Sim, ainda é preciso fazer o rodízio dos pneus do carro , mas existem algumas exceções.
Em algumas concessionárias, essa troca 0️⃣ já é feita na hora da revisão programada.
Algumas montadoras não recomendam a prática porque alguns modelos utilizam pneus ou até 0️⃣ rodas com tamanhos diferentes na dianteira e na traseira, o que inviabiliza a troca, como o Porsche 911.
Não é comum, 0️⃣ mas vale a pena checar.
Por qual motivo?
O motivo para esse rodízio é bem simples: Com a troca, a borracha se 0️⃣ desgasta uniformemente e nenhum dos eixos fica com um par mais "careca" que o outro.
Os pneus do eixo tracionado sofrem 0️⃣ uma força maior do que os demais, tendo um desgaste até três vezes maior.
Isso pode gerar problemas para o condutor.
Com 0️⃣ o pneu careca, a aderência ao solo fica desigual, o que pode causar acidentes em situações extremas, como em dias 0️⃣ de chuva.
Quando fazer o rodízio?
"Um carro que anda muito na cidade, acerta as rodas em muitos buracos, acaba tendo que 0️⃣ fazer alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km aproximadamente.
Aí é uma boa hora pra fazer o rodízio", afirma o 0️⃣ gerente de produtos da Pirelli, Fábio Magliano.
Com o revezamento e o carro alinhado, a borracha se desgasta por igual e 0️⃣ o veículo acaba se comportando de maneira mais homogênea.
Posso colocar espete no revezamento?
Sim, mas quem quiser incluir o estepe nesse 0️⃣ revezamento precisa ter certeza que todos os pneus são iguais, já que ele pode ser temporário, de um material mais 0️⃣ fino que os demais pneus e com limite de velocidade de 80 km/h.
Como fazer o rodízio de pneus?
Basicamente, os pneus 0️⃣ podem ser trocados de duas maneiras.
A primeira e mais comum é para carros de passeio, em que o rodízio é 0️⃣ feito de maneira paralela, ou seja, quem está no eixo dianteiro vai para o traseiro do mesmo lado.
Outro modo é 0️⃣ o rodízio em X, em que os pneus da dianteira são trocados na diagonal, ou seja, o da frente, na 0️⃣ esquerda, vai para trás, na direita e vice versa.
Esse tipo de troca é mais comum em veículos off-road.
2 de 2 0️⃣ Você sabia que seu pneu tem uma nota? O link para decifrar esses números no pneu está no corpo desta 0️⃣ matéria (Foto: Christian Castanho) - Foto: Autoesporte Você sabia que seu pneu tem uma nota? O link para decifrar esses 0️⃣ números no pneu está no corpo desta matéria (Foto: Christian Castanho) - Foto: Autoesporte
Existe um sentido de giro do pneu?
Segundo 0️⃣ Flavio Santana, gerente de produto da Michelin para América do Sul, alguns modelos de pneus possuem sentido de giro, e 0️⃣ é necessário ficar atento na hora da troca para não errar.
Se isso acontecer, o desgaste pode ser ainda maior e 0️⃣ mais irregular ainda, causando todos os problemas citados acima.
"Pneus chamados 'borrachudos', aqueles para terrenos de barro, areia, etc, quando colocados 0️⃣ em rodagem no asfalto, podem ter um desgaste irregular, chamado de "dente de serra".
Nesses casos, o ideal é o rodízio 0️⃣ em X, para que esse desgaste ocorra de maneira regular", comenta ele.
E o carro com tração nas quatro rodas?
"Nesses veículos 0️⃣ é ainda mais importante que todos os pneus estejam com o mesmo desgaste, mantendo o equilíbrio do veículo.
A compensação em 0️⃣ caso de desequilíbrio é feita pelo diferencial, que pode ficar sobrecarregado e estragar a peça", afirma Flavio.
Usando ao máximo os 0️⃣ pneus
Manter os pneus sempre calibrados é uma forma de evitar desgastes excessivos.
"Se o pneu está cheio demais, o atrito com 0️⃣ o chão será maior no meio.
Mas se não está cheio o bastante, vai ter um desgaste nos 'ombros', nas laterais", 0️⃣ afirma Fábio.
Sempre que fizer a pausa para abastecer, o ideal é checar se a calibragem está de acordo com o 0️⃣ que é especificado pela montadora.
Outro modo de aumentar a vida útil dos seus pneus é ficar atento na hora de 0️⃣ estacionar: com a roda encostada na guia, o desgaste pode ser maior e afetar outros elementos do carro.
Ou se você 0️⃣ tem dúvidas se o pneu que comprou é de boa qualidade, nós te ajudamos a decifrar os números que vêm 0️⃣ na lateral para não cair em ciladas.