31bet Jogue jogos de caça-níqueis on-line, e em julho de 2009, foi anunciado oficialmente, como produtor executivo, com Dave Marsh.
Em janeiro de 2010, Marsh e a divisão de produção da Activision Headline Games criaram o jogo "Spawny", um simulador de caça-níqueis, desenvolvido pela equipe de jogos de tiro em primeira pessoa e desenvolvido por Marsh e seus empregados.
O jogador controla um dos membros da caça-níqueis, o Dr.
Leo, um especialista em uma tecnologia chamada de "Titan-Elmers", que atira o seu único tiro nos inimigos antes de atacá-los com uma combinação de tiros poderosos de rifles e espingardas.O
jogo foi lançado em 1 fevereiro de 2010 para PC, PlayStation 2 e Xbox.
No dia do lançamento, a Activision anunciou que o título já havia sido desenvolvido pela Dreamworks e pela Electronic Arts, porém sem a presença de nenhum membro da diretoria da Electronic Arts.
Antes, a EA havia tentado fazer o jogo para as plataformas Xbox Live Arcade e Playstation, no entanto, nunca conseguiu encontrar um "spinoff" para a versão PlayStation 2 do jogo.
Com a demissão de Jim Stoll em meados de novembro de 2010, o jogo se tornou independente.
A equipe de produção, formada pela ex-funcionários
do estúdio da Dreamworks, teve que retomar seu trabalho no Xbox 360.
Em 12 de março de 2011, o jogo foi lançado para Xbox One e, posteriormente, para PC e para PlayStation 2 pela Electronic Arts.
Este foi o último "spinoff" do estúdio da EA para fazer o jogo para o PlayStation 2.
O jogo é um sucessor espiritual ao clássico "".
O jogo já havia sido lançado em duas versões para o Xbox Live Arcade e para a PlayStation e está disponível em vários países, incluindo Reino Unido, Polônia, Rússia, Coréia do Sul, Índia, Indonésia, Filipinas, Taiwan, Japão, Malásia,
China, Taiwan, Hong Kong, Singapura, Tailândia e na Europa.
No Brasil, o jogo foi lançado para o PC e PlayStation como o título exclusivo do jogo no "Unbox Live", porém já não existem versões para o celular, além de se jogar o jogo fora do modo de jogo em "Online", sem o Wii Remoter.
O remake para PlayStation 2 foi anunciado em outubro de 2009, com o nome de ""Spawny"", assim como o novo lançamento para Xbox One, sendo confirmado bet simples data de primeiro publicação prevista para a data de 25 de março de 2011.
Logo após o lançamento do
PS2, a Activision confirmou que o jogo já estava em andamento, já que a desenvolvedora sueca de jogos de tiro, a Blizzard, queria que os desenvolvedores produzissem um jogo semelhante em estilo shooter.
Eles haviam planejado fazer um jogo mais para o PlayStation para o Xbox 360, mas não tinham sido persuadidos a fazê-lo, já que o estúdio se encontrava em dificuldades financeiras.
O jogo recebeu críticas positivas, principalmente da crítica especializada, que elogiou seu enredo, e as mecânicas básicas de tiro, e também dos jogadores, que achou os temas da caça em primeira pessoa um pouco "trazido".A crítica
GameRankings deu ao jogo uma pontuação média de 88 de 100, baseada em 29 críticas, e a versão para Xbox, em 25 de abril de 2012 recebeu nota máxima de 86 de 100 por seu "sitemaster", que afirmou que "a jogabilidade simples e multiplayer envolvente não é o que lhe dá certo, o jogador já é um personagem "trazido" da série "Halo II" e a adição de vários outros elementos interessantes vai torná o jogo muito atraente para o jogador".
No site Metacritic, o jogo tem uma pontuação média ponderada de 62 em 100 com base em 43 críticas."Spawny"
também recebeu várias análises negativas dos críticos.
David McCartney do "USA Today" disse: ""Spawny tem muito a oferecer não apenas pela jogabilidade simples, mas também é por muito bem o melhor e mais intuitivo jogo de tiro já feito"".
Ele chegou a escrever: ""Esta é a maior falha do jogo - é simplesmente nunca fazer um personagem que nem sequer se torne um personagem".
O site britânico IGN deu ao jogo uma pontuação de 88 em 100, marcando a pior história e a maior repetição de "Halo" e comentou "A trilha sonora ainda não consegue lidar com os padrões de
'Halo": o som está pesado, mas as legendas são uma ameaça, mesmo vindo do inglês.
Ele falha ao escrever o enredo".
Ele criticou a música, música ao vivo, e as letras do título, afirmando que "uma música do gênero" "poderia ser uma das melhores coisas que já fizemos para mim".
Vários dos jogadores tiveram reações extremamente negativas.
Dan Wigner da IGN, chamou-o de "um jogo ruim", enquanto Sam Smith, da "Eurogamer", deu ao jogo quatro de cinco estrelas, elogiando o equilíbrio de fases e as mecânicas de tiro.
Smith, no entanto, criticou o uso de armas de