sao carlos agora esporte.
João Soares Lopes de Moura (Caxambu, 16 de Agosto de 1926 - Rio de Janeiro, 1 de 0️⃣ Dezembro de 2010) foi um engenheiro agrícola, professor catedrático e político brasileiro.
Fundador e Secretário do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e 0️⃣ vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Guanabara (ALERJ).
Durante o mandato do governador do estado, foi secretário estadual dos Assuntos 0️⃣ Municipais e prefeito de Cabo Frio.
Exerceu ainda, durante esse período, o cargo de vice-presidente do Estado de Minas Gerais.
Filho de 0️⃣ José Coelho de Moura e de Matilde Soares de Moura.
Iniciou no seu estudos agrícolas
no Colégio Militar do Realengo, atual município 0️⃣ do Rio de Janeiro, ingressando no curso de Engenharia Civil no ano de 1951.
No ano de 1952, foi para o 0️⃣ Piauí, onde formou-se engenheiro agronômico, no qual defendeu a tese sobre a viabilidade de um sistema de irrigação e de 0️⃣ esgotamento sanitário em áreas alagadas e semi-úmidas.
Com o auxílio do deputado federal José Eduardo Ribeiro, da coligação do Movimento Democrático 0️⃣ Brasileiro e do Partido Social Democrático, integrou a comissão formada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
De volta ao Piauí 0️⃣ em 1954, no contexto da Revolução de 1930, filiou-se aos
verdes revolucionários e participou do movimento sindical.
Em novembro de 1930, elegeu-se 0️⃣ deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), tendo exercido também o cargo de vice-presidente estadual da Assembleia Legislativa do Estado 0️⃣ (ALERJ).
Ocupou o cargo até março de 1931, ao se desincompatibilizar, em razão do afastamento do então presidente do partido, Luís 0️⃣ Augusto de França, de candidatar-se à presidência da república, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).
No segundo mês do mandato de deputado 0️⃣ federal, em dezembro de 1935, foi escolhido pelo governador Eduardo Azeredo para ser ministro, e designado em outubro, por Azeredo.
Neste 0️⃣ período, foi presidente do Conselho
Municipal de Cabo Frio.
Nessa função, também integrou o Conselho Regional de Turismo do Rio de Janeiro 0️⃣ e visitou vários estados da região, incluindo o estado de São Paulo.
Também presidiu à Frente Parlamentar de Representação das Pessoas 0️⃣ na Câmara de Vereadores (FPRE-RJ) de 1943 a 1946, quando a ALERJ integrou a Comissão da Verdade e Reconciliação.
No final 0️⃣ da Segunda Guerra Mundial, participou da Campanha do Nordeste, da Guerra do Paraguai e da Guerra da Coreia, também no 0️⃣ âmbito de planejamento.
Também trabalhou sob o regime do Estado Novo, assumindo as funções administrativas do distrito de Volta Redonda, noRio 0️⃣ de Janeiro.
Além disso, em 1951 integrou a direção do Serviço Geológico do Exército (SGE) - Exército Geológico, com sede no 0️⃣ Distrito Federal.
Tornou-se advogado de direito privado aos anos 40, ano em que ingressou na carreira diplomática.
Em 1958, ingressou no serviço 0️⃣ diplomático junto à Embaixada do Brasil na África do Sul, em substituição ao professor João Soares Lopes de Moura, que, 0️⃣ por razões políticas e ideológicas, recusou-se assumir o cargo.
Em 1961, assumiu a embaixada brasileira no Panamá, cargo que exerceu até 0️⃣ dezembro de 1962, quando foi substituído pelo embaixador Paulo Sérgio Lima.
No mesmo ano, também
foi embaixador em Nova Iorque, junto ao 0️⃣ secretário-geral da Cruz Vermelha, Joseph Lazarini.
Em junho de 1964 foi chamado pela primeira vez à capital do governo brasileira sobre 0️⃣ a missão diplomática inter-juliar do cônsul italiano Mario Pololi num atentado aéreo no consulado francês.
Como delegado-presidente da Junta Consultiva do 0️⃣ Brasil em Londres, foi convidado a assumir a presidência da União Europeia entre 11 de abril de 1968 e 22 0️⃣ de março de 1970.
Este período coincidiu com o aniversário da independência do Brasil e ficou marcado ainda mais por ações 0️⃣ militares e políticas de apoio a movimentos de libertação nacional,
como os ocorridos no Golpe Militar de 1964.
Em 1970, assumiu, junto 0️⃣ ao general Ernesto Geisel, a presidência nacional do Conselho de Segurança do Brasil - o segundo governo do período.
Já em 0️⃣ 1973 retornou ao Brasil, desta vez para assumir a Secretaria-Geral das Relações Exteriores do governo militar.
Regressou ao Brasil, porém, em 0️⃣ 1978, assumindo depois o cargo de diretor e primeiro-ministro da Casa Civil.
Em 1980, foi nomeado ministro do Interior e Segurança 0️⃣ Social no governo João Figueiredo.
Em 1981, foi nomeado Ministro do Superior Tribunal de Justiça para investigar a morte do deputado 0️⃣ federal Eduardo Azeredo.Em
1992, foi nomeado primeiro-secretário do Interior e Segurança, cargo que acumulou desde então com o de Presidente das 0️⃣ Conferências do Colégio Militar do Realengo.
Eleito por aclamação popular, assumiu o governo do Estado, em 1995, ano em que foi 0️⃣ reeleito.
Na eleição Neves em 2014, foi reeleito com 94,87% dos votos válidos.
Também, recebeu em 2014 a Medalha Anchieta do Rio 0️⃣ de Janeiro, outorgada pelos relevantes serviços prestados no Brasil.
João Soares Lopes de Moura faleceu em 1 de Dezembro de 2010, 0️⃣ em decorrência de uma doença que afe