O baralho é um conjunto de cartas ilustradas e numeradas criado por volta do século 10 na China, depois espalhando-se 🌧️ por todo o mundo. Além do uso em como fazer aposta na copa do mundo vários tipos de jogos de cartas, também tem sido utilizados para 🌧️ adivinhação, educação e ilusionismo [3]
O termo baralho advém do fato de, antes das repartidas, as cartas serem misturadas ou embaralhadas 🌧️ pelo crupiê ou por algum jogador designado para fazê-lo.
Não há indícios de quem tenha sido o seu criador mas os 🌧️ registros mais antigos do baralho vêm da literatura chinesa do século 10 sendo suas primeiras versões pintadas manualmente, tornando de 🌧️ difícil reprodução.
O baralho foi introduzido por mercadores Árabes na Europa durante o século XIV[4] e acabou se desenvolvendo diversas versões 🌧️ em como fazer aposta na copa do mundo cada país, porém o modelo que acabou sendo mais adotado no mundo é o britânico, desenvolvido pelos franceses 🌧️ em como fazer aposta na copa do mundo 1480.[5]
A partir do século XV, o desenvolvimento dos processos de impressão e de fabricação de papel propiciou a 🌧️ popularização do baralho em como fazer aposta na copa do mundo vários países.
Em meados do século XV surgiu em como fazer aposta na copa do mundo Portugal um tipo de baralho, cuja 🌧️ origem se desconhece e cujo desenho passou a ser conhecido por baralho português. Este baralho difundiu-se pelo Oriente, levado pelos 🌧️ navios portugueses, sendo mais tarde imitado e adaptado à como fazer aposta na copa do mundo própria cultura, por japoneses, indonésios e indianos. O padrão português 🌧️ acabou por se extinguir em como fazer aposta na copa do mundo finais do século XIX, em como fazer aposta na copa do mundo detrimento do padrão francês, universalmente aceito na atualidade.
Apesar 🌧️ desta existência antiga, as cartas do baralho português só foram fabricadas em como fazer aposta na copa do mundo Portugal a partir de 1769, quando foi 🌧️ criada a Real Fábrica de Cartas de Jogar de Lisboa, anexa à Impressão Régia.
Há quem acredite que o baralho foi 🌧️ inventado pelo pintor francês Jacquemin Gringonneur, sob encomenda do rei Carlos VI de França. Gringonneur desenvolveu as cartas do jogo 🌧️ de forma que representassem a divisão da sociedade francesa através de seus naipes, sendo copas o clero; espadas a nobreza; 🌧️ paus os camponeses; ouros a burguesia.[carece de fontes]
Significado das cartas [ editar | editar código-fonte ]
Mais tarde,[quem?] atribuíram-se significados específicos 🌧️ às cartas com figuras, representando personalidades históricas e bíblicas. São elas:
A carta que tem a frente com maior liberdade de 🌧️ criação é o coringa ou joker, que representaria os palhaços dos jograis realizados nos castelos medievais.
Componentes do baralho [ editar 🌧️ | editar código-fonte ]
O naipe jogos de baralho é um retângulo de papel grosso, cartolina, cartão ou plástico, com um 🌧️ lado estampado com diversas cores e símbolos (geralmente número e naipes) chamado de face e o outro estampado num padrão 🌧️ comum a todas as cartas de cada baralho de modo que se esconda o valor da face.
A quantidade de cartas 🌧️ mais comum, e que é utilizada em como fazer aposta na copa do mundo vários jogos, é a que que compõe o baralho inglês de 52 🌧️ cartas (o qual podem ser acrescentados uma ou duas cartas chamadas jokers ou, no Brasil, coringas), divididas nos quatro naipes 🌧️ franceses, com cada naipe contendo cartas numeradas de 2 a 10, o Ás, e as cartas figuradas valete, dama e 🌧️ rei. Os jogos que utilizam este baralho podem usá-lo todo ou um subconjunto obtendo uma menor quantidade de cartas. Os 🌧️ subconjuntos mais comuns são os que excluem os 10s, 9s e 8s dos quatro naipes, totalizando 40 cartas (A K 🌧️ Q J 7 6 5 4 3 2) são chamados de "baralho sujo", e os que excluem os 10s, 9s, 🌧️ 8s, 7s, 6s, 5s e 4s, totalizando 24 cartas (A K Q J 3 2) são chamados de "baralho limpo".[carece 🌧️ de fontes]
O surgimento do Coringa [ editar | editar código-fonte ]
A carta somente foi introduzida aos baralhos nos meados do 🌧️ século XIX por influência de um jogo alemão chamado Euchre, derivado do Juckerspiel, no qual ela ocupava o topo da 🌧️ hierarquia. Imigrantes alemães que se instalaram no estado da Pensilvânia, nos EUA, acabaram levando o Euchre e, consequentemente, o Coringa 🌧️ para a América do Norte, onde a carta ganhou popularidade instantânea.
A inclusão do Joker (Coringa, em como fazer aposta na copa do mundo inglês) abriu as 🌧️ portas para a criação de variantes em como fazer aposta na copa do mundo uma infinidade de jogos e caiu no gosto dos praticantes do carteado. 🌧️ Os baralhos utilizados pelos soldados durante a Guerra Civil norte-americana (1861-1965) já contavam com o Coringa, e esse passou a 🌧️ ser o padrão da maioria dos baralhos produzidos desde então.
Vale ressaltar que o papel do Coringa varia de acordo com 🌧️ cada jogo. Em como fazer aposta na copa do mundo alguns, ele pode substituir qualquer carta; em como fazer aposta na copa do mundo outros, é a carta de menor valor e 🌧️ muitas vezes simplesmente é excluído do baralho, entre outras possibilidades.[6]
Baralho francês de 52 cartas [ editar | editar código-fonte ]
O 🌧️ principal baralho de 52 cartas, em como fazer aposta na copa do mundo uso atualmente, inclui 13 cartas de cada um dos quatro naipes franceses, paus 🌧️ (♣), ouros (♦), copas (♥) e espadas (♠), com cartas de figuras. Cada naipe inclui um ás, que descreve um 🌧️ único símbolo de seu naipe (muito grande, muitas vezes apenas o ás de espadas) um rei, uma rainha, e um 🌧️ valete, cada um representado com um símbolo de seu naipe, com valores de dois a dez, com cada cartão mostrando 🌧️ o número de símbolos de seu naipe. Para além destas 52 cartas, baralhos comerciais geralmente incluem dois coringas. Em como fazer aposta na copa do mundo 🌧️ muitos jogos, os coringas não são usados. Os coringas são geralmente distinguidos pela cor.
Baralho francês de 56 cartas [ editar 🌧️ | editar código-fonte ]
O baralho de 56 cartas (baralho cavalheiresco) em como fazer aposta na copa do mundo uso hoje inclui 14 valores de cada um 🌧️ dos quatro naipes franceses, paus (♣), ouros (♦), copas (♥) e espadas (♠) com cartas de figuras, e é usado 🌧️ especialmente em como fazer aposta na copa do mundo jogos de cartas como rook, copas, espadas e mighty. Ele aumenta o baralho de 52 cartas-padrão, com 🌧️ quatro cartas da corte, ou seja, cavaleiro de paus, cavaleiro de ouros, cavaleiro de copas e cavaleiro de espadas. Elas 🌧️ correspondem estritamente às cartas Arcanos Menores do baralho de tarô francês.
O baralho mais usado nos países lusófonos tem 52 cartas, 🌧️ distribuídas em como fazer aposta na copa do mundo 4 grupos - também chamados de naipes - os quais têm 13 cartas de valores diferentes. Os 🌧️ nomes dos naipes em como fazer aposta na copa do mundo português (mas não os símbolos) são similares aos usados no baralho espanhol de quarenta cartas. 🌧️ São eles espadas (♠), paus (♣), copas (♥) e ouros (♦), embora sejam usados os símbolos franceses.
Cada naipe tem 13 🌧️ cartas, sendo elas um ás (representado pela letra A), todos os números de 2 a 10, e três figuras: o 🌧️ valete (também chamado de Jorge), representado pela letra J (do inglês jack), a dama (também chamada de rainha) representada pela 🌧️ letra Q (do inglês queen) e o rei, com a letra K (do inglês king). Ao ás, geralmente, é dado 🌧️ o valor 1 e às figuras são dados, respectivamente, os valores de 11, 12 e 13. Nos jogos de canastra 🌧️ o ás tem valor de 1 ou de 14 (baralho com 52 cartas). Também é comum ver a carta 2 🌧️ como coringa nos jogos de canastra.
Os nomes dos naipes em como fazer aposta na copa do mundo espanhol, correspondentes ao baralho de 52 cartas, não têm 🌧️ as mesmas denominações do baralho espanhol de 40 cartas que são oros, copas, espadas e bastos, mas seus correspondentes diamantes, 🌧️ corazones, pique e treboles.
Alguns jogos também incorporam um par de cartas com valor especial, e que nunca aparecem com naipe: 🌧️ os curingas (Brasil) ou jokers (Portugal).
Baralho ítalo-espanhol de 40 cartas [ editar | editar código-fonte ]
O baralho ítalo-espanhol é composto 🌧️ por 40 cartas com 10 valores de cada um dos quatro naipes, numeradas de Ás a 7 e de Valete 🌧️ a Rei, excluindo-se as cartas 8, 9 e 10. É usado para jogos tais como truco (e para as suas 🌧️ variações como o truco cego, ou espanhol, ou argentino, ou uruguaio, ou gaudério), bisca (ou bríscola), escopa (ou escova), entre 🌧️ outros comuns às regiões que têm influência espanhola e italiana.
Baralho de tarot de 78 cartas [ editar | editar código-fonte 🌧️ ]
O baralho de tarot de 78 cartas, e subconjuntos do mesmo, são usados para uma variedade de jogos europeus de 🌧️ trick-tracking. O baralho de tarot se distingue da maioria dos outros baralhos pelo uso de um naipe de trunfos separado 🌧️ de 21 cartas, e um bobo, cujo papel varia de acordo com o jogo específico. Além disso, ele difere do 🌧️ baralho francês de 52 cartas pela utilização de uma carta de corte adicional em como fazer aposta na copa do mundo cada naipe, o cavaleiro ou 🌧️ cavalo. Na Europa, o baralho é conhecido principalmente como um baralho de cartas de jogar; nas Américas, o baralho é 🌧️ conhecido sobretudo por seu uso em como fazer aposta na copa do mundo cartomancia, os trunfos e o bobo compõem os arcanos maiores, enquanto as 56 🌧️ cartas de naipe compõem os arcanos menores.
Recentemente surgiram novos jogos de cartas, entre os quais o primeiro grande êxito foi 🌧️ o Magic, the gathering. Trata-se de jogos complexos que utilizam um conjunto variável de cartas, que os jogadores devem coleccionar, 🌧️ cada uma das quais tem um conjunto de características que a distingue das demais e que são alteradas pela interacção 🌧️ com as outras cartas.
Ver artigo principal: Naipes
Em um baralho de cartas existem quatro naipes: Espadas (♠️); Paus (♣); Copas (♥️); 🌧️ Ouros (♦️). Dependendo da região, os naipes são denominados por outros símbolos e nomes das figuras.
Dia do Baralho [ editar 🌧️ | editar código-fonte ]
A partir de 2013, no Brasil, a Copag passou a fazer uma campanha para se comemorar o 🌧️ Dia do Baralho. O dia escolhido foi 13/09, em como fazer aposta na copa do mundo homenagem ao baralho "Copag 139", o mais vendido do Brasil.
Referências
Joseph 🌧️ Needham, Science & Civilisation in China , Cambridge University Press, 2004, volume IV:1, ISBN 0-521-05802-3
, Cambridge University Press, 2004, volume 🌧️ IV:1, ISBN 0-521-05802-3 David Parlett, The Oxford Guide to Card Games . 1990. ISBN 0-19-214165-1.
. 1990. ISBN 0-19-214165-1. Arthur M. 🌧️ Hind, An Introduction to a History of Woodcut , Houghton Mifflin Co. 1935 (in USA), reprinted Dover Publications, 1963 ISBN 🌧️ 0-486-20952-0
, Houghton Mifflin Co. 1935 (in USA), reprinted Dover Publications, 1963 ISBN 0-486-20952-0 Antony Griffiths, Prints and Printmakin g, British 🌧️ Museum Press (in UK), 2nd edn, 1996 ISBN 0-7141-2608-X
g, British Museum Press (in UK), 2nd edn, 1996 ISBN 0-7141-2608-X W. 🌧️ H. Wilkinson, Chinese Origin of Playing Cards, The American Anthropologist, volume VIII, 1895, páginas 61–78
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