Hoje no nosso Blog apresentaremos um Projeto de Final de Curso (PFC) realizado pela nossa ex-aluna Amanda dos Santos Carvalho, que foi aluna do Curso de Psicologia do Futebol Turma 01.
Amanda nos apresentará um Modelo para Intervenção Psicológicajogos de roletas gratisum time de Futebol.
Então vamos ao texto, boa leitura a todos!
Para começar a nossa leitura é necessário entender o que é a Psicologia, que pode ser definida como uma ciência que estuda os processos mentais do comportamento do ser humano e suas interações com o ambiente físico, cognitivo e social.
Existem alguns ramos de estudos específicos na Psicologia, como a Psicologia do Esporte, que estuda o comportamento motor humano, trabalhando com a prevenção, auxiliando o atleta com assuntos relacionados aos rendimentos, a manter o foco, controlar ansiedade, entre outros fatores que rodeiam o dia-a-dia de um atleta.
O trabalho da psicologia é desenvolvido junto com o técnico e toda a comissão técnica, orientando-os a praticar os Princípios da Psicologia voltada para o alcance de uma boa saúde mental, máximo rendimento e performance.
Portanto, o Psicólogo também precisará trabalhar com Excelência junto com o técnico e toda a comissão, pois todos os aspectos que a psicologia irá estudar estarão ligados com o trabalho da comissão e o próprio técnico.
Com esse entendimento prévio, se apresentará a seguir, um Modelo de Intervenção Psicológica prática proposto para um time de Futebol.
O primeiro passo para a Intervenção Psicológica junto aos atletas será por meio da aplicação de um Questionário Modelo Escala Likert (ver Figura 1), que está constituído por 30 perguntas sobre os aspectos básicos da Psicologia como sentimentos e emoções, pois eles podem influenciar na tomada de decisão de cada atleta.
Entender como os atletas percebem o mundo, pode ajudá-los a quebrar suas barreiras e evoluir dentro de campo, contribuindo com o grupo e fazendo com que o clube cresçajogos de roletas gratistodas as competições que esteja disputando.
Figura 1
Para verificar a atenção e concentração, que também são bases de estudo da psicologia, propõe-se uma dinâmica individual e observação desses aspectos também no treinamento e nas partidas.
A Observação é de extrema importância para complementar os dados de todos os atletas.
Faz-se necessário também, um relatório de anamnese (ver Figura 2) para compreender melhor a origem dos atletas e deixar seu histórico documentado e arquivado.
Figura 2
O trabalho do psicólogo também é seguido por entrevista para conhecer os atletas e formular uma dinâmica individual de primazia.
A entrevista poderá ser semi dirigida e abordará perguntas sobre aspectos socioculturais, biológicos, afetivos e produtivos.
A seguir, alguns exemplos de perguntas:1.
Conta como éjogos de roletas gratisrotina2.
Quando está de folga o que faz no tempo livre?3.
Conta como é seu convívio comjogos de roletas gratisfamília4.
Conta como é seu convívio com seus amigos.5.
Relata ajogos de roletas gratistrajetória no esporte até hoje.6.
O que você espera para o futuro no futebol?7.
Como você lida vendo os noticiários sobre o time que você trabalha?
Posterior a isso, o Psicólogo também precisará trabalhar com Excelência junto com o técnico e toda a comissão, pois todos os aspectos que a psicologia irá estudar estarão ligados com o trabalho da comissão e o próprio técnico.
Essa proposta tem a expectativa inicial, de ajudar com que cada atleta consiga desempenhar seu papel da melhor maneira possível, que os seus aspectos emocionais sejam controlados, sendo que durante treinos e partidas mantenham o foco e a concentração, sem que os problemas pessoais ou, até mesmo, aqueles ligados ao futebol influenciem de maneira negativa najogos de roletas gratisperformance.
E aí você gostou desse assunto? Quer saber mais? Conheça mais na nossa página do futebolinterativo.
com sobre o nosso curso de Psicologia do Futebol! Deixe o seu comentário e não esqueça que já é possível fazer o seu registro no nosso Evento do Profissão Treinador III, entre na página https://profissaotreinador.futebolinterativo.
com/ e faça ajogos de roletas gratisinscrição hoje mesmo, o Evento é gratuito!
Amanda tem 30 anos, é formadajogos de roletas gratisGestão de Recursos Humanos pela Universidade Cruzeiro do Sul (2016).
Inicioujogos de roletas gratishistória na Psicologiajogos de roletas gratis2018 e concluiu dois anos do curso; no momento, o mesmo encontra-sejogos de roletas gratispausa.
Enquanto isso, estuda para concurso.
Para não ficar distante da Psicologia, lê livros sobre assuntos importantes, autobiografia de atletas e artigos científicos.