Aqui no CinePOP somos todos fãs do gênero terror. De fato, o site teve início justamente desta paixão – como 🧬 um veículo para que os fãs pudessem compartilhar suas opiniões sobre estes filmes muito específicos de nicho. Hoje, é claro, 🧬 falamos sobre todo tipo de cinema, mas nunca esquecemos o amor pelo gênero que deu origem a tudo e que 🧬 segue forte em casas de apostas que transmitem jogos nossas veias e corações. Assim, a mim foi dada uma tarefa que, sim, pode ser considerada 🧬 bastante ingrata: selecionar 10 filmes de terror em casas de apostas que transmitem jogos toda a história de quase 130 anos de cinema que sejam 🧬 imprescindíveis para todo e qualquer fã do gênero assistir pelo menos uma vez na vida. A pergunta que fica, obviamente, 🧬 é: como selecionar apenas 10?
Depois de muito espremer a cabeça e deixar muita coisa boa de fora, o primeiro passo 🧬 foi selecionar clássicos e para isso foi usado um período de tempo datando dos anos 1960 (época revolucionária para o 🧬 cinema em casas de apostas que transmitem jogos geral, devido às mudanças significativas da sociedade) até anos 1980. Essa época específica foi muito frutífera para 🧬 o gênero, dona de grande criatividade e ousadia em casas de apostas que transmitem jogos suas histórias. Segundo, utilizando como elemento balizador filmes que acredito 🧬 ser expoentes dentro de alguns dos mais variados subgêneros que o terror possui. E terceiro é que a lista foi 🧬 criada sem ordem cronológica do melhor ao pior, ou vice versa. Ou seja, a ordem dos filmes nela posicionados não 🧬 querem dizer absolutamente nada. Confira abaixo.
Halloween – A Noite do Terror (1978)
Começamos a lista com esta pequena obra-prima de John 🧬 Carpenter – um dos grandes nomes quando o assunto é terror. E Halloween segue como um de seus filmes mais 🧬 apreciados. A escolha de Halloween para essa lista representa os filmes slasher, sendo ele o único de tal categoria contido 🧬 na matéria. Talvez o filme não seja o primeiro slasher do cinema, mas sem dúvidas foi o longa que popularizou 🧬 esse subgênero para o início dos anos 80 (época de seu auge). Há os que gostem ou não dos slasher, 🧬 mas Halloween é o primeirão, e ouso dizer, o melhor deles. Uma história simples e ainda muito eficaz escrita por 🧬 Carpenter. Um psicopata fica aprisionado anos num hospital psiquiátrico, até que em casas de apostas que transmitem jogos uma determinada noite consegue fugir e volta 🧬 para casas de apostas que transmitem jogos antiga e pacata cidadezinha. Os moradores locais nada sabem que seu paraíso está ameaçado por uma figura mascarada 🧬 nas sombras. Halloween também fala sobre a perda da inocência, da maneira mais horrível e violenta possível.
A Noite dos Mortos-Vivos 🧬 (1968)
Agora voltamos dez anos no tempo antes de Halloween para trazer nada menos do que o primeiro filme de zumbis 🧬 da história. E bem, ele é também ainda o melhor. É meio óbvio como “chover no molhado” dizer que um 🧬 filme que apresentou ao mundo um subgênero que não existia antes ainda permanece como seu melhor exemplar, afinal se não 🧬 fosse por ele não teríamos tudo o que veio depois. Imaginar que ele tenha feito sucesso é o básico. E 🧬 sim, se temos essa grande febre com os zumbis hoje, que se tornaram os monstros mais famosos do cinema e 🧬 da cultura pop, é graças a este pequeno filme do diretor George A. Romero – igualmente um cineasta importantíssimo para 🧬 o terror. Mas A Noite dos Mortos-Vivos não é unicamente um filme de terror, ele carrega em casas de apostas que transmitem jogos casas de apostas que transmitem jogos narrativa 🧬 uma forte crítica social – assim como as melhores obras do cinema. Ou seja, não basta ser apenas um filme 🧬 de terror, é preciso ter algo a dizer através de seus personagens e casas de apostas que transmitem jogos trama. E no filme de Romero, 🧬 o racismo e o preconceito fervem em casas de apostas que transmitem jogos meio aos conflitos sociais dos anos 60, onde um negro pega o 🧬 protagonismo da história em casas de apostas que transmitem jogos meio a personagens brancos. O final ainda soa como um soco no estômago e um 🧬 tapa na cara da sociedade.
Suspiria (1977)
Voltamos novamente para os anos 70, um ano antes de Halloween. E o motivo pela 🧬 escolha deste filme é como representante do subgênero conhecido como Giallo, os filmes de terror italianos. Um dos fortes expoentes 🧬 deste estilo de cinema é o veterano Dario Argento, que coleciona obras no segmento. Suspiria é casas de apostas que transmitem jogos grande obra-prima e 🧬 o filme que vem à mente quando pensamos no maestro Argento. É dito inclusive que foram os Giallo que deram 🧬 origem aos slashers americanos, donos de características semelhantes. Nos Giallo também temos um assassino misterioso usando armas cortantes para eliminar 🧬 suas vítimas, das formas mais violentas e gráficas possíveis. Esse vilão é sempre “invisível” e “indestrutível” nos filmes Giallo, embora 🧬 a maioria não use elementos sobrenaturais. Assim, os americanos pegaram esses elementos e usaram nos slasher. Mas em casas de apostas que transmitem jogos Suspiria, 🧬 que é um Giallo sobrenatural, Argento atinge o auge de casas de apostas que transmitem jogos plasticidade visual, incluindo as cores berrantes, para filmar um 🧬 pesadelo alucinógeno sobre uma escola de dança na Alemanha que esconde em casas de apostas que transmitem jogos seus subterrâneos um perigoso covil de bruxas.
Tubarão 🧬 (1975)
Ainda seguindo pela década de 1970, agora temos o segundo filme para o cinema do rei de Hollywood Steven Spielberg. 🧬 De fato, os anos 70 têm tudo a ver com a carreira do diretor, já que ele foi um dos 🧬 pilares da era revolucionária de Hollywood no período, de jovens cineastas que chegavam cheios de ideias e iriam mudar para 🧬 sempre o cenário da maior meca do cinema mundial. Embora seja conhecido atualmente como o “paizão americano” e um especialista 🧬 em casas de apostas que transmitem jogos filmes para toda a família, é preciso lembrar que Spielberg começou casas de apostas que transmitem jogos carreira com alguns dos filmes mais 🧬 assustadores e nervosos do cinema na década de 70, vide o telefilme Encurralado (1971). Seu passo seguinte no gênero seria 🧬 maior, mais ambicioso e melhor com Tubarão (1975) – filme responsável por escrever o nome do diretor nos anais do 🧬 cinema e transformá-lo num dos gigantes da indústria. Tubarão está na lista por dois motivos. Primeiro, é a mescla perfeita 🧬 entre terror, suspense e um excelente entretenimento de verão – além de ser o primeiro blockbuster da história – mostrando 🧬 que o terror pode abraçar todo tipo de público fora de seu nicho. E segundo por ser ainda o melhor 🧬 e mais famoso exemplar do subgênero dos “animais assassinos” no cinema.
Não deixe de assistir:
O Iluminado (1980)
Por falar em casas de apostas que transmitem jogos um 🧬 mestre, aqui temos outro. Por falar em casas de apostas que transmitem jogos um representante do cinema espetáculo, aqui temos mais um. Steven Spielberg era 🧬 fã de Stanley Kubrick, o considerava um mestre e um mentor. Quando Spielberg surgiu para o mundo do cinema na 🧬 década de 1970, Kubrick já havia criado obras magistrais como Spartacus, Lolita, Dr. Fantástico e 2001 – Uma Odisseia no 🧬 Espaço. Justamente por isso, Spielberg não hesitou em casas de apostas que transmitem jogos pegar para si a tarefa de terminar um dos projetos abandonados 🧬 do amigo e ídolo, A.I. – Inteligência Artificial (2001). E se Tubarão (1975) é considerado uma mescla perfeita entre terror 🧬 e entretenimento, O Iluminado (única incursão de Kubrick pelo terror) não fica por menos em casas de apostas que transmitem jogos questão de cinema espetáculo. 🧬 Kubrick era um perfeccionista, e garantiu que cada detalhe estivesse no lugar na hora de levar às telonas o livro 🧬 de Stephen King, mesmo que para isso precisasse mudar muito de seu material original, o que enfureceu o criador. Kubrick 🧬 teve uma filmografia diversa, transitando por vários gêneros e criando todos com casas de apostas que transmitem jogos típica excelência. Com O Iluminado não foi 🧬 diferente – um show de atuação e visão de cena. É o que podemos chamar de um terror rico e 🧬 classudo.
Psicose (1960)
Para fazer um bom filme, é necessário ter as peças todas no lugar. O que a maioria considera, no 🧬 entanto, acima dos demais são dois elementos: um bom diretor e bons atores. Já dizia o ditado: “um bom diretor 🧬 consegue fazer um roteiro ruim se transformar em casas de apostas que transmitem jogos bom; mas um diretor ruim não consegue salvar o filme nem 🧬 com um roteiro bom”. E isso se aplica em casas de apostas que transmitem jogos todos os gêneros do cinema. Afinal é sempre melhor independente 🧬 do tipo de filme termos intérpretes talentosos fazendo o material crescer com suas atuações, e um exímio maestro comandando tudo. 🧬 Ou seja, não poderia ser de outra forma, e os melhores filmes de terror de todos os tempos são os 🧬 comandados por verdadeiras lendas do cinema. E quando falamos nos diretores mais marcantes de todos os tempos, falamos quase sempre 🧬 em casas de apostas que transmitem jogos Alfred Hitchcock, considerado o mestre do suspense. Quando fez Psicose, porém, muitos achavam que o cineasta estava deixando 🧬 os thrillers de lado para criar pela primeira vez um filme de terror propriamente dito, o qual consideraram de mau 🧬 gosto. Psicose é outro que pode ser considerado o pai dos slasher, mas é claro que o filme do psicopata 🧬 Norman Bates e casas de apostas que transmitem jogos mãe é bem mais do que isso. É também um riquíssimo estudo de personagens que se 🧬 tornou o maior sucesso da filmografia de Hitchcock.
O Bebê de Rosemary (1968)
Seguimos pelos grandes mestres do cinema agora com Roman 🧬 Polanski. Assim como Kubrick, o cineasta europeu percorreu vários gêneros em casas de apostas que transmitem jogos casas de apostas que transmitem jogos carreira, entregando trabalhos sólidos em casas de apostas que transmitem jogos todos 🧬 eles, fossem suspenses, dramas, filmes psicológicos, filmes noir, guerra, romances e por aí vai. Mas quando olhamos para a casas de apostas que transmitem jogos 🧬 filmografia, um filme que pula sempre aos olhos é O Bebê de Rosemary, baseado num famoso livro de Ira Levin. 🧬 Na trama, Mia Farrow brilha como Rosemary, uma jovem ingênua se mudando para um grande prédio imponente em casas de apostas que transmitem jogos Nova 🧬 York ao lado do marido, que tem planos de fama e sucesso no terreno do entretenimento e cinema. Ela começa 🧬 a desconfiar de seus idosos e intrujões vizinhos, que estão sempre por perto querendo cuidar dela e controla-la. Logo, através 🧬 de algumas pistas, ela adere à paranoia, e assim como a Irma (Camila Morgado) da novela Pantanal, começa a desconfiar 🧬 que seu bebê irá nascer com patas, chifres, rabo e cheiro de enxofre. Neste caso, a desconfiança é prudente.
O Exorcista 🧬 (1973)
Depois de O Bebê de Rosemary, outro filme de terror foi incrivelmente bem-sucedido ao abordar um tema então muito em 🧬 casas de apostas que transmitem jogos voga: o diabo e seus filhos nas mais variadas formas. Foi assim que filmes como A Profecia (1976) prosperaram 🧬 igualmente. Porém, três anos antes chegaria um filme que mudaria as coisas como divisor de águas para o gênero e 🧬 para o cinema também. Antes de Tubarão (1975), O Exorcista por pouco não se tornava o primeiro blockbuster do cinema. 🧬 Nas salas que exibiam o filme, filas se formavam e pessoas realizavam quebra-quebra para conseguir assistir ao longa que todos 🧬 falavam. Muitos passavam mal e desmaiavam com o conteúdo do que assistiam em casas de apostas que transmitem jogos tela. A história se tornou febre 🧬 e em casas de apostas que transmitem jogos pouco tempo, O Exorcista (do diretor William Friedkin) era anunciado como o filme de terror mais assustador 🧬 de todos os tempos – título que ainda guarda todos esses anos depois para muitos fãs, cinéfilos e críticos, incluindo 🧬 este que vos fala. O Exorcista é a mescla perfeita entre terror sugestivo e psicológico (só de pensarmos em casas de apostas que transmitem jogos 🧬 subir as escadas da casa até o quarto onde uma menina está possuída e onde coisas horríveis acontecem é um 🧬 exercício de pura coragem) e um horror explícito, com cenas fortes e extremamente marcantes, como o vômito e a cena 🧬 do crucifixo. Fora isso, na lista apenas este e Tubarão possuem a honraria de terem sido indicados ao Oscar de 🧬 melhor filme.
Alien – O 8º Passageiro (1979)
Na lista dos filmes imperdíveis para os fãs de terror até aqui já tivemos 🧬 representantes dos mais variados subgêneros e os dois últimos itens mesclam de forma exímia a ficção científica e o horror 🧬 – com muitos fãs inclusive os classificando como uma coisa ou outra, quando na verdade são formados exatamente da mistura 🧬 certeira de ambos os gêneros. Começamos pelo mais famoso e prestigiado deles: Alien – O 8º Passageiro. Esse foi o 🧬 segundo filme e o primeiro grande sucesso de Ridley Scott, que como trabalho seguinte lançaria Blade Runner e marcaria seu 🧬 nome como um dos diretores mais influentes do cinema quando falamos de ficção científica. De fato, esses dois filmes seguem 🧬 fazendo escola até hoje. Alien foi um fenômeno, ainda mais se levarmos em casas de apostas que transmitem jogos conta a época em casas de apostas que transmitem jogos que 🧬 foi lançado, nos anos 70 – um período onde se experimentava muito com drogas de todos os tipos, em casas de apostas que transmitem jogos 🧬 especial alucinógenas, afinal eram os anos dos hippies. Um filme como Alien certamente serviu para ampliar a mente numa viagem 🧬 espacial. Mas uma que termina de forma muito assustadora. Muitos se referem a Alien também como um filme de casa 🧬 assombrada (no espaço). Uma nave cargueiro gigantesca é o local perfeito para uma criatura alienígena extremamente agressiva se esconder e 🧬 atacar seus únicos sete passageiros. O mais interessante de Alien é o mistério que envolve cada cena, cada tomada, deixando 🧬 mais perguntas do que respostas na mente do espectador. Elemento este que o próprio criador jogou pela janela ao resolver 🧬 explicar tudo em casas de apostas que transmitem jogos seus recentes Prometheus e Covenant, contidos no mesmo universo.
O Enigma de Outro Mundo (1982)
Assim como Alien, 🧬 aqui temos um representante do terror alienígena, que se comporta também como ficção científica. As grandes diferenças aqui são o 🧬 fato desta história se passar na Terra e não no espaço como Alien, e que O Enigma de Outro Mundo 🧬 utiliza também muito do chamado body horror (especialidade de David Cronenberg), com cenas perturbadoras de efeitos práticos ainda impressionantes, onde 🧬 corpos se rasgam, se contorcem, se esticam e derretem de forma grotesca. John Carpenter é o único diretor a aparecer 🧬 duas vezes nesta lista, mostrando a importância do cineasta para o gênero. E o melhor, com dois filmes totalmente diferentes 🧬 um do outro, que abordam subgêneros e estilos distintos. The Thing (no original) é bem mais ambicioso e complexo, mas 🧬 Carpenter não termina atropelado por casas de apostas que transmitem jogos pretensão, muito pelo contrário, o filme permanece até hoje como ícone, ganhando cada vez 🧬 mais apreço com o passar dos anos. O Enigma de Outro Mundo é na verdade o remake de O Monstro 🧬 do Ártico, dos anos 1950, e assim como A Mosca (1986), do citado Cronenberg, é um dos raros casos de 🧬 refilmagem feitas da forma correta, pegando uma ideia central e a ampliando através de muita criatividade, e como resultando conseguindo 🧬 superar seu material fonte.