A música da Espanha se desenvolveu a partir de influências múltiplas, inclusive árabes, cristãs, romanas, bascas e catalãs. Embora caminhasse 8️⃣ junto às evoluções da música no restante da Europa, a música espanhola conseguia, em casa de aposta pagando maior ou menor grau, incorporar 8️⃣ elementos locais em casa de aposta pagando casa de aposta pagando produção musical.
A Espanha, bem como a Península Ibérica em casa de aposta pagando geral, possui elevada diversidade étnica, 8️⃣ incluindo os bascos e os catalães. Além disso, sofreu influência das diversas culturas que já a dominaram. O processo de 8️⃣ romanização no país foi tão intenso que mesmo os invasores visigodos acabaram influenciados pela cultura do Império Romano. As invasões 8️⃣ árabes no século VIII e a posterior cristianização da península também impactaram na formação cultural da região.
Não há registros musicais 8️⃣ em casa de aposta pagando abundância dos primeiros séculos do segundo milênio na Espanha, mas o material que restou permitiu aos pesquisadores concluírem 8️⃣ que a influência árabe foi um fato, embora eles divirjam sobre o tamanho desta influência.
A polifonia já era adotada na 8️⃣ Espanha desde o século XII, o que se comprovou num manuscrito de Santiago de Compostela datado dessa época, fazendo do 8️⃣ local um dos primeiros da Europa a adotarem a técnica. Registros das cortes de Aragão, Castela e Navarra mostram que 8️⃣ o país também contribuiu para o desenvolvimento da música polifônica. No século XVI, a Espanha mantinha estreitas relações culturais com 8️⃣ casa de aposta pagando vizinha França e com a corte papal em casa de aposta pagando Roma.
Liturgia e Renascença: do século VI ao XVI [ editar 8️⃣ | editar código-fonte ]
Entre os séculos século VI e VIII, a Espanha desenvolveu uma forma singular de liturgia, ora classificada 8️⃣ como visigótica, ora como moçárabe. Essa liturgia hispânica reunia elementos dos ritos siríaco oriental, milanês e galicano.
O rito hispânico foi 8️⃣ abolido oficialmente em casa de aposta pagando 1077 por Afonso VI, mas nunca desapareceu de fato, sendo mantido em casa de aposta pagando locais como Toledo 8️⃣ até pelo menos o século XX, mesmo durante os períodos de reconquista cristã. Em casa de aposta pagando Braga e Coimbra, hoje pertencentes 8️⃣ a Portugal, o rito também persistiu até o século XI. A região da Catalunha, sob domínio carolíngio no século IX, 8️⃣ foi uma exceção à adoção do rito hispânico.
Alguns manuscritos indicam que o processo de substituição do rito romano pelo hispânico 8️⃣ aconteceu antes do que se acreditava, enquanto outros registram que manuscritos não-romanos ainda eram reproduzidos até um período bem tardio. 8️⃣ Gonzalo de Berceo, o primeiro poeta castelhano no século XIII, adotou o vocabulário do rito hispânico em casa de aposta pagando casa de aposta pagando obra. 8️⃣ O teatro litúrgico era praticado desde cedo na Espanha e até o século XX ainda era realidade na porção oriental 8️⃣ do país.
Juan de Anchieta
No século XV, músicos nascidos na Espanha estudavam e trabalhavam em casa de aposta pagando outros locais, como Juan Cornago, 8️⃣ que atuou no Reino de Nápoles. Outro exemplo notório é Ramos de Pareja, cujos preceitos desafiavam as teorias então vigentes 8️⃣ na academia, embora estivessem harmonizados com a música que era, de fato, praticada. Nessa época, a forma mais comum de 8️⃣ composição era o vilancete e alguns músicos notórios deste período, além de Juan, eram Juan de Anchieta e Francesco de 8️⃣ Penalosa. Nessa época, a vihuela era um instrumento ostensivamente cultuado na Espanha.
No século seguinte, os músicos espanhóis de alto nível 8️⃣ eram muitos e a música produzida no local era considerada sem igual, e essa época foi impulsionada pelas escolas da 8️⃣ Castela, Catalunha-Aragão e Andaluzia. Desta última, destacam-se nomes como Pedro Fernández de Castilleja, Juan Navarro, Francisco Guerrero, Cristóbal de Morales 8️⃣ e Juan Vásquez.
Já das outras duas, são notórios Juan Escribano, Bartolomé de Escobedo, Francisco Soto de Langa e Luiz de 8️⃣ Victoria (Castela) e Melchor Robledo, Sebastián Aguilera de Herodia, Mateo Flecha e Joan Brudieu (Catalunha-Aragão).
Romantismo: século XIX e primeiras décadas 8️⃣ do século XX [ editar | editar código-fonte ]
Os compositores românticos espanhóis produziam música condizente com o estilo dos demais 8️⃣ países do oeste europeu, mas adicionavam notáveis elementos locais ao som. Desta época, destacam-se os compositores Juan Crisóstomo Arriaga e 8️⃣ Manuel García.
Fernando Sor
Foi no século XIX também que a guitarra clássica ganhou espaço de destaque na música espanhola, nas mãos 8️⃣ principalmente de compositores como Fernando Sor, Dionisio Aguado, Andrés Segovia, Jesus Monasterio, Pablo de Sarasate e Pablo Casals. A maior 8️⃣ figura da música espanhola no século XIX, segundo alguns, é Felipe Pedrell. .
Em termos de ópera, os compositores espanhóis eram 8️⃣ bastante influenciados pelos colegas da Itália e na Alemanha, sendo exemplos Ramón Carnicer, Baltasar Saldoni, Mariano Soriano Fuertes e Hilarión 8️⃣ Eslava. Contudo, outros compositores viram na zarzuela uma possibilidade de desenvolver um estilo mais particular. Seguiu este caminho o compositor 8️⃣ Ansenjo Barbieri.
As escolas musicais que atingiram seu ápice no século XVI passaram por um ressurgimento no século XIX, em casa de aposta pagando 8️⃣ especial a escola castila, impulsionada por José Anselmo Clavé, e a basca, puxada por Frederico Olmeda, sendo as escolas de 8️⃣ valenciana, basca e madrilena também relevantes na época.
A virada dos séculos XIX e Século XX tem Isaac Albéniz e Enrique 8️⃣ Granados como expoentes da música espanhola. Embora nascidos no século XIX, alguns músicos fizeram suas carreiras na primeira metade do 8️⃣ século seguinte e são associados apenas a este, portanto: Manuel de Falla, Joaquín Turina, Oscar Esplá, Roberto Gerhard.
Manuel de Falla 8️⃣ foi talvez o mais influente, afetando trabalhos de compositores como Manuel Blancafort, Frederico Mompou, Joaquín Rodrigo, Mauricio Ohana e os 8️⃣ irmãos Rodolfo e Ernesto Halffter.
Dos anos 1930 à atualidade [ editar | editar código-fonte ]
Os compositores posteriores a Manuel de 8️⃣ Falla mantiveram os elementos espanhóis em casa de aposta pagando segundo plano em casa de aposta pagando favor de uma integração com o que estivesse sendo 8️⃣ desenvolvido na Europa, especialmente a música da escola parisiense e de Ígor Stravinski. Esse processo foi mais intenso na cosmopolita 8️⃣ Barcelona do que em casa de aposta pagando Madri, com José Cercos, Xavier Berenguel e Narciso Bonet se tornando expoentes da cidade catalã.
Luis 8️⃣ de Pablo
Na capital espanhola, surgiu um grupo de compositores que englobava, entre outros, Cristóbal Halffter (tio dos irmãos Rodolfo e 8️⃣ Ernesto), Ramon Barce, Luis de Pablo, Alberto Blancafort e Manuel Moreno Buendia.
Referências
Geoffrey Hindley, ed. (1982). «The Age of Polyphony: The 8️⃣ music of Spain» e «Music in the Modern World: Spanish music in the 19th and 20th centuries». The Larousse Encyclopedia 8️⃣ of Music (em inglês) 2ª ed. Nova York: Excalibur. ISBN 0-89673-101-4