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Nota: "Ginástica olímpica" redireciona para este artigo.

Para outras modalidades da ginástica também olímpicas, veja Trampolim acrobático "Ginástica olímpica" redireciona para 🧬 este artigo.

Para outras modalidades da ginástica também olímpicas, veja Ginástica rítmica

A ginástica artística, também conhecida no Brasil como ginástica olímpica,[1] 🧬 é uma das modalidades da ginástica.

Por definição, de acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra vem 🧬 do grego transliterado gymnastiké e significa "a arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade.

O conjunto 🧬 de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos são aplicados com objetivos educativos, 🧬 competitivos, terapêuticos, etc.".[2]

Historicamente, enquanto forma de prática física, a ginástica surgiu na Pré-História.

Contudo, veio a se tornar uma modalidade esportiva 🧬 apenas em 1881, em escolas alemãs tipicamente masculinas.

Desse modo, a ginástica artística consagrou-se como a forma mais antiga do desporto 🧬 e em decorrência disto, como ganhar dinheiro no insbet história é constantemente confundida com a da ginástica em si, o que não fere como ganhar dinheiro no insbet 🧬 evolução artística individual posterior.

Mais tarde, em 1896, até então praticada somente por homens, passou a ser um esporte olímpico, e 🧬 em 1928 as mulheres puderam participar nos seus primeiros Jogos.

No ano de 1950, a ginástica passou a ser praticada – 🧬 nos aparelhos – da forma como se conhece hoje.

Apesar de despontar para o mundo como um esporte inicialmente masculino, a 🧬 ginástica tornou-se uma prática mais ativa entre as mulheres.

[3] Em decorrência disso, os eventos artísticos femininos tornaram-se mais disputados, admirados 🧬 e destacados entre todas as modalidades do esporte.

As apresentações da ginástica artística são individuais - ainda que nas disputas por 🧬 equipes -, possuem o tempo aproximado de trinta a noventa segundos de duração, são realizadas em diferentes aparelhos - sob 🧬 um conjunto de exercícios - e separadas em competições femininas e masculinas.[4]

Os movimentos dos ginastas devem ser sempre elegantes e 🧬 demonstrarem força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.[5]

História e evolução [ editar | editar código-fonte ]

Friedrich Jahn: Alemão 🧬 chamado "pai da ginástica"

A ginástica, enquanto prática do exercício físico veio da Pré-história, afirmou-se na Antiguidade, estacionou na Idade Média, 🧬 fundamentou-se na Idade Moderna e sistematizou-se nos primórdios da Idade Contemporânea.[6]

A ginástica artística, enquanto atividade, teria surgido segundo estudos, na 🧬 Grécia Antiga, como forma de atividade física atlética, e no Egito Antigo,[7] onde as pessoas realizavam acrobacias circenses nas ruas 🧬 com o intuito de entreter os transeuntes.

Como a prática constante desenvolvia habilidades corporais importantes, como a força e a elasticidade, 🧬 ela passou a ser introduzida ao treinamento militar.

O mesmo uso fora feito na Grécia Antiga - onde a ginástica continuou 🧬 a desenvolver-se.

[8][9][10] Contudo, em Roma, o apreço pela modalidade artística enquanto treinamento caiu em desuso, e a ginástica passou a 🧬 restringir-se apenas a apresentações de circo que inspiravam os soldados antes das batalhas, enquanto estes davam à ginástica outros valores 🧬 em termos de preparação militar.[11]

Seu ressurgimento na Era Moderna fora, como no princípio, ligado à arte.

A forma gímnica que chegou 🧬 a Europa começou com o trampolim, tendo suas primeiras atividades descritas por Archange Tuccaro, no livro Trois dialogues du Sr.

Archange 🧬 Tuccaro, no século XV, ao oeste europeu.

Na época do Renascimento, os principais artistas faziam culto ao corpo humano e às 🧬 suas formas.

Assim, a prática da ginástica nas escolas tornou-se constante, e cada dia mais a modalidade ganhava espaço entre os 🧬 homens.[8]

A prática em grupo: Herança sueca

Jean-Jacques Rousseau, em meados de 1700, publicou um misto de educação e treinamento físico para 🧬 as crianças, chamado Émile; ou, de l'éducation, que modificou os padrões e sistematizou uma nova aplicação, incluindo a prática da 🧬 ginástica.

Inspirado na reforma, Johann Christoph Friedrich Guts Muths (1776 - 1838), implementou a ginástica natural - composta por exercícios aeróbicos, 🧬 voltada ao benefício corporal - e a artificial - voltada para a beleza, como a variedade de montes e desmontes 🧬 do cavalo.[8]

Contudo, seu surgimento oficial[8] só veio a acontecer em 1811, quando o professor Friedrich Ludwig Jahn (1778-1852) fundou em 🧬 Berlim, na Alemanha, o primeiro clube voltado apenas à prática da ginástica.

[12] Inspirado pelo espírito patriota advindo de seu pai 🧬 e pelos escritos de Muths – também conhecido pai da ginástica pedagógica e autor do livro Gimnastik fur die Jugend 🧬 (1793) - Jahn inspirou jovens da cidade em prol do orgulho de uma revanche contra as tropas de Napoleão (em 🧬 1813, pela libertação prussiana e posterior unificação alemã), fornecendo-lhes o ideal histórico e o senso das antigas tradições da nação, 🧬 através da prática da sistematizada ginástica.

Além disso, este educador ainda criou regras específicas, aparelhos diferentes e um sistema de exercícios 🧬 físicos chamado Die Deutsche Turnkunst (em português: a arte gímnica), ainda hoje considerado matriz na ginástica artística praticada.

[8] Durante esta 🧬 mesma época, na Suécia, Pehr Henrik Ling (1776-1839) introduziu um tipo diferente de ginástica.

Seu sistema, baseado no exercício coletivo, aspirava 🧬 desenvolver um ritmo perfeito do movimento.

Assim como a ginástica de Jahn, os métodos de Ling também foram adotados para o 🧬 treinamento militar.

Junto a essas escolas, nasceram os Clubes de Ginástica Internacionais.

Gradualmente estes clubes estabeleceram associações nacionais para controlar os treinamentos 🧬 e as competições.[13]

Desse modo, não tardou para que a Federação Internacional de Ginástica (FIG) - uma das entidades esportivas mais 🧬 antigas do mundo - fosse fundada em 1881.

Quinze anos depois, a modalidade fora incluída no programa dos primeiros Jogos Olímpicos 🧬 modernos, realizados em Atenas, na Grécia.

Por razões da origem do nome, a entrada das mulheres nas competições, só se deu 🧬 na edição de 1928 das Olimpíadas, que aconteceu em Amsterdã, na Holanda.

O referido nome incluía a prática nua por parte 🧬 dos ginastas.

Por esta razão, os homens, nos primeiros Jogos, competiam despidos da cintura para cima.

Com a providência de vestirem-se por 🧬 completo, as mulheres puderam estrear nos campeonatos.[5][14]

A partir daí, a evolução da ginástica enquanto desporto, deu-se ao longo de poucos 🧬 anos e 1950 foi um momento em particular: as mulheres competiram em alguns aparelhos masculinos - como as argolas - 🧬 e a ginástica rítmica ainda fazia parte das apresentações artísticas.

Pouco antes e em seguida,[15] algumas provas foram acrescentadas e outras 🧬 retiradas.

Os aparelhos foram definidos para cada evento.

E por fim, seu aprimoramento não para e a cada revisão das regras, a 🧬 dificuldade e a beleza dos movimentos aumenta.

Atualmente, a ginástica artística é um dos mais populares esportes - não apenas nos 🧬 Jogos Olímpicos - e um dos mais exigentes para com seus atletas e praticantes.

Baseada nessa rápida evolução e popularização, principalmente 🧬 entre as mulheres, a modalidade artística tornou-se a rainha da FIG entre as demais práticas da ginástica.

Surgida como um esporte 🧬 tipicamente masculino, a modalidade artística globalizou-se como um desporto feminino, que hoje possui maior destaque, um maior número de praticantes 🧬 e atletas mundialmente reconhecidas.[16][17][18]

Características físicas e generalidades [ editar | editar código-fonte ]

Força, flexibilidade e coordenação motora, independentemente do treinamento, 🧬 são fundamentais para o sucesso de um ginasta.

A genética é determinante para que uma pessoa apresente essas características e se 🧬 destaque na modalidade escolhida.[19][20]

A preparação de um atleta passa por três fases.

A primeira, que dura até aproximadamente os dez anos 🧬 de idade, é a de iniciação.

Depois, começa a fase de treinamento intensivo, específico para a modalidade escolhida.

A média da idade 🧬 de início é aproximadamente doze anos (idade com que as ginastas iniciam-se geralmente, na categoria júnior nacional).

No terceiro momento, aos 🧬 quinze em geral, começa o treinamento de alto nível, em que o atleta deve buscar maior autonomia e desenvolver ao 🧬 máximo como ganhar dinheiro no insbet performance.[21]

Treinamento e preparação [ editar | editar código-fonte ]

Concentração da ginasta para movimentos no solo

Nos treinamentos, existem quatro 🧬 peças fundamentais – Um treinador, um atleta, um bom entendimento na relação esportista e um objetivo comum.

O treinamento físico do 🧬 ginasta é realizado baseado em repetições para aumentar força e massa muscular, melhorando, com isso, como ganhar dinheiro no insbet flexibilidade e suas capacidades 🧬 aeróbicas e anaeróbicas.

A repetição serve também para melhorar a concentração e automatizar os movimentos mais simples, fazendo com que o 🧬 ginasta despenda mais tempo na meta de atingir a perfeição das rotinas técnicas.

Por outro lado, cabe ao técnico definir a 🧬 tática, ou seja, os limites físicos de seu atleta e de motivá-lo na prática constante e na busca pelos melhores 🧬 e mais aproveitáveis movimentos.[20][22][23]

Tomando como partida os treinamentos diários – de duração variável entre quatro e oito horas -, que 🧬 impedem a perda da flexibilidade e dos movimentos, os riscos de acidentes e medidas preventivas são uma constante no meio 🧬 gímnico, seja ele de elite ou aprendiz.

As maiores incidências recaem sobre as articulações e coluna.

O risco de fraturas, todavia, é 🧬 de periculosidade reduzida.

Modalidades como vôlei e futebol, em relação à ginástica, são mais vulneráveis em se tratando de fraturas ósseas.[24]

Para 🧬 se evitar acidentes e diminuir os riscos de lesões, algumas medidas são tomadas, o que torna a ginástica um esporte 🧬 de prática segura, ainda que os movimentos desafiem a gravidade e o equilíbrio: um maior número de colchões amortece os 🧬 impactos de saída dos aparelhos; um bom acompanhamento do técnico ou de um auxiliar impede que o ginasta pratique sozinho 🧬 e realize movimentos inadequadamente; a presença da FIG, que qualifica movimentos claramente perigosos com baixas pontuações a fim de desmotivá-los 🧬 na execução destes; o acompanhamento de fisioterapeutas e preparadores físicos, essencial para se evitar lesões, pois é através das instruções 🧬 destes profissionais, que o ginasta executará seus exercícios da melhor forma possível; e por fim, o alongamento realizado antes e 🧬 após o treinamento, que se faz fundamental para evitar agressões musculares.

[3][25][26] Outro pilar de um bom treinamento é o acompanhamento 🧬 psicológico, chamado pelos profissionais de 'psicologia comportamental do esporte'.

Esta ferramenta ajuda a estruturar o preparo da mente do atleta, bem 🧬 como descobrir e sanar as reais (não apenas aparentes) dificuldades do ginasta em qualquer âmbito profissional, como as competições e 🧬 os treinos, por exemplo.[27]

Vale ressaltar ainda que a alimentação é também de imprescindível importância para ajudar o ginasta a manter 🧬 seu corpo saudável, principalmente entre os mais jovens (adolescentes), em fase de desenvolvimento.

Em virtude dos exercícios de alta intensidade, seu 🧬 organismo necessita de uma boa oferta de carboidratos para manter os músculos aptos às atividades.

Além disso, o atleta deve ter 🧬 ainda uma boa variedade alimentar em como ganhar dinheiro no insbet dieta, contendo o balanço adequado de proteínas, vitaminas e gorduras (que mantém o 🧬 corpo abastecido para o exercício físico avançado).

A hidratação durante as práticas também é fundamental.

Porém, não apenas feita com água, mas 🧬 hidratos de carbono e isotônicos para restaurar a energia perdida.

No todo, o auxílio de um nutricionista evita a ingestão de 🧬 gorduras nocivas e os mantém sempre saudáveis e no peso ideal.

[nota 1] É através dos treinamentos e das prevenções que 🧬 o ginasta se mantém competitivo, apto e saudável dentro do esporte.[28][29]

São abundantes os movimentos que podem ser realizados pelo atleta 🧬 durante suas apresentações na ginástica artística.

A variação se dá tanto no solo, quanto nos demais aparelhos.

No entanto, tais movimentos possuem 🧬 apenas duas variantes: longitudinal - girar em volta de si mesmo - as piruetas; e transversal - de movimento, o 🧬 mortais.

[30][31] Baseado nisso, seus elementos foram chamados de técnicos, em vista dos intensos treinamentos para se atingir a perfeição da 🧬 execução dos elementos ginásticos[nota 2] e acrobáticos.

[nota 2][31] Abaixo seguem alguns dos mais conhecidos movimentos e suas descrições de realização.

[32] 🧬 Movimentos não especificados com localização de realização são utilizados em vários momentos.

Os saltos e tomadas de equilíbrio (como as paradas 🧬 de mãos), por exemplo, são de uso de praticamente todos os aparelhos, tanto masculinos quanto femininos:

A americana Bridget Sloan executando 🧬 um avião sobre a trave

Abertura - ação muscular de extensão da articulação dos quadris e pernas.

- ação muscular de extensão 🧬 da articulação dos quadris e pernas.

Avião - posição de equilíbrio típica da trave, em que o ginasta mantém uma perna 🧬 no chão e eleva a outra para trás, com os braços abertos.

Exige força, flexibilidade e equilíbrio.

- posição de equilíbrio típica 🧬 da trave, em que o ginasta mantém uma perna no chão e eleva a outra para trás, com os braços 🧬 abertos.

Exige força, flexibilidade e equilíbrio.

Carpada - as pernas estendidas formam um ângulo com o tronco.

É possível também ter uma posição 🧬 carpada de pernas afastadas.

- as pernas estendidas formam um ângulo com o tronco.

É possível também ter uma posição carpada de 🧬 pernas afastadas.

Diamidov - movimento típico das barras paralelas, o ginasta segura com uma mão uma das barras, e gira em 🧬 torno do próprio corpo.

- movimento típico das barras paralelas, o ginasta segura com uma mão uma das barras, e gira 🧬 em torno do próprio corpo.

Dos Santos (duplo twist carpado) - dois giros em torno do corpo, seguido de dois mortais 🧬 no ar com uma flexão no quadril levando as mãos à altura do joelho.

(duplo carpado) - dois giros em torno 🧬 do corpo, seguido de dois mortais no ar com uma flexão no quadril levando as mãos à altura do joelho.

Empunhaduras 🧬 - são tomadas, pegadas ou presas, que representam várias maneiras do executante segurar o aparelho e manter-se nele.

- são tomadas, 🧬 pegadas ou presas, que representam várias maneiras do executante segurar o aparelho e manter-se nele.

Estendida - o corpo deve estar 🧬 em linha reta, sem nenhum ângulo.

- o corpo deve estar em linha reta, sem nenhum ângulo.

Flic-flac - movimento preparatório para 🧬 acrobacias.

O ginasta levanta os braços esticados ao mesmo tempo em que seus pés deixam o solo, usando um grande impulso 🧬 dos ombros.

Pode ser executado para frente ou para trás.

- movimento preparatório para acrobacias.

O ginasta levanta os braços esticados ao mesmo 🧬 tempo em que seus pés deixam o solo, usando um grande impulso dos ombros.

Pode ser executado para frente ou para 🧬 trás.

Giro de quadris para trás (oitava de apoio para apoio) - o corpo executa um giro completo em torno do 🧬 eixo transversal.

Movimento típico das barras assimétricas.

(oitava de apoio para apoio) - o corpo executa um giro completo em torno do 🧬 eixo transversal.

Movimento típico das barras assimétricas.

Giro gigante - elemento específico das barras assimétricas.

Uma rotatória em volta da barra de 360º, 🧬 executada com todo o corpo na posição estendida.

- elemento específico das barras assimétricas.

Uma rotatória em volta da barra de 360º, 🧬 executada com todo o corpo na posição estendida.

Grupada - todas as partes do corpo se flexionam e se aproximam de 🧬 ponto central corporal.

As pernas devem estar flexionadas e a testa deve tocar o joelho.

- todas as partes do corpo se 🧬 flexionam e se aproximam de ponto central corporal.

As pernas devem estar flexionadas e a testa deve tocar o joelho.

Parada de 🧬 mãos - exercício mais básico da ginástica artística.

O corpo deve permanecer na linha do pulso.

Dedos afastados permitem melhor equilíbrio.

- exercício 🧬 mais básico da ginástica artística.

O corpo deve permanecer na linha do pulso.

Dedos afastados permitem melhor equilíbrio.

Parafuso - uma rotação (em 🧬 torno do próprio corpo para os lados) sem o uso das mãos no solo.

- uma rotação (em torno do próprio 🧬 corpo para os lados) sem o uso das mãos no solo.

Roda - é a chamada estrela.

O ginasta passa lateralmente em 🧬 apoio invertido (de ponta cabeça) e retoma de pé.

- é a chamada estrela.

O ginasta passa lateralmente em apoio invertido (de 🧬 ponta cabeça) e retoma de pé.

Rondada - semelhante à roda, com os dois pés chegando ao solo no mesmo instante.

Usada 🧬 pelos ginastas para acelerar uma "passada" de movimento pontuado.

- semelhante à roda, com os dois pés chegando ao solo no 🧬 mesmo instante.

Usada pelos ginastas para acelerar uma "passada" de movimento pontuado.

Rudi - um parafuso e meio na posição estendida após 🧬 o movimento para frente.

Exemplo: flic-flac para frente, mortal simples para frente.

- um parafuso e meio na posição estendida após o 🧬 movimento para frente.

Exemplo: para frente, mortal simples para frente.

Salto pak - típico das barras assimétricas.

É usado para passar da barra 🧬 mais baixa para a mais alta.

A ginasta faz um movimento semelhante com o flic-flac, pois o salto pak é também 🧬 um movimento preparatório pontuado.

- típico das barras assimétricas.

É usado para passar da barra mais baixa para a mais alta.

A ginasta 🧬 faz um movimento semelhante com o flic-flac, pois o salto é também um movimento preparatório pontuado.

Selada - corpo forma um 🧬 arco e as costas ficam "arqueadas" para trás.

- corpo forma um arco e as costas ficam "arqueadas" para trás.

Stützkehre - 🧬 movimento típico das barras paralelas.

Parada de mãos; Pequena projeção dos ombros à frente e as pernas descem mantendo o corpo 🧬 todo firme; Passagem pelo apoio normal: As pernas devem, agora, ser chutadas para frente e para cima; O braço de 🧬 apoio conduz o corpo, dando direção e altura; Queda no apoio invertido, seguido de nova parada de mãos.

- movimento típico 🧬 das barras paralelas.

Parada de mãos; Pequena projeção dos ombros à frente e as pernas descem mantendo o corpo todo firme; 🧬 Passagem pelo apoio normal: As pernas devem, agora, ser chutadas para frente e para cima; O braço de apoio conduz 🧬 o corpo, dando direção e altura; Queda no apoio invertido, seguido de nova parada de mãos.

Tkachev - movimento usado nas 🧬 barras assimétricas e na barra fixa.

O ginasta larga a barra, passa de costas por cima dela na posição carpada ou 🧬 com pernas separadas, e em seguida, pega a barra novamente.

- movimento usado nas barras assimétricas e na barra fixa.

O ginasta 🧬 larga a barra, passa de costas por cima dela na posição carpada ou com pernas separadas, e em seguida, pega 🧬 a barra novamente.

Tsukahara - salto mortal duplo com um parafuso completo no primeiro salto.

Ginastas de destaque na modalidade [ editar 🧬 | editar código-fonte ]

Abaixo, encontram-se listados cinco destaques femininos e cinco masculinos, entre o passado e a atualidade, acompanhando a 🧬 evolução que apresentou o esporte.

Para a seleção foram usados alguns critérios: a época em que se destacaram, participações olímpicas e 🧬 mundiais, reconhecimento internacional, conquistas e movimentos inseridos na tabela da FIG.[33]

Outros ginastas destacados podem ser vistos no International Gymnastics Hall 🧬 of Fame, que, fundado em 1988, localiza-se no interior do Science Museum Oklahoma em Oklahoma City, nos Estados Unidos, e 🧬 homenageia competidores, treinadores e autoridades da modalidade artística, como Bruno Grandi e Octavian Belu.

A primeira honraria concedida foi no ano 🧬 da inauguração.

tendo como única personalidade gímnica, a ginasta Olga Korbut.

Após cinco anos sem premiações, outra atleta, Nadia Comaneci, fora homenageada, 🧬 e só em 1997, os primeiros homens penduraram seus retratos e receberam as congratulações.[34]

Equipamentos e aparelhos [ editar | editar 🧬 código-fonte ]

O uniforme básico de toda ginasta é um collant de lycra em forma de maiô.

Em todas as provas, variando 🧬 de acordo com a preferência, as atletas competem descalças.

Os homens usam short ou calça de material apropriado e meias nos 🧬 pés (exceto nas provas do solo).

Suas camisetas, que em verdade são collants, ficam cobertos na altura da cintura, pela outra 🧬 parte do uniforme: a calça ou o short.

[35] É comum que os competidores passem pó de magnésio nas mãos, especialmente 🧬 em provas de barras, para evitar lesões nos dedos e escorregões durante os movimentos.

Outros aparatos também são de uso permitido 🧬 nas mãos para que o ginasta possa segurar as barras e as argolas sem sofrer com lesões e possíveis feridas 🧬 - como os protetores palmares (com munhequeiras).

Ainda são usados colchões para amortecer as saídas e as braçadeiras (de uso masculino, 🧬 para as provas das barras paralelas).[36][37]

As competições de ginástica geralmente são disputadas em locais fechados, com várias adaptações para a 🧬 prática da modalidade.

Os exemplos mais precisos são os ginásios e os estádios cobertos, especialmente preparados para comportar aparelhos e bancas 🧬 julgadoras, pois cada elemento da ginástica artística possui a como ganhar dinheiro no insbet peculiaridade.[35]

Imagem de um antigo ginásio, no qual treinava-se ainda a 🧬 escalada

A modalidade subdivide-se em duas: ginástica artística masculina e ginástica artística feminina.

Cada uma possui um código próprio (com os movimentos 🧬 e os aparelhos utilizados), elaborado pelos comitês (masc.e fem.) da Federação.

Em comum, possuem as regras de conduta e as generalidades 🧬 de cada competição, como a segurança do ginasta e a exigência sobre a qualidade dos equipamentos e da execução durante 🧬 as apresentações dentro de cada exigência.[38][39]

Os aparelhos da ginástica artística masculina (sigla em inglês: MAG) são diferentes dos aparelhos disputados 🧬 na ginástica artística feminina (sigla em inglês: WAG) .

Enquanto os homens disputam provas em seis aparelhos diferentes, as mulheres as 🧬 disputam em quatro.

[4][40][41][42][43] Os aparelhos (provas) masculinos são o solo, o salto sobre a mesa, o cavalo com alças (cavalo 🧬 com arções), as barras paralelas, a barra fixa e as argolas.

Tais aparelhos, durante as apresentações masculinas, procuram demonstrar a força 🧬 e o domínio do ginasta.

[16][36][44][45] Os aparelhos (provas) femininos são a trave, o solo, o salto sobre a mesa e 🧬 as barras assimétricas.

Tais aparelhos, durante as apresentações femininas, colocam maior ênfase na vertente artística e de agilidade.

[5][17][36][46] Em comum, homens 🧬 e mulheres possuem as provas de solo e salto, com nuances de diferenciação.

Abaixo, estão descritos cada um dos eventos/aparelhos:

Cavalo com 🧬 alças - o cavalo (que de fato assemelhava-se ao animal), enquanto aparelho, possui as seguintes dimensões: 1,15 metro x 1,60 🧬 metro x 35 centímetros.

As alças possuem distância ajustável e a altura de 12 centímetros.

Uma série típica no cavalo com alças 🧬 envolve tesouras e movimentos circulares.

As tesouras, exercícios feitos com as pernas separadas, são executadas geralmente com as mãos sobre as 🧬 alças.

Os movimentos circulares, as chamadas russas, são feitos com as duas pernas juntas.

- o cavalo (que de fato assemelhava-se ao 🧬 animal), enquanto aparelho, possui as seguintes dimensões: 1,15 metro x 1,60 metro x 35 centímetros.

As alças possuem distância ajustável e 🧬 a altura de 12 centímetros.

Uma série típica no cavalo com alças envolve tesouras e movimentos circulares.

As tesouras, exercícios feitos com 🧬 as pernas separadas, são executadas geralmente com as mãos sobre as alças.

Os movimentos circulares, as chamadas russas, são feitos com 🧬 as duas pernas juntas.

Argolas : o aparelho é constituído por uma estrutura de onde prendem-se duas argolas, a 2,75 metros 🧬 do solo.

A distância entre elas é de 50 centímetros e o seu diâmetro interno é de 18 centímetros.

A prova consiste 🧬 em uma série de exercícios de força, balanço e equilíbrio.

O júri valoriza o controle do aparelho e a dificuldade dos 🧬 elementos da coreografia.

Quanto menos tremer a estrutura que suspende as argolas à haste, melhor será a pontuação de execução do 🧬 ginasta.

: o aparelho é constituído por uma estrutura de onde prendem-se duas argolas, a 2,75 metros do solo.

A distância entre 🧬 elas é de 50 centímetros e o seu diâmetro interno é de 18 centímetros.

A prova consiste em uma série de 🧬 exercícios de força, balanço e equilíbrio.

O júri valoriza o controle do aparelho e a dificuldade dos elementos da coreografia.

Quanto menos 🧬 tremer a estrutura que suspende as argolas à haste, melhor será a pontuação de execução do ginasta.

Barras paralelas : o 🧬 aparelho possui as medidas de 1,95 x 3,5 metros, além de estarem distanciadas entre 42 e 52 centímetros.

A prova consiste 🧬 em exercícios de equilíbrio - entre giros e paradas de mãos - e força, onde o ginasta utiliza das duas 🧬 barras obrigatoriamente, passando por todo o seu comprimento.

As provas não possuem tempo aproximado de execução, podendo um ginasta cumprir uma 🧬 prova mais curta, porém com nota de partida mais elevada, enquanto uma prova mais longa, possui inferior dificuldade.

: o aparelho 🧬 possui as medidas de 1,95 x 3,5 metros, além de estarem distanciadas entre 42 e 52 centímetros.

A prova consiste em 🧬 exercícios de equilíbrio - entre giros e paradas de mãos - e força, onde o ginasta utiliza das duas barras 🧬 obrigatoriamente, passando por todo o seu comprimento.

As provas não possuem tempo aproximado de execução, podendo um ginasta cumprir uma prova 🧬 mais curta, porém com nota de partida mais elevada, enquanto uma prova mais longa, possui inferior dificuldade.

Barra fixa : a 🧬 barra é presa sobre uma estrutura de metal a 2,75 metros do solo e possui 2,40 metros de comprimento.

A prova 🧬 consiste em movimentos de força e equilíbrio.

O ginasta deve fazer movimentos giratórios em uma rotina acrobática, que envolve os giros 🧬 propriamente ditos, as largadas e retomadas, as piruetas (enquanto soltos das barras) e as pegadas.

: a barra é presa sobre 🧬 uma estrutura de metal a 2,75 metros do solo e possui 2,40 metros de comprimento.

A prova consiste em movimentos de 🧬 força e equilíbrio.

O ginasta deve fazer movimentos giratórios em uma rotina acrobática, que envolve os giros propriamente ditos, as largadas 🧬 e retomadas, as piruetas (enquanto soltos das barras) e as pegadas.

Barras assimétricas : este aparelho, de uso estritamente feminino, é 🧬 atualmente fabricado com fibras sintéticas e, por vezes, material aderente.

Seu posicionamento é, a mais alta a 2,36 m de altura 🧬 e a menor a 1,57 metros.

A prova é composta por uma série de movimentos obrigatórios, bem como os demais aparelhos.

A 🧬 posição das duas barras em diferentes alturas possibilita à ginasta uma gama variada de movimentos, mudanças de empunhaduras e alternância 🧬 entre as barras.

A execução de alguns movimentos também é facilitada através da propriedade de molejo do aparelho.

: este aparelho, de 🧬 uso estritamente feminino, é atualmente fabricado com fibras sintéticas e, por vezes, material aderente.

Seu posicionamento é, a mais alta a 🧬 2,36 m de altura e a menor a 1,57 metros.

A prova é composta por uma série de movimentos obrigatórios, bem 🧬 como os demais aparelhos.

A posição das duas barras em diferentes alturas possibilita à ginasta uma gama variada de movimentos, mudanças 🧬 de empunhaduras e alternância entre as barras.

A execução de alguns movimentos também é facilitada através da propriedade de molejo do 🧬 aparelho.

Trave olímpica : popularmente chamada de trave, a trave de equilíbrio é um dos dois aparelhos de práticas unicamente femininas.

A 🧬 trave em si é uma barra revestida com material aderente, situada a 1,25 metros do chão, com cinco metros de 🧬 comprimento e dez centímetros de largura, onde a atleta deve equilibrar-se e realizar saltos e giros.

: popularmente chamada de trave, 🧬 a trave de equilíbrio é um dos dois aparelhos de práticas unicamente femininas.

A trave em si é uma barra revestida 🧬 com material aderente, situada a 1,25 metros do chão, com cinco metros de comprimento e dez centímetros de largura, onde 🧬 a atleta deve equilibrar-se e realizar saltos e giros.

Solo : este, enquanto aparelho, é um estrado de 12 por 12 🧬 metros feito de um material elástico que amortece eventuais quedas e ajuda ao impulso dos saltos e nas passadas gímnicas.

Como 🧬 modalidade, os exercícios têm uma duração de 50 a 70 segundos para os homens, e 70 a 90 segundos para 🧬 as mulheres.

Durante a prova, são realizados movimentos acrobáticos e ginásticos anteriormente pontuados (nota de partida).

Os exercícios femininos têm a particularidade 🧬 de incluir acompanhamento musical instrumental.

: este, enquanto aparelho, é um estrado de 12 por 12 metros feito de um material 🧬 elástico que amortece eventuais quedas e ajuda ao impulso dos saltos e nas passadas gímnicas.

Como modalidade, os exercícios têm uma 🧬 duração de 50 a 70 segundos para os homens, e 70 a 90 segundos para as mulheres.

Durante a prova, são 🧬 realizados movimentos acrobáticos e ginásticos anteriormente pontuados (nota de partida).

Os exercícios femininos têm a particularidade de incluir acompanhamento musical instrumental.

Salto: 🧬 o salto sobre a mesa é a prova mais rápida da ginástica artística.

Dura aproximados 50 segundos, incluindo apenas o momento 🧬 dos dois saltos aos quais o ginasta tem direito.

A prova é composta por uma pista de 25 metros, que termina 🧬 em um trampolim de impulso e finalmente na mesa – de dimensões 120 x 95 centímetros.

O salto é considerado um 🧬 evento de explosão muscular, possuidor de uma margem mínima para erros.

Com o avanço do esporte, padronizaram-se os equipamentos e novos 🧬 fabricantes surgiram por todo o mundo para atender a demanda e melhorar os materiais usados para dar maior segurança aos 🧬 praticantes desta e das demais modalidades da ginástica.

Alguns dos principais fabricantes dos aparelhos são: A francesa Gymnova,[47] geralmente presente em 🧬 provas realizadas no continente europeu, a suíça Alder+Eisenhut, a alemã Spieth,[48] que realizou inovações no tablado - apresentando-o mais rígido 🧬 - e esteve presente no Campeonato Mundial de Stuttgart e nos Jogos Olímpicos de Pequim,[49] e as também francesas Nouansport 🧬 e GES, presentes em centros de treinamentos.

[50] Gymnova e Spieth, as constantes nos eventos internacionais recentes, apresentam-se nas cores creme 🧬 e vermelha (Gymnova) e azul e branca (Spieth).

Organização e regulamento [ editar | editar código-fonte ]Logotipo da FIG

Todas as competições 🧬 oficiais de ginástica artística são reguladas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), que estabelece normas e calendários para todos os 🧬 eventos internacionais.

As competições nacionais são geralmente regulamentadas pelas diversas federações locais.

A FIG tem ainda a responsabilidade sobre o Código de 🧬 Pontuação, a publicação que orienta os ginastas, técnicos e árbitros na elaboração, composição e avaliação das séries em todas as 🧬 provas, e que ainda rege os resultados da modalidade.

A entidade impõe um limite mínimo de idade para competições oficiais de 🧬 nível sênior de dezesseis anos.

Este limite - importante sobretudo nas provas femininas - pretende impedir a entrada de ginastas pré-adolescentes 🧬 em competição, o que poderia implicar problemas de saúde futuros.[51]

A FIG é responsável pela realização do Campeonato Mundial de Ginástica 🧬 Artística e pela Copa do Mundo de Ginástica Artística, realizada em várias etapas.

Existem ainda diversas outras competições, a nível continental, 🧬 nacional e regional.

[52] Filiadas a ela está a União Europeia de Ginástica, a União Africana de Ginástica, a União Pan-americana 🧬 de Ginástica e a União Asiática de Ginástica, que respondem diretamente por suas federações e confederações filiadas continentais.[53]

Violações no esporte 🧬 [ editar | editar código-fonte ]

A Federação Internacional possui diversas regras para questões de doping e falsificação etária.

Tais regras possuem 🧬 graus de punição mediana à severa, variando caso a caso, reincidente ou não.

Porém, sempre aplicadas visando o melhor para o 🧬 esporte e seus praticantes.

O doping na ginástica ocorre do mesmo modo como nos demais esportes.

Os ginastas, bem como os outros 🧬 atletas, precisam atentar para tudo o que usam e ingerem a fim de evitar a absorção acidental de substâncias proibidas.

Há, 🧬 contudo, uma diferença desta modalidade para o atletismo, por exemplo: a joviedade de seus praticantes.

Os ginastas estão na adolescência e 🧬 no inicial momento posterior a ela, e por isso, no auge de como ganhar dinheiro no insbet forma física.

Tal fato, reduz o número da 🧬 ingestão dito proposital de anabolizantes e derivados.

O rigoroso controle da entidade com o antidoping também se faz importante para a 🧬 preservação da integridade da modalidade.

[54][55] Todavia, ainda existem ginastas pegos nestes testes.

A vietnamita Thi Ngan Thuong Do teve como ganhar dinheiro no insbet licença 🧬 revogada pela FIG após ser reprovada no teste realizado durante as Olimpíadas de Pequim.

[56] Anteriormente, Morgan Hamm, fora afastado das 🧬 competições pela absorção acidental causada pelo uso de anti-inflamatórios.[57]

Como consequência para tais atos, a Federação prevê punições permanentes e temporárias.

Elas 🧬 vão desde a advertência ao banimento do esporte.[54][58][59]

Limite de idade [ editar | editar código-fonte ]

A chinesa Kexin He, absolvida 🧬 da suspeita de falsificação etária nas Olimpíadas 2008

Historicamente, até meados de 1981, a idade limite para ginastas - mais especificamente 🧬 femininas, pois os homens, em geral, iniciam-se mais tarde e encerram suas carreiras mais tarde - era de quatorze anos.

[60] 🧬 Porém, este limiar não era ultrapassado, visto que as ginastas raramente competiam com menos de vinte anos.

Ágnes Keleti, Vera Caslavska 🧬 e Larissa Latynina são exemplos dessas campeãs.

A primeira conquistou medalhas aos 35 anos, em 1956.

Vera foi campeã pela última vez 🧬 aos 26 e Latynina aos 29, chegando a competir grávida.[61]

Na década seguinte, meados de 1970, a idade das ginastas teve 🧬 uma acentuada redução real - como Nadia Comaneci competindo aos quatorze anos e Ludmilla Tourischeva aos dezesseis - e com 🧬 isso, os problemas com ginastas pré-adolescentes teve início, decorrentes dos pedidos de exceções para ginastas de doze e treze anos, 🧬 como a canadense Karen Kelsall e a norte-americana Tracee Talavera.

No ano de 1981, em resposta a estes quase constantes pedidos 🧬 e ao aumento das exigências físicas e psicológicas do desporto, a FIG decidiu aumentar a idade das ginastas para quinze 🧬 anos.

[62] Tal regra vigorou até o ano de 1997, quando a idade fora novamente aumentada, dessa vez para dezesseis anos 🧬 - para competições olímpicas e quinze para as demais.

[nota 4] No entanto, esta regra é constantemente debatida, pois as ginastas 🧬 com menos de dezesseis competem sob o mesmo código de exigência.[63]

A falsificação da idade consiste na prática de aumentá-la a 🧬 fim de poder disputar provas na categoria sênior, no intuito de obter as vantagens físicas debatidas em estudos médicos.

[64] Esta 🧬 prática, até pouco tempo não era rara e coincidia com as alterações feitas pela entidade.

Por vezes, os próprios atletas iam 🧬 à TV confessar o ato ilegal de forjarem suas certidões ou tê-los expostos à imprensa.

Daniela Silivas é um exemplo de 🧬 ginasta que teve como ganhar dinheiro no insbet idade adulterada em dois anos - treze para quinze - com o consentimento de funcionários da 🧬 federação romena.

[65] A ginasta revelou a falsificação em uma entrevista dada no ano de 2002.

Como punição à violação da regra 🧬 de Requerimentos etários, a FIG prevê a perda de todos os ganhos em uma competição, a desqualificação do atleta e 🧬 por conseguinte, da equipe.

[58][66] O mais recente caso - absolvido - envolveu as ginastas medalhistas de ouro nas Olimpíadas de 🧬 Pequim 2008: as chinesas Lilin Deng, Kexin He, Yilin Yang e Yuyuan Jiang.[64]

Regulamento geral de competições [ editar | editar 🧬 código-fonte ]

Símbolo oficial da modalidade

Para a obtenção do resultado completo de um campeonato de ginástica artística, os ginastas devem participar 🧬 de quatro competições, cada uma delas com características e objetivos próprios, sendo assim denominadas: Competição I (Qualificatória), Competição II (Final 🧬 Individual Geral), Competição III (Final Individual por Prova) e Competição IV (Final por Equipes).

[58][67][68] Abaixo, são apresentados os detalhes de 🧬 organização, participação, qualificação e desenvolvimento de cada uma destas competições:

Competição I (C I) - a competição I objetiva a qualificação 🧬 para as competições finais (C II, C III e C IV) e ainda determina a classificação das equipes a partir 🧬 do 9º lugar e dos ginastas a partir do 25º lugar.

As oito primeiras equipes aqui qualificadas definirão as suas classificações 🧬 na Final por Equipes (C IV) e os 24 ginastas melhores qualificados individualmente definirão as suas classificações na Final Individual 🧬 Geral (C II).

Da C I participam todas as equipes e todos os ginastas individuais inscritos no evento.

Somente os ginastas que 🧬 competem em todas as provas poderão se qualificar para participar da Final Individual Geral (C II).

O Campeonato Mundial que antecede 🧬 os Jogos Olímpicos define as equipes e os ginastas individuais que participarão dos JO, considerando os resultados obtidos na C 🧬 I.

(C I) - a competição I objetiva a qualificação para as competições finais (C II, C III e C IV) 🧬 e ainda determina a classificação das equipes a partir do 9º lugar e dos ginastas a partir do 25º lugar.

As 🧬 oito primeiras equipes aqui qualificadas definirão as suas classificações na Final por Equipes (C IV) e os 24 ginastas melhores 🧬 qualificados individualmente definirão as suas classificações na Final Individual Geral (C II).

Da C I participam todas as equipes e todos 🧬 os ginastas individuais inscritos no evento.

Somente os ginastas que competem em todas as provas poderão se qualificar para participar da 🧬 Final Individual Geral (C II).

O Campeonato Mundial que antecede os Jogos Olímpicos define as equipes e os ginastas individuais que 🧬 participarão dos JO, considerando os resultados obtidos na C I.

Competição II (C II) - a competição II é a Final 🧬 Individual Geral (All Around Finals).

Dela participam os 24 ginastas mais bem classificados individualmente na C I, sendo permitida a participação 🧬 de no máximo dois ginastas de cada nacionalidade.

Na C II os ginastas executarão uma nova série em cada uma das 🧬 provas e somente um salto, desconsiderando, para o resultado desta competição, as notas obtidas na C I.

Ao término da competição 🧬 serão somadas as notas obtidas por cada ginasta em cada prova, chegando ao total de pontos de cada um, sendo 🧬 então confrontados os totais de cada participante para se chegar à classificação individual geral.

O ginasta que obtiver o maior somatório 🧬 de pontos será considerado o vencedor da competição.

(C II) - a competição II é a Final Individual Geral (All Around 🧬 Finals).

Dela participam os 24 ginastas mais bem classificados individualmente na C I, sendo permitida a participação de no máximo dois 🧬 ginastas de cada nacionalidade.

Na C II os ginastas executarão uma nova série em cada uma das provas e somente um 🧬 salto, desconsiderando, para o resultado desta competição, as notas obtidas na C I.

Ao término da competição serão somadas as notas 🧬 obtidas por cada ginasta em cada prova, chegando ao total de pontos de cada um, sendo então confrontados os totais 🧬 de cada participante para se chegar à classificação individual geral.

O ginasta que obtiver o maior somatório de pontos será considerado 🧬 o vencedor da competição.

Competição III (C III) - a competição III é a Final por Provas, onde é definida a 🧬 classificação individual de cada uma das provas.

Estarão qualificados para esta competição os oito ginastas que obtiveram as pontuações mais altas 🧬 na C I, em cada uma das provas, sendo permitida a participação de no máximo dois ginastas de cada nacionalidade 🧬 em cada prova.

Os oito ginastas qualificados executam uma nova série na prova na qual se classificaram, sendo que no salto 🧬 os ginastas deverão executar dois diferentes.

Em cada prova, a classificação final será definida pelas notas obtidas pelos ginastas em cada 🧬 uma delas, nesta competição (C III), sendo vencedor aquele que obtiver a maior nota.

(C III) - a competição III é 🧬 a Final por Provas, onde é definida a classificação individual de cada uma das provas.

Estarão qualificados para esta competição os 🧬 oito ginastas que obtiveram as pontuações mais altas na C I, em cada uma das provas, sendo permitida a participação 🧬 de no máximo dois ginastas de cada nacionalidade em cada prova.

Os oito ginastas qualificados executam uma nova série na prova 🧬 na qual se classificaram, sendo que no salto os ginastas deverão executar dois diferentes.

Em cada prova, a classificação final será 🧬 definida pelas notas obtidas pelos ginastas em cada uma delas, nesta competição (C III), sendo vencedor aquele que obtiver a 🧬 maior nota.

Competição (C IV) - a competição IV é a Final por Equipes (em inglês: team final).

Desta fase participam as 🧬 oito equipes que obtiveram as maiores pontuações na C I.

Nesta competição os ginastas das equipes qualificadas executarão uma nova série 🧬 em cada prova e somente um salto.

Todas as notas obtidas nesta competição entram na totalização dos pontos da equipe.

A classificação 🧬 final das equipes é determinada pelas pontuações obtidas após as rotações.

Julgamento do desempenho [ editar | editar código-fonte ]

A série, 🧬 em cada aparelho, é julgada por um grupo de árbitros que aplicam o Código de Pontos.

Eles ficam divididos em dois 🧬 grupos: o que avalia o valor da série (banca de arbitragem A) e o que avalia a execução (banca de 🧬 arbitragem B).

[69][70] Com exceção do salto, todas as séries tem um valor de partida, dado pelos árbitros da banca A.

[5] 🧬 Esta regra foi adotada pela FIG em 2006, quando ficara decidido separar as notas de dificuldade das notas de execução, 🧬 após protestos sobre favorecimentos nas Olimpíadas de Atenas 2004.

[71] Para poderem avaliar uma série, os árbitros dividem os elementos em 🧬 sete grupos de valor, são eles: A, B, C, D, E, F,[nota 5] G, H e I (somente no solo 🧬 feminino), onde "A" é o elemento mais fraco e "I", o elemento mais forte.

Nesse caso, todos os aparelhos têm em 🧬 comum a necessidade de uma série com os elementos citados em suas respectivas quantidades (somando um total obrigatório de oito), 🧬 com exceção do salto, já que cada um possui um valor máximo já pré-estabelecido.[69][72]

O julgamento, enfim, é feito baseado na 🧬 soma das notas A e B.

[58] Desse modo tem-se o seguinte cálculo: Supondo que um ginasta tenha como ganhar dinheiro no insbet nota de 🧬 partida, avaliada pela banca A, em 6,500 e suas notas de execução, avaliadas pela banca B, em 9,500 - 9,250 🧬 - 9,100 - 9,500 - 10,000 - 9,500.

Primeiro, retira-se a maior e a menor notas.

Depois, tira-se a média B, que 🧬 nesse caso é de 9,437.

A nota final do ginasta, desse modo é de 15,937 (A + B).[5]

É vasta a quantidade 🧬 de campeonatos de ginástica artística, seja no âmbito mundial, seja no âmbito nacional.

Segue abaixo uma lista das principais competições da 🧬 modalidade.

[73][74][75] As competições que reúnem os ginastas de todo o mundo são:

Jogos Olímpicos - de quatro em quatro anos, reúne 🧬 os ginastas classificados para os eventos.

Aquela nação que não conseguir qualificar uma equipe, está apta a enviar até três competidores 🧬 para representá-la.[ 76 ]

- de quatro em quatro anos, reúne os ginastas classificados para os eventos.

Aquela nação que não conseguir 🧬 qualificar uma equipe, está apta a enviar até três competidores para representá-la.

Campeonato Mundial - desde 1999 como ganhar dinheiro no insbet realização é anual.

Esta 🧬 competição possui caraterística singular - Dependendo do ano, pode apresentar ou não determinado tipo de evento.

Em Debrecen - 2002 por 🧬 exemplo, não houve a disputa por equipes e do individual geral.

- desde 1999 como ganhar dinheiro no insbet realização é anual.

Esta competição possui caraterística 🧬 singular - Dependendo do ano, pode apresentar ou não determinado tipo de evento.

Em Debrecen - 2002 por exemplo, não houve 🧬 a disputa por equipes e do individual geral.

Copa do Mundo - torneio realizado por temporada.

É dividido em etapas que acontecem 🧬 durante o ano.

Sua final reúne os ginastas classificados durante as etapas anteriores.

[ 77 ] De acordo com o novo regulamento, 🧬 a final desta competição dá direito ao vencedor de disputar os Jogos Olímpicos.

Existem ainda as competições regionais, conhecidas pela competitividade 🧬 entre os atletas participantes e onde se conhecem os favoritos continentais:[73]

Campeonato Africano - realizado de três em três anos.

É onde 🧬 reúnem-se os ginastas de todo o continente africano.

- realizado de três em três anos.

É onde reúnem-se os ginastas de todo 🧬 o continente africano.

Jogos Asiáticos - realizado a cada quatro anos.

Reúne todas as nações do continente asiático.

- realizado a cada quatro 🧬 anos.

Reúne todas as nações do continente asiático.

Campeonato Europeu - em 2004, começou a ser realizado todos os anos.

É onde reúnem-se 🧬 os ginastas do continente europeu.

Esta competição é conhecida por seu alto nível e por reunir nações sempre favoritas nos Jogos 🧬 Mundiais, como a Rússia e a Romênia.

- em 2004, começou a ser realizado todos os anos.

É onde reúnem-se os ginastas 🧬 do continente europeu.

Esta competição é conhecida por seu alto nível e por reunir nações sempre favoritas nos Jogos Mundiais, como 🧬 a Rússia e a Romênia.

Jogos Pan-Americanos - realizado de quatro em quatro anos.

É onde reúnem-se os ginastas dos três continentes 🧬 americanos: Sul, Central e Norte.

São realizados desde os Jogos de 1951, em Buenos Aires.[ 78 ]

- realizado de quatro em 🧬 quatro anos.

É onde reúnem-se os ginastas dos três continentes americanos: Sul, Central e Norte.

São realizados desde os Jogos de 1951, 🧬 em Buenos Aires.

Jogos Sul-Americanos - competição realizada a cada quatro anos.

É onde reúnem-se os ginastas do continente sul-americano.

Presença nos Jogos 🧬 Olímpicos [ editar | editar código-fonte ]

A ginástica artística está presente nos Jogos Olímpicos[f] da era moderna desde a como ganhar dinheiro no insbet 🧬 primeira edição, em Atenas (1896).

[5][79] A equipe vencedora da primeira disputa olímpica foi da Alemanha, com o total de nove 🧬 medalhas, seguida da Grécia e da Suíça.

[80] A primeira participação feminina, no entanto, só se deu em 1928, na edição 🧬 de Amsterdã, onde saiu-se vitoriosa a equipe anfitriã.

[13] Historicamente, ao longo das edições, aparelhos e competições foram retirados do quadro 🧬 competitivo, enquanto outros foram inseridos.

[81] Em decorrência da Primeira Guerra Mundial, a edição de 1916 não fora realizada, o mesmo 🧬 acontecendo com as edições de 1940 e 1944, por conta da Segunda Grande Guerra.

E em outras duas ocasiões - Moscou 🧬 1980 e Los Angeles 1984 - ocorreram os maiores boicotes da história dos Jogos, liderados pelos norte-americanos e soviéticos.

No caso 🧬 das competições nos Jogos, o Comitê Olímpico Internacional é o responsável pela organização do evento, incluindo os critérios de desempate.

[82]Quadro 🧬 de medalhas

O quadro abaixo mostra as nações que mais subiram ao pódio na história dos Jogos Olímpicos.

[nota 6][83] e demonstra 🧬 a superioridade numérica da União Soviética, tanto no total de medalhas, quanto nas parciais ouro, prata e bronze.

A Romênia, apesar 🧬 de possuir um número maior de medalhas de ouro, possui um total inferior ao da Alemanha.

Na contagem, foram incluídas as 🧬 conquistas russas - para a União Soviética - e alemãs orientais - para a Alemanha.

Os resultados incluem as disputas masculinas 🧬 e femininas, e a porcentagem fora retirada do total de medalhas disputadas: das 810, 503 estão distribuídas entre as cinco 🧬 mais bem sucedidas nações listadas.

A origem dos Campeonatos Mundiais adveio das ideias do até então presidente da Federação Francesa de 🧬 Ginástica, Charles Gazalet.

Junto a outros ginastas, ele contrariou a vontade do presidente da FEG - como inicialmente a FIG era 🧬 denominada -, que se vira obrigado a concordar com o desejo da maioria: A prática da modalidade voltada às competições.

Assim, 🧬 o primeiro Torneio Internacional foi realizado em 1903[9] e continuou com este nome até 1934, quando passaram e ser denominados 🧬 Campeonatos Mundiais.

Estes campeonatos sofreram também algumas transformações e atualmente o Mundial[i] realizado no ano anterior aos Jogos Olímpicos serve para 🧬 selecionar os ginastas e as nações que deverão participar dos Jogos.[84]

Depois das Olimpíadas, o Mundial é a competição mais importante 🧬 da modalidade.

Realizados de dois em dois anos, mais tarde (1922) passaram a ter suas edições apenas de quatro em quatro.

Em 🧬 1999 passou a ser disputado anualmente com exceção dos anos em que a ginástica está presente nos Jogos Olímpicos.[84]

Prática pelo 🧬 mundo [ editar | editar código-fonte ]

Abaixo seguem as principais nações destacadas nas duas maiores competições globais, com seus maiores 🧬 campeões e melhores desempenhos em número, apresentações e inovações:[85][86]

União Soviética, Rússia e Ucrânia [ editar | editar código-fonte ]

Até o 🧬 desmembramento da União Soviética em 1991, os ginastas que a representavam, em particular as equipes femininas, foram a força dominante 🧬 em todas as competições oficiais das modalidades.[87]

Entre os anos de 1952 e 1992, as equipes soviéticas conquistaram quase todas as 🧬 medalhas coletivas dos Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos,[88] exceto durante o pentacampeonato olímpico dos japoneses, bem como as dos eventos 🧬 individuais.

Para o feminino, as exceções coletivas foram os Jogos de 1984 em Los Angeles, no qual não competiram devido ao 🧬 boicote do Bloco do Leste, e os Campeonatos Mundiais de 1966 (Tchecoslováquia), 1979 (Romênia) e 1987 (Romênia).

[80][89] Seus maiores destaques 🧬 durante esses quarenta anos foram a ucraniana Larissa Latynina,[90] a maior medalhista na história olímpica, com dezoito no total,[91] seguida 🧬 de Olga Korbut, que deu à ginástica um grande crescimento popular,[91] Ludmilla Tourischeva e Nellie Kim.

Já no masculino, os grandes 🧬 destaques foram Viktor Chukarin, Nikolai Andrianov, um dos maiores destaques das Olimpíadas de Moscou,[92] e Vitaly Scherbo.

Depois da separação, a 🧬 Rússia manteve como ganhar dinheiro no insbet tradição de excelência competitiva, com medalhas em todas as competições femininas e masculinas.

Durante a segunda metade da 🧬 década de noventa, a ginasta a destacar-se foi Svetlana Khorkina - três vezes campeã europeia.

[93] No entanto, nas Olimpíadas de 🧬 2004, o esporte apresentou seu primeiro sinal de crise: a conquista de apenas um terceiro lugar por equipes.

Em Pequim 2008, 🧬 a dificuldade concretizou-se, preludiada pelo mal desempenho da equipe no Mundial de 2007: a Rússia, pela primeira vez em uma 🧬 competição olímpica feminina, estava fora de todos os pódios.

[94][95] Seu destaque durante os anos 2000 foi Ksenia Semenova, única medalhista 🧬 russa no Campeonato Mundial de Stuttgart em 2007,[87] quarta colocada nas Olimpíadas de Pequim e campeã europeia em 2009.

A Ucrânia, 🧬 todavia, não manteve uma equipe competitiva, embora possua bons ginastas a nível individual.

Lilia Podkopayeva, a vencedora do concurso geral em 🧬 Atlanta 1996, é um exemplo.

Nos anos que se seguiram até 2009, não obteve resultados expressivos, apenas medalhas individuais em provas 🧬 masculinas.[58]

O primeiro grande êxito da equipe romena foi nos Jogos Olímpicos de 1976, em Montreal, com os bons desempenhos de 🧬 Nadia Comaneci,[90] que atingira o primeiro dez olímpico, repetido em trinta outras ocasiões ao longo de como ganhar dinheiro no insbet carreira.

[13] A partir 🧬 daí, o país tornou-se pioneiro em métodos inovadores de treino, com técnicos como Béla Karolyi.

[87] A Romênia destaca-se especialmente nas 🧬 competições por equipes femininas e por ter sido uma das duas nações a derrotar a equipe soviética em competições de 🧬 nível internacional antes de 1991.

[87] No masculino, apesar de nunca terem conquistado medalhas coletivas em Olimpíadas e Campeonatos Mundiais, o 🧬 ginasta Marius Urzica subiu ao pódio olímpico em três edições consecutivas (1996-2004), ao conquistar medalhas nas provas do cavalo com 🧬 alças.

Já nos Campeonatos Europeus até 2009, por cinco vezes o ginasta Marian Dragulescu foi medalhista no solo, sendo em três 🧬 delas, o campeão.[96]

Em Atenas 2004, como ganhar dinheiro no insbet competitividade feminina tornou-se evidente: a seleção conquistou medalhas de ouro por equipes e no 🧬 individual geral, destacando a ginasta Catalina Ponor, três vezes primeira colocada.

[97] Quatro anos mais tarde, ainda manteve-se no pódio, à 🧬 frente da Rússia, com uma medalha de bronze por equipes e uma de ouro, no solo, conquistada pela estreante Sandra 🧬 Izbasa, que manteve o título do aparelho com a nação.

[98] No total, as senhoras são tricampeãs por equipes, duas delas 🧬 consecutivas.

O país construiu como ganhar dinheiro no insbet tradição ao longo de 36 anos (de 1934 a 1970)[87][99] e teve como como ganhar dinheiro no insbet maior representante 🧬 a ginasta Vera Caslavska,[90][100] com títulos como o bicampeonato olímpico no individual geral.

Enquanto equipe, as tchecas conquistaram seis medalhas olímpicas, 🧬 com uma de ouro, em 1948.

Já em Mundiais, foram sete as conquistas, totalizando dessas, três vitórias.

Entre os homens, coletivamente, a 🧬 soma de medalhas também é de sete, embora as vitórias sejam superiores (4).

Em Jogos Olímpicos, foi apenas uma medalha.

o mais 🧬 expressivo foi o ginasta Joseph Czada, campeão mundial na edição de 1907.[87]

A exemplo da Romênia, a equipe feminina tcheca também 🧬 superou a União Soviética em um campeonato internacional.

A campeã olímpica 2008, Nastia Liukin

Até meados da década de 1980, os Estados 🧬 Unidos, no feminino, eram um país sem maiores conquistas na ginástica artística, a exceção para as vitórias de Mary Lou 🧬 Retton, em 1984,[58] e a primeira medalha internacional, de Cathy Rigby,[101] em 1970.

O primeiro título mundial chegou em 1991, com 🧬 Kim Zmeskal, e as primeiras medalhas por equipes foram alcançadas nos Jogos de Barcelona 1992 (bronze) e Atlanta 1996 (ouro), 🧬 com destaque para Shannon Miller, medalhista por cinco vezes em uma única edição olímpica.

[87][102] Em Atenas 2004, o ouro não 🧬 fora repetido, mas a equipe americana manteve-se no pódio, com uma medalha de prata, repetida em Pequim 2008, no feminino.

Nas 🧬 duas últimas Olimpíadas, o ouro do individual geral manteve-se com as norte-americanas: Na Grécia, Carly Patterson tornou-se a medalhista de 🧬 ouro.

[103] Na China, foi a ginasta Nastia Liukin a campeã.

Entre os homens, destacam-se Anton Heida e Paul Hamm, que fora 🧬 campeão olímpico em 2004.

Enquanto equipe, os norte-americanos também saíram-se vitoriosos em uma edição olímpica: 1984.

Em Mundiais, apesar de não possuir 🧬 nenhum título coletivo até o ano de 2009, Hamm também conquistara uma vitória no concurso geral.

Entre os eventos retirados das 🧬 competições, os estadunidenses conquistaram dezoito medalhas.

No ciclo 2009-2012, os Estados Unidos contaram com uma competitiva equipe feminina, vencedora do Mundial 🧬 de Stuttgart 2007, que apareceu entre as favoritas ao ouro.

Shawn Johnson e Nastia Liukin lideraram a qualidade da seleção.

No masculino, 🧬 Jonathan Horton, medalhista de prata na barra fixa nos Jogos de Pequim, foi o destaque da nação.[104]

Foi uma das primeiras 🧬 nações a ser bem sucedida em Jogos Olímpicos e Mundiais de Ginástica tanto no feminino, quanto no masculino.

Entre suas conquistas 🧬 estão nove medalhas na primeira participação da ginástica artística em Olimpíadas, sendo cinco delas de ouro.

Seus destaques na época foram 🧬 Alfred Schwarzmann - campeão olímpico nos Jogos de 1936 -, Konrad Frey - medalhista de ouro na barra fixa e 🧬 no cavalo com alças -, Karin Janz e Maxi Gnauck.

[80][87] Enquanto equipe, a Alemanha possui dois títulos olímpicos: um feminino 🧬 e um masculino.

Após a divisão, os alemães orientais foram superados pelos soviéticos e japoneses.

Em mundiais, a situação fora semelhante.

Nos anos 🧬 2000, o país não contou com equipes competitivas ao pódio mundial.

Porém, é constantemente representado por bons ginastas a nível individual.

Fabian 🧬 Hambüchen e a uzbeca naturalizada alemã, Oksana Chusovitina foram destaques pela nação, como medalhistas em Olimpíadas, Campeonatos Mundiais e Europeus.

Entre 🧬 1936 e 1956, o país viveu o seu auge no esporte: foi por dez vezes medalhista olímpico, com destaque para 🧬 Ágnes Keleti,[87] conquistando medalhas nas primeiras edições em que a ginástica feminina entrou nos Jogos.

[105] Antes das décadas de 1980 🧬 e 1990, como ganhar dinheiro no insbet qualidade decaiu, a depender dos bons resultados dos atletas individualmente inseridos nas competições.

Quando Henrietta Ónodi conquistou medalhas 🧬 olímpica e mundial no salto, a nação voltou a ter a qualidade antes respeitada na ginástica feminina.

[87][105] A masculina teve 🧬 como destaque individual o competidor Zoltan Magyar, bicampeão olímpico do cavalo com alças e três vezes medalhista de ouro neste 🧬 aparelho, em Campeonato Mundiais.[105]

Foi a grande potência dominadora dos eventos masculinos nas décadas de 1960s e 1970s com cinco medalhas 🧬 de ouro olímpicas consecutivas.

Entre seus destaques estão Takashi Ono - o primeiro ginasta japonês a sair-se vitorioso em uma Olimpíada 🧬 - Sawao Kato e Yukio Endo.

[90] A qualidade dos atletas japoneses continuou até o sucesso dos Jogos de Atenas 2004, 🧬 com ginastas como Naoya Tsukahara.

[80][87][106] No feminino, a ginástica japonesa possui como representante de destaque, Keiko Ikeda - única medalhista 🧬 de ouro em um Campeonato Mundial e medalhista de bronze por equipes, nos Jogos de Tóquio.

[107] Nos anos 2000, encontrou-se 🧬 com ginastas, como Koko Tsurumi, disputando as finais dos mais expressivos eventos da modalidade.

O campeão olímpico 2008, Yang Wei

A ginástica 🧬 chinesa não possui uma longa tradição, mas seu crescimento, com destaque para a equipe feminina, nos últimos oito anos fora 🧬 muito expressiva, elevando o status da nação à potência.[87]

No feminino, em 2006, as chinesas obtiveram, no Campeonato Mundial Aarhus, a 🧬 primeira colocação na disputa por equipes.

Em 2007, no Mundial de Ginástica de Stuttgart, as atletas conquistaram o segundo lugar, em 🧬 uma inversão de pódio com as norte-americanas.

Em Pequim 2008, as atletas alçaram ao primeiro lugar do pódio, invertendo novamente as 🧬 posições com as estadunidenses (campeãs em 2007).

Outras medalhas ainda foram conquistadas nestes Jogos, como a de ouro da jovem Kexin 🧬 He, nas barras assimétricas.

Entre os homens, o ouro por equipes nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e sete medalhas de 🧬 ouro, das nove disputadas em Pequim, foram conquistadas por eles, tornando a equipe masculina a favorita nas competições realizadas até 🧬 2009.[108][109]

Em 1984, o primeiro ginasta a obter grande êxito foi o polimedalhista Li Ning, que nos Jogos de Los Angeles 🧬 conquistou seis medalhas, sendo três delas de ouro.

Entre as mulheres, Ma Yanhong - primeira vencedora entre homens e mulheres em 🧬 um Mundial - foi o nome de destaque.

Os ginastas Chen Yibing, Cheng Fei e Zou Kai também destacaram-se entre os 🧬 membros das equipes.

O Brasil, entre as nações lusófonas, destacadas no meio gíminico pelo crescente aperfeiçoamento e práticas nacionais.

Os brasileiros já 🧬 participaram em finais olímpicas por equipes, tanto com a seleção masculina quanto com a feminina.

Entre seus ginastas de destaque estão 🧬 nomes como Daiane dos Santos, Jade Barbosa, Daniele Hypólito, Laís Souza e Diego Hypólito.

Internacionalmente, a nação, até 2011, conquistou nove 🧬 medalhas em Mundiais, sendo três de ouro, três de prata e três de bronze, das quais sobressaíram-se os ouros de 🧬 Hypólito e Daiane nos exercícios de solo.

Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, Arthur Zanetti conquistou a primeira medalha olímpica 🧬 individual para o país, ao encerrar na primeira colocação nas argolas.

Além, Sérgio Sasaki foi o décimo melhor ranqueado na prova 🧬 geral individual, novamente a melhor posição para o país.

Na Rio 2016, Diego Hypólito e Arthur Nory, fizeram pela primeira vez 🧬 na ginástica brasileira uma dobradinha no pódio, Diego e Arthur fizeram juntos a final do solo e ficaram com a 🧬 medalha de prata e a de bronze, respectivamente.

[110] Nas olimpíadas de Tóquio 2020, Rebeca Andrade, recebeu a medalha de prata 🧬 no individual geral, e a medalha de ouro na final do salto, se tornando a primeira ginasta brasileira a conquistar 🧬 2 medalhas numa mesma edição dos Jogos Olímpicos.

De 1912 a 1932, a seleção masculina italiana foi o grande destaque das 🧬 Olimpíadas - venceu quase todas as disputas por equipes, a exceção de 1928.

Os destaques da época eram Alberto Braglia - 🧬 bicampeão olímpico do concurso geral - e Giorgio Zampori.

[87] Em 1952, a equipe italiana, assim como as demais nações, fora 🧬 superada pela chegada da União Soviética.

Atualmente, possui como destaque, a ginasta Vanessa Ferrari, vencedora do Campeonato Mundial de Aarhus em 🧬 2006.

Entre os homens, até os Jogos de Atenas, Jury Chechi foi o destaque, como campeão das argolas e duas vezes 🧬 medalhista olímpico.

A Coreia do Norte, com Hong Su Jong e Hong Un Jong nas provas de salto, destacaram o país 🧬 na modalidade feminina.

Canadá e Espanha possuem equipes masculinas e femininas competitivas, com destaque para o espanhol Gervasio Deferr e o 🧬 canadense Kyle Shewfelt.

A Austrália, medalhista de bronze no Mundial de 2003 em Anaheim, teve como destaques, Monette Russo e Lauren 🧬 Mitchell, também medalhistas em Mundiais.

França e Grã-Bretanha, tanto como equipe, quanto individualmente cresceram em qualidade, entrando nas competições com ginastas 🧬 medalhistas como Emilie Le Pennec, Elizabeth Tweddle e Louis Smith.[110]

Portugal e demais nações lusófonas [ editar | editar código-fonte ]

Portugal, 🧬 não possui nenhuma conquista continental e mundial, mas competiu em provas femininas com a ginasta Zoi Lima, medalhista de bronze 🧬 em uma etapa da Copa do Mundo.

[110][111] No masculino, o ginasta de maior destaque é Manuel Campos, que nas Universíadas 🧬 de Belgrado, em 2009, foi o terceiro melhor atleta europeu na fase classificatória do individual geral.[112]

Entre Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e 🧬 São Tomé e Príncipe, destacam-se o país angolano, que em 2009 decidiu investir mais nesta prática esportiva,[113] e a nação 🧬 moçambicana, que em 2006 apresentou um projeto iniciado no ano seguinte, visando o crescimento da modalidade artística.[114]Notas

↑ Manter-se no peso 🧬 ideal não significa melhores condições em treinamento e competições.

O peso ideal varia de ginasta para ginasta e, às vezes, impede 🧬 que o mesmo sofra danos em suas articulações inferiores, como joelhos e calcanhares.

a b Os elementos ginásticos são os exercícios 🧬 que não admitem rotação em torno do eixo transversal do corpo acima de 180 graus , contendo rotações no eixo 🧬 longitudinal do mesmo.

Os elementos acrobáticos são de prática inversa aos ginásticos, ou seja, apenas admitem movimentos no eixo longitudinal superior 🧬 a 90 graus.

Porém, ambos os exercícios podem contar com combinações dos dois tipos de movimentos, desde que as limitações dos 🧬 graus sejam mantidas em cada tipo de elemento.

a b Estão listados no livro referência.

Destacaram-se nos Jogos Olímpicos de Londres como 🧬 multimedalhistas.

↑ Este limite de idade é estudado pela FIG para se igualar ao limite de exigência olímpico.

↑ Os elementos masculinos 🧬 possuíam seis grupos de valor.

O "super-E" ou F, foi o mais elevado até o fim do ciclo 2004-2008.

↑ Descontadas as 🧬 disputas excluídas do quadro de eventos, como a barra fixa por equipes e os aparelhos portáteis.

↑ Percentual medido em medalhas 🧬 totais disputadas e não medalhas totais distrbuídas.

Caso três nações tenham empatado em alguma posição, conta-se apenas uma disputada e não 🧬 as três recebidas.

Referências

BROCHADO, Fernando Augusto & BROCHADO, Mônica Maria Viviani.

Fundamentos da Ginástica Artística e de Trampolins .[S.l.

]: Guanabara Koogan.

ISBN 85-277-1040-4 🧬 ..

NUNOMURA, Myrian & NISTA-PICCOLO, Vilma Lení.

Compreendendo a Ginástica Artística .[S.l.]: Phorte.

ISBN 85-7655-015-6 ..

SMOLEUSKIY, Vladimir & GAVERDOUSKIY, Iriny (1992).

Tratado General de 🧬 Gimnasia Artística Deportiva (em espanhol).

Barcelona: Paidotribo.

ISBN 84-8019-294-1 ..

VIDMAR, Peter (2000).

Gymnastics (em inglês).

Estados Unidos: Fitness Information Technology.

ISBN 1-885693-17-6 .

oq é brazino 777

Os fãs de luta livre fizeram uma versão em que as duas equipes lutavam por um prêmio, e mais tarde 😆 em algumas versões, um prêmio separado para cada lutador.

Uma mudança de visual não foi lançada até 1993.

No final da década 😆 de 1990, as equipes foram substituídas por uma nova uniformes para as lutas preliminares dos lutadores, e o novo logotipo 😆 de "PJW" (PJPW) foi utilizado para identificar uma luta no evento.

Em 1993, a PJW deixou de existir e seus fãs 😆 deixaram seus uniformes.

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