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Final Fantasy VI (ファイナルファンタジーVI, Fainaru Fantajī Shikkusu?) é um jogo eletrônico de RPG desenvolvido e publicado pela SquareSoft para o🏧 Super Nintendo Entertainment System.

Lançado em 1994, é o sexto título principal da série Final Fantasy.

Se passando em um mundo fantástico🏧 com uma tecnologia equivalente da Segunda Revolução Industrial, a história se foca em um grupo de rebeldes que procuram derrubar🏧 uma ditadura imperial.

O jogo possui catorze personagens principais jogáveis, o maior número dentre os jogos principais da série.

O jogo ficou🏧 conhecido como Final Fantasy III quando foi lançado pela primeira vez na América do Norte, já que o Final Fantasy🏧 III original e Final Fantasy V nunca foram lançados fora do Japão.

Entretanto, a maioria dos relançamentos posteriores utiliza o título🏧 original.

VI foi o primeiro jogo da série a ser dirigido por alguém diferente que o criador Hironobu Sakaguchi, com o🏧 cargo sendo preenchido por Yoshinori Kitase e Hiroyuki Ito.

O veterano da franquia Yoshitaka Amano retornou como desenhista de personagens, assim🏧 como o compositor Nobuo Uematsu.

Suas versões para Super Nintendo e PlayStation venderam mais de 3,48 milhões de cópias mundialmente, além🏧 de mais 750 mil como parte da japonesa Final Fantasy Collection e da norte-americana Final Fantasy Anthology.

VI também recebeu diversos🏧 prêmios desde seu lançamento.

O jogo após o seu lançamento foi aclamado pela crítica especializada, sendo considerado como um marco para🏧 o gênero RPG, um dos melhores games de todos os tempos e ganhando o status de culto tanto para os🏧 RPGs quanto para o mundo dos games em geral.

Uma batalha contra Atma Weapon na versão de SNES de Final Fantasy🏧 VI.

O jogo marca o primeiro aparecimento desse inimigo na série ( Atma Weapon foi traduzido como Ultima Weapon ou Ultimate🏧 Weapon em outras versões do jogo e em outros jogos da série).

Como os outros da série, Final Fantasy VI é🏧 dividido em 4 cenários: mapa, cidades, calabouços e batalhas.

No mapa, se guiam os personagens até os locais dos eventos.

Há 4🏧 maneiras de viajar: a pé (única forma de encontrar monstros para batalhar), chocobo, navio e aeronave (conhecido como airship na🏧 série).

Em cidades normais, há uma pousada (Inn), na qual se dorme e pode-se recuperar os danos de batalha; lojas de🏧 equipamentos, onde vendem equipamentos de defesa (escudos, capacetes e armaduras), de armas (diversas, como espada, lança e garra) e acessórios🏧 (relíquias com variados efeitos para as habilidades dos personagens), e uma "drogaria", com poções, tinturas e curativos em geral.

Em todas🏧 as cidades há pessoas que passam informações e rumores.

Dungeons podem ser esgotos, cavernas, florestas ou construções habitados por monstros e🏧 baús com itens geralmente não achados em lojas.

Algumas dungeons exigem divisão em 2 ou 3 grupos para resolver quebra-cabeças.

Em batalha🏧 há um sistema de menus, com as opções Fight (ataque), Item, Magic (usar magia) e uma habilidade única.

As batalhas rodam🏧 num sistema pseudo-tempo real chamado Active Time Battle, no qual todos os envolvidos esperam um tempo para atacar (o jogador🏧 tem barrinhas demonstrando o tempo).

Após as batalhas, os personagens ganham experiência (que eleva o nível), dinheiro e, às vezes, itens.

Há🏧 uma diferença para outros jogos do gênero: pode-se escolher um personagem para aparecer na tela de mapa/cidade entre todos os🏧 do grupo corrente; em outros jogos, o personagem que aparece não pode ser alterado ou todos os personagens aparecem caminhando🏧 em fila indiana.

Os grupos têm 4 personagens, que podem ser substituídos em uma cidade em certo ponto, e na aeronave🏧 na maior parte do tempo.

Os personagens, ao atacar com baixa saúde, podem desferir Limit Break (desperation attacks), técnicas únicas e🏧 poderosas ao invés de um ataque normal.

Só dois personagens usam magias no começo do jogo, mas a maior parte deles🏧 pode aprender utilizando-se de Magicite, restos mortais de Espers.

Magicite é usado também para a conjurar monstros.

Os personagens podem se equipar🏧 com armas, escudos, capacetes, armaduras e relíquias.

O jogo geralmente dura de 35-45 horas, embora grande parte deste tempo consista de🏧 aventuras opcionais.

Mil anos antes do início do jogo, houvera a guerra dos Magi (War Magi), na qual três deusas tornaram🏧 os humanos seres mágicos chamados Espers (criaturas como fadas, sátiros e unicórnios).

Vendo o dano que faziam, as deusas libertaram os🏧 Espers e se tranformaram em estátuas.

Ao fim da guerra, vendo as grandes diferenças, os Espers se fecham em um mundo🏧 próprio, isolando-se completamente do mundo dos homens.

Com isso, a magia é abolida do mundo e a humanidade se vê com🏧 a necessidade de voltar seus olhos para a tecnologia novamente.

O planeta se reconstruiu, o homem redescobriu a pólvora e as🏧 máquinas a vapor.

No tempo presente, o Império, uma potência maligna e emergente liderado pelo Imperador Gestahl e seus generais -🏧 Kefka Pallazzo, Celes Chere e Leo Cristophe - está tentando ressuscitar a magia, extraíndo o poder dos Espers.

Numa tentativa de🏧 invadir o mundo selado dos Espers, Gestahl encontra Terra, uma garota filha de uma humana e de um Esper chamado🏧 Maduin, com a capacidade de usar a magia.

Ele a cria no seio do Império e a escraviza para lutar em🏧 bet365 poker app legião.

Numa missão, ela consegue escapar do domínio que lhe era exercido com a ajuda do "caçador de tesouros", Locke,🏧 e se une aos rebeldes Returners.

Ao longo de suas lutas, os Returners testemunham inúmeras atrocidades cometidas por Kefka, general do🏧 Império, e conseguem aliados entre as vítimas de seus crimes (entre eles a ex-general Celes).

Após atacarem Espers na cidade de🏧 Thamasa, o mundo dos Espers passa a flutuar - e no Continente Flutuante, Kefka trai Gestahl, e usa o poder🏧 das três estátuas das deusas da magia para reconstruir o mundo à bet365 poker app imagem, conseguindo poderes divinos e isolando os🏧 heróis.

Um ano após tal incidente, o mundo perdeu as esperanças - Celes acorda numa ilha isolada, e passa a procurar🏧 os Returners sobreviventes, que partem para atacar o vilão em bet365 poker app gigantesca torre.

Entre parênteses, o nome em japonês.

Terra Branford (ティナ・ブランフォード🏧 Tina Buranfōdo | Tina) - Uma garota meio humana, meio Esper, capturada pelo Império quando invadiram o mundo dos Espers.

Seu🏧 poder especial é Trance (Transe) que a transforma em Esper, dobrando seus poderes mágico e físico.

Locke Cole (ロック・コール Rokku Kōru)🏧 - Ladrão (embora ele prefira o termo "caçador de tesouros") que freqüentemente ajuda os Returners.

Sua habilidade é Steal (Roubar), que🏧 é a tentativa de tirar um objeto do inimigo (com uma certa relíquia vira "Capture", atacando enquanto rouba).

Edgar Roni Figaro🏧 (エドガー・ロニ・フィガロ Edogā roni Figaro) - O jovem rei de Figaro, Edgar fez uma aliança com o Império, mas ajuda secretamente🏧 os Returners.

Sua habilidade é Tools (Ferramentas), que permite o uso de aparatos como a besta e a serra elétrica.

Sabin Rene🏧 Figaro (マッシュ・レネ・フィガロ Masshu rene Figaro | Mash) - Irmão gêmeo de Edgar, Sabin abandonou Figaro após a morte do pai🏧 e encontrou refúgio num dojo de artes marciais.

Sua habilidade é o Blitz, que gera golpes poderosos a partir de combinações🏧 de teclas.

Shadow (シャドウ Shadō) - Um mercenário ninja, especializado em assassinatos e sempre acompanhado do seu cão, Interceptor.

Sempre com comportamento🏧 frio, ele nunca revela nada do seu passado.

A habilidade de Shadow é Throw (Arremesso), que consiste em arremessar itens e🏧 armas (como a shuriken ou espadas) nos inimigos.

Celes Chere (セリス・シェール Serisu Shēru) - Uma ex-general do Império, presa por questionar🏧 as políticas imperiais.

Quando criança, recebe transfusão de magia Esper por meio Magitek.

A habilidade de Celes é a Runic (Rúnica), que🏧 absorve magias através de certas espadas, anulando seu efeito e absorvendo o total de MP.

Cyan Garamonde (カイエン・ガラモンド Kaien Garamondo |🏧 Cayenne) - um guerreiro do reino de Doma, e o único sobrevivente do envenenamento do castelo.

A habilidade de Cyan é🏧 Bushido, poderosos golpes de espada (embora os mais fortes demorem a serem ativados).

Gau (ガウ Gau) - Uma criança abandonada pelo🏧 pai, numa terra cheia de monstros conhecida como Veldt.

A habilidade de Gau é o Rage (Fúria), que consiste em imitar🏧 o padrão de ataque dos monstros encontrados visitando a Veldt.

Setzer Gabbiani (セッツァー・ギャビアーニ Settsā Gyabiāni) - Um jogador mulherengo, Setzer viaja🏧 o mundo em bet365 poker app aeronave sonhando com seu amor perdido, Daryl.

Sua habilidade é o Slot (Caça-níquel), que imita um caça-níqueis,🏧 causando diversos efeitos.

Pode se tornar GP Rain (ぜになげ Zeninage), que causa danos reduzindo o dinheiro do grupo.

Mog (モグ Mog) -🏧 Um moogle falante, e mascote não-oficial do jogo.

A habilidade de Mog é Dance (Dança), diversas danças mágicas aprendidas em diferentes🏧 terrenos.

Strago Magus (ストラゴス・マゴス Sutoragosu Magosu | Stragus) - Um mago idoso, Strago é descendente dos guerreiros da Guerra dos Magi.

Sua🏧 habilidade é Lore (Conhecimento), que permite o aprendizado de ataques inimigos e utilização dos mesmos (também conhecida como Blue Magic).

Relm🏧 Arrowny (リルム・アローニィ Rirumu Arōnī) - A neta de Strago, Relm é uma artista de habilidade.

Seu poder é o Sketch (Desenho),🏧 que reproduz um ataque do monstro-alvo.

Com uma relíquia, o comando torna-se Control (Controle), que controla o inimigo e lhe permite🏧 usar seus ataques.

Gogo (ゴゴ Gogo) - Um misterioso mímico encontrado em uma ilha distante.

A habilidade de Gogo é Mimic (Mímica),🏧 copiar o último comando usado por qualquer aliado (embora possa equipá-lo com todos as habilidades alheias, exceto o Trance).

Umaro (ウーマロ🏧 Umaro) - Um yeti (ou sasquatch) vivendo em Narshe.

Umaro não pode ser controlado (ele ataca sozinho).

Ele pode utilizar alguns ataques🏧 diferentes com o uso de relíquias específicas.

Além desses 14 jogáveis, há também coadjuvantes como Gestahl Gastra, líder do Império; Kefka🏧 Palazzo, o principal general do império (que em certo ponto trai Gestahl e vira um semideus); Leo Cristophe, outro general🏧 imperial, respeitado por todos; Cid del Norte Marguez, principal cientista do Império; e Banon, líder dos Returners.

Na versão em língua🏧 inglesa, houve mudanças.

A mais óbvia foi a mudança de título, já que era apenas o terceiro Final Fantasy fora do🏧 Japão.

Nomes foram mudados tanto por restrição de espaço (Stragos-Strago; Phoenix Down-Fenix Down) quanto por diferenças culturais (o nome japonês de🏧 Terra, Tina, é exótico para japoneses, mas comum para americanos), mas com pequenos erros de tradução (o nome Biggs, em🏧 referência ao personagem de Star Wars Biggs Darklighter, virou Vicks).

Alterações foram feitas a pedido da Nintendo of America, eliminando traços🏧 de nudez, profanidade e referências ao fumo (fumaça saindo de casas apagada, estabelecimentos Pub virando Café) e religiosas (a magia🏧 Holy, sagrado, virou Pearl, pérola).

A versão de PlayStation parte da censura e altera alguns nomes.

Yoshitaka Amano, colaborador habitual da série🏧 Final Fantasy, fez os desenhos-base para a conversão no jogo.

Algumas mudanças foram feitas, como o cabelo de Terra se tornar🏧 verde ao invés de loiro.

No PlayStation, há cenas de vídeo em 3D inspirados nos desenhos conceituais ao invés dos do🏧 jogo.

O jogo faz bastante uso dos gráficos Mode 7 do Super NES, que dão uma perspectiva de três dimensões, ao🏧 invés das duas dimensões real.

Nobuo Uematsu, que fizera a música dos outros jogos da série, retornou.

A música de FFVI, com🏧 músicas diferentes para cada lugar, personagem e batalhas, é considerada uma obra-prima, e um CD triplo sob nome Final Fantasy🏧 VI Original Soundtrack[1] foi bem vendido no Japão.

Um dos momentos mais célebres do jogo está na ópera "Aria di Mezzo🏧 Carattere" (italiano: "Ária do meio personagem"), interpretada no jogo pela personagem Celes Chere.

Devido às limitações sonoras do SNES, há uma🏧 imitação de um vocal acompanhando a melodia.

No CD Final Fantasy VI Grand Finale há uma versão orquestrada, com letras em🏧 italiano (amostra).

Na versão do jogo para PlayStation, a ária é mostrada em um vídeo em 3D.

A série Orchestral Game Concerts🏧 inclui uma versão estendida da aria.

3 álbuns foram feitos com a trilha:

Final Fantasy VI Original Sound Version, versões originais (lançado🏧 nos EUA, sob encomendas de correio, como Kefka's Domain) Final Fantasy VI Grand Finale, tocado pela Orchestra Synfonica di Milano.

Final🏧 Fantasy VI Piano Collections, versões ao piano

A banda instrumental Japonesa The black Mages de Nobuo Uematsu remixou várias trilhas sonoras🏧 de videogame, inclusive quatro de Final Fantasy VI.

Em 19 de fevereiro de 2003 a DigiCube lançou o disco The Black🏧 Mages no qual há versões remixadas de: Battle Theme a qual é tocada sempre que há um encontro de batalha;🏧 The Decisive Battle que é tocada quando há uma batalha com inimigos mais poderosos (chefes) ; e Dancing Mad, o🏧 tema do chefe final, Kefka Pallazzo.

Em 19 de março de 2008, a Dog Ear Records de Nobuo Uematsu lançou o🏧 Disco The Black Mages III: Darkness and Starlight, no qual há uma versão feita em Ópera Rock Japonesa da ópera🏧 motrada no jogo, a qual é bem mais extensa que a Ária de Mezzo Carattere, tendo 15:32 minutos,(aliás Darkness and🏧 Starlight seria o nome da própria Ópera do jogo).

Final Fantasy VI vendeu 3,42 milhões de cópias [2], das quais 2,55🏧 milhões no Japão, e em torno de 610 mil nos EUA.

Fora elogiado pela crítica tanto no lançamento para SNES como🏧 no relançamento do PlayStation.

Final Fantasy Anthology, que junta FFVI e FFV, vendeu aproximadamente 364,000 cópias.

O site de crítica e análise🏧 de jogos de várias plataformas IGN, fez uma lista dos "100 melhores RPG´s de todos os tempos" (Top 100 RPGs🏧 of All Time), e FFVI ficou na posição de número 2, à frente de jogos consagrados do gênero e de🏧 outros da série Final Fantasy, como Tactics (posição 18), IV (posição 22), XII (posição 31), IX (posição 40), VII (posição🏧 52) e I (posição 83).[1]

No Top 100 Jogos de SNES de Todos os Tempos, feito pela IGN em 2011, o🏧 jogo aparece na quarta posição do ranking.[2]

A versão para PlayStation mantém os gráficos e músicas, corrige alguns erros de tradução🏧 e defeitos da versão do Super NES, e inclui vídeos com animação em computadorizada, bem como um bestiário e uma🏧 galeria de arte, revelados à medida que o jogador progride.

No Japão foi lançado primeiro individualmente em 1998, depois com FFIV🏧 e FFV em Final Fantasy Collection, e nos EUA com FFV em Final Fantasy Anthology, ambos em 1999.

Na Europa e🏧 Austrália, por não ter sido lançado no SNES, foi lançado individualmente em 2002.

Game Boy Advance [ editar | editar código-fonte🏧 ]

Seguindo Final Fantasy I & II: Dawn of Souls (que inclui os 2 primeiros capítulos da saga), Final Fantasy IV🏧 e Final Fantasy V Advance, FFVI recebeu a versão Final Fantasy VI Advance, lançada em Novembro de 2006 no Japão🏧 e a ser lançada em Fevereiro de 2007 nos EUA.

Como extras foram incluídos 4 novos Espers (Gilgamesh, Cactuar, Leviathan, e🏧 Diablos; o primeiro é um personagem recorrente da série surgido em Final Fantasy V, e o último vem de FFVIII)🏧 além de equipamentos, uma nova tradução e um calabouço a ser explorado por três grupos.

A versão original do Super Nintendo🏧 relançada para Wii Virtual Console em 15 de março de 2011 no Japão, nos países dos sistema PAL em 18🏧 março de 2011, e nos EUA em 30 junho de 2011.

O jogo foi lançado em alguns locais com o primeiro🏧 título Final Fantasy III

Final Fantasy VI foi relançado no Japão como um Clássico do PS1 em 20 de abril de🏧 2011, na Europa e Austrália em 2 de junho de 2011, e nos EUA a 6 de dezembro de 2011.

Final🏧 Fantasy VI foi novamente relançado para dispositivos móveis Android e iOS, 6 de Fevereiro de 2014 para iOS e 8🏧 de dezembro de 2014 para Android, ambos sendo ports da versão de PS1.

Além do enredo típico, FF6 tem de similar🏧 com outros Final Fantasy:

Final Fantasy VI: The Interative CG Game (também conhecido como Final Fantasy SGI demo, ou Final Fantasy🏧 x - do qual não está em nada relacionado ao décimo jogo da franquia, Final Fantasy X) foi uma breve🏧 demonstração da produtura Square usando os personagens e estilo do Final Fantasy VI original.

Produzido usando o chip Silicon Graphics, Inc.

(SGI),🏧 presente no Nintendo 64, foi uma demonstração das capacidades 3D do console.

A demonstração mostrava Terra, Locke e Shadow lutando contra🏧 um inimigo no jogo.

Era controlado por gestos no mouse, por exemplo: movendo o cursor na forma de uma estrela invocaria🏧 (do inglês, summon) um dragão para atacar.

Em abril de 2010, o produtor da Square Enix, Shinji Hashimoto, cogitou o desenvolvimento🏧 de um remake de Final Fantasy VI para Nintendo DS, mas disse que o projeto encontra-se em fase de "indecisão"🏧 por conta de "problemas técnicos".[3]

Dissidia: Final Fantasy é um jogo de ação produzido pela Square e que conta com vários🏧 personagens da série num conflito gerado pelo deus Chaus, deus da discórdia, quando tenta obter controle do mundo dos respectivos🏧 personagens.

Os personagens controláveis são personagens da série Final Fantasy, indo desde Warrior of Light de Final Fantasy a Shantoto de🏧 Final Fantasy XI, passando por Zidane Final Fantasy IX, Cecil Harvey Final Fantasy IV e Onion Knight do Final Fantasy🏧 III original.

Os personagens de Final Fantasy VI são:

Terra Branford como heroína, interpretada por Yukari Fukui no Japão e Natalie Lander🏧 nos EUA;

Kefka Palazzo como vilão, interpretado por Shigeru Chiba no Japão e Dave Winttenberg nos EUA.

Dissidia: Final Fantasy possui duas🏧 versões lançadas com exclusividade para PSP.

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