Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio (ou simplesmente Grande Rio) é uma escola de samba brasileira do ⭕️ município de Duque de Caxias, que desfila no carnaval da cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente no Grupo Especial.
Está ⭕️ sediada na rua Almirante Barroso, no Centro da cidade.
A escola se originou no bairro 25 de Agosto após o resultado ⭕️ da fusão, em 1988, do GRES Grande Rio e da Acadêmicos de Duque de Caxias.
Foi campeã do Grupo Especial do ⭕️ Carnaval pela primeira vez na história em 2022.
Também foi vice-campeã em 2006, 2007, 2010 e 2020.
A exaltação à região amazônica ⭕️ tem sido recorrente nos seus desfiles, inspirando os enredos de 1995, 1997, 2006 e 2008.
Tradicionalmente, a escola costuma desfilar todo ⭕️ ano entre as campeãs, tendo também já ficado diversas vezes em 3°, 4°, 5° e 6° lugar.
Todavia, em alguns anos ⭕️ a escola não obteve bons desempenhos.
Nos anos 50, a cidade de Duque de Caxias teve uma participação efetiva no carnaval ⭕️ carioca, com a escola de samba Cartolinhas de Caxias.
Esta agremiação participou do grupo de elite das escolas cariocas três vezes ⭕️ (1951, 1958 e 1959), participando posteriormente, com frequência, dos grupos intermediários e sendo respeitada pelo mundo do samba.
O último desfile ⭕️ da Cartolinhas foi em 1971, quando com o intuito de fundar uma grande agremiação que representasse dignamente o município, os ⭕️ dirigentes das escolas União do Centenário, Cartolinhas de Caxias, Capricho do Centenário e Unidos da Vila São Luís unem-se e ⭕️ de como ganhar em slots online fusão é fundada a GRES Grande Rio em 10 de maio de 1971.[6]
Em 1988, um grupo de sambistas ⭕️ de Duque de Caxias reuniu-se para criar uma nova agremiação para o município.
Para filiar-se à AESCRJ, à época, era preciso ⭕️ que a agremiação já fosse um bloco carnavalesco.
[7] Por isso, a nova escola utilizou a estrutura jurídica do bloco de ⭕️ enredo Unidos do Lambe Copo,[7] situado na Prainha,[7] em Caxias, e que havia competido pela Federação dos Blocos, pela última ⭕️ vez, em 1979, sendo campeão do Grupo 8.
[8] Milton Abreu do Nascimento, conhecido como Milton Perácio, foi eleito o primeiro ⭕️ presidente, e decidiu convidar Antonio Jayder Soares da Silva para ser o presidente de honra e o então deputado Messias ⭕️ Soares para ser o patrono.
[7] A Acadêmicos de Duque de Caxias foi oficialmente fundada em 22 de março de 1988,[9] ⭕️ porém como forma de evitar que a nova escola precisasse começar na quinta divisão, finalmente, em 22 de setembro do ⭕️ mesmo ano, após muitas reuniões entre os membros das duas diretorias, a Acadêmicos de Caxias e a Grande Rio se ⭕️ fundiram, dando origem à atual G.R.E.
S Acadêmicos do Grande Rio, cujo símbolo se compõe de uma coroa encimando um escudo ⭕️ dividido ao meio, aonde estão sobre um fundo vermelho um tambor com suas baquetas cruzadas e do outro lado, sobre ⭕️ um fundo verde a Reduc (Refinaria Duque de Caxias), e logo abaixo do mesmo há uma fita branca aonde se ⭕️ lê o nome da agremiação.[9]
1989 - "O mito sagrado de Ifé".
Em como ganhar em slots online estreia, no ano de 1989, a escola subiu ⭕️ de grupo, com o enredo "O mito sagrado de ifé", passando para o Grupo de Acesso A.
1990 - "Porque sou ⭕️ carioca".
Em 1990, com o enredo sobre a cidade do Rio de Janeiro, a escola novamente obteve a 2.
ª posição, garantindo ⭕️ o direito de subir para o Grupo Especial.
O enredo contava a história da cidade do Rio de Janeiro, com suas ⭕️ belezas naturais e o estilo de vida do carioca.
A comissão de frente, formada por homens, estava trajada com elegância, com ⭕️ figurinos que faziam referência aos escudos e brasões portugueses.
O luxuoso abre-alas, seguido por 4 tripés com representações da cruz de ⭕️ malta, antecedeu as alas alusivas aos índios tamoios e ao fundador Estácio de Sá, que também serviu de inspiração para ⭕️ o figurino da bateria.
Participaram do desfile os artistas, dentre outros, Vera Gimenez, Raul Gazolla e Marilu Bueno.
1991 - "Antes, durante ⭕️ e depois, o despertar do homem".
Em 1991, a Grande Rio fez como ganhar em slots online estreia no Grupo Especial com um enredo que ⭕️ falava da criação da vida, dos conflitos humanos e terminava com uma mensagem de paz e otimismo.
O lema da escola ⭕️ era: "rejeitamos o caos, temos livre arbítrio e queremos brindar a vida".
O antes, era o paraíso, com destaque para o ⭕️ abre-alas, que representava o Jardim do Éden, com destaques femininos circundadas por serpentes, antecedido de um feto dentro do globo ⭕️ terrestre.
O durante era a evolução e a destruição, cujo destaque foi Sônia Lima no carro do gafanhoto, que representava a ⭕️ máquina da destruição.
O depois foi a busca de um novo caminho, cujo destaque foi o carro da queda do muro ⭕️ de Berlim.
Apesar do belo visual, a escola teve sérios problemas em evolução, com visíveis buracos entre as alas e a ⭕️ aceleração dos componentes.
Assim, a escola chegou na 16.
ª colocação, e voltou para o Grupo de Acesso A, apesar de contar ⭕️ com nomes como o intérprete Dominguinhos do Estácio e o diretor de bateria Mestre Paulão (consagrado na União da Ilha).
Participaram ⭕️ do desfile os artistas, dentre outros, Carla Marins, Lu Mendonça, Solange Couto, Sônia Lima, Wolf Maia, Sandra Barsotti e Wagner ⭕️ Montes.
1992 - "Águas claras para um rei negro".
Em 1992, reconquistou o direito de competir no Grupo Especial, sendo a campeã ⭕️ do Acesso, com o enredo "Águas Claras para um Rei Negro".
A escola se destacou pelo belo samba, cujo refrão era ⭕️ muito parecido com o samba campeão da Mocidade em 1991.
O enredo era baseado na mitologia afro-brasileira.
Participaram do desfile os artistas, ⭕️ dentre outros, Baby Consuelo e Zé Reinaldo.
1993 - "No mundo da lua".
Na volta ao Especial, em 1993, a Grande Rio ⭕️ parecia que estava "No Mundo da Lua", enredo que abriu o segundo dia do Desfile das Escolas do Grupo Especial, ⭕️ desenvolvido por Alexandre Louzada, que gastou US$ 500 mil para desenvolver o tema.
Com um bom samba enredo que resultou da ⭕️ criticada fusão de três outros sambas, assinado pelo total de dez autores, os 5 mil componentes da escola misturaram astrologia ⭕️ e lendas nativas para cantar, ao desenrolar de 52 alas, as fábulas da lua.
Na voz de Nêgo, o samba tornou-se ⭕️ um hino para os caxienses, que o cantam sempre no "esquenta" da escola.
Participaram do desfile os artistas, dentre outros, Marinara ⭕️ Costa, Hugo Gross, Leiloca, Mônica Carvalho, Andrea Guerra e Victor Fasano.
1994 - "Os santos que a África não viu".
Em 1994, ⭕️ a Grande Rio contou a história da umbanda pela visão de Zé Pelintra, que veio representado na comissão de frente.
A ⭕️ escola mostrou a África Cultural e a África Negra, trazendo belos carros e alegorias, além de artistas e personalidades que ⭕️ encarnaram as diversas entidades e santos.
A escola obteve o estandarte de ouro de melhor enredo, mas enfrentou problemas com as ⭕️ autoridades eclesiásticas, tendo inclusive o barracão vistoriado, devido a uma denúncia de que a escola sairia com imagens sacras.
Na Sapucaí, ⭕️ a escola retirou os terços das baianas, antes de o oficial da 20ª Vara do Rio cumprisse o mandado de ⭕️ apreensão, por ser um símbolo católico.
1995 - "História para ninar um povo patriota".
Em 1995, a Grande Rio transformou o ciclo ⭕️ da borracha na Amazônia em conto de fadas, no qual o rei Amazonas, responsável pelo ecossistema mundial de responsabilidade do ⭕️ Imperador Brasil, vivia tranquilamente com como ganhar em slots online filha Manaus, numa terra rica em borracha, até a vinda da Rainha Inglaterra, que ⭕️ levou, sem que ninguém soubesse, setenta mil espécies da planta que brotava o líquido que valia tanto ou mais que ⭕️ ouro, para serem plantadas em seus terrenos na Malásia.
Tal atitude caiu como veneno para a Princesa Manaus, fazendo-a adormecer num ⭕️ sono profundo durante quase dois séculos, quando o Príncipe da Tecnologia a beijou, acordando-a para seu futuro.
A escola, que até ⭕️ então trazia um homem como rei da bateria, trouxe Andréa Guerra, a desinibida do Grajaú, como rainha.
O desfile, no entanto, ⭕️ mostrou-se confuso e não agradou.
Por muito pouco, a escola não foi rebaixada.
1996 - "Na era dos Felipes o Brasil era ⭕️ espanhol".
Em 1996, a Grande Rio teve o desfile prejudicado pelo atraso do barracão.
A escola só passou a ter barracão 36 ⭕️ dias antes do desfile, e boa parte dos 10 carros alegóricos foram retocados na concentração.
O enredo era muito complexo e ⭕️ a escola toda se mobilizou para botar o carnaval na avenida.
A carnavalesca Lícia Lacerda, demitida da Tradição a poucos dias ⭕️ do carnaval, ajudou na reta final Roberto Szaniecki a colocar o carnaval da escola na avenida.
A receptividade de público foi ⭕️ excelente e o samba virou antológico para a escola, cujo refrão é conduzido até hoje ("Imponho / Sou Grande Rio.
.
.
").
Participaram ⭕️ do desfile os artistas, dentre outros, Regina Duarte, Gabriela Duarte, Raul Gazolla, Hugo Gross, Mônica Carvalho, e Humberto Martins
1997 - ⭕️ "Madeira-Mamoré, a volta dos que não foram, lá no Guaporé".
Em 1997, a Grande Rio apresentou um samba sobre a construção ⭕️ dos 300 quilômetros da Ferrovia Madeira-Mamoré, em Rondônia.
Com muito luxo e criatividade nas alegorias e fantasias, a escola mostrou o ⭕️ delírio dos trabalhadores que morreram de febre amarela e malária na construção da ferrovia.
No carro "Outros Perigos" uma serpente sobre ⭕️ trilhos de neon causou impacto.
Mestre Maurício, um dos diretores da bateria da Grande Rio, bastante emocionado, sentindo-se mal no início ⭕️ do desfile e veio a falecer.
A escola encerrou o desfile de forma dramática.
Seu último folião atravessou a área que delimita ⭕️ o fim do Sambódromo a menos de 30 segundos do tempo permitido.
Por pouco, a Grande Rio não estourou o seu ⭕️ tempo, o que acarretaria perda de pontos.
1998 - "Prestes, o cavaleiro da esperança".
Em 1998, a Grande Rio veio com um ⭕️ samba muito popular e marcou presença principalmente pelo seu tema, um dos mais politizados deste ano: o centenário de nascimento ⭕️ de Luiz Carlos Prestes.
A trajetória do líder comunista foi contada em detalhes: representações de tanques, helicópteros e soldados do Exército ⭕️ soviéticos.
A escola fez uma viagem no tempo para lembrar a Coluna Prestes, como ganhar em slots online militância no PCB, o Partidão, e o ⭕️ poema que foi oferecido a Prestes por Pablo Neruda.
A escola recebeu muitas críticas ao colocar a líder dos sem-terra, Débora ⭕️ Rodrigues, como destaque de um carro alegórico, causando a insatisfação da família do ex-líder comunista.
Com esse desfile, a Grande Rio ⭕️ começou a despontar como escola popular e dos artistas globais.
1999 - "Ei, ei, ei, Chateau é nosso rei!"
Em 1999, Assis ⭕️ Chateaubriand, o grande nome da mídia no Brasil no meio do século, foi o enredo da escola Grande Rio, que ⭕️ mostrou um carnaval rico e competitivo.
Participaram do desfile os artistas, dentre outros, Luciana Gimenez, Zezé Motta e Danielle Winits.
Década de ⭕️ 2000 [ editar | editar código-fonte ]
2000 - "Carnaval à vista - não fomos catequizados, fizemos Carnaval".
A Amazônia foi enredo ⭕️ da Acadêmicos do Grande Rio 2 vezes nos anos 2000: em 2006 e 2008.
Em 2000, apesar da empolgação e da ⭕️ beleza das fantasias, a Grande Rio teve problemas para mostrar o espírito festivo presente entre os indígenas que contagiou os ⭕️ portugueses aqui chegados, reforçada com a chegada dos negros, fazendo alusão contra a falta de liberdade e as proibições dos ⭕️ colonizadores a suas manifestações.
Na concentração, o iluminador Wellington sofreu traumatismo craniano ao ser atingido por uma estrutura de ferro que ⭕️ despencou de um dos carros alegóricos.
Logo no início do desfile, o juizado de menores queria impedir a entrada do abre-alas, ⭕️ por trazer duas crianças como destaque a uma altura de três metros, acima do permitido pela Liga.
Foi preciso reduzir o ⭕️ tamanho do carro, que tinha três andares.
O incidente atrasou a entrada da escola na avenida e atrapalhou parte da evolução ⭕️ dos componentes.
E por último, o assédio da imprensa ao ator Thiago Lacerda prejudicou o desfile da escola.
2001 - "Gentileza "X" ⭕️ - O profeta do fogo".
Em 2001 mais uma vez a escola trouxe um bom samba (dessa vez com Quinho ao ⭕️ microfone), e a estrela Joãosinho Trinta no comando para contar a história de José Datrino, um ex-empresário de Niterói, que ⭕️ se tornou personagem popular no Rio de Janeiro, quando enlouqueceu em 1961, ao saber do incêndio em um circo em ⭕️ como ganhar em slots online cidade, com mais de 500 mortos.
Designado como Profeta Gentileza, abandonou o mundo do dinheiro para pregar a gentileza pelas ⭕️ ruas do Rio, tornando-se, assim "o profeta", que deixava mensagens de paz e esperança em pilares da Avenida Brasil.
A Secretaria ⭕️ de Segurança Pública proibiu a escola de utilizar fardas da Polícia Militar nos esquetes sobre a violência que seriam encenados ⭕️ por 150 atores do grupo Tá na Rua.
O grupo distribuiu flores aos efeitos especiais nos carros alegóricos falando de paz ⭕️ e do novo milênio.
A escola abriu o desfile com um pede passagem que desfilou entre a comissão de frente e ⭕️ o carro abre-alas, que representava a era espacial, que representava o terceiro milênio.
A tragédia do circo de Niterói foi representada ⭕️ no carro Roma Pagã.
A alegoria bateu uma vez num poste antes da entrada na avenida e outras duas na mureta ⭕️ que separa a avenida das arquibancadas e teve problemas durante o desfile.
A escola fechou o desfile, já na terça-feira de ⭕️ manhã, com um homem voador importado dos Estados Unidos.
O dublê americano Eric Scott voou sobre a Sapucaí, com um foguete ⭕️ portátil de US$ 120 mil nas costas.
A Grande Rio perdeu três pontos porque um dos carros, Circo de Roma, quebrou, ⭕️ teve que ser dividido em dois e, assim, a escola passou com um número de carros (9) maior que o ⭕️ permitido pelo regulamento (8).
2002 - "Os papagaios amarelos nas terras encantadas do Maranhão".
Em 2002 o sucesso do ano anterior foi ⭕️ tanto que o norte-americano Eric Scott voltou a sobrevoar a Grande Rio como papagaio voador.
O enredo começou em 1612, quando ⭕️ a esquadra da França preparava a invasão do Maranhão, desembarcando em São Luís.
Os franceses eram louros, de olhos azuis, emplumados ⭕️ e falavam uma língua que os índios não conheciam.
Por isso, foram apelidados de papagaios amarelos.
A escola trouxe chuva de papel ⭕️ laminado picado no abre-alas e um instrumento típico da festa do Bumba meu boi do Maranhão.
2003 - "O nosso Brasil ⭕️ que vale".
Em 2003 a grande surpresa do carnaval foi o terceiro lugar obtido pela Grande Rio, que pela primeira vez ⭕️ voltou no sábado das campeãs.
[10] A escola versou sobre a história da mineração no Brasil, com o patrocínio da Companhia ⭕️ Vale do Rio Doce.
A escola estava muito luxuosa, com fantasias bem elaboradas.
A comissão de frente foi o ponto alto da ⭕️ apresentação da escola.
Os 14 integrantes, acrobatas e bailarinos, se apresentaram com os corpos pintados nas cores cobre, prata, preto e ⭕️ dourado - representando os elementos da terra.
Eles seguiram pela Passarela puxando e escalando esculturas brancas de 6 metros.
No Abre-alas, a ⭕️ figura de Atlas carregando a Terra nas costas, precedido por enormes estátuas representando o rei Kronos.
A alegoria que mostrava um ⭕️ homem sendo executado na cadeira elétrica causou muita polêmica.
A escola teve de correr para não estourar os 80 minutos, prejudicando ⭕️ o quesito harmonia[11]
2004 - "Vamos vestir a camisinha meu amor!".
No carnaval de 2004, por decisão judicial, a escola teve dois ⭕️ carros censurados, que passaram na avenida cobertos.
[12] A escola abriu o desfile tendo como inspiração a obra O Jardim das ⭕️ Delícias, do pintor renascentista holandês Jeronimus Bosch.
Em seguida, os carros da escola apresentaram imagens do paraíso, com a representação do ⭕️ que teria sido o primeiro ato sexual.
A Grande Rio trouxe ainda alas em homenagem ao Movimento GLS, um carro falando ⭕️ dos prazeres nas casas noturnas e fantasias que representavam doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a Aids.
O preservativo foi destaque e esteve ⭕️ presente na fantasia de um dos casais de mestre-sala e porta-bandeira.
A ala das baianas chamou a atenção e foi uma ⭕️ forma de driblar a censura ao Kama Sutra.
As baianas exibiram imagens do livro reproduzidas em placas aplicadas nas saias dos ⭕️ vestidos.
Depois de fazer uma retrospectiva histórica do uso da camisinha desde a Idade Média, a Grande Rio encerrou seu desfile ⭕️ fazendo uma homenagem a Chacrinha, que sempre divulgou o uso do preservativo.
[13][14][15] Joãozinho Trinta acabou demitido pela agremiação momentos antes ⭕️ da apuração do resultado.[16]
2005 - "Alimentar o corpo e a alma faz bem!".
Em 2005 volta a fazer um bom desfile, ⭕️ com o enredo "Alimentar o corpo e alma faz bem".
Contando com o patrocínio da Nestlé, traz carros bem construídos, um ⭕️ desfile alegre, grande desempenho da bateria e conquista, assim como em 2003, o terceiro lugar.
A Grande Rio misturou realidade e ⭕️ ficção.
A escola levou para a avenida uma legião de atores da novela Senhora do Destino, que gravou cenas do desfile ⭕️ para recriá-lo como sendo da fictícia escola Unidos de Vila São Miguel.
[17] O enredo sobre alimentação, patrocinado pela Nestlé, rendeu ⭕️ um desfile tecnicamente correto, mas sem empolgação.
O abre-alas representou Gaia, a mãe terra.
O enredo mostrou a industrialização do alimento; a ⭕️ diversidade culinária das regiões do país; as festas e as comemorações que têm na comida um dos seus principais elementos, ⭕️ como Natal, Ano Novo, Dia das Mães, casamentos, Páscoa e festa junina.
A parte mais subjetiva do enredo mostrou a fome ⭕️ de espiritualidade e de fé, as vertentes que criaram religiões como o cristianismo e os cultos africanos.
Na sequência, a escola ⭕️ apresentou a fome de cultura, com apresentação dos diversos tipos de arte.
O atraso nos desfiles provocado pela Portela trouxe prejuízos ⭕️ à Grande Rio.
A escola tinha entre suas alegorias o carro dos sentidos, com muito neon, que perdeu um pouco do ⭕️ impacto visual com o amanhecer.[18][19]
A comissão de frente da Grande Rio no carnaval de 2006.
2006 - "Amazonas, o Eldorado é ⭕️ Aqui".
No carnaval de 2006, contando a história de exploração na Amazônia,[20] a Grande Rio conquista o seu melhor resultado: o ⭕️ vice-campeonato, pois perdeu dois décimos por exceder o tempo máximo de desfile em 1 minuto (após o empate em número ⭕️ de pontos, a Vila Isabel, venceu por ter melhores notas no quesito de desempate).
Com carros alegóricos luxuosos e ricos em ⭕️ detalhes no batido enredo sobre o Amazonas, possivelmente um recordista de passagens pela Sapucaí, a Grande Rio perdeu o título ⭕️ por um minuto.
Este foi o tempo que a escola excedeu o tempo máximo que o regulamento permitia.
A Comissão de Frente ⭕️ e o abre-alas mostravam dois Amazonas diferentes: o eldorado sonhado pelos expedicionários e o que eles de fato encontraram.
Os tripés ⭕️ empurrados pelos componentes da comissão eram ocas que, num segundo momento, se transformavam em ouro.
Para que a coreografia da comissão ⭕️ fosse completa, a escola tinha que andar devagar, e essa foi a técnica do desfile: o samba cantado em andamento ⭕️ muito lento e os componentes desfilando lentamente.
As ocas indígenas se transformavam em templos incas.
O Teatro Amazonas foi representado num belo ⭕️ cenário quase todo branco, decorado com flores.
Nesta alegoria, borrifadores espirravam um perfume floral, que dominou a passarela.
A Zona Franca de ⭕️ Manaus e como ganhar em slots online tecnologia de ponta também foi lembrada.
No último carro, vieram telas com imagens de linhas de produção.
A escola ⭕️ teve sorte e recebeu três notas 10 no quesito Evolução, apesar da correria dos componentes para compensar o atraso.[21]
2007 - ⭕️ "Duque de Caxias, o caminho do progresso, o retrato do Brasil".
Em 2007 a escola homenageou a como ganhar em slots online cidade, Duque de ⭕️ Caxias, enredo assinado pelo carnavalesco Roberto Szaniecki (que já assinou os carnavais de 1996, 2005 e 2006 da escola).
Mais uma ⭕️ vez, a escola conquistou o vice-campeonato.
A escola inovou: montou um estúdio na avenida para desenvolver esse trabalho, monitorando o desfile ⭕️ com recursos tecnológicos, com apoio de um laptop e de três câmeras espalhadas pela avenida.
A comissão de frente, fantasiada de ⭕️ formigas, retratava a cultura da laranja, uma das principais atividades econômicas de Caxias, representando um grande exemplo de colaboração mútua ⭕️ para o crescimento da cidade.
No abre-alas, uma produtiva lavoura da região, que é a maior exportadora de laranjas.
O carro da ⭕️ locomotiva estilizada, com aspecto de uma espiga de milho, com diversos produtos cultivados pelo homem, exalava aroma de laranja através ⭕️ de um spray.
Para falar da Fábrica Nacional de Motores (FNM) na produção de motores de aviões para fins militares, que ⭕️ implantou suas bases em Xerém, o terceiro carro trouxe a escultura de uma cabeça de operário.
Grazi Massafera fez como ganhar em slots online estreia ⭕️ como rainha de bateria, comandada por mestre Odilon, que veio de Duque de Caxias.
Outro destaque da escola foram as 110 ⭕️ baianas, em referência às festas populares da Baixada Fluminense, como a Folia de Reis e a Festa Junina, representaram um ⭕️ arraial ao trazer balões coloridos de festa junina na roupa.
A fé do povo da cidade foi representada no quarto setor, ⭕️ com referências ao catolicismo, candomblé e às religiões evangélicas.
Um dos personagens homenageados pela escola foi o político Tenório Cavalcanti, conhecido ⭕️ como Homem da Capa Preta e representado pelo ator José Wilker, que carrega a metralhadora Lurdinha, um justiceiro da região ⭕️ que inspirou o cineasta Sérgio Rezende.
Susana Vieira ficou ausente do desfile por ter se desentendido com o presidente de honra ⭕️ da escola.
Para fechar o seu desfile, no oitavo carro, a Grande Rio homenageou Zeca Pagodinho, morador de Xerém, além do ⭕️ diretor de carnaval da escola, Milton Perácio, um dos fundadores da agremiação.
O abre-alas da Grande Rio pegou fogo na dispersão.
2008 ⭕️ - "Do Verde de Coari, Vem Meu Gás, Sapucaí!".
Em 2008, a Grande Rio conquistou o 3.
º lugar no Grupo Especial ⭕️ com uma homenageou ao município amazonense de Coari.
Em 2008 a escola de Caxias levou para a avenida a importância do ⭕️ gás em nosso dia a dia, homenageando a cidade de Coari, no Amazonas.
A Grande Rio pegou o exemplo ecologicamente correto ⭕️ da Refinaria de Urucu, localizada no município amazonense, para falar sobre o gás natural.
O início do desfile, que retratou o ⭕️ nascimento da vida no universo, foi marcado por um espetáculo circense de malabarismos.
Criativa, a comissão de frente trouxe um tripé ⭕️ em forma de átomo.
O carro abre-alas se destacou com a presença de acrobatas, representou a grande explosão, mostrou o início ⭕️ de tudo, recriando a formação dos gases e átomos, que geram novas galáxias.
A alegoria, toda em verde, branco e preto, ⭕️ causou bastante impacto.
Um carro representou as civilizações que descobriram as primeiras utilizações do gás e outra alegoria simbolizou o Rio ⭕️ de Janeiro, primeira cidade da América Latina a receber gás encanado.
Grandes botijões de gás, escultura de onças e uma cobra ⭕️ que soltava gases pelas narinas foram mostrados em alegorias.
Um ponto alto do desfile foi uma típica montadora de automóvel.
Ao todo, ⭕️ foram utilizadas 15 carcaças de carros zero quilômetro que, em dois carrosséis, simularam uma linha de montagem em plena avenida.
Composta ⭕️ por três partes, a alegoria desacoplou e entrou na Avenida sem um dos cabos que interligava os tripés.
Com isso, a ⭕️ escola entrou com nove alegorias, o que não é permitido segundo o regulamento e foi penalizada em 0,1.
A bateria do ⭕️ mestre Odilon era composta por 264 ritmistas fantasiados de acendedores de lampiões.
A escola fechou o seu desfile com a projeção ⭕️ da cidade de Coari no futuro.
2009 - "Voilá, Caxias! Para sempre liberté, egalité, fraternité, merci beaucoup, Brésil! Não tem de ⭕️ quê!".
Em 2009 com o enredo "Voila, Caxias! Pra sempre Liberté, egalité, fraternité, merci beaucoup, Brésil! Não tem de quê!", enredo ⭕️ assinado pelo carnavalesco Cahê Rodrigues a escola contou a história da França com seus costumes.
A comissão de frente representou o ⭕️ Rei Luís XIV, o rei sol.
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira representou as jóias da realeza, com nove mil ⭕️ lâmpadas na fantasia.
Com muitos espelhos, luxo e ostentação, o abre-alas de 50m de comprimento e dois carros acoplados retratou o ⭕️ Palácio de Versalles.
A visão de Jean de Lery sobre o Brasil mostrou marinheiros em caravelas observando em lunetas, a fauna ⭕️ e flora brasileira e índios.
O carro da Revolução Francesa, com a atriz Christiane Torloni segurando uma bandeira da França.
fez referência ⭕️ ao famoso quadro "A Liberdade Guiando o Povo", de Eugène Delacroix.
As alegorias representavam bem o enredo, como a do Moulin ⭕️ Rouge,que trouxe bailarinas oficiais daquela casa de espetáculos.
A Missão Artística Francesa e seus arquitetos, pintores, escultores também foram destaque, assim ⭕️ como o Rio de Janeiro do século XIX, que respirava Paris através de recantos como a Rua do Ouvidor, cafés ⭕️ e o Teatro Municipal.
Santos Dumont, o "pai da aviação", no desfile representou o "voo da evolução" francesa.
A Torre Eifel foi ⭕️ representada com diversos efeitos especiais e detalhes high tech e espelhos, em referência à moda, as tecnologias de ponta, arquiteturas ⭕️ arrojadas, os avanços na medicina, contribuição tecnológica para a humanidade.
A alegoria representativa da união entre França e Brasil através do ⭕️ carnaval encerou o desfile com destaque para o carnaval de Nice e a mistura de personagens do carnaval carioca com ⭕️ personagens da folia francesa.
Paola Oliveira fez como ganhar em slots online estreia como rainha de bateria, comandada por mestre Odilon, e trouxe de volta ⭕️ Wantuir, agora como voz oficial, porém a escola terminou na 5.ª colocação.
Década de 2010 [ editar | editar código-fonte ]
O ⭕️ carnavalesco Joãosinho Trinta foi um dos homenageados no desfile de 2010.
2010 - "Das arquibancadas ao camarote número 1, um Grande ⭕️ Rio de emoção, na Apoteose do seu coração".
Em 2010 a escola trouxe o enredo "Das arquibancadas ao camarote número 1, ⭕️ um Grande Rio de emoção, na apoteose do seu coração", e fez um passeio pelos principais desfiles ocorridos nos 25 ⭕️ anos do Sambódromo.
A escola manteve Wantuir na equipe de intérpretes, além da estreia de Mestre Ciça à frente da bateria.
A ⭕️ comissão de frente trouxe componentes com roupas espelhadas, vestidos de terno e chapéu, como os típicos malandros cariocas e Cris ⭕️ Vianna como cabrocha em meio a manequins vestidas da mesma forma que ela, sugerindo uma "brincadeira" com o público e ⭕️ os jurados que deveriam descobrir quem era a mulata verdadeira.
Os carnavalescos foram reverenciados no terceiro setor, como Fernando Pinto, Arlindo ⭕️ Rodrigues, Rosa Magalhães, Milton Cunha, Renato Lage, Max Lopes, Paulo Barros e Joãosinho Trinta que veio na terceira alegoria como ⭕️ o "rei da folia".
O carro era um grande lixo com três ratazanas gigantes na frente e um Grande urubu que ⭕️ sobrevoava a montanha de lixo.
Havia 120 pessoas vestidas de ratos escondidas que apareciam durante o desfile.
A parte de trás desse ⭕️ carro representava o luxo que aludiu ao carnaval de 1989 que o carnavalesco desenvolveu na Beija-Flor (Ratos e urubus larguem ⭕️ a minha fantasia).
A ala de baianas vinha em seguida como uma extensão do carro.
As senhoras de Caxias vestiam uma fantasia ⭕️ que causou grande impacto visual, pois pareciam vestir o próprio lixo.
Os artistas dos bastidores da festa também foram homenageados em ⭕️ algumas alas como: o pessoal da força, os marceneiros, os trabalhadores do barracão e etc.
O quarto carro veio com os ⭕️ símbolos de todas as escolas do grupo especial daquele ano, além da árvore do desfile da Mangueira que homenageou Caymmi ⭕️ em 1986, o garoto do vídeo game da Mocidade e uma representação do pensamento dos carnavalescos quando estão em fase ⭕️ de criação.
A Grande Rio também fez referência ao desfile de 1992 da Viradouro reproduzindo o carro que pegou fogo em ⭕️ plena Avenida, um dos maiores acidentes registrados no espetáculo até hoje.
A bateria foi outro ponto de destaque do desfile.
Os componentes ⭕️ foram fantasiados de gari e com bossas que sacudiram o público presente.
Paola Oliveira fez a como ganhar em slots online despedida de rainha com ⭕️ uma apresentação espetacular a frente dos ritmistas.
A Escola de Caxias repetiu a como ganhar em slots online melhor colocação, pela terceira vez, ficando em ⭕️ 2.º lugar.
2011 - "Y-Jurerê Mirim - A Encantadora Ilha das Bruxas (Um conto de Cascaes)".
Em 2011, a Acadêmicos do Grande ⭕️ Rio não foi julgada, em decorrência ao incêndio que destruiu o barracão da escola a poucos dias do desfile oficial
Em ⭕️ 2011 a escola apresentaria o enredo "Y-Jurerê Mirim - A Encantadora Ilha das Bruxas (Um conto de Cascaes)", sobre a ⭕️ cidade de Florianópolis.
No dia 7 de fevereiro do mesmo ano, um incêndio atingiu a Cidade do Samba.
Três escolas de samba ⭕️ foram atingidas, sendo a Grande Rio a principal afetada.
Exatamente às 09h53 o teto do barracão da escola desabou.
A Grande Rio ⭕️ perdeu todas as 4 mil fantasias e as oito alegorias, totalizando um prejuízo de 10 milhões de reais.
A escola fez ⭕️ um desfile de superação, Um dos mais Belos e emocionantes Desfiles da Grande Rio, mostrando o verdadeiro valor da palavra ⭕️ Trabalho em equipe, com 8 alegorias, fantasias simples e bem acabadas, com uma comissão de Frente comandada pelo coreógrafo Renato ⭕️ Vieira.
veio bonita e bem coreografada, a Equipe de Criação da Grande Rio fez um excelente trabalho, proporcionando ao carnavalesco Cahê ⭕️ Rodrigues emplacar na escola um enredo autoral.
A Marquês de Sapucaí no ano de 2011 viu a verdadeira superação de uma ⭕️ escola que perdeu tudo, tudo mesmo no que se refere a como ganhar em slots online história, mas passou a escrever uma nova história ⭕️ no dia 7 de março de 2011.
Após o incêndio que destruiu seu carnaval em 2011, a Grande Rio escolheu o ⭕️ tema superação como enredo para o seu desfile de 2012
2012 - "Eu acredito em você.E você?"'
Em 2012 a escola retratou ⭕️ na Sapucaí o enredo: "Eu acredito em você, E você?, falando sobre a superação.
E com Ana Furtado a frente da ⭕️ bateria.
A escola falou de si e de pessoas, que se superaram, tais como: o maestro João Carlos Martins, o craque ⭕️ Ronaldo, o esportista Lars Grael, o levantador de toadas David Assayag, entre outros.
Num desfile muito aquém do que a escola ⭕️ já fez anteriormente obteve a 5.ª colocação.
2013 - "Amo o Rio e vou à luta: ouro negro sem disputa.
.
.
Contra ⭕️ a injustiça em defesa do Rio".
Em 2013 a Grande Rio levou para a avenida um enredo sobre os royalties do ⭕️ petróleo, e para isso trouxe de volta o carnavalesco Roberto Szaniecki.
[22] Ciça foi mantido à frente da bateria e Emerson ⭕️ Dias, elevado ao posto de intérprete,[23] a princípio como auxiliar de Wantuir,[24] porém, após alegar outros compromissos Wantuir deixou a ⭕️ escola.
Nêgo também retornou à escola, a princípio, como participação especial,[25] mas após como ganhar em slots online saída do Império Serrano, permaneceu como cantor ⭕️ da escola.
A escola fez um desfile morno, mas acabou na 6º colocação.
2014 - "Verdes olhos de Maysa sobre o mar, ⭕️ no caminho: Maricá".
Os atores Marina Ruy Barbosa e Klebber Toledo participam do desfile de 2014 da Grande Rio.
Em 2014 a ⭕️ agremiação falou sobre a cidade de Maricá,[26] enredo do carnavalesco Fábio Ricardo, além de ter o experiente diretor de carnaval ⭕️ Ricardo Fernandes, a nova rainha de bateria Christiane Torloni e a estreia da modelo Bárbara Evans como musa.
[27] A escola ⭕️ acabou ficando na 6.
ª colocação novamente.
2015 - "A Grande Rio é do baralho!".
Em 2015 a escola apresentou o enredo: A ⭕️ Grande Rio é do Baralho, além de renovar com o carnavalesco Fábio Ricardo, Intérprete, os diretores de carnaval e harmonia ⭕️ e teve a substituição do Mestre Sala, Diretor de Bateria por Thiago Diogo, Coreógrafos da Comissão de Frente e da ⭕️ Rainha de Bateria pela volta de Susana Vieira e teve uma novidade: um Rei de Bateria David Brasil, ficando depois ⭕️ na apuração em 3º Lugar surpreendendo a todos.
A ala das baianas da Grande Rio no desfile de 2016
2016 - "Fui ⭕️ no Itororó beber água, não achei.
Mas achei a bela Santos, e por ela me apaixonei...".
Em 2016 a Grande Rio decidiu ⭕️ homenagear a cidade de Santos com o enredo "Fui no Itororó beber água, não achei.
Mas achei a bela Santos, e ⭕️ por ela me apaixonei.
.
.
".
Foram destaques o ex-jogador Pelé e o atacante do Barcelona Neymar.
A escola escolheu a atriz Paloma Bernardi ⭕️ como Rainha de Bateria e a permanência de todos os seus segmentos para o próximo carnaval.
Na apuração obteve notas máximas ⭕️ em Comissão de Frente e Mestre Sala e Porta-bandeira, mas com a perda de pontos em enredo, alegorias e adereços ⭕️ e fantasias, a Grande Rio acabou terminando na 7° posição, ficando fora do Desfile das Campeãs.
2017 - "Ivete do rio ⭕️ ao Rio!".
Para o carnaval de 2017, a Grande Rio anunciou um enredo em homenagem a cantora Ivete Sangalo.
O enredo foi ⭕️ anunciado na quadra da escola, em Duque de Caxias, com a presença da própria homenageada.
[28] Fez um desfile correto e ⭕️ empolgante, contando sobre a história da cantora, desde as origens em Juazeiro até alcançar o sucesso.
Ivete desfilou em dois momentos, ⭕️ o primeiro na comissão de frente, e depois retornando na última alegoria.
Na apuração, a escola terminou em quinto lugar.
2018 - ⭕️ "Vai para o trono ou não vai?"
Para o carnaval seguinte, a tricolor renovou os contratos com seus segmentos tendo a ⭕️ contratação dos experientes carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage que juntos assinaram os últimos quinze carnavais no Salgueiro.
Eles desenvolveram o ⭕️ enredo "Vai para o trono ou não vai?" que homenageou o centenário do comunicador Abelardo Barbosa, o Chacrinha e a ⭕️ chegada da nova Rainha de Bateria Juliana Paes.
No desfile, a escola fazia uma correta apresentação, mas último carro da escola ⭕️ não entrou, e com atrasos e buracos na evolução, sem contar a perda de 0,5 décimos por estouro de tempo, ⭕️ a escola terminou em décimo segundo lugar, sendo rebaixada e retornando para a Série A depois de 26 anos, após ⭕️ plenária realizada na LIESA decidiu-se pelo não rebaixamento junto com o Império Serrano permanecendo no grupo especial para 2019.2019 - ⭕️ Quem nunca...
? Que atire a primeira pedra
Em 2019 a escola pretende tirar á má impressão e aposta em renovações no ⭕️ guadro de seus segmentos como a chegada do novo Interprete Evandro Mallandro, da Primeira Porta Bandeira Taciana Couto, do Diretor ⭕️ de Bateria Mestre Fabrício Machado e do Diretor de Carnaval Thiago Monteiro que são crias da casa, além da chegada ⭕️ dos novos Coreógrafos da Comissão de frente Hélio e Beth Bejani e a renovação dos contratos do primeiro Mestre Sala ⭕️ Daniel Werneck, da Rainha de Batéria Juliana Paes e dos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage que vem com enredo ⭕️ autoral sobre os maus hábitos e a educação como meio de transformação:"Quem nunca...
? Que atire a primeira pedra", além de ⭕️ optar pela encomenda do samba-enredo para o desfile.
Será a 3º escola a desfilar no domingo de carnaval por decisão pelo ⭕️ não decesso em 2018.
Com a apresentação a escola venceu ainda dois prêmios Estandarte de Ouro, entregues pelo Jornal O Globo, ⭕️ no quesito Bateria, sendo esse seu quarto prêmio, e em Inovação, pelo segundo ano consecutivo e única escola a vencer ⭕️ essa categoria até então, terminando a apuração numa honrosa 9º colocação.
Década de 2020 [ editar | editar código-fonte ]
Imagens do ⭕️ desfile de 2020 da Grande Rio.
Escola empatou com a campeã, mas ficou com o vice-campeonato no quesito de desempate.
Para o ⭕️ carnaval de 2020, a atriz Juliana Paes pediu dispensa do posto de rainha de bateria para gravar uma nova novela.
[29] ⭕️ Paolla Oliveira foi escolhida como a nova rainha de bateria da escola, retomando o posto que ocupou entre 2009 e ⭕️ 2010.
[30] A Grande Rio dispensou Renato e Márcia Lage, e contratou Leonardo Bora e Gabriel Haddad, vice-campeões da Série A ⭕️ de 2019 com os Acadêmicos do Cubango.
[31][32] Junto com o pesquisador Vinícius Natal, a dupla de carnavalescos desenvolveu o enredo ⭕️ "Tata Londirá - O Canto do Caboclo no Quilombo de Caxias", sobre o pai de santo baiano Joãozinho da Gomeia, ⭕️ morto em 1971.
Joãozinho tinha um terreiro em Duque de Caxias, cidade-sede da Grande Rio.
[33] A Grande Rio foi a quinta ⭕️ escola a se apresentar na primeira noite do Grupo Especial de 2020.
A escola realizou um desfile elogiado pela imprensa, mas ⭕️ teve problemas de evolução.
O caro abre-alas demorou para ser acoplado e a quarta alegoria se movimentou com dificuldade.
[34][35] A Grande ⭕️ Rio somou a mesma pontuação final que a campeã, Unidos do Viradouro, perdendo o título no quesito de desempate, Evolução, ⭕️ justamente onde a escola teve problemas durante seu desfile.
A Grande Rio foi vice-campeã pela quarta vez em quinze anos, sendo ⭕️ que, pela segunda vez, a escola perdeu o título no desempate, algo que aconteceu também em 2006.
[36] A escola recebeu ⭕️ diversos prêmios, como o Estrela do Carnaval, Smba-Net, Troféu SRzd e Troféu Tupi Carnaval Total.
Também foi a campeã do Estandarte ⭕️ de Ouro 2020, recebendo seis prêmios: melhor escola, melhor samba-enredo, melhor enredo, melhor intérprete, melhor ala das baianas, e o ⭕️ recém criado prêmio Fernando Pamplona para o abre-alas da escola.[37]
Com o retorno de Eduardo Paes à Prefeitura do Rio de ⭕️ Janeiro, a subvenção voltou a ser paga às agremiações.
[38] A Grande Rio manteve a como ganhar em slots online equipe para o carnaval de ⭕️ 2021 e anunciou o enredo "Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu", assinado por Gabriel Haddad, Leonardo Bora e Vinícius Natal.
O ⭕️ enredo tem como tema Exu, cultuado como entidade na Umbanda e como orixá em outras religiões de matriz africana, apresentando ⭕️ aspectos do orixá/entidade reunidos em "sete chaves".
O título do enredo faz referência à catadora de lixo Estamira, morta em 2011, ⭕️ que parecia se comunicar com Exu por meio de um telefone usando a frase "Câmbio, Exu.Fala, Majeté!".
Protagonista de um premiado ⭕️ documentário com seu nome, Estamira vivia no aterro sanitário de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias.[39]
Imagens do desfile de 2022 ⭕️ da Grande Rio, com o qual a escola conquistou seu primeiro título no carnaval carioca.
Devido ao avanço da Pandemia de ⭕️ COVID-19 em todo o mundo, o desfile das escolas de samba de 2021 foi cancelado, sendo a primeira vez, desde ⭕️ a criação do concurso, em 1932, que o evento não foi realizado.
[40][41] Com o agravamento da pandemia, as escolas paralisaram ⭕️ as atividades presenciais nas quadras e barracões, mas seguiram se programando para o desfile futuro.
No final do ano, com a ⭕️ campanha de vacinação contra a COVID e a diminuição de mortes pela doença, as escolas retomaram os ensaios para o ⭕️ carnaval de 2022.
[42] Por causa do aumento dos casos de COVID no país, devido ao avanço da variante Ómicron, o ⭕️ desfile das escolas de samba que ocorreriam no carnaval de 2022 foram adiados para abril do mesmo ano, durante o ⭕️ feriado de Tiradentes.
[43] A Grande Rio foi a quinta, e penúltima, escola a se apresentar na segunda noite do Grupo ⭕️ Especial.
[44] O desfile da agremiação foi amplamente elogiado pela imprensa especializada, ganhando adjetivos como "histórico" e "arrebatador".
[45][46][47] Alguns especialistas colocaram ⭕️ o desfile entre os melhores do século.
[48][49][50] A escola recebeu todos os principais prêmios de carnaval e, assim como no ⭕️ ano anterior, foi a campeã do Estandarte de Ouro, recebendo os prêmios de melhor escola, melhor enredo, melhor bateria, Prêmio ⭕️ Fernando Pamplona para a alegoria "Fala, Majeté" e destaque do público para Demerson D'Alvaro, que interpretou o Exu na comissão ⭕️ de frente.
[51][52] A Grande Rio foi a campeã do carnaval de 2022, conquistando seu primeiro título na elite do carnaval ⭕️ carioca, aos 33 anos de existência.
[53] No julgamento oficial do carnaval, a escola recebeu apenas duas notas menores que dez ⭕️ (no quesito samba-enredo), sendo que uma foi descartada.
Com isso, a agremiação perdeu apenas um décimo dos 270 pontos disponíveis.
[54] Após ⭕️ o campeonato de 2022, a Grande Rio anunciou o cantor e compositor Zeca Pagodinho como tema de seu enredo para ⭕️ 2023.[55]
Com o enredo "Ô Zeca, o pagode onde é que é? Andei descalço, carroça e trem, procurando por Xerém, pra ⭕️ te ver, pra te abraçar, pra beber e batucar!", a Grande Rio fez um belíssimo desfile, contando a história deste ⭕️ grande cantor.
Alguns problemas de iluminação e evolução, porém, a deixaram longe da disputa pelo bicampeonato ainda antes da apuração.
Na quarta-feira ⭕️ de cinzas, os percalços já citados foram confirmados e a escola ficou em 6º lugar.
[56] Ainda assim, a escola renovou ⭕️ para 2024 com toda a como ganhar em slots online equipe.[57]
Ritmistas da bateria Invocada da Grande Rio no desfile de 2008
O casal de Mestre-sala ⭕️ e Porta-bandeira, Daniel Werneck e Verônica Lima, no desfile de 2016
A rainha de bateria, Paloma Bernardi, no desfile de 2016 ⭕️ da Grande Rio.
Comissão de frente [ editar | editar código-fonte ]
A bateria da Acadêmicos do Grande Rio é denominada "Invocada".
[97] ⭕️ Possui cinco prêmios Estandarte de Ouro, conquistados nos anos de 1996, 1999, 2005, 2019 e 2022.[98]