Aposta desportiva é uma aposta feita sobre um evento desportivo.
Uma aposta é um contrato entre a casa de apostas e 3️⃣ o apostador que coloca um certo dinheiro na previsão de um resultado, a um certo preço (Odd, ou inverso da 3️⃣ probabilidade)
Se a previsão estiver certa, o Apostador recebe o dinheiro que apostou mais o lucro dessa aposta que é calculado 3️⃣ de acordo com a Odd[1] à qual apostou.
Lucro de uma Aposta [ editar | editar código-fonte ]
Se a previsão estiver 3️⃣ errada, a casa de apostas fica com o dinheiro que o apostador apostou.
Se a previsão estiver certa, o apostador ganha 3️⃣ o dinheiro que apostou mais o valor do lucro:
L u c r o = V a l o r A 3️⃣ p o s t a d o × ( O d d − 1 ) {\displaystyle Lucro=ValorApostado\times (Odd-1)}
Aprendizado de máquina 3️⃣ em apostas esportivas [ editar | editar código-fonte ]
Os modelos de aprendizado de máquina podem fazer previsões em tempo real 3️⃣ com base em dados de várias fontes sem sentido, como desempenho do jogador, clima, sentimento dos fãs etc.
Alguns modelos mostraram 3️⃣ uma precisão um pouco maior do que os especialistas do domínio.
[2] Esses modelos exigem uma grande quantidade de dados comparáveis 3️⃣ e bem organizados antes da análise, o que os torna particularmente adequados para prever o resultado de partidas de esports, 3️⃣ onde grandes quantidades de dados bem estruturados estão disponíveis.[3]Referências
Nota: Se procura jogos nos quais há a prática de apostas, veja 3️⃣ Se procura jogos nos quais há a prática de apostas, veja jogo de apostas
Roleta, um jogo de azar comum em 3️⃣ cassinos
Um jogo de azar um jogo cujo resultado é fortemente influenciado por algum dispositivo de aleatoriedade.
Dispositivos comuns usados incluem dados, 3️⃣ piões, cartas de baralho, roletas, bolas numeradas ou, no caso de jogos digitais; geradores de números aleatórios.
Um jogo de azar 3️⃣ pode ser jogado como um jogo de apostas se os jogadores apostarem dinheiro ou qualquer valor monetário.
Os jogos de azar 3️⃣ são conhecidos em quase todas as sociedades humanas, embora muitas tenham aprovado leis que o restringem.
Os primeiros povos usavam os 3️⃣ nós dos dedos das ovelhas como dados.
Algumas pessoas desenvolvem um vício psicológico em jogos de azar e arriscam até comida 3️⃣ e abrigo para continuar a jogar.
Jogo de senet no Museu do Louvre, em Paris.
É possível ver, no fundo, os dados 3️⃣ em forma de hastes no canto superior direito.
Os dados mais antigos que se conhecem, em forma de pirâmide, foram descobertos 3️⃣ em 1920 por sir Leonard Woolley ao pesquisar em túmulos reais da civilização sumeriana de Ur.
[1] De um período pouco 3️⃣ posterior, foram descobertos na tumba do faraó Tutankamon dados em formatos de hastes com as faces numeradas de 1 a 3️⃣ 4.
[1] Os sumérios e assírios usavam uma forma antiga de dado de seis faces, feito de osso extraído do calcanhar 3️⃣ de animais denominado astrágalo ou tálus, e que o moldavam para que eles pudessem cair em quatro posições diferentes.[2]
Os jogos 3️⃣ de dados tiveram origem na época romana, embora não se conhecam as regras com que jogavam.
Um deste jogos, denominado "hazard", 3️⃣ palavra que, em inglês e francês significa "risco" ou "perigo", foi introduzido na Europa com a Terceira Cruzada.
As raízes etimológicas 3️⃣ do termo provêm da palavra árabe "al-azar", que significa "dado".
Tacito escreveu sobre os Germani em A.D.99:
" Eles praticam o jogo 3️⃣ de dados, em que um irá, naturalmente, se maravilhar, sobriamente, e bastante, como se fosse um negócio sério, com ousadia 3️⃣ em ganhar e perder em que, quando eles não têm nada mais a jogar, eles apostam a como ganhar na máquina tv milionário liberdade e 3️⃣ como ganhar na máquina tv milionário pessoa na última queda do dado.
O perdedor resigna-se voluntariamente à servidão, e mesmo se ele é mais jovem e 3️⃣ mais forte do que seu adversário, ele se permite ser amarrado e vendido.
Assim, grande é a como ganhar na máquina tv milionário firmeza em um 3️⃣ caso tão ruim: eles mesmos chamam isso de "manter a como ganhar na máquina tv milionário palavra"."
Os jogos de cartas apareceram por volta do século 3️⃣ IX na China[4] e no século XIV na Europa.[2]
Os primeiros registros de uma loteria gravados são os cartões Keno dos 3️⃣ chineses da Dinastia Han entre 205 e 187 aC.
Acredita-se que estas loterias ajudaram a financiar projetos governamentais importantes, como a 3️⃣ Grande Muralha da China.
As primeiras loterias europeias conhecidas foram realizadas durante o Império Romano,[2] principalmente como uma diversão em jantares.
Cada 3️⃣ convidado recebeia um bilhete, e prêmios, muitas vezes consistiam de itens especiais como louça.
Todo portador do bilhete tinha a certeza 3️⃣ de ganhar alguma coisa.
Este tipo de loteria, no entanto, não era mais do que a distribuição de brindes por nobres 3️⃣ ricos durante os folguedos saturnalianos.
Os primeiros registros de uma oferta de bilhetes de loteria para a venda foi na loteria 3️⃣ organizada pelo imperador romano César Augusto.
Os recursos foram usados para reparos na cidade de Roma, e os vencedores receberam prêmios 3️⃣ na forma de artigos de valor desigual.
No século XVI, surgem os primeiros estudos matemáticos na europa sobre jogos.
Luca Pacioli em 3️⃣ cerca de 1500 em como ganhar na máquina tv milionário notável Summa estuda um problema do jogo da Balla.
Girolamo Cardano em 1526 escreve o livro 3️⃣ Liber de Ludo Aleae (Livro dos jogos de azar) resolvendo vários problemas de enumeração e retoma os problemas levantados por 3️⃣ Pacioli.
[5] A obra de Cardano, contudo, só veio a ser publicada em 1663.
[2] Cardano relata em como ganhar na máquina tv milionário autobiografia, De Propria 3️⃣ Vita que era viciado em jogos.
Escreve que havia jogado xadrez por 40 anos e dados por 25 anos.
[6] Niccolò Tartaglia 3️⃣ em 1556 dedica algumas páginas de seu livro General Trattato aos problemas de Pacioli e Galileu Galilei em 1590 escreve 3️⃣ outro manual sobre jogos, o Sopra le Scoperte dei Dadi (Considerações sobre o Jogo de Dados).[5][7]
Outros jogos de azar, como 3️⃣ o pôquer e a roleta, apareceram no século XIX.[2]
A situação nos dias de hoje evoluiu de uma forma um tanto 3️⃣ previsível.
As pessoas apostam em uma variedade cada vez maior de jogos, a maioria dos quais analisada matematicamente nos mais ricos 3️⃣ detalhes.[2]
O dinheiro ganho ou perdido em um jogo de azar é determinado pelo "EV" (Expected Value, termo da língua inglesa 3️⃣ que tem, por significado, "Valor Esperado") de uma aposta.
[8] Cada aposta pode gerar "EV" negativo (perda de dinheiro) ou positivo 3️⃣ (ganho de dinheiro).
Um exemplo simples de "EV": imaginemos uma aposta que tem-se 25% de chance de ganhar e aposta-se 10 3️⃣ créditos para ganhar 50 créditos...
o que aconteceria, matematicamente falando? Perderia-se 10 créditos 3 vezes (75%) e ganharia 50 numa quarta 3️⃣ vez.
Desses 50 tira-se os 30 perdidos nas primeiras apostas para obtermos um lucro de 20 créditos.
Esses 20 créditos podem ser 3️⃣ divididos pelas 4 apostas significando que a CADA APOSTA o apostador teve um "EV" de +5 (20/4).
Ou seja, mesmo perdendo 3️⃣ as apostas iniciais, esse apostador estava na verdade ganhando dinheiro ao fazer a decisão correta, afinal, a longo prazo ele 3️⃣ sai vencedor do jogo.
Se ele jogasse esse jogo milhares ou centenas de milhares de vezes, ele ficaria rico.
"EV" é o 3️⃣ que caracteriza o lucro do casino.
Todos jogos de azar de um casino tem uma pequena vantagem para a banca, algo 3️⃣ entre 0.5% e 3.
5% (depende do jogo).
Essa % de vantagem para banca gera um "EV" positivo para ela muito pequeno 3️⃣ mas que, a longo prazo, gera lucro...Depois de 10.000, 50.000, 100.
000 apostas, mesmo que a banca tenha perdida algumas, ela 3️⃣ vai ter o lucro, pois está criando uma aposta de "EV" positivo para si e "EV" negativo para os jogadores.
Há 3️⃣ controvérsias sobre o pôquer ser ou não um jogo de azar.
[9] Um análise do pôquer nos permite saber que cada 3️⃣ jogada que o jogador faz gera um "EV".
Se é positivo ou negativo depende pura e exclusivamente da habilidade do jogador.
Ele 3️⃣ pode fazer a decisão correta e perder, é claro, afinal as cartas que estão para vir são aleatórias, porém, após 3️⃣ jogar por muitas e muitas vezes, fazendo decisões corretas (ou seja, decisões que gerem "EV" positivo para o jogador), e 3️⃣ assim tendo mais probabilidade de ganhar, anulando o fator "azar" que ele pode ter tido em um período curto de 3️⃣ tempo mesmo fazendo decisões com "EV" positivo, e esse sai vencedor.
Os jogos nos quais os jogadores não tem qualquer escolha 3️⃣ são chamados de jogos de puro azar.
Muitos destes jogos são jogos para crianças, uma vez que basta conhecer as regras 3️⃣ e cada jogador tem uma chance igual de vencer.
Os outros jogos de azar, chamados de jogos de azar com habilidade, 3️⃣ contêm um processo aleatório (como mesas de roleta, o lançamento de uma moeda ou o lançamento de um ou mais 3️⃣ dados etc.
), mas os jogadores podem escolher a partir de várias técnicas e regras como melhor conduzir o jogo.
Jogo de 3️⃣ apostas [ editar | editar código-fonte ]
Jogo de apostas, ou jogo a dinheiro, é a aposta de dinheiro ou algo 3️⃣ de valor material (algumas vezes, referido como "os riscos") em um evento com um resultado incerto com a principal intenção 3️⃣ de ganhar dinheiro adicional e/ou bens materiais.
Normalmente, o resultado da aposta é evidente dentro de um curto período.
O termo jogo, 3️⃣ neste contexto, normalmente se refere a instâncias em que tal atividade tenha sido especificamente autorizada pela lei.
O jogo a dinheiro 3️⃣ é também uma actividade internacional comercial importante, com o mercado legal de jogo totalizando cerca de 335 000 bilhões de 3️⃣ dólares estadunidenses em 2009.[10]
Jogos de cartas [ editar | editar código-fonte ]
Jogo de cartas de Theodoor Rombouts.
Jogos de puro azar 3️⃣ A batalha é um jogo de cartas que é jogado com um baralho de 32 cartas ou 52 cartas.
Cada jogador 3️⃣ joga a primeira carta e a compara com a do oponente.
Há uma regra fixa para cada combinação de cartas.
Os jogadores 3️⃣ então não tem nada a decidir.
O bacará em como ganhar na máquina tv milionário variante punto banco (ou "bacará norteamericano") é um jogo de cartas 3️⃣ estritamente de chance com nenhuma habilidade ou estratégia envolvida.[ 11 ]
Jogos de azar com habilidade O jogo de pôquer é 3️⃣ jogado com um baralho de 52 cartas.
A distribuição das cartas é o único elemento aleatório do jogo.
A forma de aposta, 3️⃣ as apostas, os blefes são escolha do jogador.
O jogo de blackjack , também conhecido como 21, é jogado com um 3️⃣ baralho de 52 cartas e envolve estratégias por parte dos jogadores, não estando sujeito simplesmente ao azar.
Jogos de dados [ 3️⃣ editar | editar código-fonte ]
Dados para jogo de pôquer de dados
Jogos de puro azar O jogo da glória é um 3️⃣ jogo de tabuleiro que contém um caminho de casas e se joga com dois dados.
Regras são fixas e o o 3️⃣ jogador não decide nada.
Jogos de azar com habilidade O gamão é jogado em um tabuleiro com quinze peões e dados.
O 3️⃣ movimento dos peões sobre o tabuleiro é feito com base nos valores dos dados.
O jogador pode escolher quais peças avançar.
O 3️⃣ pôquer de dados é um jogo semelhante ao pôquer que utiliza cinco dados em cujas faces são estampadas, em geral 3️⃣ em cores diferentes, as cartas 9 , 10 , J , Q , K e ♠ ).
Algumas das diferenças entre 3️⃣ o pôquer de dados e o pôquer são: não é possível a formação de jogos por naipes (como flush ou 3️⃣ royal straight flush ) e é possível se fazer quinas (no pôquer, o máximo é a quadra ou pôquer).
O jogo 3️⃣ craps , muito comum nos cassinos, é jogado com dois dados.
Outros tipos de jogos [ editar | editar código-fonte ]
Detalhe 3️⃣ de um jogo de roleta
Esta seção é um excerto de Jogo patológico [ 17 ] Jogo patológico ou ludomania, mais 3️⃣ popularmente conhecido como "vício em jogar", se refere ao comportamento de persistir em jogar recorrentemente apesar de consequências negativas ou 3️⃣ do desejo de parar.
É mais prejudicial e conhecido entre jogos que envolvem dinheiro, mas qualquer jogo prazeroso pode se tornar 3️⃣ viciante.