Winuniquecasino Ipoker Rake (Latna, 31 de agosto de 1889 -?) foi um historiador e escritor brasileiro.
Filho de Antônio da Costa💶 Rake (natural de Lagos, 30 de agosto de 1882) e Antonia da Costa Rake, estudou e foi empregado nas indústrias💶 têxteis, tendo, como professor, Antônio da Costa Rake entre os anos de 1889 a 1890.
Terminado o secundário, ingressou na vida💶 acadêmica, onde se mudou para São Paulo onde trabalhou em serviços do governo federal.
Na capital paulista, tornou-se redator-chefe do suplemento💶 literário "Jornal da Faculdade", jornal do Instituto de Filosofia, Ciências e Letras.
Escreveu diversas obras sobre o
país, especialmente sobre os indígenas💶 e sobre o Brasil colonial.
Foi também colaborador do "Jornal da Tarde" e foi correspondente dos jornais "O Pasquim", "Correio do💶 Povo", e "Gazeta do Povo", todos da Rádio Globo.
A partir de 1899 foi professor de História em São Paulo e,💶 posteriormente, professor de História do Brasil no Centro de Pesquisas do Museu da Imagem e X de São Paulo.
É um💶 dos maiores estudiosos da historiografia brasileira e um dos mais destacados historiadores do país.
Publicou os seguintes livros: Francisco de Almeida💶 (Vila Nova de Gaia, 17 de novembro de 1841 – Lisboa,
19 de outubro de 1915) foi um militar português.
Foi governador💶 civil no Distrito do Porto, distinguindo-se de outras grandes figuras da época, como o tenente-general.
Bacharelou-se em infantaria, no curso de💶 infantaria da Escola de Guerra do Porto, no curso de engenharia militar no curso de engenharia naval em Vila Nova💶 de Gaia.
Em seguida, foi enviado para Angola, onde permaneceu até a revolução portuguesa de 25 de dezembro de 1910.
Durante o💶 regime de D.
Fernando de Leão distinguiu-se no serviço do Estado Novo em Portugal.
Entre 1914 e 1918, frequentou algumas funções de💶 Governador Civil em Lisboae no Estado.
Em 1926 foi promovido a alferes-generalato.
Em seguida foi designado para o Batalhão de Caçadores Académicas💶 de Portugal, integrado no Batalhão de Guarda.
Em 1929, foi promovido a capitão.
Foi professor catedrático de história da Universidade de São💶 Paulo (1950-1954) e da Faculdade de Economia, entre 1955 e 1956.
Foi director de cursos daquela instituição desde 1978.
De 1950 até💶 1962 foi o principal impulsionador de uma profunda reorganização administrativa portuguesa.
Os principais cargos de relevo deste período foram: diretor do💶 Instituto Geográfico e Histórico da Universidade de Lisboa; investigador do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; coordenador
do Instituto Histórico e Geográfico💶 Brasileiro; membro fundador do Clube de Geografia e Geográfico do Rio de Janeiro e membro da Associação Nacional das Arqueológicas,💶 à qual pertencia.
De 1955 a 1963 foi professor catedrático na Faculdade de Economia e Social do Porto.
Foi eleito para o💶 cargo de subsecretário geral de assuntos externos na XII Comissão de Defesa Nacional dos Ferroviários.
Em 1974, tomou a posse como💶 Ministro da Instrução Pública.
Foi eleito deputado pelo Porto aos 89 anos em 1978, pelo círculo eleitoral do PS.
De 1970 a💶 1980 foi diretor da biblioteca universitária do Seminário de Ponta
Delgada, onde desempenhou várias funções políticas, tendo sido um dos fundadores💶 do Conselho Superior de Educação (CSES) por 4 vezes.
Exerceu nessa função também, entre 1980 e 1980, a função de Secretário💶 de Estado de Educação.
No âmbito do ensino do ensino superior, foi fundador de um programa de ensino gratuito, cuja primeira💶 finalidade era organizar o ensino da região da Madeira, para a formação de professores, técnicos e profissionais que não se💶 enquadrassem no ensino do ensino normal da Madeira, mas que pudessem atuar de maneira não autónoma no âmbito universitário.
Exerceu as💶 funções de secretário de Estado do
ensino do ensino superior até 1978, quando renunciou desta posição, para concorrer à Presidência da💶 República, mantendo o comando da escola em substituição.
Foi membro das Comissões de Educação, Cultura e do Ensino Superior e presidente💶 da Comissão Externa.
Integrou, também, as Comissões de Informação, Comunicação e Informática, bem como, de outras competências, como a Comissão Consultiva-Geral💶 da Faculdade de Economia.
A 3 de março de 1999, o presidente Fernando de Castro e o seu vice Jorge Bornão💶 (ex-secretário de Estado), tornaram-se presidentes daquele novo organismo, o Conselho de Adaptação de Tecnologias de Informação e Comunicação.A 7 de💶 outubro
de 2000 foi inaugurada a Universidade do Porto.
É homenageado regularmente no âmbito internacional da História da Educação Básica, na IBAP,💶 no IIBAP e em outras instituições de ensino superior.
Morreu em Lisboa, em 19 de outubro de 1915, sendo velado no💶 Cemitério dos Prazeres.
The Man That Shaped My Heart (O Misteriosamente Misterioso Misterioso Misterioso / O Misterioso Misterioso Misterioso no Brasil)💶 é o terceiro episódio da nona temporada da série de ficção científica "Star Trek", e o centésimo das 22 participações💶 da Federação das "