esporte praticado na natureza, com seu método de preparação, estudo, interpretação e meditação, também foram considerados uma prática útil em algumas áreas, mas atualmente somente no seu lugar.
O uso do "punisher", a técnica para a formação de várias artes marciais, vem sofrendo com muitos problemas a longo prazo, por isso se trata do seu uso com fins diversos, tais como em treinamentos, por exemplo na manutenção de homeostase em condições adversas, sendo que este exercício é um ótimo meio de concentração físico, físico forte e físico.
O primeiro "Punisher" de grande porte da região sul paulista foi o "Punisher
"Nani", de autoria dos irmãos Miguel e Miguelzinho, fundado e mantido por seu criador na vila de Santo Antonio, no litoral de São Paulo, em 1896, pelo tio-avô materno da família Miguelzinho, o médico e também diretor de diversos estabelecimentos educacionais no interior paulista, como o "Colégio São Luiz", entre seus irmãos, o "Colégio Alfredo" (São José do Sul), "Colégio do Ipiranga" (São José do Rio Pardo), entre outros.
A partir do século XX, surgiram escolas de técnicas de ensino marcial, que incluíam o "Ensino Básico de São Carlos" (atualmente "Centro São Francisco Xavier", que mantém várias escolas com características
semelhantes, a exemplo do "Escolinha de São Carlos", na localidade de Ipiranga) e do "Programa de Educação Nacional de São Carlos", em outros estados, como o "Hospital Maria".
Entre os alunos de São Carlos se destacaram o "Coronel José Antônio Carlos, aluno do Sr.
José Antonio Carlos", futuro fundador e primeiro administrador agrícola da região e o "Professor Antônio Luiz Gonzaga".
Para fortalecer a defesa do seu estilo de Kung-Fu, a cidade de São Carlos organizou dois "Técnicos": o "Professor Antônio Carlos" e o "Professor Joaquim Antônio".
Ambos mantiveram as características originais, mas ainda hoje existem variações ao longo dahistória.
No primeiro, o professor era formado pelo mestre do "Punisher" Manoel de Barros Nogueira do Rio de Janeiro (1883-1942), tendo estudado desde 1909 com o professor de "Punisher" Manoel de Barros Nogueira (1879–1923).
Na cidade há muitas outras academias de "Técnicos": a "Escola José do Patrocínio" e a "Escola Dom Pedro II de Piracicaba" (1930–1952), que também adotaram suas formas de "Tenente Carlos", sendo que a última delas criou a "Escola Dom Pedro de Piracicaba" e a "Escola Dom Pedro II de Piracicaba", de 1931 à 1950, também do Rio de Janeiro.
A região também foi uma das regiões
onde houve o curso de filosofia e de teologia ensinada mais tarde em São Carlos, a "Escola Dom Pedro II de Piracicaba".
Em 1957, a "Escola Dom Pedro II" foi incorporada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Carlos, sendo o primeiro curso de um ensino superior da cidade.
Atualmente, a cidade possui dois estabelecimentos de ensino: um no distrito de Ituiutá, com sede própria e o outro no distrito de Tatuí, com seu distrito sede próprio e o outro do município de São José do Sul.
Além destas, existem outros "Técnicas" que não apresentam características próprias dentro
da cidade, como escolas de psicologia, aulas de medicina e cursos de formação na área de atuação militar.
Um dos mais famosos do Brasil é o curso de Filosofia, Ciências e Letras, criado pela professora e ex-oficial do Exército, atual Universidade de São Paulo, a "Escola Dom Pedro II".
Além disso, a cidade também conta várias instituições de extensão e redes de ensino e pesquisa, de ensino médio e de pós-graduação, com destaque para o "Instituto Acadêmico XI de Agosto", o que é voltado para a promoção de novas áreas de conhecimento em todo o estado do Rio de Janeiro,
sendo por exemplo o Centro de Pesquisa Científica Santa Lúcia, criado em 1962 pelo governo estadual.
Também são fundadas várias instituições esportivas no município, sendo que o extinto "Instituto Esportivo Piotrina", fundado em 1950, e o "Instituto Esportivo Nossa Senhora da Imaculada Conceição", fundado em 1969, têm como principal objetivo o desenvolvimento de atletas de diversas modalidades esportivas para a cidade.
A cidade também possui diversos polos e institutos, destacando-se os cursos de História, Química e Psicologia, no estado de São Paulo, o curso de Jornalismo e na educação infantil no estado e para municípios do Sudeste Brasileiro.Na capital,
o município de São Paulo é sede da União (U) S/A (Universidade de São Paulo), que conta com 428 docentes e 550 funcionários, incluindo 550 doutores e 616 estudantes, tendo cursos de mestrado e doutorado, mestrados e doutorandos.
Além das universidades e institutos, o estado mantém 23 centros, entre eles o Centro Universitário de São Vicente Ferrer, localizado no centro da cidade.
Os maiores cursos da cidade de São Paulo são as séries de pós-graduação "lato sensu" nos quais são formados a partir de estudantes mais novos do que ingressa na graduação