A jogabilidade da série de jogos eletrônicos de Pokémon envolve a captura e o treinamento de criaturas fictícias chamadas "Pokémon" 💻 e o uso deles para combater outros treinadores.
Cada geração sucessiva de jogos se baseia nesse conceito, introduzindo novos Pokémon, itens 💻 e conceitos de jogabilidade.
Alguns dos conceitos gerais foram apresentados em outras partes da franquia antes de serem apresentados aos jogos; 💻 as batalhas duplas apareceram no anime em muito antes de aparecerem nos jogos, e as Habilidades Pokémon são semelhantes aos 💻 Poderes Pokémon introduzidos no Pokémon Trading Card Game, que também introduziu o Shiny Pokémon, cores diferentes desse tipo do Pokémon 💻 original.
Alguns Pokémon com estatísticas muito altas e boas jogadas são usados no jogo competitivo, que requer estratégias mais complexas do 💻 que escolher jogadas super eficazes.[1]
Estrutura de jogo [ editar | editar código-fonte ]
Cada jogo da série Pokémon ocorre em uma 💻 região fictícia do Mundo Pokémon e começa com o jogador recebendo um Pokémon inicial do Professor Pokémon da região.
Ao viajar 💻 pelo mundo, pegando e evoluindo Pokémon, e derrotar outros treinadores em batalha, o jogador aumenta o tamanho e a força 💻 de como ganhar no casino online coleção de Pokémon.
Uma subtrama principal de cada jogo é derrotar uma organização criminosa tentando dominar o mundo através 💻 do uso indevido dos Pokémon.
Essas organizações incluem Equipe Rocket, Equipe Aqua and Equipe Magma, Equipe Galáctica, Equipe Plasma, Equipe Flare, 💻 Equipe Skull e Fundação Aether.
Diversas instalações podem ser encontradas em todo o Mundo Pokémon, como Centros Pokémon, Poké Marts e 💻 Ginásios.
Em um Centro Pokémon, o jogador pode ter seu Pokémon curado gratuitamente e acessar o PC, onde os jogadores podem 💻 organizar como ganhar no casino online coleção de Pokémon, armazenar e retirar itens e ter seus Pokédex classificados.
Antes de X e Y, também é 💻 aqui que os jogadores podem se conectar com outros cartuchos ou cartões de jogos para batalhar comércio com outros jogadores.
Poké 💻 Marts são lojas onde os jogadores podem comprar itens com o dinheiro que ganham durante as batalhas; certas cidades podem 💻 ter lojas especializadas, como uma farmácia ou uma loja de departamentos.
Periodicamente, uma cidade conterá um Ginásio Pokémon, que abriga um 💻 poderoso treinador conhecido como Líder de Ginásio.
A vitória contra eles concede ao jogador uma insígnia de ginásio; depois de coletar 💻 oito insígnias, o jogador pode desafiar o Elite dos Quatros e Campeão de uma região.
Ginásios são ausentes no Sun e 💻 Moon, sendo substituídos por prova que têm um objetivo semelhante.
Após a conclusão de uma Prova, o jogador recebe seu Cristal-Z, 💻 que concede a um Pokémon acesso a um movimento extremamente poderoso chamado Movimento-Z.
Completar o enredo principal abre outros recursos nos 💻 jogos; isso é feito principalmente permitindo a passagem para lugares inacessíveis.
Posteriormente, o jogo permanece praticamente aberto, com o objetivo final 💻 do jogador de obter pelo menos um membro de cada uma das diferentes espécies de Pokémon, completando assim o Pokédex.
O 💻 número de Pokémon aumenta a cada geração de jogo, começando em 151 na primeira geração até 807 no Ultra Sun 💻 e Ultra Moon.
Ginásio Pokémon (ポケモンジム, Pokémon Jimu?) são edifícios situados em todo o Mundo Pokémon, onde os treinadores Pokémon podem 💻 treinar ou competir para se qualificar para as competições da Liga Pokémon.
Embora as organizações internas dos Ginásios Pokémon possam variar, 💻 todos se especializam em um determinado tipo de Pokémon e todos são administrados por um Líder de Ginásio (ジムリーダー, Jimu 💻 Rīdā?), um formidável treinador que atua como um chefe.
Os Ginásios Pokémon podem ser encontrados na maioria das cidades do Mundo 💻 Pokémon.
Quando um treinador derrota um Líder de Ginásio em batalha, o primeiro ganha uma Insígnia (バッジ, Bajji?), que serve como 💻 prova da habilidade de um treinador e é uma parte essencial do avanço do trama.
Além disso, isso renderá ao primeira 💻 Máquina Técnica, o que permite ao jogador ensinar um certo movimento ao seu Pokémon.
Também geralmente permite ao jogador utilizar os 💻 efeitos do mundo superior de uma das várias máquinas ocultas, como a capacidade de atravessar corpos de água com o 💻 movimento Surf ou a capacidade de remover algumas árvores dos caminhos com o movimento Cut.
Enquanto o jogador coleta Insígnia de 💻 Ginásio, o nível máximo em que os Pokémon negociados obedecem a seus comandos aumentam.
Depois que um jogador derrota os oito 💻 Líderes do Ginásio, ele pode viajar pela Victory Road e depois prosseguir para a Liga Pokémon e desafiar o Elite 💻 dos Quatro (四天王, Shitennō?) e Campeão (チャンピオン, Champion?) da Liga Pokémon de uma região.
Derrotar o Campeão é considerado o objetivo 💻 do jogo.
Ilhas de Prova [ editar | editar código-fonte ]
Em Sun, Moon, Ultra Sun e Ultra Moon, não há ginásio 💻 ou líderes de ginásio.
Em vez disso, o jogador recebe várias "tentativas" de personagens conhecidos como Capitães de Prova.
Uma prova geralmente 💻 apresenta ao jogador uma tarefa que ele deve concluir para convocar um Totem Pokémon, uma versão mais poderosa de uma 💻 certa espécie de Pokémon.
Depois que o jogador convoca e derrota o Pokémon Totem, ele recebe um Cristal-Z, um item que 💻 permite que o Pokémon use movimentos poderosos conhecidos como "Movimento-Z".
A conclusão de todas as tentativas em uma ilha permite ao 💻 jogador desafiar o "kahuna" da ilha em uma batalha Pokémon padrão.
O jogador pode desafiar a Liga Pokémon depois de completar 💻 todos os quatro Grandes Provas.
Após derrotar o Elite dos Quatro, o jogador pode defender seu título de Campeão derrotando um 💻 desafiante.
As batalhas entre Pokémon são a mecânica central dos jogos Pokémon.
Eles são usados para treinar Pokémon para se tornarem mais 💻 fortes, como competições e para atingir certos objetivos dentro do jogo.
A batalha também pode ser feita entre jogadores, conectando dois 💻 jogos.
Pokémon usa um sistema baseado em turno.
Quando o jogador desafia um treinador ou encontra um Pokémon selvagem, a tela muda 💻 para uma cena de batalha com o Pokémon do jogador, o Pokémon oponente, seus respectivos HP barras e um menu 💻 de opções.
A qualquer momento, o jogador pode transportar até seis Pokémon em como ganhar no casino online parte ativa; o primeiro Pokémon da programação 💻 é automaticamente enviado para a batalha.
No início de cada turno, ambos os lados podem escolher ataque, usa um item, troque 💻 o Pokémon por outro em seu grupo ou tente fugir da batalha (contra um Pokémon selvagem).
Se ambos os lados atacam, 💻 quem vai primeiro é determinado pela velocidade, embora alguns movimentos, itens e efeitos possam substituir isso.
Se um dos lados escolher 💻 outra opção, essa ação será executada antes dos ataques.
Cada Pokémon usa movimentos para reduzir o HP do oponente a zero, 💻 momento em que o Pokémon desmaia (ひんし, hinshi?) e é incapaz de lutar.
Das vitórias em Pokémon do jogador, ele recebe 💻 pontos de experiência; quando suficiente se acumula, o nível do Pokémon aumenta.
Se o Pokémon do jogador desmaiar, ele/ela pode usar 💻 outro Pokémon; em batalhas contra Pokémon selvagens, o jogador pode tentar fugir.
Se todos os Pokémon de um jogador desmaiar, o 💻 jogador perde a batalha.
Isso faz com que o jogador perca algum dinheiro e retorne ao último Centro Pokémon que visitou.[2]
Pokémon 💻 Ruby e Sapphire introduzem Batalha Dupla (ダブルバトル, Daburu Batoru?), em que as equipes adversárias lutam com dois Pokémon de cada 💻 vez.
Embora a mecânica básica permaneça a mesma, os movimentos podem ter vários alvos e alguns afetam, tanto o aliado, quanto 💻 os oponentes.
Além disso, algumas Habilidades trabalhar apenas em Batalhas Duplas.
Multi-batalhas (マルチバトル, Maruchi Batoru?) também foram introduzidos, com quatro treinadores em 💻 equipes de dois.
Os jogos de terceira geração incluíam Batalhas Duplas contra outros treinadores, mas Diamond e Pearl introduziu Batalhas Duplas 💻 com Pokémon selvagens sob certas circunstâncias.
Black e White também introduzem Batalhas Tripla[3] e Batalhas de Rotação.
[4] Na Batalha Tripla (トリプルバトル, 💻 Toripuru Batoru?), ambas as equipes enviam três Pokémon ao mesmo tempo, com os três lutando simultaneamente.
Na Batalha de Rotação (ローテーションバトル, 💻 Rōtēshon Batoru?), ambos os lados enviam três Pokémon de uma só vez, mas usam apenas um de cada vez.
O Pokémon 💻 que está lutando pode ser trocado com os outros dois sem gastar um turno.
Pokémon X e Y intruduzem três novas 💻 mecânicas de batalha.
Batalha do Céu (スカイバトル, Sukai Batoru?) são realizados contra treinadores do céu e só podem ser realizados com 💻 Pokémon do tipo Voador ou com a Habilidade Levitate.
Encontros da Horda (群れバトル, Mure Batoru?, "Group Battle") são batalhas em que 💻 cinco Pokémon selvagens atacam ao mesmo tempo, incentivando o uso de movimentos que atingem vários alvos.
[5][6][7] Batalha Inversa (さかさバトル, Sakasa 💻 Batoru?, "Reverse Battle") são como batalhas normais, mas todo gráfico está invertido o tipo.
Isso significa que um ataque que normalmente 💻 causa dano duplo em meio dano e vice-versa.
Pokémon Sun e Moon também introduzimos um novo tipo de batalha, a SOS 💻 Batalha.
Nestas batalhas, o Pokémon oponente pode pedir aliados para ajudá-los, fazendo a batalha dois contra um ou contra o jogador.
Este 💻 gráfico mostra os dezoito tipos de Pokémon atuais (em Pokémon Sun e Moon) e suas forças, fraquezas e imunidades uns 💻 contra os outros.[ 8 ]
Um tipo (タイプ, taipu?) de Pokémon é um atributo elementar que determina os pontos fortes e 💻 fracos de cada Pokémon e seus movimentos.
Os Pokémon recebem dano duplo por ataques de tipos dos quais são fracos e 💻 meio dano por movimentos que resistem.
Essas combinações de tipos se compensam entre si em estilo de pedra, papel e tesoura 💻 relacionamentos.
Alguns tipos de Pokémon concedem imunidade total a certos tipos de ataque; por exemplo, os tipos Fantasma não sofrem dano 💻 dos movimentos Normal ou Lutador.
Algumas habilidades de Pokémon podem alterar essas interações, como Levitate, tornando o Pokémon imune a movimentos 💻 do tipo Solo.
No jogo original Red, Green, Blue, e Yellow, há um total de 15 tipos de Pokémon: Normal, Fogo, 💻 Água, Grama ou Planta, Elétrico, Gelo, Lutador, Veneno, Solo ou Terreno, Voador, Psíquico, Inseto, Rocha ou Pedra, Fantasma e Dragão.
Os 💻 tipos Noturno e Ferro foram adicionados em Gold e Silver, e tipo Fada é introduzido em X e Y.
[9] Alguns 💻 tipos têm propriedades especiais não relacionadas à tabela de danos; por exemplo, o tipo Elétrico são imunes a serem paralisados.
O 💻 console de RPG Colosseum e XD apresentou um tipo de movimento exclusivo conhecido como Sombra, mas não aparece fora desses 💻 jogos.
Os Pokémon Sombra podem ser considerados desse tipo, mas ainda mantêm como ganhar no casino online digitação regular também.
Em Pokémon XD, movimento Sombra são 💻 super eficazes contra Pokémon não-Sombra e não muito eficazes contra Pokémon Sombra.
Como os personagens de muitos jogos eletrônicos de RPG, 💻 Pokémon pode aprender uma grande variedade de movimento (技, waza?).
Esses movimentos podem causar danos, induzir problemas de status, restaurar a 💻 saúde ou executar ações que de alguma forma afetam a batalha.
A força geral e a resistência a esses movimentos são 💻 determinadas pelas várias estatísticas de um Pokémon em particular possui.
Todos os movimentos têm um tipo, poder (威力, Iryoku?), precisão e 💻 vários Pontos de Poder (PP).
Os movimentos que um Pokémon pode aprender são diferentes dos outros, dependendo das espécies de Pokémon; 💻 mesmo aqueles que evoluem dos outros, não aprendem necessariamente todos os mesmos movimentos que seus antecessores aprendem.
Cada Pokémon pode conhecer 💻 apenas um total de quatro movimentos por vez.
Os movimentos podem ser aprendidos através do nivelamento, usando TMs e HMs, criação, 💻 e tutores de movimento (NPC que ensinam movimentos).
Cada movimento é classificado como um dos 18 tipos de Pokémon.
A eficácia de 💻 um movimento depende de quão suscetível o alvo do tipo Pokémon é o tipo de movimento.
As frases associadas a esse 💻 aspecto são "It's super effective!" (damage is at least doubled), "It's not very effective.
.
.
" (damage is at least halved), and 💻 "It doesn't affect [defending Pokémon]...
" (dano e todos os efeitos são negados).
Um Pokémon do mesmo tipo que o movimento que 💻 ele usa receberá um bônus de 50% ao seu dano, conhecido como "Bônus de Ataque do Mesmo Tipo" (BAMT).
Os movimentos 💻 são ainda definidos como "físico" ou "especial"; antes de jogos Diamond e Pearl, status de movimento do ser físico ou 💻 especial dependia do tipo, e não do movimento individual.
Existem também movimentos de "status", que não causam dano e frequentemente causam 💻 alterações de status nos Pokémon defensores ou atacantes.
Movimentos que causam dano removem um certo número de Pontos de Vida do 💻 Pokémon alvo, com base nos tipos de movimento que seu alvo e nas estatísticas dos dois Pokémon.
O dano também pode 💻 ser afetado por itens realizadas por Pokémon ou por suas Habilidades.
Cada movimento tem uma específica precisão (命中, Meichū?), que determina 💻 a chance de atingir o Pokémon alvo, supondo que nenhuma alteração seja feita no usuário de precisão ou a evasão 💻 do alvo.
Movimentos muito poderosos geralmente têm precisão abaixo da média.
Movimentos com classificações padrão de 100% de precisão são suscetíveis a 💻 alterações de precisão e evasão, mas alguns movimentos ignoram ambos e sempre aterrissam.
O PP (Pontos de Poder) de um movimento 💻 indica quantas vezes um Pokémon pode usar esse movimento.
Assim como na precisão, um movimento poderoso geralmente é compensado por ter 💻 um número baixo de PP.
Uma vez que um Pokémon consome todo o PP para um determinado movimento, ele não pode 💻 mais usá-lo.
Se um Pokémon gasta todo o PP em todos os seus movimentos, ele recorre a um movimento chamado Struggle, 💻 que danifica o usuário e o alvo.
PP esgotado pode ser restaurado usando certos itens ou visitando um Centro Pokémon.
Muitos movimentos 💻 têm efeitos além de causar dano.
Um efeito secundário comum é a chance de induzir um certo status de efeito (状態異常, 💻 jōtai ijō?) no alvo: paralisa (まひ, Mahi?), queima (やけど, Yakedo?), congela (こおり, Kōri?), poça (どく, Doku?) ou domi (ねむり, Nemuri?); 💻 cada um afeta negativamente o desempenho do Pokémon afetado na batalha.
Alguns movimentos têm efeitos colaterais negativos para o usuário, como 💻 forçar o jogador a esperar um turno antes ou depois do uso ou causar danos por recuo.
Alguns movimentos, como o 💻 Splash, não fazem nada, exceto quando usados como um Movimento-Z.
Uma vez por batalha, se um Pokémon possuir um Cristal-Z, um 💻 objeto poderoso que você obtém ao concluir provas na ilha, ele pode usar uma versão atualizada de um de seus 💻 movimentos, chamado Movimemto-Z.
Movimentos-Z baseados em movimentos de ataque tendem a ter um poder muito maior que o normal; aqueles baseados 💻 em mudanças de status geralmente incorrem em um benefício para o usuário antes de executá-la.
Movimento fora das batalhas [ editar 💻 | editar código-fonte ]
Certos movimentos também podem ser usados no mundo superior para contornar obstáculos, viajar rapidamente entre locais, escapar 💻 de masmorras ou curar Pokémon.
Normalmente, Pokémon aprenderá esses movimentos com o uso de itens HM e poderá usá-los da maneira 💻 mencionado acima após a obtenção de certos Insígnias.
Habilidade (特性, Tokusei?) Pokémon são atributos especiais que foram introduzidos em Pokémon Ruby 💻 e Sapphire.
Espécies específicas de Pokémon têm uma três Habilidades possíveis, com Pokémon individuais exibindo uma Habilidade cada.
Diferentemente dos movimentos que 💻 um Pokémon conhece, como ganhar no casino online habilidade normalmente não pode mudar (exceto algumas vezes durante a evolução, e usando a cápsula de 💻 habilidade, que foi introduzida em Pokémon X e Y).
A maioria dos Pokémon usa suas Habilidades em batalha.
As Habilidades podem fortalecer 💻 as estatísticas de um Pokémon ou enfraquecer um inimigo, infligir status de efeito como paralisia ou envenenamento, ou realizar outros 💻 efeitos.
Algumas habilidades também concedem imunidades ou resistências, como Water Absorb - quando um Pokémon com essa habilidade é atingido por 💻 um ataque do tipo Água, ele absorve o ataque ao entrar em contato, recuperando HP no processo, em vez de 💻 perdê-lo normalmente.
Nem todas as Habilidades são úteis e podem ser implementadas para impedir um Pokémon.
Por exemplo, Slaking, que de outra 💻 forma seria extraordinariamente poderoso, tem a Truant Ability, que só permite atacar a cada dois turnos.
Algumas habilidades têm efeitos fora 💻 das batalhas Pokémon.
Por exemplo, Pokémon com Pickup Ability às vezes recuperam itens do chão.
Um Pokémon com o Ability Intimidate, mencionado 💻 acima, fará com que o jogador encontre Pokémon selvagens de nível inferior com menos frequência.[10]
Pokémon Black e White introduzem Hidden 💻 Abilities, que inicialmente só podiam ser encontrados em Pokémon adquiridos do Pokémon Global Link, por meio do recurso Pokémon Dream 💻 World ou por meio de lançamentos promocionais.
Também existem casos raros de Hidden Abilities disponíveis no jogo principal, como um encontro 💻 especial ou como uma troca com um NPC.
Black 2 e White 2 introduzem a mecânica do jogo de Hidden Grottoes 💻 (隠し穴, Kakushi Ana?), áreas em que o jogador tem a chance de encontrar um Pokémon que possua Hidden Ability.
Os jogos 💻 subsequentes introduziram mais meios de obter Pokémon com Hidden Abilities; por exemplo, Pokémon encontrados em Horde Battles tem uma pequena 💻 chance de ter a como ganhar no casino online Hidden Ability.
Todos Pokémon tem seis estatística (能力, Nōryoku?, "Attribute") que afetam seu desempenho na batalha.
Esses 💻 são HP, Ataque, Defesa, Ataque Especial, Defesa Especial e Velocidade.
[11] Essas estatísticas podem ser modificadas temporariamente durante a batalha por 💻 Habilidades, itens e movimentos.
HP (abreviatura de Pontos de Vida: Um Pokémon desmaia quando seu HP alcança zero e não pode 💻 ser usado em batalha novamente até que seja revivido em um Centro Pokémon, ou com um item especial.
No entanto, eles 💻 ainda podem usar movimentos no campo.
(abreviatura de Pontos de Vida: Um Pokémon desmaia quando seu HP alcança zero e não 💻 pode ser usado em batalha novamente até que seja revivido em um Centro Pokémon, ou com um item especial.
No entanto, 💻 eles ainda podem usar movimentos no campo.
Ataque こうげき , Kōgeki ? ataque físico de um Pokémon.
ataque físico de um Pokémon.
Defesa 💻 ぼうぎょ , Bōgyo ?
Ataque Especial とくこう , Tokukō ?
Defesa Especial とくぼう , Tokubō ?
Velocidade すばやさ , Subayasa ?
Existem também duas 💻 outras estatísticas, Precisão (命中率, Meichūritsu?) e Evasão (回避率, Kaihiritsu?), que não são afetados quando o nível de Pokémon.
Nenhum Pokémon possui 💻 Precisão ou Evasão inatamente mais alta do que qualquer outro, mas pode ser modificado durante a batalha como outras estatísticas.
Aumentar 💻 a precisão aumenta a probabilidade de um golpe e aumentar a evasão, aumenta a chance de o oponente errar.
A precisão 💻 de um Pokémon, a evasão do oponente e o valor de precisão de um determinado movimento afetam a probabilidade do 💻 movimento atingir.
Evasão foi chamada "Evade" na primeira geração e "Evasion" na segunda.
Em Pokémon Red, Blue e Yellow, as estatísticas de 💻 Ataque Especial e Defesa Especial eram uma única estatística, chamada de "Especial", que determinava poder e resistência contra ataques especiais.[12]
Quando 💻 o nível de Pokémon aumenta, suas estatísticas aumentam, conforme determinado pelos valores de status de base Pokémon, valores de esforço, 💻 natureza do Pokémon e valores individuais.
Essas variáveis que trabalham em conjunto fornecem a cada Pokémon suas estatísticas exclusivas.
Valores estatísticos básicos 💻 [ editar | editar código-fonte ]
Os valores estatísticos básicos determinam os pontos fortes estatísticos naturais das várias espécies de Pokémon.
A 💻 cada espécie é atribuído um número em cada uma das seis estatísticas; quanto maior o número, maior o status potencialmente 💻 pode ser.
Embora esses valores possam variar muito entre as espécies, eles são os mesmos para cada membro dessa espécie.
É a 💻 diferença entre espécies que explica por que todos Aerodactyl terá uma velocidade mais alta que qualquer Snorlax do mesmo nível; 💻 no entanto, é a combinação de outros fatores que faz com que alguns Snorlax sejam mais rápidos que outros.
[13] A 💻 soma de todos os valores de estatística de base para uma determinada espécie gera o total de estatística de base, 💻 que os jogadores usam para determinar aproximadamente o quão forte essa espécie é.
Valores de esforço [ editar | editar código-fonte 💻 ]
Valores de esforço (努力値, doryokuchi?, EVs) são valores ocultos que afetam os pontos fortes de um Pokémon em áreas estatísticas 💻 específicas.
Diferentes níveis de valor do esforço entre dois Pokémon podem criar uma diferença significativa nas forças estatísticas dos dois Pokémon.
Quando 💻 um Pokémon luta e derrota um oponente, ele ganha pontos de experiência e também recebe um número e tipo de 💻 EVs de acordo com a espécie Pokémon derrotado.
Todo Pokémon derrotado dá pelo menos um EV a cada um dos Pokémon 💻 que lutou contra ele.
Certos fatores, como manter o item Macho Brace, pode aumentar a taxa na qual os EVs são 💻 ganhos na batalha.
Em Pokémon Gold e Silver, uma condição conhecida como Pokérus (ポケルス, Pokerusu?) foi introduzido, que dobra a taxa 💻 na qual os EVs são obtidos e será contagioso por um certo número de dias, permitindo que ele se espalhe 💻 para outros Pokémon.
Além disso, consumir certos itens pode aumentar os EVs de um Pokémon e certas bagas diminuem os EVs, 💻 aumentando o valor da amizade de um Pokémon.
Há um limite no número de EVs que os Pokémon podem ter, o 💻 que impede que os estados aumentem indefinidamente.
O limite total permite valores máximos de esforço em duas estatísticas simultaneamente.
Nos jogos de 💻 primeira e segunda geração, um sistema semelhante geralmente conhecido como Stat Experience ou Stat Exp.foi usado.
Tal como acontece com os 💻 valores de esforço, há um limite de quanto Stat Exp.
um Pokémon pode ter em cada estatística; no entanto, diferentemente dos 💻 valores de esforço, não há limite para o total de Stat Stat.
em um Pokémon que pode ter em todas as 💻 estatísticas, o que significa que um Pokémon pode ter um máximo de Stat Exp.
em todas as estatísticas.
Também vale ressaltar que, 💻 para os Pokémon da primeira e da segunda geração serem compatíveis com versões anteriores e posteriores, a Stat Exp.
não foi 💻 rastreado separadamente para Ataque Especial e Defesa Especial nos jogos da segunda geração.
Em vez disso, o Stat Especial Exp.
de valor 💻 foi usado para calcular o Ataque Especial e a Defesa Especial.
Em Pokémon X e Y, um minijogo conhecido como Super 💻 Treinamento (スパトレ, Supatore?) é introduzido que permite aos jogadores gerenciar com mais precisão os valores de esforço.
O jogador pode fazer 💻 isso tocando um jogador de futebol-como o minijogo, que também recompensa o jogador com malas de treinamento para continuar o 💻 treinamento passivamente.
Os valores de esforço do Pokémon também podem ser visualizados na interface Super Treinamento, que inclui um "Effort-o-Meter" para 💻 permitir que o jogador veja a capacidade máxima de aumentar os valores de esforço do Pokémon.[14][15]
Em Pokémon Sun e Moon, 💻 um gráfico dos EVs de um Pokémon, juntamente com suas estatísticas básicas, pode ser visto pressionando o botão Y enquanto 💻 visualiza o resumo de um Pokémon.
Uma estatística brilhante mostra que o Pokémon obteve o número máximo de EVs para a 💻 estatística.
Pokémon podem ganhar EVs passivamente através de um recurso chamado "Poké Pelago".
Natureza (性格, Seikaku?) Pokémon foi introduzido pela primeira vez 💻 em Pokémon Ruby e Sapphire.
Cada Pokémon tem uma natureza, atribuída aleatoriamente quando é gerada, que não pode ser alterada.
A natureza 💻 de um Pokémon afeta a taxa em que algumas de suas estatísticas aumentam: das vinte e cinco naturezas possíveis, vinte 💻 aumentam a taxa de crescimento de uma estatística, mas diminuem as de outra.
Os outros cinco modificam a mesma estatística em 💻 aumentos e diminuições, e portanto, o crescimento geral do Pokémon não é afetado.
[16] As naturezas também determinam qual sabor de 💻 Pokéblocos ou Poffins que Pokémon gosta e não gosta.
Valores individuais (個体値, kotaichi?) ou IVs são um valor oculto para cada 💻 estatística que determina o potencial máximo de um Pokémon.
Esses valores são gerados aleatoriamente junto com cada Pokémon quando ele é 💻 encontrado ou criado, e gravados em pedra pelo resto do jogo.
Esses valores ocultos são o motivo pelo qual até os 💻 Pokémon que parecem idênticos e foram criados da mesma maneira podem ter estatísticas diferentes.
IVs variam de 0 a 31,[16] e 💻 seus predecessores das primeiras e segundas gerações, "valores determinantes", variaram de 0 a 15.
Itens pode ser encontrado no mundo, dado 💻 ao jogador por NPCs ou comprado em lojas pela moeda do jogo.
Itens de recuperação [ editar | editar código-fonte ]
Muitos 💻 itens recebidos no jogo são usados para curar Pokémon durante e fora das batalhas.
Vários itens curam várias condições de status, 💻 como Antídotos para envenenamento e Despertares para dormir.
Revive restaurando um Pokémon de volta à saúde depois de ter perdido todo 💻 o seu HP.
Éteres e Elixires restauram o PP dos movimentos de um Pokémon em vários graus.
Máquinas de técnicas e ocultas 💻 [ editar | editar código-fonte ]
Máquinas de técnicas (わざマシン, Waza Mashin?) e Máquinas ocultas (ひでんマシン, Hiden Mashin?), comumente abreviado como 💻 TMs e HMs, pode ser usado para ensinar movimentos para Pokémon, incluindo alguns movimentos que eles não aprenderiam por aumentar 💻 de nível.
TMs são comumente encontrados no campo, nas lojas e como recompensa por derrotar um Líder de Ginásio.
Os HMs geralmente 💻 são vitais para a progressão do jogo, pois têm efeitos importantes fora da batalha, permitindo ao jogador atravessar certos obstáculos.
Por 💻 exemplo, Pokémon que aprendem o movimento HM Surf podem transportar o protagonista sobre a água, o que é necessário para 💻 chegar às localidades da ilha.
Quando um Pokémon aprende um movimento HM, o movimento não pode ser excluído ou substituído, a 💻 menos que o jogador use os serviços de um NPC conhecido como Move Deleter.
Itens chave são mais raros que os 💻 itens regulares e geralmente são dados ao jogador e não encontrados.
Esses incluem vara de pesca que são usados para encontrar 💻 Pokémon que habitam em baixo d'água, uma bicicleta que permite ao protagonista se mover mais rápido, uma máquina de radiestesia 💻 e chaves que abrem portas trancadas que levam a áreas importantes.
Esses itens não podem ser jogados fora, vendidos ou entregues 💻 a um Pokémon.
Começando com Pokémon Gold e Silver, cada Pokémon é capaz de armazenar um único item.
Itens transportados por Pokémon 💻 podem ter uma variedade de efeitos.
Alguns, como Berries, são consumidos após um uso e aumentam HP ou estatísticas.
Outros aumentam persistentemente 💻 o poder de movimento, defesa, velocidade e muito mais.
Assim como os movimentos, alguns itens impedem o usuário de compensar seu 💻 poder; por exemplo, o Life Orb aumenta o dano dos ataques do titular, mas o machuca após cada ataque bem-sucedido.
Outros 💻 itens prejudicam apenas o usuário, exceto em situações raras, como o Toxic Orb, que o envenena gravemente.
Pokémon X e Y 💻 introduzem Mega Pedras usados para membros da Mega Evolução das espécies da pedra e Sun e Moon introduzem Cristais-Z, que 💻 dão ao titular acesso ao Movimento-Z.
Items como Razor Claw e Razor Fang evolui certos Pokémon quando mantido enquanto uma condição 💻 é atendida.
A maioria dos itens, incluindo Poké Bolas e Poções, pode ser segurado, mas não tem efeito quando dado a 💻 um Pokémon.
Os itens podem ser movidos entre, removidos e neutralizados em Pokémon através de movimentos como Trick, Knock Off e 💻 Embargo, ou consumido para danificar o oponente através dos ataques Fling e Natural Gift.
A Pokébola padrão é um ícone bem 💻 conhecido da franquia Pokémon.
Como cada jogador começa o jogo com apenas um Pokémon inicial, a captura é um dos aspectos 💻 mais fundamentais do Pokémon e o principal método de recrutamento de novos Pokémon para a festa do jogador.
Em uma batalha 💻 contra um Pokémon selvagem, o jogador pode tentar pegá-lo usando um dos muitos tipos diferentes de Pokébolas.
As chances de sucesso 💻 variam, mas aumentam se o HP do Pokémon alvo for baixo, se o alvo for afetado por um efeito de 💻 alteração de status, como sono ou paralisia e se uma Poké Bola mais forte ou especialmente adequada for usada.
Se a 💻 captura for bem sucedida, os dados do Pokémon capturado serão adicionados ao Pokédex, o jogador pode dar um apelido ao 💻 Pokémon e o Pokémon é adicionado à festa do jogador.
No entanto, se a equipe do jogador estiver cheia até o 💻 máximo de seis Pokémon, o Pokémon capturado será enviado para uma caixa de armazenamento acessível nos Centros Pokémon.
Nos jogos de 💻 primeira e segunda geração, se a caixa atual do PC estiver cheia, o jogador não poderá capturar nenhum novo Pokémon 💻 até que ele acesse um PC e mude para uma caixa diferente.
Em jogos mais recentes, novos Pokémon são transferidos automaticamente 💻 para a próxima caixa disponível.
A Poké bola ou Pokébola (モンスターボール, Monsutābōru?, "Monster Ball") é um dispositivo esférico usado pelos treinadores 💻 Pokémon para capturar Pokémon selvagens e armazená-los no inventário do jogador quando não estiver ativo.
Após o contato, as bolas atraem 💻 um Pokémon para dentro e fecham automaticamente.
Pokémon selvagens são capazes de resistir e se libertar; no entanto, Pokémon enfraquecidos e 💻 aqueles com condições de status são menos capazes de lutar, e portanto, mais facilmente capturados.
Pokémon lendário são muito mais capazes 💻 de resistir à captura e geralmente exigem muitas Pokébolas mais poderosas para pegá-las.
Se o jogador tentar pegar o Pokémon de 💻 um personagem não-jogador, o oponente bloqueará a bola para impedir seu roubo.
Conforme representado na série de anime e mangá, a 💻 Pokébola, quando não está em uso, é do tamanho de uma bola de golfe e pressionando o botão central, aumenta 💻 para o tamanho de uma bola de beisebol.
O Pokémon é lançado para a batalha jogando a bola; ao recuperar um 💻 Pokémon, um feixe de luz vermelha converte o Pokémon em energia para recuperá-lo.
As Pokébolas são explicadas como incrivelmente confortáveis para 💻 os Pokémon, tanto que eles entrariam de bom grado em um, sem nenhum tipo de incentivo.
[17] Os Pokémon Voltorb, Electrode, 💻 Foongus e Amoonguss são muitas vezes confundidos com Pokébolas, devido às suas formas e esquemas de cores que se assemelham 💻 muito às Pokébolas.
Existem vários tipos de Pokébolas.
Introduzido em Pokémon Red e Blue como Pokébola, Grande Bola (スーパーボール, Sūpā Bōru?, "Super 💻 Ball"), Ultra Bola (ハイパーボール, Haipā Bōru?, "Hyper Ball") e Master Bola (マスターボール, Masutā Bōru?).
A Master Bola sempre é bem-sucedido contra 💻 qualquer Pokémon que possa ser capturado e dos quais normalmente apenas um está disponível no jogo.
Em Pokémon Gold, Silver, Crystal 💻 HeartGold e SoulSilver, existem frutas chamadas Apricorns, que, quando dado a Kurt em Azalea Town, faça um dos sete tipos 💻 especiais de Pokébolas, dependendo da cor dos Apricorns.
Os sete tipos de Pokébolas que Kurt pode fazer (e os sete Apricorns 💻 coloridos de que são feitos) são Level (Vermelho), Moon (Amarelo), Lure (Azul), Friend (Verde), Love (Rosa), Fast (Branca) e Heavy 💻 (Preta).
Início de Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald, outras bolas especializadas aparecem, incluindo a Timer Bola, que se torna mais eficaz 💻 à medida que o número de turnos na batalha atual aumenta, e a Net Bola, que tem uma melhor chance 💻 de capturar Pokémon do tipo Água e Inseto, entre outros.
Além disso, em vários jogos existe uma área chamada Zona Safari, 💻 na qual apenas Bolas Safari podem ser usadas; estes não podem ser obtidos ou usados em outras partes do jogo.
Pokémon 💻 Sun e Moon introduzem a Beast Bola, que é projetado para capturar Ultra Beasts e é muito mais eficaz em 💻 capturá-los do que as Pokébolas padrão.
Existe também um tipo especial de Pokébola conhecido como Cherish Bola, que só pode ser 💻 obtido através de eventos especiais de distribuição.
Em Nintendo GameCube, Pokémon Colosseum e Pokémon XD: Gale of Darkness, o jogador é 💻 capaz de capturar Pokémon de personagens não-jogadores através do uso da Snag Machine, que transforma Pokébolas em Snag Bolas.
As Snag 💻 Bolas são capazes de capturar qualquer Pokémon e são desenvolvidas pelos antagonistas para roubar Pokémon onde eles não são comuns 💻 na natureza.
Snag Bolas também pode ser usado pelo jogador para capturar Pokémon Sombras que foram contaminados pelo grupo antagonista e 💻 que o jogador deve purificar para completar o jogo.
Pokébolas apareceram em todas as parcelas da série Super Smash Bros.
, liberando 💻 um Pokémon para ajudar o jogador que o pegou.Super Smash Bros.
for Nintendo 3DS and Wii U também apresenta o Master 💻 Bola, que quase sempre lança um Pokémon lendário, com uma pequena chance de liberar Goldeen.UGO.
com listaram a décima oitava Pokébola 💻 na lista de "Nossos 50 Poderes Favoritos de jogo eletrônico", citando como todos correm para obtê-la na série Super Smash 💻 Bros..[18]
A Pokédex (ポケモン図鑑, Pokémon Zukan?, lit.
"Pokémon Encyclopedia") é um dispositivo eletrônico projetado para catalogar e fornecer informações sobre as várias 💻 espécies de Pokémon.
O nome Pokédex é um amálgama de Pokémon e index.
[19] Nos jogos eletrônicos, sempre que um Pokémon for 💻 capturado pela primeira vez, como ganhar no casino online altura, peso, tipo de espécie e uma breve descrição serão adicionadas ao Pokédex de um 💻 jogador.
Cada região possui seu próprio Pokédex, que diferem em aparência, espécies de Pokémon catalogados e funções como a capacidade de 💻 classificar a lista de Pokémon com base em ordem alfabética ou exibe o tamanho do Pokémon comparado ao personagem jogador.
O 💻 "Pokédex Nacional" permite catalogar Pokémon de todas as regiões.
O jogo de Nintendo 3DS Pokédex 3D Pro apresenta todos os Pokémon 💻 com todas as suas formas e cada um tem como ganhar no casino online própria animação.
Evolução (進化, shinka?) é uma mudança repentina na forma 💻 de um Pokémon, geralmente acompanhada por um aumento nos valores da estatística.
Existem várias condições diferentes que podem desencadear a evolução 💻 em diferentes espécies; o mais comum é ganhar experiência de batalha suficiente.
Existem muitos outros fatores que podem determinar se, quando 💻 e para quê, diferentes Pokémon evoluirão.
Os métodos alternativos originais eram o uso de itens chamados pedras evolucionárias ou a troca 💻 Pokémon por outro jogador.
Adições posteriores ao conjunto de condições para a evolução incluem dependência do Pokémon nível de amizade, a 💻 hora do dia no jogo, carregando um item único durante a negociação, o gênero, a área no jogo em que 💻 o Pokémon evolui, tendo um Pokémon específico separado na festa do jogador, trocando por um Pokémon específico, conhecendo um determinado 💻 movimento ou segurando o console do jogo de cabeça para baixo.
O jogador pode optar por interromper a evolução a qualquer 💻 momento antes da animação terminar, pressionando o botão B, a menos que a evolução tenha sido iniciada usando uma pedra 💻 evolutiva no Pokémon.
Os Pokémon cujas evoluções foram canceladas tentarão evoluir novamente depois que as condições da evolução forem atendidas novamente.
Evitar 💻 a evolução por um tempo pode ser útil, pois muitos Pokémon aprendem movimentos mais cedo em como ganhar no casino online forma não evoluída 💻 do que em como ganhar no casino online forma evoluída.
O Pokémon Trading Card Game introduzem a idéia de etapas numéricas para se referir a 💻 diferentes pontos na evolução de um Pokémon.
Isso se traduziu em uso coloquial entre os fãs dos jogos.
Todos os Pokémon podem 💻 ser colocados no um dos quatro estágios evolutivos (embora nenhuma linha Pokémon existente inclua mais de três dos quatro estágios): 💻 Básico Pokémon, Estágio 1 Pokémon que evoluem de Básico Pokémon, Estágio 2 Pokémon que evoluem para Estágio 1 Pokémon, e 💻 Pokémon Babê que são adquiridos através da criação de certas Básico ou Estágio 1 Pokémon e chocar seus ovos.
Um Pokémon 💻 mais alto nesta escala evolutiva é às vezes chamado de forma evoluída dos estágios anteriores; da mesma forma, um Pokémon 💻 mais baixo na escala é considerado uma forma pré-evoluída de Pokémon posterior.
Subindo de nível [ editar | editar código-fonte ]
Este 💻 é o método mais comum de evolução em todas as gerações de Pokémon e envolve a aquisição de pontos de 💻 experiência através da batalha com outros Pokémon.
Pedras evolutivas são itens que podem ser encontrados ao longo dos jogos.
Alguns Pokémon podem 💻 ter pedras evolutivas específicas usadas neles e isso fará com que o Pokémon evolua.
Inicialmente, cinco pedras evolutivas foram introduzidas no 💻 jogo: as Pedras Água, Trovão, Folha, Lua e Fogo.
As gerações posteriores introduziram mais tipos, elevando o total para dez na 💻 sétima geração.
Alguns Pokémon, como Machoke e Kadabra, evoluir quando negociados entre jogadores.
Requisitos evolutivos adicionais também podem existir; por exemplo, Seadra 💻 só evolui para Kingdra se possuir uma Dragon Scale quando negociada, e Shelmet e Karrablast só evoluem quando trocados entre 💻 si.
Uma amizade (なつき度, Natsuki-do?, lit.
"Degree of Emotional Attachment"; nomeado "Happiness" pelos jogadores) Pokémon é um atributo que pode subir ou 💻 cair com base em várias condições e eventos.
Esse aspecto, introduzido em Pokémon Yellow, determinou o crescimento de estatísticas de Pikachu 💻 e afetou o resultado de certos eventos de NPC.
Em Pokémon Gold e Silver é um meio de evoluir vários Pokémon.
Quando 💻 gosta Pokémon Chansey ou Golbat em subir de nível e ter uma amizade muito alta, eles evoluirão.
Além do seu uso 💻 em certas evoluções, os movimentos Return e Frustration baseiam seu poder no valor da amizade Pokémon, com o poder de 💻 Return aumentando quanto maior o valor de amizade e o poder da Frustration aumentando quanto menor o nível de amizade.
Em 💻 Pokémon X e Y, um recurso conhecido como Pokémon-Amie (ポケパルレ, Pokeparure?, "PokéParler") é introduzido; em Sun, Moon, Ultra Sun e 💻 Ultra Moon, o recurso é conhecido como Pokémon Refresh.
Ele permite que os jogadores interajam e cuidem de Pokémon de maneira 💻 semelhante a alguns jogos de animais de estimação.
Este minijogo utiliza a tela sensível ao toque para permitir que os jogadores 💻 acariciem seus Pokémon e os alimentem com doces para aumentar seu valor de afeto.
Em batalha, Pokémon com alta afeição pode 💻 recorrer ao instrutor para aguardar ordens e expressar emoções.
Além disso, eles podem receber certos benefícios, como uma chance maior de 💻 pousar acerto crítico se o carinho deles atingir um alto valor suficiente.
[20][21] Eevee deve ter muito carinho e deve conhecer 💻 um movimento do tipo Fada para evoluir para Sylveon.
Mega Evolução (メガシンカ, Mega Shinka?) é uma macânica introduzido em Pokémon X 💻 e Y, o que aumenta ainda mais as habilidades de Pokémon específico.
Se o personagem do jogador possuir um item chamado 💻 Key Stone (キーストーン, Kī Sutōn?) e um Pokémon está segurando uma Mega Pedra (メガストーン, Mega Sutōn?) que corresponde a como ganhar no casino online 💻 espécie, que Pokémon poderá mega evoluir durante a batalha.
O jogador não pode executar mais de um Mega Evolução por batalha.
Diferentemente 💻 da evolução normal, essa transformação é temporária, e o Pokémon voltará à como ganhar no casino online forma normal após a batalha.
Mega Evolução de 💻 Pokémon possuem estatísticas mais altas que suas formas normais e também podem ter um tipo ou habilidade diferente.
[22] Mewtwo foi 💻 o primeiro exemplo conhecido de um Pokémon capaz da Mega Evolução, com Mega Mewtwo Y aparecendo em um episódio especial 💻 do série televisiva e filme Pokémon the Movie: Genesect and the Legend Awakened.
Dois Pokémon, Charizard e Mewtwo, têm múltiplas formas 💻 de Mega Evolução, e aquela em que elas podem evoluir depende de qual Mega Pedra elas possuem.[23]
Ver artigo principal: Atavismo
Reversão 💻 Primitiva (ゲンシカイキ, Genshi Kaiki?) é uma mecânica introduzida em Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire.
[24] Somente dois Pokémon, Groudon e 💻 Kyogre, são capazes de Reversão Primitiva.
Esses Pokémon sofrerão a Reversão Primitiva automaticamente se segurar o Red Orb ou Blue Orb 💻 (respectivamente) quando enviados para a batalha.
Como Mega Evolução, Reversão Primitiva aumenta as estatísticas do Pokémon e muda suas Habilidades; ao 💻 contrário da Mega Evolução, a Reversão Primitiva pode ser realizado mais de uma vez por batalha.[25]
Fenômeno de Ligação [ editar 💻 | editar código-fonte ]
Fenômeno de Ligação (キズナ現象 Bond Phenomenon) é uma mecânica que estreou na série XYZ do anime e 💻 foi introduzido nos jogos da série principal em Pokémon Sun e Moon.
O único Pokémon capaz dessa transformação é Greninja com 💻 o Battle Bond Ability.
Pokémon se transformará em Ash-Greninja se ele derrotar um Pokémon durante a batalha, dando uma aparência semelhante 💻 a Ash Ketchum, aumento de estatísticas e uma força maior de Water Shuriken.
Diferente da Mega Evolução, Reversão Primitiva e Ultraexplosão, 💻 o Fenômeno de Ligação não requer um item para ativar.
Ultraexplosão (ウルトラバースト Ultra Burst) é uma mecânica introduzida em Pokémon Ultra 💻 Sun e Ultra Moon, exclusivo para Pokémon Lendário Necrozma.
Necrozma pode sofrer Ultraexplosão se estiver na forma Dusk Mane ou Dawn 💻 Wings e segurando o Cristal-Z Ultranecrozium Z, o que permitirá que ele se transforme em Ultra Necrozma.
Como Mega Evolução, Fenômeno 💻 de Ligação e Reversão Primitiva, Ultraexplosão aumenta as estatísticas do Necrozma e é uma transformação temporária.
Dynamax e Gigantamax [ editar 💻 | editar código-fonte ]
Dynamax (ダイマックス, Daimax) e Gigantamax (キョダイマックス, Kyodaimax) são mecânicas introduzidas em Pokémon Sword e Shield.
Se o personagem 💻 do jogador possui um item chamado de Dynamax Band (ダイマックスバンド, Daimax Band), aumenta drasticamente o tamanho do Pokémon, seu HP 💻 em 50% e pode usar movimentos máximos.
O Pokémon pode aumentar ainda mais seu HP em 5% usando Dynamax Candy (ダイマックスアメ, 💻 Daimax Candy) para aumentar seu nível Dynamax.
Gigantamax é semelhante ao Dynamax, mas muda a forma do Pokémon, semelhante ao Mega 💻 Evolution.
Os Pokémon Gigantamax usam G-Max Moves, exclusivos para os 32 Pokémon capazes de Gigantamaxing (a partir do lançamento dos DLCs 💻 Isle of Armor e Crown Tundra).
Cada Pokémon Gigantamax deve ter seu respectivo tipo de movimento para usar seu respectivo movimento 💻 G-Max.
Ao contrário de Mega Evolution, Primal Reversion, Z-Moves e Ultra Burst, Dynamaxing e Gigantamaxing só podem ser usados em estádios 💻 de ginástica, Max Raid Battles e outras áreas, exceto para batalhas selvagens ou de treinador.
Zacian, Zamazenta e Eternatus são os 💻 únicos Pokémon que não podem Dynamax.
Eternamax (ムゲンダイマックス, Mugendaimax) é um mecânica introduzida em Pokémon Sword e Shield, exclusivo para Pokémon 💻 Lendário Eternatus.
Eternatus muda para como ganhar no casino online forma Eternamax depois de derrotá-lo pela primeira vez.
Seu poder evita que o Pokémon do jogador 💻 e do Hop ataque.
Eternatus é atacável depois que o jogador invoca o Pokémon Lendário Zacian e Zamazenta, resultando em uma 💻 Batalha Max Raid onde o jogador pode capturar Eternatus e terminar como ganhar no casino online transformação.
Eternamax Eternatus pode ser visto em batalha (se 💻 Eternatus usar o movimento Eternabeam), mas o jogador não pode usar atualmente esta forma de Eternatus fora desta aparência.
Grupo de 💻 Pokémon [ editar | editar código-fonte ]
Um dos aspectos recorrentes da série principal de Pokémon, é a escolha de um 💻 dos três Pokémon diferentes no início das aventuras do jogador.
Os jogadores têm a opção de escolher um dos três diferentes 💻 tipos de Pokémon: um tipo Grama, um tipo Fogo e uma tipo Água, embora muitos Pokémon iniciais ganhem um tipo 💻 adicional com a evolução.
[26] Esses Pokémon são supostamente indígenas de suas regiões, mas são inatingíveis, exceto através do comércio com 💻 outro jogo.
Muitos jogos incluem um personagem rival, que recebe o Pokémon cujo tipo é vantajoso contra o Pokémon inicial do 💻 jogador.
Este conceito é introduzido em Pokémon Yellow, em que os jogadores recebem um Pikachu, o mascote da franquia de mídia 💻 Pokémon, que caminha atrás deles.
[27] O treinador rival recebe um Eevee, um Pokémon do tipo Normal.
O Eevee evoluirá para um 💻 dos seus três estados evoluídos diferentes, dependendo de quão bem o jogador se sai em batalhas com o rival no 💻 início do jogo.
"Pokémon Lendário" (伝説のポケモン, Densetsu no Pokémon?) é uma terma de arte.
Desde as versões Gold e Silver dos jogos, 💻 o pacote de jogos da série principal apresenta um Pokémon Lendário, geralmente o Pokémon mais envolvido na história principal desse 💻 jogo.
Pokémon Lendários são frequentemente descritos como sendo excepcionalmente raros.
Na maioria dos casos, os Pokémon Lendários são excepcionalmente poderosos, difíceis de 💻 capturar e incapazes de evoluem, e nenhum Pokémon Lendário conhecido é capazes de criarem.
Muitos Pokémon Lendários também não têm gênero.
Certos 💻 Pokémon Lendários denominados coloquialmente "Pokémon de roaming" movem-se aleatoriamente pelo mapa do mundo e fogem da batalha, tornando-os ainda mais 💻 difíceis de obter.
"Pokémon Mítico" (幻のポケモン, Maboroshi no Pokémon?) é um grupo separado de vários Pokémon.
O termo é comumente associado a 💻 Pokémon que não podem ser obtidos através da jogabilidade padrão, exigindo um mecânico externo para obtê-los; no entanto, alguns Pokémon 💻 Míticos foram obtidos em lançamentos posteriores, notavelmente Deoxys.
Esses Pokémon geralmente são colocados no final do Pokédex de seus respectivos jogos 💻 e só podem ser obtidos através de eventos de distribuição criados pela Nintendo.
O primeiro desses Pokémon Míticos foi Mew, que 💻 foi programado para os jogos Red e Green como um personagem secreto por Shigeki Morimoto sem nenhum conhecimento dos outros 💻 membros da equipe de desenvolvimento e não foi anunciado até vários meses após o lançamento dos jogos em uma promoção 💻 especial.
Desde então, os jogos continuaram apresentando Pokémon que não podem ser obtidos através da jogabilidade padrão, mas a programação que 💻 permite ao jogador pegá-los nos jogos pode ser ativada por itens especiais (ou outros Pokémon) distribuídos pela Nintendo.
O primeiro desses 💻 itens foi o GS Bola em Crystal, que foi distribuído aos jogadores no Japão através do conector do telefone móvel, 💻 permitindo-lhes encontrar Celebi.
Como os Pokémon Lendários, os Pokémon Míticos são poderosos e difíceis de capturar, geralmente não fazem parte de 💻 uma linha evolutiva e não podem se reproduzir (com exceção de Manaphy).
Shiny Pokémon ou Pokémon Brilhante foram introduzidos pela primeira 💻 vez em Gold e Silver como uma maneira de demonstrar os novos recursos de cores do sistema Game Boy Color.
Estes 💻 são Pokémon que têm uma coloração diferente do normal; em jogos anteriores, isso era feito por meio de um troca 💻 de paleta.
Encontrar um Shiny Pokémon é extremamente raro; a probabilidade em condições normais é de 1 em 8.192 (1 em 💻 4.
096 a partir da sexta geração).
[28] Existem algumas exceções importantes a essa regra, como um Gyarados vermelho presente em Pokémon 💻 Gold, Silver, Crystal, HeartGold e SoulSilver, e três Pokémon presente em Pokémon Black 2 e White 2, todos com garantia 💻 de Shiny.
Existem várias maneiras de aumentar a chance de conseguir um Shiny Pokémon.
Nos jogos de segunda geração, a criação de 💻 um Shiny Pokémon com um Pokémon normal tem uma chance maior (1 em 64) de produzir um Shiny Pokémon.
Em Diamond, 💻 Pearl, Platinum, X e Y, o Poké Radar pode ser usado para "encadear" Pokémon da mesma espécie, melhorando as chances 💻 de um Shiny Pokémon a cada link (até 40 links, quando as chances são de 1 em 200).
Desde quarta geração, 💻 Criação Pokémon que se originou em jogos de dois idiomas diferentes resulta em Ovos Pokémon com uma chance de 1 💻 em 1.
638 (jogos da quarta geração) ou 1 em 1365 (Black e White em diante) de conter um Shiny Pokémon; 💻 esse método de aumentar as probabilidades foi apelidado de "método Masuda" após o desenvolvedor Junichi Masuda.
[29] Além disso, um item 💻 introduzido no Black 2 e White 2 nomeou em Shiny Charm, aumenta a probabilidade de encontrar Shiny Pokémon.
No entanto, este 💻 item só é acessível por muito tempo após a conclusão do jogo, pois o jogador deve ter completado o Pokédex 💻 Nacional (excluindo Pokémon Mítico).
Início de Black e White, certos Pokémon em cada jogo são 'Shiny-trancado', o que significa que o 💻 jogador não pode obter uma variante Shiny deles na jogabilidade normal.
Mecânica SOS Batalha de Pokémon Sun e Moon criado como 💻 nova maneira de "caçar" Shiny Pokémon.
Se um Pokémon selvagem chama aliados para ajudar e o aliado é continuamente da mesma 💻 espécie em uma "cadeia", a chance de chamar um Shiny Pokémon aumenta para uma base de 13 em 4096 após 💻 o dia 30, assim como as chances de capacidade oculta e perfeita IVs, embora eles estejam limitados a quatro IVs 💻 perfeitos no máximo.
Em suas sequelas, minijogo Ultra Warp Ride viajando com sucesso mais anos-luzes pelo buraco de minhoca e entrando 💻 em buracos de minhoca com mais anéis, o jogador pode aumentar a chance de encontrar Shiny Pokémon no Ultra Space 💻 Wilds.
Sétima geração também introduziu uma atualização para o "método Masuda", referido como "Swap Breeding"; o jogo é salvo e redefinido 💻 continuamente até que um Pokémon manequim de eclosão rápida seja eclodido nas primeiras trinta tentativas, e o brilho é transplantado 💻 para o novo Pokémon eclodido na mesma posição que o manequim.[30]
Em Gold, Silver e Crystal, Shiny Pokémon possuem estatísticas ligeiramente 💻 acima da média, mas isso ocorre porque o brilho é determinado por valores determinantes nesses jogos.
Na terceira geração e em 💻 diante, no entanto, Shininess é determinado por outro valor e Shiny Pokémon não é mais forte que qualquer outro Pokémon 💻 em batalha.
A maioria dos fãs considera o Shiny Pokémon como itens de colecionador por causa de como ganhar no casino online raridade.
O termo "Shiny" 💻 foi inicialmente um termo inventado pela comunidade de fãs Pokémon devido ao flash de estrelas que aparecem quando um Pokémon 💻 entra em uma batalha, implicando uma propriedade de brilho nas cores dos Pokémon.
O termo "Shiny Pokémon" foi posteriormente reconhecido oficialmente 💻 em Pokémon Black e White, mas já foi usado no anime e em alguns guias de estratégia antes disso.
O tema 💻 "brilhando" (光る, hikaru?) também era uma gíria amplamente usada no Japão; Ken Sugimori usa hikaru no título de uma obra 💻 de arte com um Shiny Charizard.
O termo alternativo "Alt.
Color" (色違い, Iro Chigai?) aparece entre as opções que o jogador pode 💻 escolher ao preencher formulários na terceira geração de jogos.
Shiny Pokémon apareceram no anime, incluindo os Gyarados vermelho acima mencionado e 💻 um Noctowl que o protagonista Ash Ketchum captura.
Um Butterfree rosa também foi destaque em um episódio da primeira temporada do 💻 anime, mas essa coloração alternativa não é a que aparece nos jogos eletrônicos subsequentes em que o recurso Shiny foi 💻 implementado.
Criação Pokémon é introduzido em Pokémon Gold e Silver.
Pokémon pode ser criado no jogo um Pokémon Day Care (育て屋, Sodateya?).
São 💻 negócios geralmente administrados por pessoas idosas ou casais, que aumentam os Pokémon dos treinadores por uma taxa.
Se dois Pokémon compatíveis 💻 forem deixados lá, eles produzirão um Pokémon Ovo (タマゴ, tamago?), que o treinador pode pegar gratuitamente.
Depois de ser carregado pelo 💻 treinador por alguma distância, o ovo chocará em um jovem Pokémon, geralmente do estágio mais baixo da linha evolutiva da 💻 mãe.
Alguns Pokémon têm pré-evoluções que geralmente só podem ser obtidas chocando-os de Ovos.
Conhecidos como "Pokémon bebê", esses Pokémon não conseguem 💻 se reproduzir, mas têm evoluções que podem criar Pokémon bebê.
Para a maioria dos Pokémon bebês introduzidos após Gold e Silver, 💻 o pai só pode produzir esses Pokémon quando segura um determinado item.[31]
Compatibilidade geralmente é restrito a um macho e uma 💻 fêmea.
Além disso, as espécies de Pokémon são atribuídas a Grupos de Ovo (タマゴグループ, Tamago Gurūpu?), determina como ganhar no casino online compatibilidade reprodutiva com 💻 outras espécies.
Pokémon podem pertencer a até dois Grupos de Ovos; para procriar, eles devem compartilhar pelo menos um Grupo de 💻 Ovos.
Quase todas as espécies de Pokémon, mesmo aquele macho ou sem gênero, são capazes de se reproduzir com a mudança 💻 de forma Pokémon Ditto.
O Ovo produzido renderá um filhote da linha evolutiva dos Pokémon que não são da Ditto.
Dois Ditto 💻 não podem se reproduzir para produzir outro Ditto.
Um grupo seleto de espécies não pode procriar, o que inclui todos os 💻 Pokémon Lendários, todos os Ultra Beasts, a maioria dos Pokémon Míticos, Nidorina e Nidoqueen (mas não Nidoran♀), Unown e todos 💻 "bêbes" Pokémon.
Isso é chamado de "Undiscovered" Egg Group.
Embora alguns Pokémon Lendários tenham sexo, eles ainda não podem se reproduzir.
Uma circunstância 💻 incomum envolve a relação dos Pokémon Mítico Manaphy e Phione; ambos podem procriar com Ditto para criar um ovo que 💻 eclode em Phione, mas Phione não evolui para Manaphy.
O próprio Manaphy é obtido a partir de um Ovo nos jogos 💻 Pokémon Ranger, mas nunca se reproduz para produzir outro Ovo Manaphy.
Pokémon nascidos de Ovos podem herda (遺伝, iden?) estatísticas de 💻 seus pais.
Três dos Pokémon valores individuais são herdados de um ou de outro de seus pais, e os outros três 💻 IVs são gerados aleatoriamente.[32]
Os movimentos também podem ser herdados através da criação.
Os movimentos com os quais um Pokémon recém-eclodido começa 💻 são divididos em três categorias: movimentos aprendidos, movimentos herdados e movimentos hereditários ou "Movimentos de Ovos".
Movimentos aprendidos são movimentos que 💻 o Pokémon teria naturalmente em seu nível inicial; movimentos herdados são aqueles que o Pokémon seria capaz de aprender em 💻 níveis posteriores ou através de TMs; e Movimento de Ovos (タマゴわざ, Tamago Waza?), herdadas do pai (ou dos pais que 💻 começam em Pokémon X e Y), são aquelas que o Pokémon não seria capaz de aprender normalmente.
O Pokémon pode aprender 💻 o movimento nesta ocasião, pois recebe o movimento de um pai de uma espécie diferente.
Ao nascer, os slots de movimentos 💻 dos jovens Pokémon são preenchidos com movimentos aprendidos.
No entanto, se houver movimentos herdados ou Movimentos de Ovos disponíveis para o 💻 Pokémon aprender, eles substituirão os movimentos aprendidos.[32][33]