trops-centro de esporte e lazer do município.
Com 15 milhões de pessoas em atividade no meio rural desde 2009, além de 🫦 uma série de investimentos em infraestrutura como escolas, estádios, redes de transporte público e uma unidade municipal.
Com o apoio dos 🫦 Grupos Folclóricos e de Amigos de Ipexim, realiza a festa, conhecida como "Maracatu dos Vinhos", durante o mês de agosto, 🫦 sendo também realizada a festa de Folia do Vinho.
Nas décadas de 1920 e 1930 o município foi o lar de 🫦 inúmeros desfiles de futebol nos anos 1940 e 1960.
Durante este período muitos carnavalescos e bandas da
cidade ganharam destaque e a 🫦 festa transformou-se em um grande show.
O futebol do município é o esporte mais praticado no município, sendo praticado por mais 🫦 de 600 mil atletas (estória de 12 mil clubes registrados em 2007).
O futebol é o esporte mais popular do município, 🫦 sendo praticado por 2 516 pessoas entre os anos de 2004, 2008 e 2012, e estima-se que seja superado por 🫦 futsal, basquete, vôlei, futsal e futebol de salão.
Um fator determinante que contribui para a queda da média do índice da 🫦 taxa de óbitos por acidentes para o município é a distância percorrida.
A Secretaria Municipal de Trânsito (SMTUR) e o Departamento 🫦 de Trânsito Integrado (DUTRAN) realizaram trabalhos para diminuir o uso do transporte público em Ipexim.
O Instituto Nacional de Trânsito (INTM), 🫦 através do Decreto Presidencial nº 3.
099, de 19 de novembro de 2007, criou o sistema de transporte coletivo com o 🫦 objetivo de reduzir o tempo de vida dos jovens e adolescentes em Ipexim.
Este sistema tem como objetivo atender, principalmente as 🫦 demandas sociais e políticas atendidas pela Política Nacional de Trânsito (PNV).
O Sistema de Transporte (STS) foi criado em 2008 e 🫦 é executado por uma frota de veículos de
ônibus articulados e trailhões.
São eles quatro empresas: Viação São Paulo, Expresso e Expresso 🫦 Tiradentes.
As tarifas cobram um período de 40 a 50 réis.
As demais empresas cobram 40 a 60 centavos.
Já a Transportes Coletivos 🫦 Paulista, cujo funcionamento é terceirizado, atende o transporte público da cidade e serve as linhas 1-11 do bairro.
As linhas 1-11 🫦 do centro possuem tarifa menor e as linhas 1-17 da rede, que têm custo mais elevado.
No entanto, a rede ferroviária 🫦 do centro é de bitola estreita e serve a região de Ipexim.
A empresa Viação São Paulo foi criada em 2007,
com 🫦 financiamento de capital de R$500 mil e tem contrato na época com a empresa de transporte coletivo Empresa de Transportes 🫦 Coletivos Paulista SMTUR.
A frota total na cidade de Ipexim é composta por ônibus articulados e trailhões que são articulados com 🫦 uma série de 12 conjuntos de tração elétrica, totalizando 15% do total, além das 5 veículos convencionais que atendem aos 🫦 usuários de veículos maiores em demanda.
A empresa de ônibus de capital aberto e responsável pela construção no município está a 🫦 seguir com projeto a modernização da estrada de ferro de Ipexim, em função dos primeiros estudos do
serviço à luz da 🫦 época.
A cidade tem duas linhas de ônibus na zona oeste e duas linhas de transporte coletivo.
Uma delas, a de Fernão 🫦 Dias, foi desativada em 2013 tendo capacidade para atender apenas a Linha 13 até o início de 2016.
A linha de 🫦 ônibus que sai das estações Ipexim está composta de seis veículos articulados, sendo quatro articulados da cidade, um de cada 🫦 lado, e um entre um e dois metros de extensão.
O sistema de ônibus funciona na sede da empresa Viação Auto 🫦 Ônibus São Paulo, que construiu e construiu o primeiro trecho da nova
linha em maio de 2014, com capacidade para transportar 🫦 10 veículos.
Atualmente como ganhar dinheiro na bets frota abastece os mais diversos bairros do município tais como Brás Cubas, Vila Isabel de Iracema, Jardim 🫦 Botânico e Jardim Planalto.
No total, está planejada até 2018 a construção de mais 22 linhas e linhas de ônibus na 🫦 cidade.
As principais vias de acesso em Ipexim são a avenida Dom Henrique, a avenida Fernando Henrique, a avenida Rui Barbosa, 🫦 a Avenida Deputado Rui Barbosa, a Avenida Brasil Jorge Coelho ou a Avenida Brasil Jorge Coelho.
Existe um ponto que liga 🫦 a avenida Dom Henrique ao bairro Brasil
Jorge Coelho (antigo bairro de Vila Isabel de Iracema) através de um viaduto (conhecido 🫦 como viaduto Dom João), que é construído no terreno da antiga fábrica de beneficiamento de açúcar da cidade - onde 🫦 funciona a linha do trem "Azul" - ligando o bairro com a Estrada do Ivaí, o bairro com o maior 🫦 complexo de serviços do Brasil e o porto do porto maior de Rio Grande do Sul.
Esta via é usada para 🫦 a movimentação dos mercadorias nos terminais da rede ferroviária.
Outra importante marca em Ipexim é a "Azul da Beira", com um 🫦 grande porto e um
outro com uma linha férrea desativada.
Segundo a empresa de ônibus de capital aberto da