Para além de Fellini, Rossellini, Visconti, De Sica e Antonioni, o cinema italiano também deixou casa de aposta do brasil marca no imaginário cultural ❤️ do século XX com grandes doses de sanguinolência, psicopatia e monstruosidade, embaladas numa estética de apelo pop que não se ❤️ refuta em casa de aposta do brasil mostrar aquilo que o bom gosto (na conotação mais elitista e restritiva do termo) deixaria fora de ❤️ quadro. Trata-se do substrato dos filmes de terror e suspense de diretores como Mario Bava, Dario Argento e Lucio Fulci, ❤️ produzidos principalmente entre os anos 1960 e 1980 e largamente revisitados pelo cinema norte-americano desde então, cujos maiores expoentes são ❤️ agora apresentados pelo CINUSP Paulo Emílio na mostra MAESTRI DELLA PAURA: CLÁSSICOS DO TERROR ITALIANO, em casa de aposta do brasil cartaz nas salas ❤️ de exibição da Cidade Universitária e do Centro Universitário Maria Antônia de 29 de agosto a 15 de setembro. A ❤️ programação privilegia filmes dos já citados grandes mestres do gênero, ao lado daquelas dirigidas por outros de seus expoentes, como ❤️ Lamberto Bava, Pupi Avati e Ruggero Deodato, e inclui uma série de sessões extras na noite de sexta-feira, 13 de ❤️ setembro, durante a qual a tradicional grade de sessões do CINUSP se amplia para apresentar filmes também às 22h00 (na ❤️ Cidade Universitária e na Maria Antônia) e à meia-noite (apenas na sala Maria Antônia).
A tradição do cinema de horror italiano ❤️ remonta ao ano de 1929, quando começaram a ser publicadas na Itália revistas com histórias de suspense policial sobre assassinos ❤️ em casa de aposta do brasil série violentos, que geralmente tinham suas identidades reveladas ao final. Conhecidos como giallos (amarelos, em casa de aposta do brasil italiano) devido ❤️ às páginas amarelas que os compunham, esses romances começaram, cerca de trinta anos depois, a ser adaptados para o cinema, ❤️ dando origem ao subgênero cinematográfico giallo, de histórias sobre serial killers marcadas por violência e suspense, que teve em casa de aposta do brasil ❤️ La Ragazza che Sapeva Troppo, dirigido por Mario Bava em casa de aposta do brasil 1963, seu primeiro exemplo. Tomando emprestados elementos visuais do ❤️ cinema expressionista alemão e do cinema de horror norte-americano dos anos 1930, os primeiros filmes giallo foram os responsáveis por ❤️ inaugurar um filão que depois também viria a abrir espaço para outras obras com foco deliberado na violência gráfica ❤️ o chamado terror gore , geralmente centradas em casa de aposta do brasil um vilão de natureza não humana, ampliando a temática dos filmes ❤️ de terror e suspense italianos para abarcar também bruxas, vampiros, assombrações e zumbis.
Além de pai do giallo no cinema, Mario ❤️ Bava foi o grande nome da era dourada do terror italiano nos anos 1960. Filho de um escultor que também ❤️ trabalhou com câmera e efeitos especiais no cinema mudo italiano, Mario Bava começou casa de aposta do brasil carreira como diretor de fotografia e ❤️ nunca mais abandonou a profissão, chegando a trabalhar em casa de aposta do brasil dois curtas-metragens de Roberto Rossellini e também assinando a função ❤️ em casa de aposta do brasil todos os filmes que dirigiu. Entre suas obras de terror mais famosas presentes nesta mostra, estão o clássico ❤️ A Maldição do Demônio, de 1960, eAs Três Máscaras do Terror, de 1963. O sucesso de público desses dois filmes ❤️ foi tão grande que o segundo, conhecido internacionalmente pelo título Black Sabbath, acabou batizando a primeira autêntica banda de heavy ❤️ metal de que se tem notícia.
Apesar do pioneirismo de Mario Bava, Dario Argento talvez seja o primeiro nome que vem ❤️ à mente quando se fala de cinema de terror italiano, em casa de aposta do brasil parte porque seu estilo talvez seja o mais ❤️ reproduzido e revisitado o pelo cinema norte-americano o diretor John Carpenter, por exemplo, o cita como referência fundamental para ❤️ a sérieHalloween. Antes de dirigir seu primeiro filme, Argento colaborou com Bernardo Bertolucci no roteiro de Era Uma Vez no ❤️ Oeste (1968), clássico do western spaghetti do mestre Sergio Leone. Em casa de aposta do brasil seguida, fez casa de aposta do brasil estreia na direção com o ❤️ primeiro filme daquela que ficaria conhecida como casa de aposta do brasil Trilogia Animal: o giallo O Pássaro das Plumas de Cristal, de 1970. ❤️ Além deste, outras quatro das mais emblemáticas obras do diretor estão incluídas na programação desta mostra: Prelúdio para Matar, outro ❤️ giallo, além dos sobrenaturais Suspiria, A Mansão do Inferno e Phenomena, que representam o auge criativo e de popularidade do ❤️ realizador. Uma característica interessante desses três últimos filmes é que todos apresentam como protagonista uma garota adolescente incumbida de desvendar ❤️ uma trama misteriosa e violenta.
Já o terceiro grande mestre do terror italiano, Lucio Fulci, começou casa de aposta do brasil carreira nos anos 1960, ❤️ dirigindo algumas comédias e, posteriormente, alguns filmes giallo e alguns westerns spaghetti. Contudo, casa de aposta do brasil fama internacional se deve aos seus ❤️ filmes de zumbis, na tradição inaugurada por George A. Romero em casa de aposta do brasil 1968 com seu clássico A Noite dos Mortos-Vivos, ❤️ que voltou a gozar de grande popularidade nos dias atuais, graças a filmes como Extermínio eGuerra Mundial Z e a ❤️ séries de TV como The Walking Dead. O primeiro grande sucesso de Fulci, Zumbi 2 A Volta dos Mortos, ❤️ de 1979, chegou a ser comercializado indevidamente na Europa como uma continuação deDespertar dos Mortos, filme de Romero ❤️ de 1978. Depois desse grande sucesso, Fulci realizou Pavor na Cidade dos Zumbis e Terror nas Trevas, também selecionados para ❤️ esta mostra.
A programação inclui também os dois filmes mais populares de Lamberto Bava, filho de Mario: Demons Filhos das ❤️ Trevas e Demons 2 Eles Voltaram, ambos roteirizados e produzidos em casa de aposta do brasil parceria com Dario Argento, além do clássico ❤️ A Casa com Janelas Sorridentes, dirigido por Pupi Avati em casa de aposta do brasil 1976, que acrescenta doses maciças de erotismo à fórmula ❤️ de mistério e violência dos filmes de terror italianos. Finalizando a seleção de filmes, a mostra exibe também o polêmico ❤️ Cannibal Holocaust, controverso pseudodocumentário de Ruggero Deodato lançado em casa de aposta do brasil 1980 e imediatamente censurado e/ou banido em casa de aposta do brasil dezenas de ❤️ países. Rodado em casa de aposta do brasil locações autênticas na Amazônia, o filme foi o primeiro a empregar o formato de uma edição ❤️ de imagens pretensamente documentais encontradas posteriormente mesmo recurso para agregar realismo à narrativa adotado por filmes de terror contemporâneos, ❤️ como A Bruxa de Blair, Cloverfield Monstro e a série Atividade Paranormal. Unanimamente considerado um dos filmes mais chocantes ❤️ e violentos já feitos, Cannibal Holocaust é alvo frequente de críticas por casa de aposta do brasil superexposição de violência gráfica e sexual e ❤️ pelo fato de animais silvestres terem sido mortos durante casa de aposta do brasil realização. Deodato chegou a ser preso na Itália, sob a ❤️ acusação de obscenidade e sob o peso de rumores (nunca comprovados) de que pessoas foram mortas durante as filmagens.
Com essa ❤️ seleção irretocável de autênticos clássicos do horror universal, a mostra MAESTRI DELLA PAURA oferece ao espectador uma chance imperdível de ❤️ conhecer, maravilhar-se e apavorar-se com o talento de alguns dos maiores mestres do cinema de terror.