Sobre a Estrela
Desde 1937 a Estrela está presente na memória de quem é ou foi criança, formando gerações na convivência 1️⃣ com bonecas, carrinhos, jogos, massinha, pelúcias e outros brinquedos.
Conheça a história da empresa e confira os produtos que marcaram diversas 1️⃣ gerações.
Fatos marcantes da história da Estrela
A nossa história começa no dia 27 de Julho de 1937, na fundação de uma 1️⃣ modesta fábrica de bonecas de pano e carrinhos de madeira e, em casa de aposta ao vivo poucos anos, acompanhando a evolução industrial do 1️⃣ País, a Estrela passou a ser uma indústria automatizada e a produzir brinquedos também de plásticos, metal e outros materiais. 1️⃣ Numa viagem no tempo é possível identificar até a própria evolução da sociedade em casa de aposta ao vivo termos de costumes, moda, meios 1️⃣ de transportes, tecnologia etc. Muitas crianças quiseram brincar de ser a Susi, desejaram ter um Autorama que ocupasse seu quarto 1️⃣ ou torceram para ganhar de Natal um carro rádio-controlado como o Colossus, sucesso dos anos 80. A Estrela já produziu 1️⃣ milhares de brinquedos diferentes e contabiliza hoje mais de bilhões de itens vendidos, entre clássicos que fizeram parte da infância 1️⃣ de muitos brasileiros. Afinal, quem não se lembra dos possantes Maximus, Colossus, Stratus e Pégasus; Falcon , Comandos em casa de aposta ao vivo 1️⃣ Ação, Topo Gigio, das bonecas Mãezinha, Gui Gui e Bate Palminha ou do jogo Aquaplay? Ao longo dos anos, a 1️⃣ Estrela construiu a força de casa de aposta ao vivo marca combinando qualidade, pioneirismo e inovação na oferta de brinquedos ao mercado brasileiro. Nossa 1️⃣ trajetória é identificada por inúmeros marcos de liderança, tendo sido, inclusive, uma das primeiras companhias brasileiras a abrir capital em 1️⃣ casa de aposta ao vivo 1944, construindo-se em casa de aposta ao vivo sociedade anônima.
Confira os destaques por décadas
Anos 30
Entre as preciosidades desta mostra está uma das primeiras 1️⃣ bonecas produzidas no Brasil, medindo 38 cm, com corpo de tecido e rosto de massa.
Anos 40
Na década de 40, a 1️⃣ Estrela apresentou o primeiro brinquedo de madeira com movimento e som fabricado no país: o cachorro Mimoso. Logo depois, vieram 1️⃣ outros lançamentos importantes como o jogo Pega Varetas, cuja primeira versão data do século V a.C., e o Banco Imobiliário 1️⃣ (lançado em casa de aposta ao vivo 1944), o mais vendido jogo de tabuleiro do mundo. É também dessa década o lançamento de massa 1️⃣ de modelar, a Super Massa, em casa de aposta ao vivo 1946.
Anos 50
As bonecas, que até o final dos anos 40 eram feitas em 1️⃣ casa de aposta ao vivo uma massa inquebrável, passaram a ser de plástico a partir da Pupi, uma boneca articulada de poliestireno que “dormia 1️⃣ e chorava", lançada no início da década de 50. Pupi também ganhou uma versão Palhaço (1954), no mesmo material. Bebê 1️⃣ que anda (1951) é um dos primeiros bebês com movimento. Lançado na década de 50, ele andava graças a uma 1️⃣ engrenagem de ferro. Na mesma década foi lançada a Bonequinha Plastrela, feita de plastiflex, uma revolucionária matéria-prima da época. Vieram 1️⃣ em casa de aposta ao vivo seguida, os bichinhos e bonecos de vinil, mais flexíveis, indicados para crianças pequenas e bebês. Em casa de aposta ao vivo 1952, 1️⃣ começaram a ser fabricadas maquininhas de costura que costuravam de verdade. Os produtos de madeira mantinham destaque especial.
Anos 60
Nos anos 1️⃣ 60 a linha foi ampliada com muitos lançamentos inovadores, como a primeira boneca mecânica, a Gui Gui, que "ria" quando 1️⃣ a criança abria e fechava seus braços. Também é dessa época a Beijoca, que “soltava beijinhos" e a Amiguinha, que 1️⃣ ficou famosa por seu tamanho – 90 centímetros. A Estrela introduziu, nesse período, outro conceito de grande sucesso, o de 1️⃣ fashion doll, com a Susi (1966), uma boneca querida por diversas gerações até 1985, quando deixou de ser fabricada, com 1️⃣ mais de 20 milhões de unidades distribuídas. A Susi voltou a ser lançada em casa de aposta ao vivo 1997. Algumas bonecas tematizadas foram 1️⃣ lançadas nessa década, tais como: Mary Poppins (1966), baseada na personagem principal do admirável filme de Walt Disney de mesmo 1️⃣ nome; Miss Universo 63, uma homenagem à gaúcha Ieda Vargas, considerada a eterna miss universo brasileira; Wandeka, inspirada na cantora 1️⃣ Wanderléia, a rainha da Jovem-Guarda e, Tremendão que fazia alusão ao cantor Erasmo Carlos. Outra inovação da Estrela foi o 1️⃣ lançamento de brinquedos elétricos, dentre os quais é marcante o Autorama, com pistas de corrida e carrinhos para desafiar a 1️⃣ habilidade das crianças. Este lançamento foi tão importante que virou sinônimo de categoria. Hoje está em casa de aposta ao vivo quase todos os 1️⃣ dicionários brasileiros.
Anos 70
Em 1970 chegou ao mercado a Flexy, uma mini boneca totalmente flexível. Pepa (1979), foi outra boneca que 1️⃣ representou um personagem de TV (Pepita Rodrigues, em casa de aposta ao vivo novela da Rede Globo). São dessa década muitos lançamentos de produtos 1️⃣ queridos até hoje, tais como: Bebê Gatinhando(1970), Feijãozinho (1973), Mãezinha (1971), Amelinha (1972), Lalá e Lulu (1973), Emília (1978), Bailarina 1️⃣ (1979), jogo Du-Elo (1974), Buggy Biruta (1972), entre outros. Houve também o ratinho Topo Gigio, um estrondoso sucesso de 1970, 1️⃣ personagem de um programa de TV na época. A Estrela passou a trabalhar o conceito de figuras de ação nessa 1️⃣ década. Essa categoria teve seu marco com o lançamento do Falcon (1977), o primeiro boneco da marca. No final dos 1️⃣ anos 70, surgiram os carros rádio-controlados, que teve o Stratus (1979) como o primeiro modelo lançado.
Anos 80
Em 1980, mais um 1️⃣ marco do ineditismo: a chegada do Genius, na época conhecido como “o computador que fala", primeiro brinquedo eletrônico do país. 1️⃣ Seguido de Merlin(1981), outro jogo eletrônico que marcou época. Ar-Tur foi um robô que virou mania no início da década 1️⃣ de 80, com automovimento. Pégasus, de 1984, foi outro carro rádio-controlado de sucesso, seguido de Colossus (1985). Veículos interessantes também 1️⃣ lançados na década de 80 foram: Dragão (1987), Trombada(1987), Anfíbius (1989) e Elastikon (1988). O retorno de Pedrita e Bam-Bam 1️⃣ (1981) à coleção também marcou época (produtos originalmente lançados na década de 60). Em casa de aposta ao vivo 1985, uma das coqueluches entre 1️⃣ as crianças foi a boneca Quem me Quer. Snif (1986) também foi um destaque da década, era um cachorro em 1️⃣ casa de aposta ao vivo pelúcia. Além dele, outros destaques da época são: cãozinho Abelhudo (1982), o Snoopy (1984), a Ambulância do Dr Saratudo 1️⃣ (1985), o jogo Boca Rica (1984) e o Elo Maluco(1981). A eletrônica foi incorporada às bonecas, que passaram a ser 1️⃣ mais interativas em casa de aposta ao vivo modelos como a Amore a primeira boneca eletrônica do Brasil; a Bate Palminha, que cantava quando 1️⃣ suas mãos se juntavam, e a Tchibum (1986), boneca que “nadava" de verdade. Em casa de aposta ao vivo 1985, os cabelos de boneca 1️⃣ passaram a ser feitos de nylon. A partir das séries televisivas de sucesso entre a criançada, mais figuras de ação 1️⃣ foram lançadas, entre elas Comandos em casa de aposta ao vivo Ação (1985) e outros personagens da TV como He Man (1986).
Anos 90
Entre as 1️⃣ inovações que causaram maior frisson está a Sapequinha(1996), primeira boneca a utilizar fibra óptica e
sensor para “perceber" a aproximação 1️⃣ da criança. Dancin’Flor (1990) é uma flor dançante, que fez muito sucesso. A Patrulha do Focinho, de 91, uma turma 1️⃣ de cachorrinhos que mudavam de feições foi outro marco da Estrela. As bonecas Bolachinha (1992) e Zic Zac (1991) foram 1️⃣ também produtos consagrados pelo mercado consumidor, bem como o jogo Batata Quente (1990). Outros produtos com enorme aceitação na época 1️⃣ foram o jogo Galinha Maluca (1991) e o robô Trony (1994).
Anos 2000
Jogos renovados, repaginação de clássicos como o Banco Imobiliário, 1️⃣ entre outras novidades, fizeram parte dessa década. Muitas gerações já ficaram milionárias ou foram à falência em casa de aposta ao vivo um tabuleiro 1️⃣ de Banco Imobiliário, se casaram e tiveram filhos no Jogo da Vida, e descobriram que o assassino era o Coronel 1️⃣ Mostarda, no Detetive. A Estrela marcou presença nos primeiros anos das crianças com brinquedos educativos e ao mesmo tempo cheios 1️⃣ de diversão para esse público. Fazem parte da história o Coelho Jojô, Laptop Educativo e Andador do Bebê. De carona 1️⃣ nos Jogos Olímpicos de 2008, a Estrela provou também ser high tech, com o simulador de provas olímpicas e o 1️⃣ palm top da Susi, entre outros brinquedos.
2010
A iniciativa da Estrela de atrelar os elementos eletrônicos a seus tradicionais jogos de 1️⃣ tabuleiro começou em casa de aposta ao vivo 2010, quando o Super Banco Imobiliário, lançado em casa de aposta ao vivo meados de julho, fez tanto sucesso que 1️⃣ vendeu quatro vezes mais do que a previsão inicial da empresa. Na brincadeira, as notinhas de papel do jogo, que 1️⃣ está no mercado brasileiro desde 1944, foram substituídas por cartões de crédito e débito e uma maquininha que realiza as 1️⃣ operações financeiras das partidas. Brinquedos colecionáveis da Estrela também fazem sucesso. De quebra-cabeças a releituras de personagens da Disney, a 1️⃣ Estrela tem investido em casa de aposta ao vivo produtos voltados tanto para o entretenimento quanto para o hobby de colecionar. Para crianças e 1️⃣ adultos fãs de cultura pop e arte foi criada a linha de quebra-cabeças com obras assinadas por Tarsila do Amaral, 1️⃣ Gustavo Rosa e Cândido Portinari, além de imagens icônicas dos Beatles. Cada tema tem três quebra-cabeças diferentes, em casa de aposta ao vivo 500, 1️⃣ 1000 e 2000 peças. Na categoria de pelúcias, Michelangelo, Donatello, Leonardo e Raphael compõem a coleção Tartarugas Ninja. Os irmãos 1️⃣ mutantes medem 45 cm e têm caixas individuais. Também em casa de aposta ao vivo pelúcia, os Tsum Tsum, releituras de personagens da Disney, 1️⃣ foram feitos para empilhar e colecionar. Fofos, cilíndricos e engraçados, o Mickey, Minnie, Pato Donald, Alice, Pooh – e diversos 1️⃣ outros personagens de desenhos clássicos e filmes – chegam em casa de aposta ao vivo 11 cm e 30 cm.
HOJE
A Estrela chega aos 80 1️⃣ anos em casa de aposta ao vivo 2024 celebrando com suas diversas gerações de consumidores e reeditando clássicos. Entre os jogos, foram escolhidos para 1️⃣ representar a Coleção 80 anos o Banco Imobiliário e o Jogo da Vida. Na linha de bonecas, para marcar os 1️⃣ 80 anos da Estrela, foram selecionadas a coleção Moranguinho, Fofolete, Susi, celebrando os 50 anos de seu lançamento, a Gui 1️⃣ Gui e a Tippy. Com o maior crescimento interno na empresa nos últimos anos, 38% somente em casa de aposta ao vivo 2024, a 1️⃣ linha de massas de modelar, Super Massa, tem como astro o Dr. Opera Tudo. Também fazem parte das justas homenagens 1️⃣ à empresa, que é sinônimo de brinquedo no Brasil desde 1937, Genius, Ferrorama nas versões XP100 e XP300, o relançado 1️⃣ Falcon e o carrinho Pé na Tábua. A cada dez Jogosmais vendidos no Brasil, oito são da Estrela, e devido 1️⃣ a nossa atenção no segmento, contamos com licenças de peso como MasterChef e Porta dos Fundos lançados em casa de aposta ao vivo 2024. 1️⃣ A série de jogos é ainda mais vibrante, como a própria linha de produção da empresa, que não para de 1️⃣ se reinventar e refletir nossa própria sociedade e costumes, com os aplicativos inseridos nos clássicos de tabuleiro Detetive, Banco Imobiliário 1️⃣ e Jogo da Vida. As licenças continuam no catálogo da Estrela, como Masha e o Urso,O Show da Luna, Peppa 1️⃣ Pig, e, mais recentemente, Zak Storm, Hotel Transilvânia 3, Marvel e a novela Poliana, do SBT. A parceria com youtubers 1️⃣ em casa de aposta ao vivo jogos também faz parte da estratégia e contínua atualização da empresa. Daniel Mologni e Lukas Marques, com Você 1️⃣ Sabia?; Felipe Castanhari, com o Nostalgia. Nomes importantes, como o quadro Quem Quer Ser Um Milionário? do programa Caldeirão do 1️⃣ Huck, apresentado pelo Luciano Huck; e o navegador Amyr Klink com o Latitude 90º o jogo dos polos , que 1️⃣ representa suas aventuras nos extremos do planeta.
Casa dos Sonhos
A Casa dos Sonhos proporcionou ao público uma divertida viagem pela história 1️⃣ de Estrela, mostrando os brinquedos que fazem e fizeram parte do sonho de milhões de pessoas no Brasil e no 1️⃣ mundo. As atividades da Casa dos Sonhos funcionaram de 2001 a 2006 na cidade de São Paulo.
Escritório Central
Atualmente um escritório 1️⃣ central na cidade de São Paulo funciona como a sede da inteligência da companhia, que mantém suas áreas de Presidência, 1️⃣ Marketing, E-commerce, Vendas, Novos Negócios e CEAC (Centro Estrela de Atendimento ao Consumidor).
Fábricas
Após encerrar as atividades no Parque Novo Mundo, 1️⃣ na capital paulistana, a Estrela iniciou operação fabril no interior de São Paulo, na cidade de Itapira, em casa de aposta ao vivo julho 1️⃣ de 2003. Essa unidade está instalada numa área de 130 mil m2, distribuídos entre linha de montagem, depósito, administração e 1️⃣ área de apoio (refeitório e vestiários). Esta fábrica faz parte do projeto de expansão da companhia que também possui outras 1️⃣ duas unidades: em casa de aposta ao vivo Ribeirópolis – SE e em casa de aposta ao vivo Três Pontas – MG. A fábrica de Três Pontas, no 1️⃣ sul de Minas Gerais, conta com 13,2 mil m2, em casa de aposta ao vivo um terreno de 100 mil m2, e dobrou a 1️⃣ oferta de empregos na região. A inauguração da segunda maior unidade da companhia no país ocorreu em casa de aposta ao vivo janeiro de 1️⃣ 2004. A implantação desta unidade completa a estratégia da empresa que, com maior competitividade, objetiva crescer em casa de aposta ao vivo exportações e 1️⃣ ampliar as vendas ao mercado interno. “A Estrela continua firme nos seus propósitos de valorizar o mercado nacional, gerando empregos 1️⃣ e contribuindo para o real desenvolvimento do Brasil", informa Carlos Tilkian, presidente da Brinquedos Estrela.
Atendimento ao Consumidor
O CEAC - Centro 1️⃣ Estrela de Atendimento ao Consumidor - da Brinquedos Estrela foi um dos pioneiros no atendimento de consumidores por meio de 1️⃣ redes sociais e do portal Reclame Aqui. Desde o primeiro ano da premiação Época Reclame Aqui a Estrela é premiada 1️⃣ e já ganhou duas vezes o prêmio máximo de Super Campeã de Atendimento. Confira a relação completa de prêmios:
Prêmio Revista 1️⃣ Época/ReclameAqui 2024 - Super Campeã de Atendimento
Prêmio Revista Época/ReclameAqui 2024 - Categoria Brinquedos, Jogos e Games - Fabricante
Prêmio Revista Época/ReclameAqui 1️⃣ 2024 - Super Campeã de Atendimento
Prêmio Revista Época/ReclameAqui 2024 – Categoria Brinquedos, Jogos e Games - Fabricante
Prêmio Revista Época/ReclameAqui 2024 1️⃣ - Categoria Brinquedos, Jogos e Games - Fabricante
Prêmio Revista Época/ReclameAqui 2014 – Categoria Brinquedos, Jogos e Games - Fabricante
Prêmio Revista 1️⃣ Época/ReclameAqui 2013 - Categoria Brinquedos, Jogos e Games - Fabricante
Prêmio Revista Época/ReclameAqui 2012 - Super Campeã de Atendimento
Prêmio Revista Época/ReclameAqui 1️⃣ 2012 - Categoria Brinquedos, Jogos e Games - Fabricante
Prêmio Revista Época/ReclameAqui 2011 - Brinquedos, Jogos e Games – Fabricante
Qualidade
Em 1992, 1️⃣ a Estrela fez a adequação do seu Sistema de Qualidade às Normas ISO 9001, recebendo o certificado de Sistema de 1️⃣ Qualidade no. CE-SIQ-008/93, tornando-se a primeira empresa do ramo de brinquedos a receber este certificado.
ISO 9001:2000
A Estrela tornou-se a primeira 1️⃣ empresa do ramo de brinquedos a receber esse certificado. A ISO 9001 é um sistema de qualidade, modelo para garantia 1️⃣ da qualidade em casa de aposta ao vivo produção, instalação e serviços. A Estrela conseguiu este certificado de qualidade por meio da implantação de 1️⃣ todas as normas NBR ISO 9001, ABNT-ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS; de acordo com a auditoria de certificação por empresas 1️⃣ certificadoras e auditorias periódicas após a certificação. Dessa forma, com a posse desse certificado, a Estrela assegura aos clientes a 1️⃣ confiabilidade de qualidade dos produtos e serviços, além de gerar maior credibilidade junto aos fornecedores, visando expansão de mercado, competitividade 1️⃣ e, mantendo sob equilíbrio os fatores técnicos, administrativos e humanos. Quando aos funcionários, gera qualidade nos serviços, com treinamento, responsabilidade 1️⃣ e envolvimento de toda equipe.
Política de Qualidade
Todos os colaboradores da empresa devem trabalhar comprometidos em casa de aposta ao vivo satisfazer os seguintes requisitos:
A 1️⃣ busca da satisfação do consumidor;
O engajamento dos colaboradores;
A procura constante por novos produtos;
A parceria com provedores internos e externos;
A busca 1️⃣ pela melhoria contínua.
Sistema de Qualidade Estrela
O Sistema de Qualidade visa estabelecer, documentar e implementar as atividades que influem na qualidade 1️⃣ dos produtos da Estrela e identificar os responsáveis pela execução e verificação das mesmas. Para que isso ocorra os procedimentos 1️⃣ que fazem parte do Sistema da Qualidade garantem a abrangência e o grau de detalhamento, levando-se em casa de aposta ao vivo conta a 1️⃣ complexidade e método de trabalho, assim como habilidade e consequentemente treinamentos necessários para os envolvidos no sistema. Como a Portaria 1️⃣ no. 47 de 13/03/92 do instituto Nacional de Metrologia e Normalização Qualidade Industrial (INMETRO) a Estrela decidiu fazer o credenciamento 1️⃣ de seus Laboratórios na Rede Brasileira de Laboratórios de Calibração/Ensaios (RBCE) para poder realizar todos os ensaios previstos na norma 1️⃣ de segurança do brinquedo NBR 11786, e garantir a qualidade de seus produtos. Recebeu o Certificado de Entidade Credenciada no. 1️⃣ CRLF-010/93. Em casa de aposta ao vivo 1993, a Estrela recebeu a Marca Nacional de Conformidade através da licença para o uso da marca 1️⃣ no. AJ-BRI-001/93. Para preservar a integridade física da criança, a Estrela realiza os seguintes testes na produção dos brinquedos:
Físicos;
Mecânicos;
Químicos;
Elétricos;
Verificação de 1️⃣ rotulagem;
Identificação do fabricante.
Temos como obrigação, perante a legislação, de minimizar o risco através da NORMA citada acima. O produto deve 1️⃣ ser adequado à determinada faixa etária para evitar risco de acidentes com o usuário do produto.