Palácio Quitandinha, em Petrópolis, construído em 1944 para ser o maior cassino do Brasil
A exploração de jogo de apostas ou 🧾 jogos de azar no Brasil era permitida até 1946, quando havia 71 cassinos no país que empregavam 60 mil pessoas 🧾 em empregos diretos e indiretos, segundo fontes existentes nos arquivos desses estabelecimentos.
[1] A proibição dos jogos de azar no Brasil 🧾 foi estabelecida por força do Decreto-Lei 9 215, de 30 de abril de 1946, assinado pelo presidente Eurico Gaspar Dutra 🧾 sob o argumento de que o jogo é degradante para o ser humano.[2]
Grande parte dos países que proíbe os cassinos 🧾 são do mundo islâmico, como Indonésia e Arábia Saudita.
O Brasil, ao lado de Cuba e Islândia, é um dos poucos 🧾 países não islâmicos que proíbe cassinos em seu território.
Dos 34 países que formam a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento 🧾 Econômico (OCDE), por exemplo, apenas a Islândia não permite jogos.
No G20, apenas Brasil, Arábia Saudita e Indonésia proíbem jogos de 🧾 apostas.
[3] Segundo apoiadores da legalização, a economia brasileira perde em arrecadação, vagas de empregos e turismo para países como Uruguai, 🧾 Argentina, Estados Unidos, Macau, etc.[1]
A exploração de jogos de azar era permitida no Brasil até 1946.
A última partida de roleta 🧾 no Brasil foi realizada no cassino do Hotel Copacabana Palace em 30 de abril de 1946.
Na época, havia no Brasil 🧾 cerca de 71 cassinos que empregavam 60 mil pessoas em empregos diretos e indiretos, segundo fontes existentes nos arquivos desses 🧾 estabelecimentos.[1]
Proibição em 1946 [ editar | editar código-fonte ]
A proibição dos jogos de azar no Brasil foi estabelecida por força 🧾 do Decreto-Lei 9 215, de 30 de abril de 1946, assinado pelo presidente Eurico Gaspar Dutra sob o argumento de 🧾 que o jogo é degradante para o ser humano.[2]
Muitos destacam, no entanto, a forte influência que a esposa de Dutra, 🧾 a primeira-dama Carmela Teles Leite Dutra, teria exercido na proibição, motivada por como ganhar no caca níqueis forte devoção à Igreja Católica.
[4] A proibição 🧾 teve um forte efeito econômico em cidades que viviam principalmente do turismo ligado aos jogos, como Petrópolis, Poços de Caldas, 🧾 Lambari, Caxambu e outras.
Os 95 empregados do Cassino Ahú suscitaram a maior reclamatória na Justiça do Trabalho do Paraná, até 🧾 então.[1]
Um dos maiores prejudicados com a proibição do jogo no Brasil foi o empresário Joaquim Rolla, que tinha um acordo 🧾 firmado com o presidente Getúlio Vargas segundo o qual o governo brasileiro assumiria todas as indenizações trabalhistas dos cassinos que 🧾 fossem eventualmente fechados pela proibição do jogo no Brasil, acordo este que não foi cumprido pelos governos brasileiros posteriores.[4]
Durante o 🧾 período de funcionamento das casas de jogos no Brasil destinou-se a renda de impostos à saúde pública, infraestrutura e segurança 🧾 pública; tais regulamentações couberam sempre ao governo nacional ou local.[1]
Campanha pela legalização [ editar | editar código-fonte ]
O Brasil é 🧾 um dos poucos países não islâmicos que proíbe cassinos em seu território (em preto) [ 3 ]
Já se deram passos 🧾 em direção à legalização das apostas esportivas, principalmente a aprovação da Lei 13 756/2018 pelo ex-Presidente Michel Temer.
Contudo, o mercado 🧾 ainda carece de uma regulamentação específica.
[5] Nesse ínterim, os apostadores brasileiros podem realizar apostas em jogos de futebol em casas 🧾 de apostas online estrangeiras, hospedadas em servidores fora do país.[6]
Em fevereiro de 2022, a Câmara dos Deputados do Brasil aprovou 🧾 o projeto de lei 442 de 1991 (PL 442/1991), que seguiu para votação no Senado, onde permanece desde então.
A medida 🧾 inclui cassinos, bingos, jogo do bicho e jogos online, entre outros.[7]
De acordo com o texto aprovado pela Câmara, a operação 🧾 de jogos de azar em várias modalidades dependerá de licenças, que serão concedidas permanentemente ou por prazo determinado.
Cassinos poderão ser 🧾 instalados apenas dentro de resorts de grande porte, com limite de estabelecimentos por estado da federação e proibição de que 🧾 um mesmo grupo econômico controle múltiplos estabelecimentos no mesmo estado.
O PL também prevê "cassinos turísticos", que poderão operar em localidades 🧾 que detenham o título de patrimônio natural da humanidade, como Fernando de Noronha e o Parque Nacional do Iguaçu, e 🧾 em navios de cruzeiro.[7]
Nota: Se procura jogos nos quais há a prática de apostas, veja Se procura jogos nos quais 🧾 há a prática de apostas, veja jogo de apostas
Roleta, um jogo de azar comum em cassinos
Um jogo de azar um 🧾 jogo cujo resultado é fortemente influenciado por algum dispositivo de aleatoriedade.
Dispositivos comuns usados incluem dados, piões, cartas de baralho, roletas, 🧾 bolas numeradas ou, no caso de jogos digitais; geradores de números aleatórios.
Um jogo de azar pode ser jogado como um 🧾 jogo de apostas se os jogadores apostarem dinheiro ou qualquer valor monetário.
Os jogos de azar são conhecidos em quase todas 🧾 as sociedades humanas, embora muitas tenham aprovado leis que o restringem.
Os primeiros povos usavam os nós dos dedos das ovelhas 🧾 como dados.
Algumas pessoas desenvolvem um vício psicológico em jogos de azar e arriscam até comida e abrigo para continuar a 🧾 jogar.
Jogo de senet no Museu do Louvre, em Paris.
É possível ver, no fundo, os dados em forma de hastes no 🧾 canto superior direito.
Os dados mais antigos que se conhecem, em forma de pirâmide, foram descobertos em 1920 por sir Leonard 🧾 Woolley ao pesquisar em túmulos reais da civilização sumeriana de Ur.
[1] De um período pouco posterior, foram descobertos na tumba 🧾 do faraó Tutankamon dados em formatos de hastes com as faces numeradas de 1 a 4.
[1] Os sumérios e assírios 🧾 usavam uma forma antiga de dado de seis faces, feito de osso extraído do calcanhar de animais denominado astrágalo ou 🧾 tálus, e que o moldavam para que eles pudessem cair em quatro posições diferentes.[2]
Os jogos de dados tiveram origem na 🧾 época romana, embora não se conhecam as regras com que jogavam.
Um deste jogos, denominado "hazard", palavra que, em inglês e 🧾 francês significa "risco" ou "perigo", foi introduzido na Europa com a Terceira Cruzada.
As raízes etimológicas do termo provêm da palavra 🧾 árabe "al-azar", que significa "dado".
Tacito escreveu sobre os Germani em A.D.99:
" Eles praticam o jogo de dados, em que um 🧾 irá, naturalmente, se maravilhar, sobriamente, e bastante, como se fosse um negócio sério, com ousadia em ganhar e perder em 🧾 que, quando eles não têm nada mais a jogar, eles apostam a como ganhar no caca níqueis liberdade e como ganhar no caca níqueis pessoa na última queda 🧾 do dado.
O perdedor resigna-se voluntariamente à servidão, e mesmo se ele é mais jovem e mais forte do que seu 🧾 adversário, ele se permite ser amarrado e vendido.
Assim, grande é a como ganhar no caca níqueis firmeza em um caso tão ruim: eles mesmos 🧾 chamam isso de "manter a como ganhar no caca níqueis palavra"."
Os jogos de cartas apareceram por volta do século IX na China[4] e no 🧾 século XIV na Europa.[2]
Os primeiros registros de uma loteria gravados são os cartões Keno dos chineses da Dinastia Han entre 🧾 205 e 187 aC.
Acredita-se que estas loterias ajudaram a financiar projetos governamentais importantes, como a Grande Muralha da China.
As primeiras 🧾 loterias europeias conhecidas foram realizadas durante o Império Romano,[2] principalmente como uma diversão em jantares.
Cada convidado recebeia um bilhete, e 🧾 prêmios, muitas vezes consistiam de itens especiais como louça.
Todo portador do bilhete tinha a certeza de ganhar alguma coisa.
Este tipo 🧾 de loteria, no entanto, não era mais do que a distribuição de brindes por nobres ricos durante os folguedos saturnalianos.
Os 🧾 primeiros registros de uma oferta de bilhetes de loteria para a venda foi na loteria organizada pelo imperador romano César 🧾 Augusto.
Os recursos foram usados para reparos na cidade de Roma, e os vencedores receberam prêmios na forma de artigos de 🧾 valor desigual.
No século XVI, surgem os primeiros estudos matemáticos na europa sobre jogos.
Luca Pacioli em cerca de 1500 em como ganhar no caca níqueis 🧾 notável Summa estuda um problema do jogo da Balla.
Girolamo Cardano em 1526 escreve o livro Liber de Ludo Aleae (Livro 🧾 dos jogos de azar) resolvendo vários problemas de enumeração e retoma os problemas levantados por Pacioli.
[5] A obra de Cardano, 🧾 contudo, só veio a ser publicada em 1663.
[2] Cardano relata em como ganhar no caca níqueis autobiografia, De Propria Vita que era viciado em 🧾 jogos.
Escreve que havia jogado xadrez por 40 anos e dados por 25 anos.
[6] Niccolò Tartaglia em 1556 dedica algumas páginas 🧾 de seu livro General Trattato aos problemas de Pacioli e Galileu Galilei em 1590 escreve outro manual sobre jogos, o 🧾 Sopra le Scoperte dei Dadi (Considerações sobre o Jogo de Dados).[5][7]
Outros jogos de azar, como o pôquer e a roleta, 🧾 apareceram no século XIX.[2]
A situação nos dias de hoje evoluiu de uma forma um tanto previsível.
As pessoas apostam em uma 🧾 variedade cada vez maior de jogos, a maioria dos quais analisada matematicamente nos mais ricos detalhes.[2]
O dinheiro ganho ou perdido 🧾 em um jogo de azar é determinado pelo "EV" (Expected Value, termo da língua inglesa que tem, por significado, "Valor 🧾 Esperado") de uma aposta.
[8] Cada aposta pode gerar "EV" negativo (perda de dinheiro) ou positivo (ganho de dinheiro).
Um exemplo simples 🧾 de "EV": imaginemos uma aposta que tem-se 25% de chance de ganhar e aposta-se 10 créditos para ganhar 50 créditos...
o 🧾 que aconteceria, matematicamente falando? Perderia-se 10 créditos 3 vezes (75%) e ganharia 50 numa quarta vez.
Desses 50 tira-se os 30 🧾 perdidos nas primeiras apostas para obtermos um lucro de 20 créditos.
Esses 20 créditos podem ser divididos pelas 4 apostas significando 🧾 que a CADA APOSTA o apostador teve um "EV" de +5 (20/4).
Ou seja, mesmo perdendo as apostas iniciais, esse apostador 🧾 estava na verdade ganhando dinheiro ao fazer a decisão correta, afinal, a longo prazo ele sai vencedor do jogo.
Se ele 🧾 jogasse esse jogo milhares ou centenas de milhares de vezes, ele ficaria rico.
"EV" é o que caracteriza o lucro do 🧾 casino.
Todos jogos de azar de um casino tem uma pequena vantagem para a banca, algo entre 0.5% e 3.
5% (depende 🧾 do jogo).
Essa % de vantagem para banca gera um "EV" positivo para ela muito pequeno mas que, a longo prazo, 🧾 gera lucro...Depois de 10.000, 50.000, 100.
000 apostas, mesmo que a banca tenha perdida algumas, ela vai ter o lucro, pois 🧾 está criando uma aposta de "EV" positivo para si e "EV" negativo para os jogadores.
Há controvérsias sobre o pôquer ser 🧾 ou não um jogo de azar.
[9] Um análise do pôquer nos permite saber que cada jogada que o jogador faz 🧾 gera um "EV".
Se é positivo ou negativo depende pura e exclusivamente da habilidade do jogador.
Ele pode fazer a decisão correta 🧾 e perder, é claro, afinal as cartas que estão para vir são aleatórias, porém, após jogar por muitas e muitas 🧾 vezes, fazendo decisões corretas (ou seja, decisões que gerem "EV" positivo para o jogador), e assim tendo mais probabilidade de 🧾 ganhar, anulando o fator "azar" que ele pode ter tido em um período curto de tempo mesmo fazendo decisões com 🧾 "EV" positivo, e esse sai vencedor.
Os jogos nos quais os jogadores não tem qualquer escolha são chamados de jogos de 🧾 puro azar.
Muitos destes jogos são jogos para crianças, uma vez que basta conhecer as regras e cada jogador tem uma 🧾 chance igual de vencer.
Os outros jogos de azar, chamados de jogos de azar com habilidade, contêm um processo aleatório (como 🧾 mesas de roleta, o lançamento de uma moeda ou o lançamento de um ou mais dados etc.
), mas os jogadores 🧾 podem escolher a partir de várias técnicas e regras como melhor conduzir o jogo.
Jogo de apostas [ editar | editar 🧾 código-fonte ]
Jogo de apostas, ou jogo a dinheiro, é a aposta de dinheiro ou algo de valor material (algumas vezes, 🧾 referido como "os riscos") em um evento com um resultado incerto com a principal intenção de ganhar dinheiro adicional e/ou 🧾 bens materiais.
Normalmente, o resultado da aposta é evidente dentro de um curto período.
O termo jogo, neste contexto, normalmente se refere 🧾 a instâncias em que tal atividade tenha sido especificamente autorizada pela lei.
O jogo a dinheiro é também uma actividade internacional 🧾 comercial importante, com o mercado legal de jogo totalizando cerca de 335 000 bilhões de dólares estadunidenses em 2009.[10]
Jogos de 🧾 cartas [ editar | editar código-fonte ]
Jogo de cartas de Theodoor Rombouts.
Jogos de puro azar A batalha é um jogo 🧾 de cartas que é jogado com um baralho de 32 cartas ou 52 cartas.
Cada jogador joga a primeira carta e 🧾 a compara com a do oponente.
Há uma regra fixa para cada combinação de cartas.
Os jogadores então não tem nada a 🧾 decidir.
O bacará em como ganhar no caca níqueis variante punto banco (ou "bacará norteamericano") é um jogo de cartas estritamente de chance com nenhuma 🧾 habilidade ou estratégia envolvida.[ 11 ]
Jogos de azar com habilidade O jogo de pôquer é jogado com um baralho de 🧾 52 cartas.
A distribuição das cartas é o único elemento aleatório do jogo.
A forma de aposta, as apostas, os blefes são 🧾 escolha do jogador.
O jogo de blackjack , também conhecido como 21, é jogado com um baralho de 52 cartas e 🧾 envolve estratégias por parte dos jogadores, não estando sujeito simplesmente ao azar.
Jogos de dados [ editar | editar código-fonte ]
Dados 🧾 para jogo de pôquer de dados
Jogos de puro azar O jogo da glória é um jogo de tabuleiro que contém 🧾 um caminho de casas e se joga com dois dados.
Regras são fixas e o o jogador não decide nada.
Jogos de 🧾 azar com habilidade O gamão é jogado em um tabuleiro com quinze peões e dados.
O movimento dos peões sobre o 🧾 tabuleiro é feito com base nos valores dos dados.
O jogador pode escolher quais peças avançar.
O pôquer de dados é um 🧾 jogo semelhante ao pôquer que utiliza cinco dados em cujas faces são estampadas, em geral em cores diferentes, as cartas 🧾 9 , 10 , J , Q , K e ♠ ).
Algumas das diferenças entre o pôquer de dados e 🧾 o pôquer são: não é possível a formação de jogos por naipes (como flush ou royal straight flush ) e 🧾 é possível se fazer quinas (no pôquer, o máximo é a quadra ou pôquer).
O jogo craps , muito comum nos 🧾 cassinos, é jogado com dois dados.
Outros tipos de jogos [ editar | editar código-fonte ]
Detalhe de um jogo de roleta
Esta 🧾 seção é um excerto de Jogo patológico [ 17 ] Jogo patológico ou ludomania, mais popularmente conhecido como "vício em 🧾 jogar", se refere ao comportamento de persistir em jogar recorrentemente apesar de consequências negativas ou do desejo de parar.
É mais 🧾 prejudicial e conhecido entre jogos que envolvem dinheiro, mas qualquer jogo prazeroso pode se tornar viciante.