Esporte Espetacular é uma revista eletrônica semanal de esportes, produzida pela TV Globo e apresentada nas manhãs de domingo desde 💶 8 de dezembro de 1973, sendo um dos mais antigos programas ainda em exibição da televisão brasileira.
Estreou com a apresentação 💶 de Léo Batista e atualmente é apresentado por Lucas Gutierrez e Bárbara Coelho.
[1] O programa é produzido por Mariane Granado, 💶 Maurício Oliveira e Rafael Freitas.[2]
O programa apresenta entrevistas, reportagens sobre ciência esportiva, personagens históricos e a relação social do esporte.
Também 💶 apresenta o que foi notícia na semana esportiva, além de mostrar os gols da rodada e a preparação dos times 💶 de olho nos jogos do dia, além de jogos, quando acontecem na manhã de domingo, de vôlei, futebol de praia, 💶 futsal, etc.
, e ainda torneios de natação, entre outros.
O tradicional tema do programa, é Dr.
Jeckle and Hyde Park, da Carnaby 💶 Street Pop Orchestra And Choir.
Década de 2010 [ editar | editar código-fonte ]
Em 5 de junho de 2011, o ex-jogador 💶 de de vôlei Tande passou a fazer dupla com Glenda Kozlowski na apresentação do programa.
O apresentador Luís Ernesto Lacombe, que 💶 estava no programa desde 2004, passou a apresentar a coluna de esportes do Bom Dia Brasil.
Já Luciana Ávila, que apresentava 💶 o Esporte Espetacular desde 2009, deixou a apresentação, mas continuou no EE fazendo reportagens.
[3] Em 27 de janeiro de 2013, 💶 o jornalista Ivan Moré passou a apresentar o programa ao lado de Glenda Kozlowski.
[4] Até então ele substituiria o titular 💶 Tande, que estava de férias e deveria voltar a apresentar o esportivo em 17 de fevereiro.
No entanto, Ivan Moré acabou 💶 efetivado, confirmando as especulações de um desejo da nova direção de esportes da Rede Globo de fazer mudanças na apresentação 💶 do EE.
[5] Com a mudança dos apresentadores, Tande passou a fazer reportagens especiais para o programa.
[6] Em julho de 2015, 💶 Moré deixa o comando da atração para apresentar o Globo Esporte de São Paulo, e em seu lugar entra Alex 💶 Escobar, que passa a apresentar ao lado de Glenda Kozlowski.
Em agosto de 2016 foi anunciada uma nova troca dos apresentadores 💶 do EE.
Fernanda Gentil e Flávio Canto passam a apresentar o programa a partir de 5 de setembro, Alex Escobar voltaria 💶 para o Globo Esporte do Rio de Janeiro e Glenda Kozlowski iria fazer reportagens e narrar eventos.
Em 28 de novembro 💶 do mesmo ano, o principal produtor do programa, Guilherme van der Laars, e outros dois funcionários da TV Globo, o 💶 repórter Guilherme Marques e o cinegrafista Ari Júnior, faleceram na tragédia com o Voo LaMia 2933, que transportava a delegação 💶 da equipe da Associação Chapecoense de Futebol.
Na tragédia, também faleceram outras 68 pessoas.
Os três estavam no voo para produzir uma 💶 matéria especial para o próprio Esporte Espetacular, sobre a campanha da Chapecoense na Copa Sul-Americana de 2016, e foram homenageados 💶 pela emissora.
O jornalista Felipe Andreoli, que já havia trabalhado no SporTV apresentando o programa esportivo Extra Ordinários, com passagem também 💶 pela Band, estreou no EE em março de 2017, substituindo Flávio Canto, que passaria a fazer reportagens.
[7] Em dezembro de 💶 2018 Fernanda Gentil foi transferida da área de esportes da emissora para a área do entretenimento.
Sua última apresentação foi em 💶 9 de dezembro, quando o programa completou 45 anos de exibição.
No domingo seguinte estreou Bárbara Coelho, que já vinha cobrindo 💶 as suas férias.[8]
Em 9 de junho de 2019, Lucas Gutierrez estreou na apresentação do programa, substituindo Felipe Andreoli, que foi 💶 para o Globo Esporte SP.[1][9]
Década de 2020 [ editar | editar código-fonte ]
Em 13 de setembro de 2020, o programa 💶 não foi levado ao ar devido à transmissão do Grande Prêmio da Toscana de Fórmula 1, que teve duas bandeiras 💶 vermelhas e três largadas.
[10] No domingo seguinte, em 20 de setembro, o programa exibiu uma reportagem especial sobre os setenta 💶 anos da televisão no Brasil.
[11] Em 14 de março de 2021, passou a ter blocos locais de São Paulo e 💶 Minas Gerais, apresentados por Thiago Oliveira e Marcelo Lages, respectivamente.
[12]Thiago ficou até 31 de outubro de 2021, quando foi substituido 💶 por Karine Alves.[13]
Em 6 de março de 2022, o programa ganhou um novo cenário com mais espaços para entrevistas e 💶 até café da manhã com convidados.
A atração também passou a ser produzida nos Estúdios Globo, sendo a primeira produção do 💶 esporte da emissora a ser feita no complexo de estúdios.
Em 13 de novembro, o programa foi exibido pela última vez 💶 no cenário dos Estúdios Globo, já que durante a Copa do Mundo, a atração seria feita do estúdio especial montado 💶 pela emissora pra cobertura do evento.
No dia 25 de dezembro, o programa voltou a ser apresentado da sede do Jardim 💶 Botânico, onde fica o Jornalismo/Esporte da Globo.[14]
Em 2 de abril de 2023, estreia um novo quadro de humor Fica Triste 💶 Não; comandado pelos humoristas Marcelo Adnet e Magno Navarro.[15]
O João Sorrisão, um joão-bobo, foi o mascote adotado pelo programa Esporte 💶 Espetacular da TV Globo em 2011.
Uma série de variações do mascote foi desenvolvida pela Globomarcas.
[16][17] e a Globo chegou a 💶 criar um game com o personagem.
[18][19] João ganhou uma companheira em 2 de junho de 2013.
O nome foi escolhido por 💶 enquete popular no site do programa Globo Esporte.
Os Havaianos compuseram "O funk do João Sorrisão".
[20] Posteriormente o grupo Exaltasamba compôs 💶 uma música homônima que incentivava as comemorações e citava o jogador Neymar na letra.[21]
Jogadores passaram a fazer coreografias que imitavam 💶 os movimentos do boneco.
[22] O mascote foi promovido a cabo nas Olimpíadas do Exército em Dourados, MS.
[23] o que foi 💶 alvo de críticas por parte da imprensa.[24][25][26]
Tecnologia em 360º [ editar | editar código-fonte ]
Com a ajuda de um analisador 💶 tático, reapresenta as grandes jogadas do mundo do futebol no presente e no passado.
Jogos do Mundo [ editar | editar 💶 código-fonte ]
Jogos do Mundo foi uma série exibida no início de 2016, que teve oito episódios.
Produzida em conjunto com a 💶 Pindorama Filmes, a série mostrou modalidades esportivas tradicionais ao redor do mundo.
Os episódios foram narrados por Patricia Pillar e Marcos 💶 Palmeira.[29][30]
Talento: Como Surgem os Campeões [ editar | editar código-fonte ]
Série sobre 5 países que são dominantes nos esportes olímpicos.
Ver 💶 artigo principal: Zero1
Quadro sobre os e-sports, com Tiago Leifert.[44]
Em 26 de agosto e 2 de setembro de 2012, o programa, 💶 juntamente com a empresa de artigos esportivos Adidas, produziram uma campanha para a escolha do nome da bola da Copa 💶 do Mundo FIFA 2014.[45]Referências