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O jogo, portanto, requer a presença de três elementos: consideração (uma quantia apostada), risco (chance) e um prêmio.

[1] O resultado👍 da aposta geralmente é imediato, como um único lançamento de dados, um giro de uma roleta ou um cavalo cruzando👍 a linha de chegada, mas prazos mais longos também são comuns, permitindo apostas no resultado de uma futura competição esportiva.

ou👍 mesmo uma temporada esportiva inteira.

Os jogos de apostas são importante atividade comercial internacional, com o mercado legal de jogos de👍 azar totalizando cerca de 335 bilhões de dólares em 2009.[2]

Em alguns países, a atividade de jogo a dinheiro é legal.

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NOTAS E COMENTÁRIOS

Loteria esportiva - uma aplicação de teoria da decisão

Paulo Henrique Soto Costa

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro1.INTRODUÇÃO

A😊 loteria esportiva é um jogo de grande importância no Brasil.

Ela exerce um imenso fascínio sobre o brasileiro e arrecada atualmente😊 cerca de Cr$ 400 milhões por semana.

Este fascínio pode ser explicado por muitos fatores, entre os quais podemos citar:

a) o😊 fato de ela ser um jogo que envolve futebol, que, por si, já fascina o brasileiro;

b) a ilusão, de que😊 o sucesso depende do apostador: quando ele perde, a culpa é dele, que não soube marcar o cartão;

c) a ilusão😊 dos grandes prêmios em jogo: com apenas Cr$ 10,00, o apostador pode ganhar Cr$ 100 milhões.

Neste artigo pretendemos estudar o😊 problema da loteria esportiva como um problema de teoria da decisão, sugerindo uma estratégia racional para o apostador, que torne😊 o jogo mais favorável para ele.2.

ANÁLISE DE ALGUMAS ESTRATÉGIAS COMUNS

Vamos definir palpite do apostador como sendo jogo para ganhar dinheiro de verdade via pix escolha de uma😊 entre as três possibilidades que ele tem em um jogo: coluna um, coluna do meio e coluna dois.

Vamos definir aposta😊 do apostador em um teste da loteria esportiva como sendo um conjunto de 13 palpites, um para cada jogo.

Para simplicidade😊 de exposição, vamos supor que fosse possível fazer apenas uma aposta em um teste; assim, supomos que o apostador possa😊 marcar uma aposta em um cartão (sem palpites duplos ou triplos) e pagar Cr$ 5,00 (atualmente) por esta aposta.

Caso deseje😊 apostar mais, ele poderá fazer outras apostas, no mesmo cartão (através de palpites duplos e triplos) ou não.

Assim, nossa unidade😊 de trabalho é a aposta e não o cartão.

É comum encontrarmos apostadores com os mais diferentes métodos de apostar, entre😊 os quais podemos citar:1.

Estragégia A: marcar o cartão aleatoriamente, ou segundo um esquema preestabelecido, mas sem saber quais são os😊 jogos.2.

Estratégia B: escolher o palpite de cada jogo de acordo com o que se supõe ser o resultado mais provável😊 do jogo.3.

Estratégia C: escolher, para alguns jogos, o palpite correspondente ao resultado mais provável, e, para os outros, o menos😊 provável.

Entre os parâmetros fundamentais da teoria da decisão, podemos citar:

a) as conseqüências monetárias de uma decisão, que são as quantias😊 que se pode ganhar ou perder em função desta decisão;

b) as probabilidades associadas a essas conseqüências.

No caso específico de loteria😊 esportiva, será necessário estimar a probabilidade de uma aposta ser vencedora (fazer 13 pontos), e também o prêmio que cabe😊 a uma aposta, caso ela seja vencedora (função do número de apostas vencedoras do teste).

Analisando as três estratégias, temos:1.

Estratégia A:😊 neste caso, já que há ausência total de informação sobre os jogos, a probabilidade de a aposta ser vencedora é😊 π = 1/1.594.

323 , já que existem 1.594.

323 resultados possíveis para o teste.

O número de apostas vencedoras do teste, n,😊 será 1/1.594.

323 vezes o número total de apostas feitas no teste, N, ou seja:

Chamando de p o preço de uma😊 aposta (atualmente p = 5), e de f a fração da arrecadação que é distribuída entre os acertadores (atualmente f😊 = 0,3150), o "rateio" de um teste, r, que é o dinheiro total a ser distribuído entre os acertadores, é😊 dado por:r = f P N

E o prêmio da nossa aposta será:1,S94 323

p = f P N x = f😊 P x 1.594.323

Substituindo /e p pelos valores:p = 0,3150 x 5 x 1.594.323 = Cr$ 2.511.058,73

Ou seja, apostando segundo esta😊 estratégia temos, para uma aposta, probabilidade π = 1/1.594.

323 de ganhar prêmio p = Cr$ 2.511.

058,73, o que corresponde a😊 um valor esperadoE = π P = 2.511.058,73/1.594.323 = Cr$ 1,58

Isto significa que pagamos Cr$ 5,00 por uma aposta de😊 valor esperado bem menor.

Devemos notar que, para esta estratégia, como seria de se esperar, a razão entre o valor esperado😊 do prêmio e o preço da aposta é igual a f a fração da arrecadação que é distribuída entre os😊 acertadores:= 0,315 = f2.

Estratégia B: Como a maioria dos apostadores tem o objetivo de "ganhar a loteria", sem se importar😊 com o prêmio, esta estratégia corresponde ao comportamento da maioria.

Comparada à estratégia anterior, esta apresenta maior probabilidade de fazer os😊 13 pontos (aumenta π) e também maior número de apostas vencendo o teste (aumenta n), conseqüentemente apresenta prêmio menor (diminui😊 P).

Em termos de valor esperado, E = π P, o aumento de π é relativamente menor que a diminuição de😊 P, e o valor esperado do prêmio é menor ainda que o da estratégia A.

Em outras palavras, a pessoa que😊 estuda os jogos da loteria esportiva e procura apostar nos favoritos está apostando pior (em termos de valor esperado) que😊 alguém que nunca ouviu falar em futebol.

Nas próximas páginas discutiremos melhor este ponto.3.

Estratégia C: Com base no que foi dito😊 acima, esta terceira estratégia seria a melhor, entre as três apresentadas: o apostador deve estudar os jogos e descobrir os😊 favoritos, mas não deve apostar neles ou, pelo menos, não em todos eles.

A explicação mais simples para este procedimento aparentemente😊 ilógico é que, sendo a loteria esportiva um jogo muito desfavorável ao apostador, a única maneira que ele dispõe para😊 tentar jogar melhor é jogar contra os demais apostadores, procurar fazer o contrário do que eles estão fazendo.

Comparada à estratégia😊 A, esta apresenta menor probabilidade de ser vencedora (menor π) mas, se vencedora, apresenta prêmio mais alto (maior P).

Em termos😊 de valor esperado, a diminuição de π é mais que compensada pelo aumento de P, resultando um valor esperado mais😊 alto.3.O EQUACIONAMENTO3.1 Probabilidade

Estamos interessados em determinar qual a probabilidade de uma aposta fazer 13 pontos na loteria esportiva, conhecidas as😊 probabilidades dos resultados possíveis em cada um dos 13 pontos.

Assim, chamaremos de c ij a probabilidade de resultado i no😊 jogo j, e também:i = 1 coluna um

i = 2 coluna do meioi = 3 coluna doisCom j (1, 2,😊 ...,13)

Evidentemente, para cada valor de j:ij= i

Supondo que os resultados dos jogos são independentes, a probabilidade de uma aposta ser😊 vencedora é o produto das probabilidades de acertar os 13 palpites que compõem a aposta.

Por exemplo, a probabilidade de fazer😊 13 pontos com a aposta abaixo:é dada por:π = c 1,1 .c 1,2 .c 2,3 .c 3,4 .c 2,5 .c😊 3,6 .c 2,7 .c 1,8 .c 1,9 .c 1,10 .c 2,11 .c 2,12 .c 3,133.2 Prêmio

Agora estamos interessados em determinar😊 qual o prêmio que caberá a uma aposta, se ela for vencedora.

Este prêmio é dado por:P =

onde supomos conhecidos f,😊 p, N.

Resta então determinar n, número de apostas que fazem 13 pontos no teste, dados os resultados dos jogos.

Para fazer😊 isto, vamos supor conhecida a forma como se distribuem os palpites por jogo.

Então chamaremos de d ij a "demanda" pelo😊 resultado i no jogo j; esta demanda vem a ser a relação entre o número de apostas com palpite i😊 no jogo j e o número total de apostas.

Exemplificando, imaginemos que, num certo teste, tivéssemos um total de 80 milhões😊 de apostas, e que no jogo 4 (por exemplo Flamengo x São Cristóvão) tivéssemos 64 milhões de palpites na coluna😊 um, 12,8 milhões na coluna do meio e 3,2 milhões na coluna dois.

Neste caso, teríamos:d 1,4 = = 0,80d 2,4😊 = = 0,16d 3,4 = = 0,04

Supondo que as demandas pelos resultados de um jogo são independentes das dos outros😊 jogos, o número de apostas que vencem o teste, dados os resultados dos jogos, é igual ao.

produto do número total😊 de apostas (N) pelo produto das 13 demandas pelos resultados dos jogos (D).

Assim, se os resultados dos jogos fossem aqueles😊 da aposta mostrada em 3.

1, o número de apostas com 13 pontos seria:D = d 1,1 .d 1,2 .d 2,3😊 .d 3,4 .d 2,5 .d 3,6 .d 2,7 .d 1,8 .d 1,9 .d 1,10 .d 2,11 .d 2,12 .d 3,13

Podemos😊 agora calcular o prêmio:p =

Cabe observar que P independe de N e que o produto f .

p é uma constante😊 estabelecida pela administração da loteria esportiva (atualmente f .p = 1,575).

Concluímos então que o prêmio de uma aposta depende apenas😊 das demandas, estando entretanto sujeito à restrição p < r, pois P > r significaria número de acertadores menor que😊 1.4.ESTRATÉGIA PROPOSTA

Já que podemos determinar a probabilidade de fazer 13 pontos com uma aposta, e também prêmio correspondente, podemos então😊 formular o problema do apostador como uma árvore de decisão, composta de apenas um ponto de decisão, de onde partem😊 1.594.

323 ramos, cada um correspondente a uma possível aposta, conforme a figura 1.

Este problema seria facilmente resolvido se conhecêssemos a😊 função de utilidade do apostador para este tipo de jogo: escolheríamos a aposta de maior utilidade esperada ou, caso o😊 apostador desejasse escolher n apostas (despendendo uma quantia n .

p) escolheríamos as n apostas de maior utilidade esperada.

Entretanto, convém ressaltar😊 que a loteria esportiva é um jogo bastante específico, função dos altos prêmios e baixas probabilidades envolvidas.

Assim, fica difícil explicitar😊 as preferências do apostador com perguntas do tipo: "Você prefere ganhar Cr$ 10 milhões com probabilidade de 1 em 1😊 milhão, ou ganhar Cr$ 50 milhões com probabilidade de 1 em 4 milhões?" Por isto preferimos abordar o problema impondo😊 restrições quanto à probabilidade e ao prêmio mínimos que uma aposta deve ter para ser jogada, ao invés de maximizar😊 a utilidade esperada.

Exemplificando, imaginemos um apostador indiferente ao risco: ele alocará a quantia que se dispõe a jogar de maneira😊 a maximizar o valor esperado.

Porém, como já foi comentado anteriormente, as apostas de maior valor esperado são as menos prováveis😊 (e de maior prêmio); então suponhamos que nosso apostador está disposto a jogar Cr$ 500 na loteria esportiva.

Ele deverá escolher😊 as 100 apostas de maior valor esperado; suponhamos que cada uma destas apostas tem π = 1/5 milhões e p😊 = Cr$ 50 milhões.

Nosso apostador tem, portanto, probabilidade de 1/50 mil de ganhar Cr$ 50 milhões, com valor esperado igual😊 a Cr$ 5 mil, para um jogo de Cr$ 500,00.

Este é, sem dúvida, um jogo francamente favorável ao nosso apostador.

Outro😊 apostador, avesso ao risco, poderia discordar desta estratégia, argumentando que 1/50 mil é uma probabilidade extremamente baixa, que corresponde a😊 ganhar uma vez cada 50 mil semanas, ou seja, uma vez cada milênio.

Ele poderia preferir, por exemplo, o seguinte esquema😊 para apostar Cr$ 500,00: só interessam apostas com valor esperado maior que Cr$ 5,00 (o preço p da aposta) e😊 com prêmio maior que Cr$ 5 milhões; então deve-se escolher as 100 apostas mais prováveis (de maior π) que satisfazem😊 as restrições impostas.

Esta é a estratégia que propomos: consideramos que o apostador está preocupado com três variáveis interdependentes (prêmio, probabilidade😊 e valor esperado), consegue especificar limites mínimos para duas delas e quer maximizar a terceira.

Assim, especificados os limites mínimos para😊 duas variáveis, ele deve escolher as apostas de mais alto valor da terceira, até esgotar o orçamento disponível.

É interessante notar😊 que esta estratégia contém todas aquelas citadas anteriormente, exceto a de jogar aleatoriamente.

Podemos apostar de maneira a apenas maximizar a😊 probabilidade de ganhar, não usando as restrições de prêmio e valor esperado, ou especificando P > 0 e também E😊 > 0; se quisermos apenas maximizar valor esperado, podemos especificar P > 0 e ir > 0.

Notemos também que, quando😊 o apostador especifica as restrições que ele quer impor para seu jogo, ele o faz de acordo com jogo para ganhar dinheiro de verdade via pix aversão😊 ao risco, sem que seja explicitada uma função de utilidade; por exemplo, se ele estiver maximizando valor esperado ou prêmio,😊 quanto maior jogo para ganhar dinheiro de verdade via pix aversão ao risco, maior será o limite de probabilidade que ele especificará.

5.A APLICAÇÃO5.1 Generalidades

Com o objetivo de😊 aplicar as idéias aqui expostas, desenvolvemos programa de computador que lê as estimativas das probabilidades c ij , e das😊 demandas d ij e, ainda, as restrições do apostador; o programa lista as apostas que satisfazem as restrições e fornece😊 algumas informações complementares.

Em nossa aplicação, o orçamento do apostador é suficiente para 200 apostas por teste (atualmente Cr$ 1 mil):😊 ele é maximizador de valor esperado, mas impõe restrições de probabilidade mínima.

O máximo de pontos por teste, em 30 vezes😊 que ele usou o modelo foi:5 pontos - 2 vezes6 pontos - 2 vezes7 pontos - 6 vezes8 pontos -😊 6 vezes9 pontos - 4 vezes10 pontos - 6 vezes11 pontos - 4 vezes

No item 6 comentaremos esses resultados.

No momento,😊 interessa discutir as dificuldades encontradas na aplicação.

Em primeiro lugar, as dificuldades de ordem prática: o tempo necessário para fazer a😊 estimativa dos dados e processá-los no computador é significativo - no mínimo 4 horas; além disso, a saída do programa😊 é uma lista de apostas (simples) que satisfazem às restrições, havendo, portanto, a necessidade de resolver o problema do palpite😊 duplo obrigatório no cartão e, resolvido este problema, aparece o trabalho de preencher muitos volantes de quantias pequenas.

De interesse mais😊 acadêmico são os problemas encontrados na estimativa de probabilidade e demanda.

5.2 Probabilidade

Não pretendemos discutir aqui a existência ou a natureza😊 das probabilidades subjetivas.

Admitimos que elas exprimam a opinião do apostador sobre as chances de cada resultado possível em um jogo.

Por😊 exemplo, se no jogo 4 (Flamengo x São Cristóvão) atribuímos:

c 1,4 = 80%; c 2,4 = 15%; c 3,4 =😊 5%

estamos atribuindo acentuado favoritismo ao Flamengo, maior que aquele atribuído ao Coríntians no jogo 5 (Coríntians x Juventus), onde atribuímos:

c😊 1,5 = 40%; c 2,5 = c 3,5 = 30%

Estes valores serão utilizados em equações para determinação de parâmetros que😊 deverão atender a restrições dò tipo maior ou igual (por exemplo, valor esperado > Cr$ 10,00).

Portanto é importante que as😊 probabilidades, além de representarem o grau relativo de favoritismo (num sentido ordinal, do tipo - o Flamengo é mais favorito😊 que o Coríntians), representem também o grau absoluto de favoritismo (num sentido cardinal do tipo - é duas vezes mais😊 fácil o Flamengo vencer o São Cristóvão do que o Coríntians vencer o Juventus).

5.3 Demanda

Uma tentativa de contornar as dificuldades😊 de atribuir tais probabilidades é recorrer a séries históricas - Flamengo e São Cristóvão jogaram N vezes, com M vitórias😊 do Flamengo.

Estas séries são apenas uma das fontes de informação visto que este jogo Flamengo x S.

Cristóvão é único, diferente😊 de todos que foram jogados no passado.

Devemos então procurar informações do tipo: O jogo é no campo de quem? Os😊 times estão em fase boa ou ruim? Jogam completos ou desfalcados? E assim por diante.

Estas informações, junto com a série😊 histórica - que traduziria a tradição - determinariam as probabilidades.

Sabemos que, nos jogos mais equilibrados, as probabilidades de cada um😊 dos resultados possíveis são da ordem de 1/3.

Já nos jogos menos equilibrados, não temos indicação de valores para as probabilidades.

Para😊 calibraras probabilidades atribuídas a estes jogos, temos usado um processo indireto.

Segundo amostragem que fizemos, um jogo com sete palpites triplos😊 e quatro duplos (34.

992 apostas) feito com objetivo de maximizar a probabilidade de fazer 13 pontos, vence a loteria uma😊 vez em cada quatro a cinco semanas.

Partindo desse resultado, atribuímos as probabilidades de modo a permitir que a probabilidade de😊 fazer os 13 pontos com o jogo de sete triplos e quatro duplos seja da ordem de 20 a 25%,😊 num teste normal.

Como os apostadores irão comportar-se em cada jogo? Quantos arriscarão uma zebra no jogo 4? Sem dúvida, a😊 única maneira correta de estimar as demandas por jogo é por meio de amostragem em casas lotéricas.

Alguns jornais de São😊 Paulo publicam resultados de amostragens deste tipo, mas não informam como elas foram feitas.

Em nossa aplicação não dispúnhamos de meios😊 para fazer amostragens; escolhemos, portanto, um caminho indireto.

Atribuímos valores às demandas de maneira subjetiva, de acordo com o que imaginamos😊 ser o comportamento dos apostadores.

No domingo, conhecidos os resultados dos jogos, temos condições de prever, a partir das demandas estimadas,😊 o número de acatadores do teste.

Na segunda-feira confrontamos nossa previsão com o número real de acertadores e podemos aferir a😊 posteriori nossa capacidade de estimar as demandas.

É interessante observar que as demandas publicadas nos jornais servem de base à nossa😊 estimação subjetiva, e que a previsão do número de acertadores feita com as demandas do jornal tem-se mostrado pior que😊 aquela feita usando as demandas subjetivas.

Um ponto que tem importância conceituai é a questão da independência entre as demandas de😊 jogo.

Fizemos hipótese de que exista esta independência, mas o fato é que, quando o apostador preenche o seu volante, ao😊 marcar o palpite em um jogo, ele leva em conta o que já marcou (ou vai marcar) nos outros.

Assim, imaginemos😊 um teste onde tivéssemos dois jogos desequilibrados em que, para cada um deles, a demanda pelo resultado menos provável fosse😊 10%; ignorando os outros jogos, se em um dos dois jogos em questão ocorresse o resultado improvável, apenas 1/10 das😊 apostas acertariam.

Se no outro também ocorresse o resultado improvável teríamos, teoricamente, 1/100 das apostas acertando.

O ponto a questionar é: será😊 que realmente 10% dos que marcaram o primeiro resultado improvável marcaram também o segundo? Parece-nos que não, pois o apostador😊 que marcou o primeiro relutaria em marcar também o outro resultado improvável, pois estaria tornando jogo para ganhar dinheiro de verdade via pix aposta excessivamente improvável.

O mesmo😊 tipo de raciocínio faz supor que, se algum dia o resultado de um teste for, em todos os jogos, a😊 derrota do favorito, teremos dezenas de acertadores (os que jogam tudo ao contrário) ao invés de um ou nenhum.

Entretanto, por😊 falta de alternativa teórica, fizemos nossa aplicação supondo que exista aquela independência.

6.CONCLUSÃO

De tudo que foi exposto, podemos tirar algumas conclusões.

Em😊 primeiro lugar, quanto à loteria esportiva, como jogo: ela é, possivelmente, o jogo mais desfavorável ao apostador que temos no😊 Brasil, aí incluindo os jogos "fora da lei" como jogo do bicho, jogos de cassino, etc.

Se pensarmos no apostador médio,😊 que procura apostar nos favoritos, então o jogo é mais desfavorável ainda: por exemplo, no teste 438, segundo dados estimados😊 por nós, a aposta mais provável tinha probabilidade de 1/15.

831 de se tornar vencedora, e a ela corresponderia um prêmio😊 de Cr$ 9.706,15 (9.

767 acertadores), com valor esperado igual a Cr$ 0,61, correspondente a apenas 12% do preço da aposta.

Quanto😊 à estratégia aqui proposta, não acreditamos que ela seja interessante para ser aplicada por um apostador comum.

Isto porque, em primeiro😊 lugar, ela exige uso de computador e algumas horas de trabalho intelectual, para se chegar à decisão de como apostar;😊 em segundo lugar, porque dificilmente teremos lucro no curto prazo sem apostar quantias altas.

Por exemplo, em nossa aplicação, apostando Cr$😊 1 mil por semana, tínhamos probabilidade de 1/800 em cada teste, de ganhar cerca de Cr$ 4 milhões.

Em termos de😊 valor esperado é ótimo, mas a probabilidade de 1/800 significa ganhar uma vez em cada 16 anos.

Talvez esta fosse uma😊 boa estratégia para grupos de apostadores, que se reunisse para jogar empresariamente quantias elevadas.

Acreditamos, entretanto, que a abordagem do tema😊 loteria esportiva sob o ângulo da teoria da decisão tenha algum interesse acadêmico.

Este trabalho não tem a pretensão de esgotar😊 o assunto; pelo contrário, ele deixa em aberto .

pontos importantes, como por exemplo a aplicação de funções de utilidade e😊 a previsão do número de acertadores sem que se suponha independência entre as demandas por jogo.

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Nascido no bairro de Vila Isabel,[2] na cidade do Rio de Janeiro, capital federal na época, Costinha vem de família💴 de cunho artístico: seu pai foi palhaço de circo, chamado Bocó, que ele conheceria somente depois de adulto, quando seu💴 pai estava em um asilo.

[3] A infância circense iria influenciar a trajetória do humorista de forma definitiva.

Porém, a situação estável💴 da família muda quando ele completa treze anos: seu pai e grande ídolo abandona a família.

Na época, ainda menino, Costinha💴 tem de deixar a vocação artística e trabalhar em outras áreas.

Foi, dentre outras profissões, contínuo, garçom de botequim, engraxate e💴 apontador de jogo do bicho.