Materiais sugeridos Caderno para registro dos estudantes.
Quadro.
Quadra ou espaço amplo.
Cordas.
Cones.
Bolas de tamanhos e pesos distintos.
Bolas de meia.
Colchões.
Cones.
Arcos.
Trena ou metro.Cronômetro.
Aqui trazemos 💶 algumas sugestões de materiais.
De acordo com a como ganhar dinheiro no slot real realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial Inicie 💶 a aula numa roda de conversa sobre o tema.
Prepare antecipadamente algumas perguntas relacionadas aos movimentos característicos dos esportes de marca.
Por 💶 exemplo: Quais esportes em que os atletas correm, saltam e arremessam? Vocês, ou alguém da família de vocês, faz alguma 💶 atividade como correr, saltar ou arremessar? Vocês já apostaram corrida com alguém? Como se faz para saber quem ganhou? E 💶 se a gente fosse saltar, quem ganharia? E arremessar, quem ganharia? Pense em questões relacionadas a aspectos do espaço físico 💶 e de materiais disponíveis na escola para realizar as experimentações das modalidades características dos esportes de marca individuais.
Exemplo: Onde poderíamos 💶 realizar as corridas de velocidade e os saltos? Quais materiais disponíveis na escola poderiam ser utilizados para arremessar? Quais instrumentos 💶 disponíveis na escola poderíamos utilizar para medir e calcular o tempo e a distância? Observe que os elementos matemáticos de 💶 peso, medidas e tempo possuem relação direta com os esportes de marca, sendo ainda elementos em fase de identificação pelos 💶 estudantes de 1° ano.
Dessa forma, essas perguntas norteadoras irão auxiliar o estudante a apresentar ou revisitar esses conceitos e compreender 💶 como ganhar dinheiro no slot real relação com os esportes de marca.
Nesse momento, sendo possível, tenha em mãos uma trena, um cronômetro e uma balança, 💶 para que de maneira concreta os estudantes materializem esses conceitos abstratos.
Avalie a necessidade de apresentar outros recursos que poderiam contribuir 💶 na avaliação dos estudantes, como apresentar imagens, vídeos ou mesmo demonstrar a eles um para que relacionem o que está 💶 sendo proposto.
Atividade Experimentando esporte de marca: corrida no menor tempo Pergunte aos estudantes o que deveríamos fazer para percorrer determinada 💶 distância no menor tempo possível.
Tenha o trajeto do ponto A até o ponto B indicado por cones no espaço destinado 💶 para a aula.
Solicite aos estudantes para indicarem qual dos instrumentos de peso e medidas seria ideal para medir o tempo 💶 deles na execução desta atividade, o cronômetro, a balança ou a trena? Na quadra ou no espaço amplo previamente investigados 💶 pelos estudantes, combine a distância que deverão percorrer, no menor tempo possível.
Para delimitar o espaço, aproveite as linhas de fundo 💶 ou laterais da quadra.
Posicione os estudantes lado a lado e atrás da linha de largada e dê o sinal de 💶 início.
Repita várias vezes aumentando e/ou diminuindo a distância a ser percorrida.
Experimentando esporte de marca: salto em distância Posicione os estudantes 💶 atrás da linha um ao lado do outro e dê o sinal para início do salto.
Explique-lhes que deverão, após o 💶 aviso do professor, saltar o mais longe possível para frente.
Repita várias vezes para que percebam a distância dos saltos realizados.
Incentive-os 💶 a explorar os saltos com e sem a ajuda dos braços.
Experimentando esporte de marca: arremesso de peso Compartilhe com os 💶 estudantes os materiais que foram inicialmente sugeridos por eles, como as bolas de meia, de tênis, de sacola, os pequenos 💶 sacos de areia ou outro material disponível na como ganhar dinheiro no slot real escola.
Peça-lhes para criarem regras que ajudem a organizar os arremessos sem 💶 acertar e machucar os colegas.
Por exemplo, poderão ser formados vários grupos numerados, em que os primeiros realizam os arremessos após 💶 o aviso do professor e, em seguida, entregam nas mãos dos próximos, que aguardam para fazer o seu arremesso.
Problematize como 💶 solucionar e diminuir o tempo de espera.
Indique que temos o desafio de arremessar a bola o mais longe possível.
Aproveite o 💶 espaço ou as linhas de fundo ou laterais da quadra.
Posicione os estudantes atrás da linha, um ao lado do outro, 💶 e dê o sinal de início do arremesso.
Repita várias vezes para que percebam a distância do arremesso.
Incentive-os a explor os 💶 mais variados tipos de arremesso, com os braços esquerdo e direito etc.
Circuito do herói Com folhas de cartolina, papel kraft 💶 ou algo que permita a elaboração de um grande mapa, posicione os estudantes em roda e compartilhe com eles o 💶 desafio de construir um grande circuito, composto por seis obstáculos que, obrigatoriamente, precisam ter: - dois desafios, no qual a 💶 marca seja correr no menor tempo possível, ou seja, correr com muita velocidade.
- dois desafios, no qual a marca seja 💶 levantar e/ou arremessar o maior peso possível, ou seja, arremessar com a maior força possível.
- dois desafios no qual se 💶 alcance a marca da maior distância possível, ou seja, correr e saltar com muita força e velocidade, que é a 💶 nossa potência.
Eleição dos desafios: Oportunidade de fala.Anote as ideias.
Ao final, faça uma votação para indicar os desafios que foram eleitos.
Construção 💶 do circuito: Para a construção desses desafios, os estudantes poderão utilizar os materiais disponibilizados pelo(a) professor(a): cones, cordas, bancos, bolas, 💶 arcos, plintos, garrafas pet, dentre outros tantos materiais disponíveis ou construídos por meio de reciclagem.
Diretrizes para o circuito: Busque intercalar 💶 os desafios de marca, ao longo do circuito, a fim de não exigir fisicamente a mesma capacidade motora do estudante, 💶 bem como propiciar diferentes estímulos, oportunizando a fruição.
Por exemplo: o primeiro desafio é saltar, o segundo é correr, o terceiro 💶 é arremessar o peso, e assim sucessivamente.
Incentive o protagonismo dos estudantes solicitando-lhes que elaborem combinados e regras que venham a 💶 valorizar a própria segurança e integridade física, bem como a dos demais colegas, tais como: não empurrar, não passar na 💶 frente do outro no momento de um salto, de um lançamento, dentre outros.
Tempo: Oportunize o tempo de prática, tendo como 💶 parâmetros a fruição e o interesse dos estudantes.
A cada tentativa, estimule-os, reforçando suas conquistas e enfatizando o cuidado com os 💶 combinados de segurança.
Verifique se realizam as práticas de acordo com as suas características.
Observe se é preciso fazer demonstrações, acompanhar os 💶 estudantes nas práticas, orientar mais especificamente algum que tenha dificuldade ou sinta-se inseguro ou tímido.
Momento da reflexao Organize uma roda 💶 de conversa com os estudantes questionando-os sobre a percepção deles com relação às atividades experimentadas.
As questões devem estar relacionadas aos 💶 objetivos de aprendizagem do plano.
Por exemplo: Vocês gostaram da aula de hoje? Quais são as características dos movimentos realizados? Quais 💶 modalidades dos esportes de marca praticaram? O que precisam fazer em cada uma delas (chegar mais rápido, lançar mais longe)? 💶 Em esporte de marca, eu estou sempre competindo contra alguém? Vocês poderiam me dizer os movimentos realizados? Vocês se sentiram 💶 capazes de competir com vocês mesmos, melhorando as suas marcas, durante as passagens no circuito? Quais capacidades físicas foram requeridas: 💶 velocidade, força e potência muscular? O que fizeram para evitar acidentes? Quais materiais usaram para a prática dos movimentos dos 💶 esportes de marca? A utilização de certo ou errado? O que acharam do lugar onde as modalidades são praticadas? Neste 💶 momento de reflexão, é importante estimular os estudantes a refletirem sobre essas questões que caracterizam os esportes de marca, identificando 💶 que são modalidades nas quais podem competir contra eles mesmos, experimentar diversos movimentos usando tanto membros superiores como inferiores, desenvolver 💶 as capacidades físicas relacionadas à modalidade, além de utilizar a como ganhar dinheiro no slot real criatividade e explorar novas ideias, o autocuidado e o 💶 cuidado com os colegas, a como ganhar dinheiro no slot real postura diante de frustração ou da melhora de uma marca.
Sugerimos que anote as respostas 💶 dos estudantes, observando se apropriaram-se das aprendizagens propostas para o plano.
Faça comentários, se julgar necessário.
Sistematizacao do conhecimento Esse é um 💶 momento importante para: (1) estabelecer consensos e evidenciar o sentido e o significado das aprendizagens e (2) identificar e reconhecer 💶 os diferentes momentos do processo, situando de onde o estudante partiu e onde ele chegou.
Assim, confirme as ideias deles sobre 💶 os esportes de marca e suas características, comentando que nessas modalidades precisamos usar velocidade, força e potência muscular.
Diga-lhes que os 💶 materiais e espaços são importantes para realizar os movimentos, pois assim é possível correr mais rápido, saltar mais longe e 💶 arremessar a bola mais longe.
Elogie as condutas positivas com relação às estratégias e as regras que criaram, assim como o 💶 cumprimento delas para se evitar acidentes.
Leve-os a inferir sobre as regras que faltaram ou as que não deram certo, mobilizando-os 💶 a recriarem para os próximos encontros.
Comente com os estudantes que as características do esporte envolvem o ganhar e o perder, 💶 mas o importante nas aulas é evidenciar a como ganhar dinheiro no slot real prática como possibilidade de desenvolvimento pessoal e não com foco no 💶 resultado.
Registro e avaliacao A avaliação pode ser composta pela anotação das respostas dos estudantes na seção Momento de reflexão.
Se julgar 💶 necessário, retome o assunto com eles e faça perguntas: O que fizemos? e O que aprendemos? É importante que eles 💶 reconheçam as aprendizagens relacionadas a como ganhar dinheiro no slot real conduta durante as atividades, em relação à forma de se relacionar consigo mesmo, com 💶 os colegas, o professor e os materiais utilizados.
Sugestão de Avaliação do fruir: Como registro por parte dos estudantes, sugerimos que 💶 prepare antecipadamente cópias da seguinte imagem: O estudante deverá circular a expressão que mais traduz a como ganhar dinheiro no slot real percepção da aula 💶 na imagem.
O fruir, ou seja, a satisfação, o prazer do estudante em não apenas estar fisicamente presente, mas imerso na 💶 proposta da aula, é um importante feedback para os professores, enquanto mediadores do processo de aprendizagem.
Tais informações podem auxiliá-lo a 💶 alterar ou manter algumas estratégias para as próximas aulas, assim como evidenciar um momento socioemocional negativo de algum estudante em 💶 específico.
Barreiras Barreiras Valorizar o resultado final dos estudantes e não o seu envolvimento nas práticas.
Estabelecer que as capacidades físicas exigidas 💶 na prática dos esportes de marca sejam vivenciadas com movimentos iguais para todos os estudantes.
Limitar a participação dos estudantes, impedindo 💶 que vivenciem algumas práticas.
Sugestões para eliminar ou reduzir a barreira Valorizar o envolvimento dos estudantes na tentativa de realizar as 💶 tarefas a partir das suas potencialidades.
Possibilitar a utilização de diferentes movimentos para identificação das capacidades físicas exigidas na prática dos 💶 esportes de marca.
Adaptar as práticas para que todos participem delas.