secretaria esporte e lazer curitibabana.
As origens da história do futebol remontam à fusão do Esporte Clube Curitibano e do Curitibano 🍏 Atlético Clube, em 1921, depois que o Curitibano e o Curitibano (atual Icasa) foram ambos fundados por descendentes de imigrantes 🍏 italianos (que se estabeleceram na década de 1950).
O Club Atlético Curitibano, junto com o Curitibano Atlético Clube, foram, inicialmente, instalados 🍏 no município de Caraguatatuba, na região metropolitana do estado do Amazonas, então capital do estado e maior do Brasil.
Mas somente 🍏 em 1947 foram instalados os times do Icasa, que passaram a se chamar Icasa, e depois ao
Icasa União, onde também 🍏 se desmembraram dois times.
A união foi oficializada em 24 de abril de 1946 e permaneceu por três anos, até a 🍏 unificação com a Esporte Clube União do Amazonas, em 1954.
O Esporte Clube União do Amazonas (que se fundiu com o 🍏 Icasa) encerrou oficialmente casa de aposta voj8 existência no ano seguinte, mas não terminou oficialmente, sendo adotado pela Associação Esportiva Itaguaí.
Na época dos 🍏 festejos do aniversário de fundação do clube com o seu centenário (11 abril de 1951), em plena festa do centenário, 🍏 ocorreram diversas comemorações do futebol, entre a realização de torneios, o mais antigo,
a Carnatal Curtuçá, onde foi realizada a primeira 🍏 edição do Festival de Curtuçá, no dia 24 de abril de 1969, e a visita do presidente e fundador do 🍏 Clube Atlético Curitibano, José Carlos de Matos Silva, no dia de São Januário (29 de abril de 1969).
Também se reuniram 🍏 bandas e danças, entre elas a Festa de São Miguel, organizada pelo ex- presidente da Federação Amazonense de Futebol, Amaury 🍏 Nascimento.
O evento atraiu um número recorde de visitantes, recorde esse que permaneceu por quinze anos.
A comemoração ocorreu com a participação 🍏 dos visitantes do Icasa.
O mesmo foi marcado quando,
em um ato de homenagem, o Presidente Getúlio Vargas criou a festa do 🍏 centenário do Clube Atlético Curitibano (no lugar da Rua Marechal Deodoro, em Belém).
Em 17 de setembro de 1988, a Prefeitura 🍏 do Município de Caraguatatuba concedeu o título de "Prefeito Amigo do Esporte Clube Curitbano Curitibano", para que fosse erguida um 🍏 posto de paz com o Icasa, e mais duas ruas, uma com o nome "Pedernera" em homenagem a cidade onde 🍏 atualmente estão instalados os clubes, outra com o nome "Pedernera Rio Branco", em homenagem ao rio Negro da cidade.
A região 🍏 metropolitana de Caraguatatuba, chamada Zona
Oeste, foi escolhida após a unificação com a cidade de São Paulo, em 1960.
O clube do 🍏 Icasa fez casa de aposta voj8 estreia neste esporte em 1948, tendo como base o Esporte Clube Guarani de Tucuruí, mas deixou de 🍏 se chamar Esporte Clube de Tucuruí.
Ainda em 1950, foi oficializada a criação da Federação dos Desportos de Caraguatatuba.
A região não 🍏 sofreu grandes transformações, com a inauguração do Estádio da Baixada, o que trouxe, além do estádio do Guarani, uma série 🍏 de outras melhorias, como a instalação de quatro refletores (um para cada equipe no campo), iluminação e som, e as 🍏 arquibancadas
terem sido transformadas em quadras poliesportivas para deficientes visuais.
Em 1956, com a fundação do Estádio do Negro Vale, foi inaugurado 🍏 seu primeiro time profissional no interior do Estado do Amazonas, o Icasa Esporte Clube.
Apesar do grande crescimento, o local foi 🍏 muito depredado pela população durante os anos seguintes.
A população em 1950 foi de 37,1 mil, recorde na época.
O futebol é 🍏 atualmente organizado através de uma equipe local, formada por funcionários locais, profissionais de diversos campos esportivos e de diversos departamentos 🍏 ligados ao esporte.
Em 2005, é criado o "Tigre de Itaguaí", uma parceria entre a Prefeitura
do Município e a Universidade do 🍏 Estado do Amazonas visando tornar a região Centro-Oeste do futebol profissional.
Inicialmente, o terreno era pertencente à Universidade Federal do Amazonas 🍏 mas recentemente, é adquirido pelo Clube Atlético Curitibano com a doação de parte das terras do município.
Com o crescimento da 🍏 capacidade e a expansão dos times, o Icasa fez um grande investimento, pois em poucos anos, o clube se transformou 🍏 em um grande time profissional e se firmou como um dos maiores do estado do Amazonas.
O Esporte Clube Curitibano venceu 🍏 a Copa do Brasil de 1953, o primeiro Campeonato Amazonense, contra
a Central, que fez dela a Campeã do Estado do 🍏 Amazonas e o único clube brasileiro no futebol profissional na história da competição.
O time ainda conquistou o acesso a disputar 🍏 a Copa Taça do Brasil, e o segundo, a primeira competição estadual, que o tornou o maior campeão amazonense de 🍏 todos os tempos.
Em 2019, o Icasa retornou ao futebol profissional, dessa vez em uma parceria com o Clube Atlético Curitibano, 🍏 que até então disputava a Divisão Sul-Americana do futebol adulto.
Em 2018, o Campeonato Brasiliense de Futebol e a Série C 🍏 de 2019, que foi disputada em 2020
e 2021, foram realizados, recebendo jogos do "Tric