A Imagem do corpo é o conceito e a vivência que se constrói sobre o esquema corporal, sendo este considerado 💻 como um dado biológico, estabelecido anatômica e fisiologicamente, com a ressalva de que o homem não é exclusivamente biológico, mas 💻 o fruto das interações entre o biológico e o cultural (FREITAS, 1999).
Entendemos as Atividades Rítmicas e Expressivas como um bloco 💻 de conteúdos da Dança, onde valorizamos o movimento para além da técnica, usufruindo-o de forma consciente.
O estudo teve como objetivo 💻 identificar as contribuições das Atividades Rítmicas e Expressivas na percepção da imagem corporal em crianças das séries iniciais do Ensino 💻 Fundamental.
Adotamos como objeto concreto de observação, o "Desenho do Corpo", instrumento encontrado na Bateria Psicomotora de Fonseca (1995).
A pesquisa foi 💻 realizada em uma Escola Municipal do Município de Santa Maria/RS.
Em um primeiro contato com a turma realizamos o D1 (desenho 💻 1), após a intervenção realizamos o D2 e ao concluir elaboramos uma análise descritiva e comparativa de D1 e D2 💻 dentro de uma abordagem fenomenológica, apontando traços da Percepção de Imagem Corporal (através da figura) de cada uma das crianças.
Obtivemos 💻 desenhos sem diferenças entre D1 e D2, como também observamos grandes evoluções, na representação de pequenos detalhes, em outras comparações.
As 💻 atividades rítmicas e expressivas no desenvolvimento da noção de1.Introdução
A proposta deste estudo surge por acreditamos que temos muito para contribuir 💻 para a formação e desenvolvimento inicial do ser humano, como fazer aposta loteria online corporeidade e logicamente a como fazer aposta loteria online percepção e noção sobre seu 💻 próprio corpo, por entendermos que o professor pode trabalhar não só a encenação do movimentar-se, mas também trabalhar o aluno 💻 como sujeito do contexto histórico no qual está inserido, sendo capaz de pensar e agir.
Ao pensarmos o movimento de forma 💻 completa e com possibilidade de intervenção na percepção da Imagem corporal em crianças, visualizamos as Atividades Rítmicas como a grande 💻 referência de atividade, pois Schilder (1999) afirma que o movimento e a Dança permitem ao indivíduo a possibilidade de exterminar, 💻 diminuir ou alterar a forma rígida do modelo postural do corpo, alterando o fenômeno da imagem corporal, concretizando-se como um 💻 método capaz de transformar a imagem corporal.
Entendemos as Atividades Rítmicas como um bloco de conteúdos da Dança, onde valorizamos o 💻 movimento para além da técnica, usufruindo-o de forma consciente para qualificar as habilidades motoras, educar para a livre expressão corporal 💻 e contribuir para a consciência corporal.
Assim consideramos relevante estudar, saber e analisar quais as contribuições das Atividades Rítmicas e Expressivas 💻 na percepção da imagem corporal em crianças na fase inicial do ensino escolar.
Objetivamos verificar e identificar qual a representação mental 💻 desenvolvida, na criança, sobre o corpo como figura; determinar possibilidades de ensino a partir das Atividades Rítmicas e expressivas, como 💻 conteúdo, nas séries iniciais do Ensino Fundamental; constatar a importância das Atividades Rítmicas e expressivas como conteúdo do componente curricular 💻 Educação Física.
Para alcançarmos nossos objetivos adotamos como objeto concreto de observação, para a percepção da Imagem Corporal em crianças, o 💻 instrumento do "Desenho do corpo", este objeto foi encontrado na Bateria Psicomotora de Fonseca (1995).
Salientamos que o mesmo foi adaptado, 💻 não foi realizado na perspectiva de teste, onde originalmente avalia os alunos e como fazer aposta loteria online percepção de noção de corpo através 💻 de uma cotação de 04 (quatro) a 01 (um), e sim como um objeto concreto para facilitar a observação sobre 💻 a percepção da Imagem Corporal dos alunos avaliados.
Visto que Thomas, Nelson e Silverman (2007), colocam que a coleta de dados 💻 dentro da pesquisa qualitativa pode ser através de observações, entrevistas e/ou instrumentos projetados ou adaptados pelos próprios pesquisadores.
Foram realizados dois 💻 desenhos.
O primeiro antes da intervenção frente aos alunos e o segundo após as oito intervenções com ênfase nas Atividades rítmicas 💻 e expressivas.
Os desenhos foram descritos e comparados, apontando os traços existentes ou não na percepção da Imagem Corporal.
Procurando situar uma 💻 objetivação da representação do corpo, tanto no aspecto gnósico como simbólico e gráfico.
Utilizamos, igualmente, a observação indireta com auxilio da 💻 técnica de Diário de Campo, onde registramos os fatos importantes acontecidos durante as aulas, tais como a participação dos alunos, 💻 o comprometimento e a compreensão dos objetivos e os pontos positivos e os negativos das aulas, que foram descritos nas 💻 análises dos dados.
O estudo realizou-se em uma Escola Municipal do município de Santa Maria/RS.
O grupo de participantes era composto por 💻 19 (dezenove) alunos, sendo 09 meninos e 10 meninas, na faixa etária de 06 (seis) e 08 (oito) anos.
Foram realizados 💻 10 (dez) encontros com a turma de avaliados, sendo o primeiro encontro destinado para o Primeiro Desenho do corpo (D1), 💻 08 (oito) encontros destinados para a intervenção e vivência prática do conteúdo proposto e o último encontro para o Segundo 💻 Desenho do corpo (D2).
Os dados foram analisados em dois momentos, primeiramente foram elaborados os pareceres descritivos individuais, a partir das 💻 observações que constavam no Diário de Campo.
Após a análise dos Desenhos do corpo, dentro de uma abordagem fenomenológica, apontando traços 💻 da Percepção de Imagem Corporal (através da figura) de cada uma das crianças.2.
O desenvolvimento da noção de corpo
O desenvolvimento Psicomotor, 💻 nas palavras de Velasco (1996), obedece à estruturação de três condutas: As Condutas motoras compreendem o equilíbrio, a coordenação dinâmica 💻 geral, a respiração consciente e a coordenação motora fina; as Condutas neuro-motoras compreendem o esquema corporal, o controle psicomotor e 💻 a lateralidade; e por fim as Condutas perceptivo-motoras que compreendem a orientação corporal, a orientação espacial e a orientação temporal.
A 💻 aprendizagem e o desenvolvimento, deste conjunto de Condutas, são importantes e relevantes para o incremento da percepção e constituição de 💻 noção de corpo.
Diretamente relacionada à constituição da imagem e esquema corporal estão as condutas neuro-motoras, para a criança, a interação 💻 informal, as relações com o meio, com os objetos e as pessoas, pois a partir de então ela reconhece as 💻 partes do seu corpo (VELASCO, 1996).
Esta necessidade de interações é indispensável, pois o corpo para aprender, criar significados, desdobrar-se no 💻 espaço e no tempo, não pode estar ligado somente aos movimentos necessários à sobrevivência do organismo.
Este corpo está situado em 💻 um ambiente cultural recheado de acontecimentos, por isso deve estar aberto às possíveis experiências, mantendo a como fazer aposta loteria online disposição um amplo 💻 leque de possibilidades motoras (FREITAS, 1999).
Ainda sobre as Condutas, especificadas por Velasco (1996), temos a Orientação corporal, designada como uma 💻 conduta perceptivo-motora, onde por volta dos 05 (cinco) anos a criança inicia a como fazer aposta loteria online maturação orgânica e neurológica.
Neste processo, primeiramente, 💻 ela sente o seu corpo, sendo o mundo exterior a porta de entrada para a identificação e interpretação das impressões 💻 sensoriais, depois passa a usá-lo e posteriormente controla seu corpo, estando envolvidos nesta aprendizagem de domínio corporal a memória, a 💻 concentração, o tônus muscular e a dissociação de movimentos.2.1.
Compreendendo a Imagem Corporal
A Imagem corporal para Schilder (1999) é uma representação 💻 mental que temos de nosso corpo.
Freitas (1999) a apresenta como um conceito de vivência que se constrói sobre o esquema 💻 corporal, considerando nesta constituição de imagem os afetos, os valores, a história pessoal, representada através de gestos, olhares, no corpo 💻 que se movimenta e repousa.
Para Rodrigues (1987) o esquema corporal é uma estrutura neuro-motora, que possibilita ao indivíduo perceber e 💻 ter consciência do seu corpo anatômico, estando a Imagem corporal intimamente relacionada com a consciência que este indivíduo tem do 💻 seu corpo em termos de julgamentos de valores ao nível afetivo.
Podemos dizer, então, que o esquema corporal é o corpo 💻 concreto e orgânico, a anatomia humana com as diferentes partes que a integram, um conjunto biológico e fisiológico que se 💻 desenvolve e cria vida quando é preenchido de representações.
A Imagem corporal se estrutura a partir da construção deste esquema, constituindo 💻 o ser sujeito.
Pois o corpo humano não é somente a razão, ele tem sentidos, vivências afetivas positivas e negativas, passa 💻 por diversas experiências de movimentos que, no esquema corporal, o indivíduo vai dando importância para as representações de cada parte 💻 do corpo, enriquecendo a formação de juízos de valores, contribuindo para a percepção e (re)constituição da Imagem corporal (FREITAS, 1999).
Em 💻 Schilder (1999) a Imagem Corporal é citada claramente como a representação mental que temos do nosso corpo.
E, na tentativa de 💻 facilitar a compreensão de como fazer aposta loteria online proposta sobre Imagem corporal, o autor apresenta uma lista com 10 proposições a respeito do 💻 assunto, seguem algumas delas:"(...
) 2 – A relação com as imagens corporais alheias é determinada pelo fator de proximidade ou 💻 afastamento espacial e pelo fator de proximidade ou afastamento emocional.(...
) 6 – As imagens corporais são, a princípio, sociais.
Nossa própria 💻 imagem corporal nunca está isolada.
Pelo contrário, está sempre acompanhada pelas imagens corporais dos outros.
7 – Nossa imagem corporal e a 💻 imagem corporal dos outros não dependem primariamente uma da outra.
Têm a mesma importância e uma não pode ser explicada pela 💻 outra.(...
) 10 – Estamos sempre enfatizando que o modelo postural do corpo não é estático e está sempre se modificando 💻 segundo as circunstâncias da vida.
Encaramo-lo como uma construção criativa.
É construído, desmanchado e reconstruído.
" (Schilder, 1999, p.266-7).
O autor traz elementos interessantes, 💻 um que nossa Imagem Corporal está relacionada com a imagem daqueles que estão a nossa a volta, sofrendo interferências, bem 💻 como dos acontecimentos passados e presentes.
Fica claro que a percepção sobre os corpos é múltipla e Tavares (2007), complementa que 💻 a imagem corporal é dinâmica, passível de intervenções e mudanças durante toda a vida, pois é construída em um determinado 💻 corpo e este se modifica a cada instante por estar em constante processo de formação.2.2.
1 A Contínua construção da Imagem 💻 Corporal
Para Nanni (2003) o conhecimento e a percepção do corpo é um processo ativo e dinâmico.
Nossa imagem muda continuamente sofre 💻 deformações, ora é gigante, ora é pequena, cada interferência leva a uma nova percepção do corpo.
Dentre os fatores importantes, neste 💻 processo de percepção, estão os órgãos dos sentidos que contribuem de forma anatômica e fisiológica para a percepção da imagem 💻 corporal, que ora é determinado pela figura visual, ora pela sensação tátil relacionada à função da pele.
Conforme Feldenkrais (1977) há 💻 quatro dimensões envolvidas na ação de constituição da imagem corporal: o movimento, a sensação, o sentimento e o pensamento, sendo 💻 que cada um contribui de forma diferente, governam nossos atos.
Há um processo contínuo de destruição e reconstrução da imagem do 💻 corpo, fraturamos nossa imagem, ao mesmo tempo em que, acabamos de criá-la.
Vários elementos influenciam nesta constituição como os estados emocionais, 💻 os conflitos psíquicos, as relações sociais entre personalidades e corpos que se diferem, se fundem e se completam (SHILDER, 1994).
Pois 💻 para Fisher (1970) apud Freitas (1999) as pessoas se diferem em nível de consciência corporal, essas diferenças fazem-se positivas para 💻 as trocas de experiências e vivências sobre o corpo, vindo a contribuir para a construção do esquema corporal e avanços 💻 na percepção e constituição da Imagem corporal.
As relações com outros corpos também contribuem para este processo de constituição da imagem 💻 corporal, principalmente a criança, que se utiliza das partes de outros corpos, adotando as atitudes destes corpos para completar a 💻 como fazer aposta loteria online imagem de corpo.
Porém este processo contínuo de constituição não deve ser encarado como um processo de fora para dentro 💻 e nem de dentro para fora, mas sim que existe uma relação entre o que está dentro e o que 💻 está fora, entre o "nós" e o "outro".
Há uma relação de troca, a imagem corporal doa parte de si para 💻 o mundo externo ao mesmo tempo que toma dele para si (SHILDER, 1999).3.
A Educação Física escolar e o conhecimento do 💻 corpo
A Educação Física passou a ser considerada como atividade, que através de técnicas, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, 💻 psíquicas e sociais do educando, a partir do Decreto nº 69.450, de 1971.
O decreto deu ênfase à aptidão física, tanto 💻 na organização das atividades como no seu controle e avaliação, e a iniciação esportiva, a partir da quinta série.
Já na 💻 LDB 4248/1996 a Educação Física passou a ser reconhecida no artigo 26º (vigésimo sexto), referente aos currículos do ensino fundamental 💻 e médio, sendo descrito no § 3º.
(inciso terceiro) que a Educação Física, será componente curricular da Educação Básica, estando integrada 💻 à proposta pedagógica da escola, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar (BRASIL, 1996).
Outro documento que valoriza 💻 a referida área são os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), onde um dos volumes (volume sete) é específico sobre os objetivos 💻 e conteúdos da Educação Física escolar no Ensino Fundamental, dividido e esclarecido por três ciclos.
Os PCNs da Educação Física coloca 💻 que um dos objetivos desta disciplina, para o Primeiro Ciclo do Ensino fundamental, permeia-se no âmbito, de que o aluno 💻 seja capaz de conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis, este objetivo é contemplado no bloco 💻 de conteúdos sobre os conhecimentos do corpo (BRASIL, 1997).
Ainda nos PCNs, dentro do bloco de conteúdos sobre o Conhecimento do 💻 corpo, este "...
é compreendido como um organismo integrado e não como um amontoado de "partes" e "aparelhos", como um corpo 💻 vivo, que interage com o meio físico e cultural, que sente dor, prazer, alegria, medo, etc." (BRASIL, 1997, p.36).
Como vimos 💻 anteriormente, dentro de suas divisões, as Atividades Rítmicas e Expressivas, também são valorizadas como um bloco de conteúdos, e são 💻 colocadas como manifestações da cultura corporal e conteúdos da Educação Física Escolar, com grande valor educativo e essenciais para o 💻 desenvolvimento motor, cognitivo, sócio-afetivo e de comunicação (BRASIL, 1997).
Para Venturini et al.
, (2009) nas séries iniciais do ensino fundamental o 💻 aluno precisa compreender e trabalhar seu corpo, a Educação Física pode possibilitar aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades corporais 💻 e de participar de atividades culturais diversas.
Sendo que, as aulas devem estar voltadas para os aspectos corporais do movimento e 💻 as atividades vinculadas a experiências práticas.
Freitas (1999) escreve sobre a importância do corpo, ela pontua que o cérebro não é 💻 a excelência da inteligência, pois o corpo todo é inteligente, que o coração não é o único órgão dos sentimentos, 💻 porque o corpo todo é sensível.
O homem deixa de ter um corpo para ser corpo, a partir do momento que 💻 ele compreende que é através deste corpo que ele transforma seu mundo.
Assim, a autora justifica a importância do trabalho sobre 💻 o corpo nas aulas de Educação Física, não precisamos voltar ao ideal higienista, de corpos fortes e saudáveis, nem aos 💻 ideais de corpos fortes e disciplinados, mas observar a lógica de que o sujeito é um corpo no mundo, movido 💻 por muitas intenções e repleto de manifestações e significados.3.
1 As Atividades Rítmicas e o conhecimento do corpo
O ritmo está presente 💻 desde a respiração até a execução de movimentos.
O bloco de conteúdos, do PCNs, Atividades rítmicas e expressivas inclui as manifestações 💻 da cultura corporal, cuja característica comum é o intuito de explorar a expressão e comunicação por meio dos gestos na 💻 presença de ritmos, sons e da música na construção da expressão corporal.
Logo estamos falando das danças, mímicas e brincadeiras cantadas 💻 (BRASIL, 1997).Para Fornel et al.
, (2006) o ensino e valorização das atividades rítmicas na escola é fonte de conhecimento e 💻 acréscimo da comunicação e apreensão do mundo por parte do aluno, auxiliando a desenvolver a percepção espaço-temporal e paralelamente, a 💻 imagem corporal do aluno.
Bem como Pallarés (1981), afirma que a base para a complementação, de formação do aluno na escola, 💻 está diretamente ligada às contribuições da Educação Física, das atividades rítmicas ao lado de outras atividades educativas.
Nesse sentido podemos afirmar 💻 a importância do ensino da Dança, iniciando na mais tenra idade, para que possibilite desencadear melhor o processo proprioceptivo (NANNI, 💻 2003).
Os ritmos motores do ser humano se revelam, espontaneamente desde a mais tenra idade, através das ações de andar, jogar 💻 ou correr.
É importante, então, que o trabalho rítmico expressivo seja enfatizado desde a primeira infância, por ser esta a época 💻 mais favorável ao desenvolvimento da sensibilidade, coordenação e associação de gestos e movimentos (VARGAS, 2007).
Para Nanni (2003) o ser humano 💻 move-se, sente, age e reage de modo diferente, seus interesses se renovam a cada instante, as mudanças são dinâmicas, as 💻 reações decorrentes destas mudanças e a mobilização de todas as partes do corpo estão relacionadas à imagem corporal.
A Auto-imagem não 💻 é um estado ideal e não é estática, pois está submetida a mudanças rítmicas.
Para a autora o trabalho com rítmo 💻 e Dança-educação é "um trabalho de interações, interrelações, relações do corpo, que se harmoniza com outros no espaço" (NANNI, 2003.p.139).4.
Resultados 💻 e discussão
Para analisar os resultados utilizamos, além da comparação entre D1 e D2, todas as observações e anotações que constavam 💻 no Diário de Campo.
A turma correspondeu aos objetivos propostos.
Observamos ao decorrer dos encontros que a maioria passou a identificar as 💻 partes que compõem seu corpo, elementos como o ombro, o cotovelo, o joelho, o pescoço, que nesta fase não são 💻 reconhecidos, passaram a ter significado para os alunos, o que podemos comprovar ao identificar a representação destas partes do corpo 💻 em alguns desenhos.
As relações afetivas foram fortalecidas, tínhamos alunos tímidos, outros distraídos, impulsivos que não tinham um bom relacionamento com 💻 a turma em geral, que ao longo dos encontros passaram a se aproximar dos demais colegas através das atividades em 💻 grupo.
Os objetivos das aulas eram reforçados a cada encontro, o que facilitou muito para que os alunos relacionassem as atividades 💻 propostas ao o que estas deveriam proporcioná-los em termos de conhecimentos.
Construímos o Boneco Miguel, onde ao final de cada encontro, 💻 identificávamos as partes do corpo que foram trabalhadas.
Facilitando o processo de construção do Esquema corporal, contribuindo para a constituição da 💻 Imagem corporal.
Obtivemos desenhos sem diferenças de detalhes entre D1 e D2, como também observamos grandes evoluções, na representação de pequenos 💻 detalhes, em outras comparações.
A organização e representação geral de alguns desenhos merecem destaque, bem como aqueles onde as comparações entre 💻 D1 e D2 apontaram certo declínio, (desconstituição) na representação de imagem do corpo.
Ao compararmos D1 e D2 dos alunos diagnosticamos 💻 4 grupos com características distintas.
O Primeiro grupo, onde, constatamos um declínio de pormenores anatômicos faciais e/ou de extremidades, uma desorganização 💻 espacial, distorções de formas e proporções anatômicas.
Acreditamos que podemos ter explicação nas palavras de Schilder (1994) quando escreve sobre o 💻 processo contínuo de destruição e reconstrução da imagem do corpo, nestes casos podemos dizer que a contribuição foi efetiva para 💻 fraturar/desconstituir a imagem inicial que estes alunos tinham de seus corpos, e que o processo ainda não se findou, pois 💻 ao mesmo tempo em que fraturamos nossa imagem acabamos de criá-la, por isso o processo de percepção do corpo é 💻 classificado como contínuo, o que Nanni (2003) descreve como um processo ativo e dinâmico, pois nossa imagem muda continuamente, sofre 💻 deformações, ora é gigante, ora é pequena, cada interferência leva a uma nova percepção do corpo.
Observamos em um segundo grupo 💻 mudanças positivas, o processo de destruição e construção fechou um ciclo, pois o D2 destes alunos passou a apresentar ricos 💻 detalhes de pormenores faciais e de extremidades, também houve alterações na forma de representação da figura no espaço, suas formas 💻 e proporções foram melhoradas, chegando mais perto do que considera-se uma imagem de corpo com desenho completo.
Podemos citar novamente Fornel 💻 et al.
, (2006) quando escreve sobre a valorização das atividades rítmicas na escola, colocando esta como fonte de conhecimento e 💻 acréscimo da comunicação e apreensão do mundo por parte do aluno, auxiliando a desenvolver a percepção espaço-temporal e paralelamente como fazer aposta loteria online 💻 imagem corporal.
Destaque para os desenhos, que compõem um terceiro grupo, onde notamos, além da representação do corpo, o acréscimo de 💻 elementos como outras pessoas, objetos em suas "mãos", elementos da natureza e espaço, que podem ser importantes no processo de 💻 constituição da Imagem do corpo.
Reforçando o que Schilder (1999) escreve sobre as relações que se estabelecem com outros corpos, que 💻 de certa forma também contribuem para este processo de constituição da imagem corporal, principalmente a criança, que se utiliza das 💻 partes de outros corpos, adotando as atitudes destes corpos para completar a como fazer aposta loteria online imagem de corpo, nossa imagem está relacionada 💻 com a imagem daqueles que estão a nossa volta, estando sempre acompanhada pelas imagens corporais dos outros, sofrendo interferências, bem 💻 como dos acontecimentos passados e presentes.
Há uma relação de troca, a imagem corporal doa parte de si para o mundo 💻 externo ao mesmo tempo que toma dele para si.
Fechando com um quarto grupo, que aparentemente, não apresentaram grandes diferenças nas 💻 representações de detalhes anatômicos, podemos ficar satisfeitos com o fato de ter oportunizado o aprendizado e a vivência com as 💻 Atividades Rítmicas, pois para Vargas (2007) estas vivências atendem as necessidades biológicas, psicológicas e sócio-motoras da criança.
A maioria dos meninos 💻 e meninas, em fase inicial do ensino escolar, não desfrutam de uma vivência corporal rica por meio de uma ação 💻 pedagógica que proporcione seu desenvolvimento (NEGRINE e GAUER, 1990).
Para os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs (1997), a Educação Física nos 💻 anos iniciais do ensino fundamental na escola deve contemplar a maior vivência de movimentos possíveis, pois é nesta fase que 💻 encontramos a Educação Física com o objetivo de possibilitar o prazer funcional, com base fundamental no movimento.5.
Considerações finais
Frente às comparações, 💻 podemos afirmar que a participação efetiva do professor licenciado em Educação Física na organização nos diferentes níveis de planejamento é 💻 fundamental, pois a condução das aulas nos primeiros anos do ensino fundamental, também pode ser uma de suas atribuições na 💻 escola.
O importante é que esta participação não seja vista como uma atividade meramente recreativa ou como "hora-do-descanso" do/a professor/a uni 💻 docente, e sim como uma forma de fazer acontecer o plano político-pedagógico elaborado pelos diferentes setores da escola, dando sentido 💻 à educação pelo movimento (FRAGA, 2005).
A simples experiência prática, frente aos alunos, traz muitos subsídios para afirmar que é importante 💻 e fundamental a Educação Física, inserida e regulamentada, nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Silva e Krug (2008) colocam que a 💻 Educação Física escolar, como disciplina pedagógica, é parte do currículo escolar, por isso tem um compromisso com a educação e 💻 formação total do aluno.
Sendo um dos grandes objetivos ajudar na experimentação da cultura do movimento humano e suas variáveis do 💻 movimento, de acordo com seus interesses, suas possibilidades e necessidades, pois a escola determinará os objetivos a serem conquistados.
Apontamos como 💻 aspecto positivo deste estudo a conclusão de que podemos, através das Atividades Rítmicas, educar para além do movimento, contribuir para 💻 o desenvolvimento da percepção de corpo, tendo como base os desenhos que apresentaram evoluções, tanto na representação de pormenores anatômicos, 💻 quanto na percepção do seu corpo no espaço, afirmando o que Rodrigues (2003) escreve sobre os processos da dança que, 💻 para o autor enfatizam o reconhecimento das sensações e dos movimentos "naturais" de uma pessoa, que busca na complexidade e 💻 na profundidade destes processos a originalidade no interior do próprio corpo, e podem ser facilitadores do desenvolvimento da percepção da 💻 imagem corporal.
Os objetivos foram alcançados tanto como pesquisadoras, quanto educadoras, quanto indivíduos.
Tivemos a certeza de que existem contribuições das Atividades 💻 Rítmicas, para o desenvolvimento da percepção de noção de corpo, ao analisar os demais desenhos e ver quão formosa, rica 💻 e fundamental é a prática da Educação Física, quando esta for planejada e recheada de objetivos e metas.
Como escreve Fraga 💻 (2005) que a participação não seja vista como uma atividade meramente recreativa ou como "hora-do-descanso" do/a professor/a uni docente, e 💻 sim como uma forma de fazer acontecer o plano político-pedagógico elaborado pelos diferentes setores da escola, dando sentido à educação 💻 pelo movimento.
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