Nota: Para outros significados, veja Para outros significados, veja Natação (desambiguação)
Uma nadadora a praticar natação de recreação.
Natação é a capacidade 👌 do homem e de outros seres vivos de se deslocarem através de movimentos efetuados no meio líquido, geralmente sem ajuda 👌 artificial.
A natação é uma atividade física que pode ser, de maneira simultânea, útil e recreativa.
As suas principais utilizações são recreativas, 👌 balneares, pesca, exercício e desporto.
O registro mais antigo sobre a natação remonta a pinturas rupestres datadas de há cerca de 👌 7000 anos.
As referências escritas remontam a 2000 a.C.
Algumas das primeiras referências estão incluídas em obras históricas como a Epopeia de 👌 Gilgamesh, a Ilíada, a Odisseia, a Bíblia (Ezequiel 47:5, Atos 27:42, Isaías 25:11), Beowulf, e outras sagas.
No ano de 1538, 👌 Nikolaus Wynmann, um professor alemão de linguística, escreveu o primeiro livro sobre natação, "O Nadador ou o diálogo sobre a 👌 arte de Nadar" (Der Schwimmer oder ein Zwiegespräch über die Schwimmkunst) A natação de competição começou na Europa por volta 👌 do ano de 1800, na curso de punter esportivo maioria utilizando o estilo bruços.
Posteriormente, em 1873, John Arthur Trudgen, apresentou o estilo Trudgen, 👌 após ter copiado o estilo crawl usado pelos Índios Nativos Norte-americanos, criando uma ligeira variante do mesmo.
Devido ao repúdio dos 👌 britânicos pelos salpicos, Trudgen empregou a pernada de bruços no lugar do batimento de pernas convencional do estilo crawl.
A natação 👌 fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896, em Atenas.
Finalmente em 1902 Richard Cavill introduziu o estilo 👌 crawl e em 1908, foi fundada a Federação Internacional de Natação (FINA).
O estilo mariposa foi desenvolvido na década de 1930, 👌 que no início surgiu como uma variante do estilo de bruços, até que foi aceita como um estilo distinto, em 👌 1952.
Diversos animais possuem a capacidade de nadar por instinto, como é o caso do ser humano.
Nos mamíferos, esta natação por 👌 instinto tem o nome de "Natação Padrão".
Este tipo de natação define-se por ser executada com a cabeça fora de água, 👌 batimentos dianteiros dos braços (patas anteriores) com um ângulo próximo dos 90 graus e pernas (patas posteriores) em leve flexão 👌 (realizando um movimento parecido com o pedalar).
Este modo de nadar é vulgarmente conhecido por "nadar à cão".
Como atividade recreativa, a 👌 natação é muito difundida.
Muitos nadadores entram na água apenas para se divertir, tanto em piscinas artificiais como nos mares, lagos 👌 e rios.
Embora os estilos de natação também sejam utilizados no lazer, é muito comum que os nadadores recreativos utilizem estilos 👌 menos técnicos, geralmente mantendo a cabeça fora de água.
Existem seis modalidades/disciplinas distintas na especialidade de natação:
Entre estas, a natação pura, 👌 o polo aquático e a natação de águas abertas possuem a categoria Masters.
Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações 👌 do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes trazendo ótimos benefícios para o organismo 👌 e benefícios a saúde, ajudando a melhorar a coordenação motora, além de ser recomendada para pessoas com problemas respiratórios, como 👌 por exemplo a asma,[1] também é a única actividade física indicada para menores de 3 anos.
Outros projetos Wikimedia também contêm 👌 material sobre este tema: Definições no Wikcionário Citações no Wikiquote Categoria no CommonsReferências