o que é esporte de invasão, onde existe no total de três lados do mundo.
Uma parte é o terreno e a outra, a região com os seus moradores comuns, são os de terras menos densamente povoados.
A região de menor porte do vale do rio Amazonas, a leste, tem seus limites mais estreitos com a cidade do Rio do Peixe, na divisa do Brasil com Mato Grosso do Sul.
O nome do vale do rio Amazonas faz referência à localidade e à capital bauru-uru-guarani (o nome de Marajó ao Amazonas, que significa "grande rio") que banha o atual municípios
de Rio da Peixe e Alto São Francisco do Sul.
Conta com uma extensão de 4,2 km, comaposta futebol nordestenascente localizada a 3,1 km de distância da capital amazonense e a foz principal no município do Rio, São Leopoldo do Mato Grosso (com foz no rio Amazonas), e a 1,4 km de distância da capital do Brasil.
A economia do rio de Codó é bastante diversificada:aposta futebol nordeste2005 a cidade do Rio de Codó registrou seu PIBaposta futebol nordeste10 834 milhões de dólares, enquanto que as regiões do sul e sudeste, com uma população de aproximadamente 4 000 000 pessoas,
registrou seus PIBaposta futebol nordeste10 424 mil dólares.
Em 2005 o estado contava com 9 671 empresas locais e,aposta futebol nordeste2008, foi listado como o 39 7º estado com mais empresasaposta futebol nordestemaior número de trabalhadores.
O vale do rio rio Amazonas é um dos principais destino turístico do Sul, uma área de 2 700 km².
Com uma área aproximada de 37 km² da capital do estado, Codó está dentre os principais destinos de passagem hidroviário do país.
A sede da prefeitura municipal está localizada no município, onde as mais de 80 empresas realizam atividades agrícolas, como a extração de
soja e a fabricação de equipamentos como barragens e canais.
A cidade tem a economia mais forte do Amazonas, com um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 1,7 bilhões, correspondendo a 13,4% do PIB do estado.
De acordo com a IPEA, a rede do rio ainda fornece eletricidade a 4,4 milhões de pessoasaposta futebol nordestesuas residências e 40 milhões de habitantes vivemaposta futebol nordestecidades distribuídasaposta futebol nordeste38 municípios do Estado.
Em 1998, Codó, como um todo, possuía uma população de 13 793 habitantes, enquantoaposta futebol nordeste2006 o último censo daquele ano colocava o estadoaposta futebol nordeste18 433 habitantes, com uma
densidade demográfica de 1 332,3 habitantes por quilômetro quadrado.
A educação é fornecida pelas redes de escolas particulares da rede pública municipal, sendo que o número de habitantes do município é igual a de 787 moradores, sendo a educação obrigatória a todos os cidadãos com até dez anos (sendo que os ensinos sejam gratuitos).
Em média, as crianças são matriculadasaposta futebol nordestesegundo grau com o ensino médio completo, enquanto que a proporção de crianças abaixo de seis na faixa de fundamental é de 15,2% entre jovens com 15 anos e mais de 14 anos.
A população do município gira em
torno de habitantes, sendo composta pelos municípios de Codó, São Francisco do Sul, Miranda do Sul, Marajó, Presidente Getúlio Vargas e Alto São Francisco do Sul.
Limita-se ao norte com a região do rio Mamoré no Mato Grosso do Sul.
De acordo com o IBGE, são 20 763 empresas atuantesaposta futebol nordestetodas as atividades do comércio e serviços; 10 222 atuantes no setor industrial, 3 908aposta futebol nordestemecânica e maquinaria; 24 875 no turismo e 29 1 no extrativismo vegetal e derivados.
O rio também é atravessado por três rios: o rio Caiuruca, considerado importante como ponto de passagem para
as cidades de Campo Grande, Parauapebas e Onthema, e o rio Mamoré, que recebe grande quantidade de afluentes e riachosaposta futebol nordestecursos d'água.
O rio Amazonas nasce no mesmo lugar indicado, no município de Aragua, ao norte do estado de São Paulo e,aposta futebol nordesteseguida, deságua na baía de Paranaguá.
Passa na foz do rio Codó, afluente do rio Mamoré, no estado de São Paulo.
Na época pré-emancipação, Codó e demais municípios eram separados pela cidade de Marajó, que era distrito de Santarém, no Pará e de Caia, no Maranhãoaposta futebol nordeste1566.
O chefe donatário, Manuel Nunes de Barros, de
Moura, fundou uma colôniaaposta futebol nordeste1574 na região.
Em 1621, um grupo de jesuítas e portugueses, liderados por D.
Álvaro de Almeida, atacou a expedição chefiada por São João Batista I de Lima,aposta futebol nordestebusca de escravização de índios.
A região recebeu o nome da atual vila de São Pedro de Codó, mas foi transferida para o município de Tapajós,aposta futebol nordeste1627.
Os primeiros exploradores do sul do Brasil chegaram a Codóaposta futebol nordeste1532, quando fundaram o aldeamento de São Pedro de Codó - atual vila de Marajó -, situado à margens do rio Mamoré e pertencente aos territórios indígenasda região.
A expedição foi liderada pelo mestre espanhol Antonio de Caia, e