A Loteca, antigamente denominada Loteria Esportiva, é uma modalidade de loteria
brasileira, mantida pela Caixa Econômica Federal, com o objetivo 💋 de prognosticar
resultados de partidas de futebol. Tal jogo inspirou a produção da comédia Como Ganhar
na Loteria sem Perder 💋 a Esportiva do diretor J.B. Tanko em casa de aposta dando 5 reais 1971.
Um bilhete da
Loteria Esportiva, da Caixa Econômica Federal, dos dias 25 💋 e 26 de novembro de 1972.
A
Loteca foi regulamentada no Brasil em casa de aposta dando 5 reais 25 de março de 1970[1] e realizada 💋 desde 19
de abril, quando foi feita uma rodada experimental no estado da Guanabara com prêmio
fixo de duzentos mil 💋 cruzeiros novos e cem mil bilhetes distribuídos.[2] O jogo número
1 foi um Fla-Flu.[3] As vendas de apostas foram feitas 💋 em casa de aposta dando 5 reais 48 barracas
improvisadas.[3] Testes em casa de aposta dando 5 reais São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras
cidades, no mesmo fim 💋 de semana, foram cancelados.[4]
Naquela época, era necessário
acertar os resultados de treze jogos selecionados pela Caixa para ganhar o prêmio.
💋 Durante a fase experimental, era possível até marcar treze palpites triplos (quando
todas as colunas são marcadas em casa de aposta dando 5 reais uma 💋 linha), mas ninguém chegou a fazer os treze
pontos[5] — as chances matemáticas eram de 1:1 594 323 para fazer 💋 os treze pontos. Oito
apostadores foram premiados com doze pontos[6] e dividiram o prêmio líquido, com cada
um recebendo cerca 💋 de dez mil cruzeiros novos.[4] Outras rodadas experimentais foram
realizadas em casa de aposta dando 5 reais 3 de maio, também na Guanabara, e em 💋 casa de aposta dando 5 reais 17 de maio, em casa de aposta dando 5 reais São
Paulo, Belo Horizonte e Brasília.[2]
Oficialmente, os bolões começaram em casa de aposta dando 5 reais 7 de
junho, 💋 que foi também a primeira vez em casa de aposta dando 5 reais que foram acertados treze pontos.[6] O
futebol já era febre no país, 💋 antes mesmo de a seleção brasileira ter faturado sua
terceira Copa do Mundo, o que gerou muitas filas nas casas 💋 de apostas.[7] O jogo mínimo
custava dois cruzeiros novos, com um duplo; o jogo com um triplo custava três cruzeiros
💋 novos.[2]
O apostador preenchia um cartão e entregava-o na lotérica, que usava uma
máquina manual da IBM, chamada Port a Punch, 💋 para furar dois cartões, um dos quais
ficaria como comprovante com o apostador.[2] Ao final de todos os jogos de 💋 domingo, um
computador da Caixa Econômica Federal processava as apostas, em casa de aposta dando 5 reais "apenas" dezessete
minutos, de acordo com a revista 💋 Placar.[2] O computador seguia lendo cartão por cartão
até encontrar um com nove pontos (o mínimo para o prêmio ser 💋 rateado)[8] e, então
passava a separar todos os cartões com nove pontos até achar algum com dez; a partir
daí 💋 seguia o mesmo processo, em casa de aposta dando 5 reais busca de cartões com onze, doze e, eventualmente,
treze pontos.[9]
A escolha dos jogos de 💋 cada bolão era feita pela agência Sport Press,
contratada pela Caixa.[10] Essa escolha seguia alguns critérios:
Clássicos, desde que a
diferença 💋 de pontos entre os times não fosse grande;
Dois times "médios" com campanhas
parecidas;
Times grandes jogando fora de casa contra times 💋 pequenos;
Clássicos locais
ou regionais. [ 10 ]
O primeiro apostador a ganhar sozinho foi Gilberto Furtado
Medeiros, no teste número 5 💋 (28 de junho), entretanto sem marcar os treze pontos.[11]
Em casa de aposta dando 5 reais um teste que terminou com oito empates ele foi 💋 o único a errar apenas um jogo.
Esse teste já marcou um declínio nas apostas, pois foi o primeiro depois 💋 da Copa do
Mundo de 1970, que gerou um volume maior por haver mais informações disponíveis sobre
os times participantes, 💋 e também por marcar o início dos campeonatos estaduais, o que
fazia com que muitos esperassem mais um pouco para 💋 ter uma ideia melhor de como estavam
as equipes.[12]
No teste número 11, um maquinista de Barra do Piraí ganhou sozinho 💋 o
prêmio de 2,5 milhões de cruzeiros, um grande valor à época, e ficou famoso.[3] Para o
teste seguinte, as 💋 apostas dispararam, assim como o valor do prêmio, mas quem fez os
treze pontos saiu decepcionado, pois foram 4 175 💋 ganhadores.[3]
Após um ano a loteria
era considerada um sucesso, com os organizadores declarando que ela tinha superado "a
mais otimista 💋 das expectativas": mesmo com vendas em casa de aposta dando 5 reais apenas seis estados, já
haviam sido vendidos cerca de dez milhões de apostas, 💋 embora as previsões iniciais
tenham falado que seriam apenas cerca de 2,5 milhões após um ano.[3]
O sucesso teve
efeitos colaterais, 💋 como um protesto de lojistas no centro de São Paulo, que se sentiam
prejudicados pelas longas filas em casa de aposta dando 5 reais casas 💋 lotéricas, que obstruíam as portas de
outras lojas, no período em casa de aposta dando 5 reais que apenas poucas casas lotéricas podiam fazer as
💋 apostas.[13] As soluções propostas para evitar o problema eram aumentar o número de
casas lotéricas autorizadas a fazer as apostas 💋 e eliminar a necessidade de
preenchimento de nome e endereço do apostador nos volantes, usando apenas o número do
cartão, 💋 como já era feito na Loteria Federal.[13]
A Loteca passou a ser vendida no país
inteiro em casa de aposta dando 5 reais 1972.[3] O sucesso 💋 fez com que a loteria passasse a ser mencionada em
casa de aposta dando 5 reais filmes e contos, além de ter dado fama a 💋 professores de matemática que faziam
cálculos simples de análise combinatória.[3]
Em maio de 1972, no teste 85, uma zebra
inesperada no 💋 jogo entre Corinthians e Juventus, no Pacaembu, fez o primeiro milionário
da modalidade: Eduardo Varela, mais conhecido como Dudu da 💋 Loteca, do então estado da
Guanabara. Ele foi o único apostador que cravou os treze pontos do concurso, incluindo
este 💋 jogo, em casa de aposta dando 5 reais que o Corinthians tinha cerca de 95% das apostas, enquanto o
Juventus vinha de cinco derrotas nas 💋 cinco primeiras rodadas e conseguiu vencer pelo
placar mínimo, com gol de falta do meia Brecha. Levou um total de 💋 mais de 11,6 milhões
de cruzeiros.[7]
Em seus quatro primeiros anos, a Loteria Esportiva foi interrompida no
fim do ano, devido 💋 ao recesso do futebol brasileiro.[14] A partir de 1974, entretanto,
jogos do exterior passaram a compor a programação desse período.
Em 💋 setembro de 1975, o
goiano Miron Vieira de Sousa, da cidade de Ivolândia, no interior de Goiás, ganhou
sozinho um 💋 prêmio de 22 milhões de cruzeiros, considerado à época "o maior prêmio da
Loteca e do mundo, em casa de aposta dando 5 reais concursos 💋 de prognósticos".[15]
Foi em casa de aposta dando 5 reais 1978 que surgiu
um dos personagens mais famosos da Loteca, a Zebrinha do Fantástico, programa dominical
💋 da Rede Globo. Desenhada por Borjalo, era dublada por Pedro Braga e Mara Lisi.[16] No
ano seguinte, as vendas semanais 💋 chegavam a dez milhões de apostas, mesmo patamar que
só tinha sido alcançado após um ano de vendas.[3] A Caixa 💋 já tinha tomado medidas para
diminuir os custos, reduzindo o cartão pela metade.[3]
Caso da Máfia da Loteria
Esportiva [ editar 💋 | editar código-fonte ]
Em 1979, Milton Coelho da Graça, então
diretor da revista Placar, comentou com Juca Kfouri, então editor 💋 de projetos especiais
e que cuidava da seção sobre a Loteria Esportiva, que vinha notando algumas
coincidências quando poucas pessoas 💋 ganhavam em casa de aposta dando 5 reais um teste.[17] A pedido de Milton,
Juca foi a Brasília pedir para ver os bilhetes premiados, mas 💋 o pedido foi negado, com
a alegação de sigilo bancário.[18]
Nesse mesmo ano, Milton deixou a Abril, e Juca foi
promovido 💋 a seu posto. Ainda com as suspeitas em casa de aposta dando 5 reais relação à Loteria Esportiva, todo
o fim de mês provocava a 💋 redação: "Quem é o macho para descobrir a sacanagem da Loteria
Esportiva?" Mas ninguém se pronunciava.[19] Em casa de aposta dando 5 reais outra viagem 💋 a Brasília, pediu
novamente para ver os cartões ganhadores. Desta vez, mostraram-lhe alguns: "Nego
colocava jogo triplo em casa de aposta dando 5 reais partida 💋 que se cravaria seco", conta Juca. "Corinthians ×
Juventus, triplo. Flamengo × Olaria, triplo. Vasco × Botafogo, Vasco. Atlético-PR ×
💋 Coritiba, Coritiba. Inter × Livramento, triplo. Não é possível. Eles cravam triplo em
casa de aposta dando 5 reais jogo fácil e seco para jogo 💋 difícil. Tem alguma coisa estranha nisso."[20]
Quando
comentou suas suspeitas na redação, no dia seguinte, conseguiu um voluntário para a
empreitada: 💋 Sérgio Martins. Juca deu a ele prazo de um ano, cumprido à risca: no número
648, de 22 de outubro 💋 de 1982, foi publicada extensa reportagem sobre o caso, com
denúncias de corrupção e manipulação de resultados. "A Loteria Esportiva 💋 é séria até a
bola rolar", admitiu o radialista Flávio Moreira, um dos envolvidos.[21] Nenhum dos 125
denunciados, entre jogadores, 💋 dirigentes, árbitros, técnicos e personalidades, foi
preso. O gerente de Loterias da Caixa em casa de aposta dando 5 reais 1989, Juarez José de Lima, 💋 garantiu à
época que o escândalo não chegou a abalar a loteria.[5]
A loteria perdeu
credibilidade[22], que nunca mais recuperou. A 💋 criação da Loto e da Sena também
contribuíram para a decadência da loteria.[5] Em casa de aposta dando 5 reais dezembro de 1987, a forma 💋 de
apostas mudou: passaram a ser dezesseis jogos, sendo que era obrigatório acertar os
treze primeiros para ter direito a 💋 um prêmio. Quem acertasse catorze ou quinze pontos
também levava prêmios menores, desde que tivesse acertado os treze primeiros jogos.[5]
💋 A loteria ganhou o apelido de "Gorda".[5] Na época da mudança a arrecadação despencou
para um décimo do que a 💋 loteria arrecadava na casa de aposta dando 5 reais melhor fase.[5] A média de apostas
semanais entre 1972 e 1980 era de dezessete milhões, número 💋 que cairia no fim dos anos
1980 para menos de cinco milhões.[5]
A fórmula com dezesseis jogos durou até agosto de
💋 1989, quando a loteria voltou a ter treze jogos e mudou de nome para Loteca[21], que já
era um apelido 💋 consagrado.[5] No fim do ano anterior a Loteca tinha começado a dar
prejuízo.[5] O número dos concursos também foi zerado, 💋 começando novamente do número 1.
A fase anterior teve 976 testes.[5] No novo formato, foi mantida a obrigatoriedade de
acertar 💋 os primeiros jogos, no caso dez, o que já garantiria um prêmio menor. Cada um
dos treze jogos acertados além 💋 dos dez primeiros garantiria um prêmio maior.[5] Mas a
maior mudança foi a instituição de apenas palpites simples, acabando com 💋 palpites
duplos e triplos.[5]
Hoje é necessário acertar catorze pontos para faturar o prêmio
maior. A aposta mínima é de três 💋 reais (um duplo), e a aposta mais cara é de 1.296
reais (três triplos e cinco duplos). As chances matemáticas 💋 de acertar catorze pontos
com o jogo mínimo são de uma em casa de aposta dando 5 reais 2 391 485.
A Loteca está, atualmente,
arrastando-se 💋 no cenário de loterias. Sua arrecadação está longe da de quarenta anos
atrás. No teste 256, de março de 2007, 💋 a Loteca pagou o menor prêmio da história de seu
novo formato, quando, em casa de aposta dando 5 reais uma rodada "lógica", 7 792 💋 apostadores fizeram os catorze
pontos e levaram um prêmio de 32,67 reais — quem fez treze pontos levou oitenta
centavos.[23] 💋 Em casa de aposta dando 5 reais 2008 o Governo Federal lançou a Timemania, loteria que viabiliza
ajuda aos cofres dos clubes das séries A, 💋 B e C do Campeonato Brasileiro.
Probabilidade
de acerto [ editar | editar código-fonte ]
Fazendo a aposta mínima, a probabilidade de
💋 acerto é:[24]
14 placares: 1 chance em casa de aposta dando 5 reais 2.391.485
13 placares: 1 chance em casa de aposta dando 5 reais
85.410