Culturaplataforma de aposta staketodo esporteObjetivos
Ampliar o conhecimento sobre a cultura dos esportes.
Conhecer as relações do jogo com aspectos políticos, econômicos, midiáticos e sociais.
Aprender sobre as diferentes funçõesplataforma de aposta stakeeventos esportivos (jogadores, árbitros, técnicos etc.).
Este plano de aula se baseia na seguinte reportagem: Adrenalina - por que corremos riscos.
ConteúdosEsportes e jogos.
Manifestações culturais.
Anos6º e 7º.
Desenvolvimento1ª etapa
O primeiro passo é identificar um esporte para ser trabalhado - o importante é que ele faça parte do cotidiano da turma.
Inicie o diagnóstico com uma roda de conversa.
Pergunte: quais esportes conhecem? Quais praticam? Quais podem ser feitos na escola? Construa uma lista e eleja, junto com a classe, uma modalidade.
2ª etapa
Realize uma primeira prática do esporte de forma que os alunos possam vivenciar diferentes funções: jogador, árbitro, técnico etc.
Em seguida, reúna a turma para um pequeno debate, com o objetivo de levá-los a refletir sobre o jogo.
Quais as responsabilidadesplataforma de aposta stakecada papel? Quais os mais difíceis de executar? Quais as habilidades necessárias para cada função?3ª etapa
Hora de investigar a origem da modalidade,plataforma de aposta stakehistória e evolução.
Peça aos alunos uma pesquisaplataforma de aposta stakeenciclopédias e sites com baseplataforma de aposta stakeum roteiro mínimo: quem inventou o esporte? Onde e quando isso aconteceu? Em quais locais ele é popular? Que habilidades exige? Como evoluiuplataforma de aposta staketermos de regras e material esportivo?4ª etapa
Momento de retomar a prática - dessa vez, ampliada pela reflexão e pela pesquisa da turma.
Divida a classeplataforma de aposta stakequatro grupos, deixando a cargo de cada um uma etapa específica da organização: preparação do espaço e do material, explicação da atividade, mediação
dos desafios e conflitos e arrumação do material pós-aula.
Ressalte que o planejamento precisa ser feito levandoplataforma de aposta stakeconta que todos devem jogar e experimentar várias funções.
5ª etapa
Depois do jogo, proponha um novo debate, discutindo com a turma as dificuldades encontradas na realização das atividades.
Verifique, sobretudo, se a moçada entende e valoriza a importância do trabalhoplataforma de aposta stakegrupo e a necessidade de adaptação de espaços, materiais e regras para que todos possam participar dos jogos.
6ª etapa
Finalize com uma roda de conversa sobre a relação do esporte escolhido com o mundo ao seu redor.
De que forma ele impacta a sociedade, a política, o consumo, a mídia, a economia e a saúde? Uma sugestão é dividir novamente a classeplataforma de aposta stakegrupos, pedindo que cada um realize uma pesquisa sobre uma área.
Avaliação
Com base nas rodas de conversa, nas pesquisas e na participação nas atividades práticas, verifique o aprendizado, prestando atenção especialmente se cada um experimentou diferentes funções, se houve avanços entre o primeiro e o segundo momento de jogo, se as pesquisas trouxeram os principais conceitos e se eles impactaram a vivência do esporte.
Avalie ainda a seleção de fontes de informação (ensinar a pesquisar é, sim, tarefa do professor de Educação Física).
Em termos atitudinais, perceba se os estudantes escutam os outros nas rodas de conversa e se deixam os colegas falarem.