disco, tem um solo de guitarra inicial expressivo, seguido do vocal singelo e ligeiro de Baby, e que retorna depois ainda mais intenso.

Segundo Pepeu Gomes, "é meu primeiro solo totalmente pessoal, brasileiro, é uma guitarra brasileira de verdade, uma coisa de samba de suingue".

[42] Apesar de estar se referindo somente à parte da improvisação, é preciso olhar a textura de maneira panorâmica para tirarmos conclusões menos superficiais sobre a forma que cada elemento se encaixa no arranjo musical.

[43] A criação do solo desta canção levou certo tempo: "Fiquei concentrado vários dias; meditando mesmo, procurando no fundo de mim como eu era, como eu podia realmente tocar.

Aí, entrei no estúdio e gravei de primeira.

E até hoje eu acho que é um dos melhores solos."[44]

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