Nota: Se procura o jogo de origem alemã, veja Se procura o jogo de origem alemã, veja Bolão (esporte)
Bolão é uma modalidade de aposta, inoficiosa na maioria dos casos, que pode ocorrer de duas formas - numa, vários apostadores se juntam para adquirir uma série de cartões de apostas, aumentando assim a probabilidade de acertos, e com posterior divisão dos prêmios;[1] e a variante popular, que é a de apostar no resultado de um evento futuro, em geral esportivo como os gols de uma partida de futebol.
Bolão de apostas [ editar | editar código-fonte ]
Este tipo de "bolão" é bastante difundido no Brasil, tendo sido incorporado informalmente pelas casas lotéricas como forma de vender mais bilhetes de concursos como a Mega-Sena - neste último caso tornado bastante conhecido no início de 2010, quando um grupo de apostadores do Rio Grande do Sul deixou de ganhar um prêmio recorde da loteria quando a funcionária do estabelecimento deixou de registrar os números no sistema operado pela Caixa Econômica Federal, ensejando a abertura de inquérito policial[2] e uma declaração oficial da entidade financeira negando apoio a este tipo de prática das lotéricas credenciadas.[3][4]
Bolão de prognóstico [ editar | editar código-fonte ]
Modalidade bastante difundida, sobretudo nos países hispânicos, quando recebe o nome de polla (hispanificação da palavra inglesa poll - que pode ser traduzida como apuração de votos)[5], chegando a ser institucionalizada em alguns lugares, como no Chile, em que os prognósticos são feitos por uma empresa governamental.[6]
Neste caso, as apostas são recolhidas individualmente, e cada apostador indica qual o resultado em um evento futuro, que podem ir do placar de uma partida desportiva ao número de votos de um candidato numa eleição.
Também ocorre no caso de um campeonato, em que se aposta quais equipes passarão para uma fase seguinte.[7]
Este modelo de bolão é muito utilizado no Brasil em especial na Copa do Mundo de Futebol da FIFA.
Diversos grupos de amigos, colegas de trabalho, familiares se organizam para fazer os prognósticos dos resultados dos jogos da competição através de sites e aplicativos de celular.[8]
Aposta desportiva é uma aposta feita sobre um evento desportivo.
Uma aposta é um contrato entre a casa de apostas e o apostador que coloca um certo dinheiro na previsão de um resultado, a um certo preço (Odd, ou inverso da probabilidade)
Se a previsão estiver certa, o Apostador recebe o dinheiro que apostou mais o lucro dessa aposta que é calculado de acordo com a Odd[1] à qual apostou.
Lucro de uma Aposta [ editar | editar código-fonte ]
Se a previsão estiver errada, a casa de apostas fica com o dinheiro que o apostador apostou.
Se a previsão estiver certa, o apostador ganha o dinheiro que apostou mais o valor do lucro:
L u c r o = V a l o r A p o s t a d o × ( O d d − 1 ) {\displaystyle Lucro=ValorApostado\times (Odd-1)}
Aprendizado de máquina em apostas esportivas [ editar | editar código-fonte ]
Os modelos de aprendizado de máquina podem fazer previsões em tempo real com base em dados de várias fontes sem sentido, como desempenho do jogador, clima, sentimento dos fãs etc.
Alguns modelos mostraram uma precisão um pouco maior do que os especialistas do domínio.
[2] Esses modelos exigem uma grande quantidade de dados comparáveis e bem organizados antes da análise, o que os torna particularmente adequados para prever o resultado de partidas de esports, onde grandes quantidades de dados bem estruturados estão disponíveis.[3]Referências