cartola fc esporte de rua na Rua Castro Alves em São Paulo, na Rua Marechal Floriano, número 10043 - "Non 🫦 pagador do Sr.C.C.
Silva", na avenida João Cardim (antiga Avenida Presidente Vargas), nº 10043.
José Manuel das Neves Teixeira (Mogadoresém, - Rio 🫦 de Janeiro, ) foi um general de exército brasileiro.
Como general da 1ª Região Militar de Engenharia e Agronomia (mais conhecido 🫦 por "Pavilhão do Norte") comandou o IVº Exército da União (futuro XIX), que havia entrado em conflito com o Império 🫦 Português (1822), que viria décadas depois a se tornar Império Brasileiro.
Filho de uma família
de fazendeiros, Teixeira era a terceira dos 🫦 três irmãos que se instalaram na região ao lado paterno de Domingos Ferreira da Silva e de D.
Maria Rodrigues Teixeira 🫦 Ferreira da Silva.
Fez o curso de Bacharel em Agronomia em 1901 e o curso de Major em 1904, após a 🫦 Revolução Farroupilha.
Ingressou no exército no ano de 1904 e ali alcançou a patente de tenente, sendo promovido à coronel, em 🫦 1908.
Foi colocado na reserva do Exército de Engenharia das Agulhas Negras, em Belém, sendo comandado pelo general Paulo de Almeida 🫦 Lobo.
Durante o cerco a Pernambuco em 1909 Teixeira
foi ferido em combate e levado para Campo de Conha.
No final da época 🫦 do conflito que se estendeu do ano de 1909 até 1912, devido a guerra, foi transferido para a fazenda Campo 🫦 Grande em São João do Cariri.
Ao voltar de uma viagem de estudos e estudo na Argentina, Teixeira teve a oportunidade 🫦 de conhecer dois oficiais do 4º e 9º Exército Português, o general Manuel Maria Barreto e o tenente Gen.
Joaquim Nunes 🫦 da Silveira Brito, o que o convenceu a retornar ao Brasil em 1912.
No final do ano de 1912, os soldados 🫦 franceses entraram na
província Cisplatina.
Entre 1920 e 1932 Teixeira foi encarregado dos trabalhos de reorganização dos primeiros soldados brasileiros e fez 🫦 parte da comissão preparatória para o conflito.
Foi promovido a alferes em 31 de agosto de 1932.
Em 1º de janeiro de 🫦 1933 foi transferido para a reserva do Exército do Estado da Guanabara.
No ano seguinte, passou a comandar a 1ª Região 🫦 Militar de Engenharia e Agronomia (mais conhecido por "Pavilhão do Sul") em Marechal Hermes da Fonseca (1797 até como jogar baccarat morte).
Em 🫦 1939 Teixeira foi destacado em seu estudo de artilharia no Real Instituto Militar de Guerra como comandante
do 9º Exército do 🫦 Estado, em Campo Grande.
No início da Segunda Guerra Mundial, foi encarregado do Grupo M do Exército de Engenharia e Agronomia 🫦 do Rio de Janeiro, em resposta ao ataque aéreo sofrido durante a Batalha de Guararapes, quando os elementos dos 9º 🫦 e do 18º Exércitos (incluindo os aviadores) de Marial da Arábia (513 mortos e 690 feridos) e a Legião Estrangeira 🫦 Francesa (1754), ficaram fora do controle do restante do exército brasileiro (15 mortos e 663 feridos).
Nos últimos anos (1942-1943 quando 🫦 retornou), foi membro do conselho de pessoal do Ministério da Aeronáutica, da Fundação Getúlio
Vargas, e foi chefe do departamento de 🫦 estudos do programa do Instituto da Amazônia.
Em 1944, foi nomeado diretor-geral da Escola Superior da Viação Aérea (Escoválvã), da Fundação 🫦 Getúlio Vargas, e do Instituto de Pesquisas Policiais, Engenharia Aeronáutica (atual Instituto da Aeronáutica).
Foi Secretário Nacional da Marinha no governo 🫦 Juscelino Kubitschek.
Em 12 de março de 1955 foi nomeado secretário-geral da Escola Superior da Força Aérea (Escoválvã) em substituição a 🫦 Helder Câmara Pestana.
Foi nomeado ministro da Aeronáutica em 8 de julho de 1959 e o primeiro ministro da Aeronáutica, em 🫦 19 de maio de 1954.
Entre fevereiro de 1957
e dezembro de 1959 foi Ministro da Educação do presidente Jânio Quadros e 🫦 do governador Artur da Costa (que se tornaria presidente da República) e, nos primeiros dois anos da presidência, foi Secretário-Geral 🫦 adjunto de Transportes do governo Juscelino Kubitschek, secretário-geral (que, por razões de saúde, ficou muito próximo do vice-presidente) da Petrobrás, 🫦 secretário-geral e representante do presidente.
Em 15 de novembro de 1961 é nomeado secretário-geral da Indústria e Comércio e, a pedido 🫦 de Juscelino Kubitschek, foi nomeado interventor federal no estado do Rio de Janeiro.
Entre junho e julho de 1961 foi presidente 🫦 da Câmara de Comércio do
governo Jânio Quadros.
Em outubro de 1961 foi eleito deputado federal pelo PTB.
Morreu de ataque cardíaco na 🫦 noite de 26 de fevereiro de 2013, em decorrência de uma hemorragia arterial súbita (derrames cerebrais).
Em 20 de outubro de 🫦 2011, o senador José Sarney nomeou Teixeira como o governador do Estado do Rio de Janeiro.
Teixeira assumiu o cargo apenas 🫦 em 5 de novembro de 2011.
Para comandar o Estado, Teixeira teve de enfrentar o primeiro debate público da história do 🫦 estado, o ex-governador fluminense Augusto da Silveira.
Em novembro de 2011, o candidato do PT ao governo de José
Sarney, Fernando Collor, 🫦 se manifestou em apoio