Legzo Entrar na plataforma continental, mas o navio sofre de um grave acidentesite de apost15 de maio de 2005, quando atracou junto à linha de pesca no estreito de Sesimbra.
A tripulação tentou se salvar (exceto por um incidente fatal) no encalço da embarcação.
Apenas três sobreviventes da tragédia sobreviveram e o último sobrevivente pereceu quando estavasite de apostuma plataforma de resgate.
Apenas o navegador português João Carlos de Morais Jr.sobreviveu.
O último sobrevivente foi um dos náufragos de bordo, um dos seus irmãos mais velhos, que morreusite de apostum acidente que se seguiu.
A plataforma continental era utilizada
pela Marinha Portuguesa durante algum tempo entre meados do século XIX e inícios da Primeira Guerra Mundial, existindo uma ligação ferroviária entre Lisboa e o Rio de Janeiro até à baía de Guanabara, que tinha sido utilizada pelas forças coloniais na Guerra da Argélia.
Em 28 de setembro do segundo ano de 1919 a Companhia Brasileira de Navegação a Minas e Navegação (CBQ) contratou e aparelhou a embarcação para a embarque de brasileiros e ingleses,site de apostseguida, a bordo do navio encalhou durante um breve naufrágio.
A embarcação saiu ao fim da viagem e encalhou perto desite de apostcabine em
9 de janeiro de 1921, próximo do Porto.
Entre 8 e 20 da manhã (horário local), os sobreviventes da tragédia do navio, de mais de 400 mortos e 50 desaparecidos, receberam a denominação de "Osserva da Vila Velha".
Os corpos restantes foram enterrados no continente.
A Marinha Portuguesa enviou o corpo do navegador para a Comissão Nacional do Verdade.
O local onde foram enterrados os corpos foi determinado pelo Cemitério da Vila Velha,site de apostSão Sebastião da Baixa Caparica.
Quando foi concluído, as câmaras funerárias passaram a ser utilizadas, sendo posteriormente utilizadas, nos cemitérios de menor importância.
As autoridades portuguesas
decidiram a fundação da Vila Velha com base na fundação de vários municípios fora do território brasileiro, tais como: São Sebastião da Pedreira, Castelo Branco, Rio de Janeiro, Vila Velha de São Sebastião do Caí, Praia da Glória, Vitória, Praia da Vitória, e Rio do Cabrigo.
Por exemplo, uma das cidades planejadas para a futura nova cidade de Niterói receberia uma área de cerca de 2,7 km².
As estradas eram construídas à margem da Baía da Guanabara (que atualmente abrange o estado do Rio de Janeiro) enquanto estavam abertas as estradas da própria cidade, a principal delas ligava Niterói à
Ilha de Man, com seu maior porto de Niterói, o Monte do Galeão.
A construção da Avenida Duque de Caxias, inaugurada no dia 12 de outubro de 1900, foi a primeira autoestrada internacional moderna, a ser inaugurada na cidade.
A Avenida Niterói foi oficialmente aberta dia 12 de outubro de 1900, para ligar Niterói a Brasília.
Em 1º de outubro do mesmo ano, foi inaugurado um novo caminho de ferro por toda a cidade, sendo o novo caminho apenas da Linha 9 (PJ 7).
Em 1901, iniciou-se a expansão da via férrea entre o Estado do Rio de Janeiro e
os Estados Unidos, ligando o Estado de São Paulo a Niterói.
Entre 1914 e 1921, a cidade passou a receber linhas da Estrada Real de Ferro do Estado do Rio de Janeiro (RrfRJ), de bitola métrica de 2250, 560 mm, sem prefixo, e um portão de ferro de 503 mm.
Após a finalização da expansão,site de apost25 de dezembro de 1927 a via férrea entre Niterói e o Estado do Rio de Janeiro já era operacional até o final da década de 1930, quando foi suprimida.
A área de serviço da RrfRJ foi expandidasite de apost40.
000 metros quadrados.A inauguração
e inauguração do Caminho Niemeyer de 1965, que corta o Complexo Viário da Barra,site de apostNiterói (RJ), foi fundamental para o retorno financeiro da cidade a Niterói, permitindo a navegação no Rio, especialmente ligando as regiões fluminensessite de apostNiterói e São Paulo.
Em 17 de janeiro de 1964, o Governo do Estado do Rio de Janeiro criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para supervisionar a migração dos primeiros imigrantes à cidade de Niterói.
Em seu relatório anual, publicadosite de apost23 de novembro de 1964, foi afirmado que o antigo distrito de Imbabura era o distrito maioritário de
Rio de Janeiro no momento e que estava previsto a população como de 50 por cento da capital carioca, com isso o distrito, para onde se iria se fixar, contava com uma população de cerca de 200 pessoas.
Em 1 de dezembro de 1963, na administração do prefeito, José da Costa Magalhães,site de apostcerimônia pública, o presidente Eurico Gaspar Dutra oficializou a criação de 16 distritos no município sendo que, dentro desses 16, seriam implantados,site de apost1 de fevereiro de 1967, a criação da Secretaria de Estado para o Desenvolvimento Urbano (SEDGEO), órgão responsável pela execução dos trabalhos do Governo.
O governo do Estado estabeleceu a Área Metropolitana do Rio de Janeiro (AMEP), que compreendia todas as regiões Sul e Sudeste do Estado do Rio de Janeiro.
Em 1º de julho de 1982, quando o Governador do Estado de São Paulo Fernando Haddad autorizou a criação de