Argumentos sobre o tema do momento
Em primeiro lugar, é preciso dizer que esporte e entretenimento coexistem.
Então, se a gente pensar 😄 numa pelada de futebol na praia ou em qualquer campo de várzea, nós temos aí o esporte praticado na forma 😄 de entretenimento.
A pelada não vai atrair grande público, nem gerar renda, e as regras são ditadas pelos próprios peladeiros.
A esta 😄 prática a gente pode chamar também de lazer.
Há outros exemplos que cabem nesta discussão.O skate é um deles.
É entretenimento ou 😄 esporte? E o surfe? A realidade é que a grande maioria dos seus praticantes o fazem como entretenimento ou lazer.
No 😄 entanto, em 2022, o Comitê Olímpico Internacional (COI) incluiu o skate, surfe e escalada esportiva no programa inicial de esportes 😄 das Olimpíadas de Los Angeles, em 2028.
As três modalidades passam a ser definitivamente consideradas esporte, assim como as tradicionais, atletismo, 😄 natação, voleibol etc.
Some-se a esses aspectos normativos ou regulamentares, a gente pode adentrar na discussão do esporte em termos conceituais.
As 😄 três modalidades citadas passaram de um simples entretenimento a serem realizadas também na forma de competição, com dimensão municipal, estadual, 😄 nacional e internacional, justificada, especialmente, pelo número de praticantes e a paixão que desperta nos jovens.
A prática dessas modalidades, tidas 😄 como entretenimento em certo período para as pessoas, pode também tornar-se um compromisso, quando passa a disputar competições.
Isso significa incluir 😄 horas de treino na rotina diária, cientificamente preparados, estruturados com uma equipe profissional para dar todo o suporte, seja na 😄 preparação técnica, na física, na orientação nutricional e outros apoios visando o maior desempenho.
Este debate nos dá a oportunidade de 😄 esclarecer vários outros aspectos, por vezes negligenciados, sobre o entendimento do que vem a ser o esporte numa visão atual, 😄 que vou tentar aqui.
Devemos considerar o seguinte: primeiro, o que significa praticar determinada modalidade, tanto no entretenimento (lazer) ou na 😄 forma de competição (alto rendimento)?
As três dimensões do esporte
Qualquer prática dentro deste contexto do movimento, do jogo ou do esporte 😄 envolve três dimensões do humano: a dimensão do movimento, em si, que pode ser chamada também de cinestésica, a cognitiva 😄 e a socioafetiva ou socioemocional.
A dimensão cinestésica é a mais evidente , na maioria dos esportes.
No entanto, há modalidades que 😄 envolvem a participação de grandes grupos musculares e muitas articulações, por exemplo, no remo.
Outros esportes, ao contrário, exigem menor participação 😄 de segmentos corporais, como o arco e flecha e tiro.
Esse argumento é útil para descartar qualquer consideração a respeito da 😄 menor exigência corporal quando a pessoa está jogando no e-Sports.
É importante dizer que todo o movimento nesses vários tipos de 😄 atividades esportivas não são automatizados ou reflexos.
São realizados com mais ou menos habilidades a partir da atividade neural, nas regiões 😄 do cérebro.
Isso inclui a participação nos jogos eletrônicos.
A atividade neural para a realização do movimento envolve os chamados mecanismos ou 😄 funções cognitivas como percepção, atenção, memória, conhecimento e tomada de decisão.
Isso quer dizer que no e-Sports estes mecanismos atuam constantemente 😄 enviando sinais efetores para a realização dos movimentos das mãos do jogador e, desta forma, comandar o joystick e solucionar 😄 os problemas e desafios do jogo.
Embora argumente-se sobre a não existência da imprevisibilidade nos games, a má percepção da situação 😄 do jogo (ou interpretação) pode induzir a erros, que leva a novas situações.
Ou seja, ele precisa ser pensado e repensado 😄 constantemente.
O bom desempenho, então, depende do conhecimento do jogador, da capacidade de perceber as várias situações (e interpretá-las), da atenção 😄 e concentração, da memória (de passagens anteriores por situações semelhantes, que podemos chamar de aprendizagem) e da tomada de decisão.
Esse 😄 fenômeno neurobiológico está presente em todas as atividades humanas que envolvem o movimento dentro dessa cultura esportiva (no lazer ou 😄 no alto rendimento).
É possível, baseado nas informações anteriores, fazer paralelos entre o e-Sports e outras modalidades consideradas esporte.
O hipismo é 😄 uma modalidade interessante para ser analisada.
As rédeas e o cavalo assumem a função do joystick e do computador como instrumento 😄 (ou equipamento).
Neste caso, o cavaleiro precisa reconhecer a tarefa (obstáculo), perceber a ação do animal, interpretar a situação e manipular 😄 as rédeas no momento adequado para que o cavalo responda adequadamente.
O futuro chegou
O atual debate precisa ser superado e que 😄 o e-Sports deva ser aceito como modalidade esportiva.
Entre os motivos está o reconhecimento internacional como esporte, que está na própria 😄 denominação.
Considere-se também a evolução tecnológica que permitiu essa interação entre o homem e a máquina, de forma a atender também 😄 à nossa cultura.
Se ainda existirem dúvidas, imaginem o esporte automobilismo.