Acesso Total: Botafogo Informação geral Formato série Gênero Documentário Duração 26–60 minutos País de origem Brasil Idioma original português Produção Diretor(es) Flavio Winter
AB Ferraz Produtor(es) executivo(s) Gustavo GomesGustavo Poli
Renato Ribeiro Editor(es) Gustavo MachadoHeros SteykaJoão Silvério
José Cardozo Presas Composto por Pedro Guedes Empresa(s) produtora(s) SP2 Brazil Exibição Emissora original sportv
Globoplay Formato de exibição 4K (Ultra HD) Transmissão original 23 de novembro de 2021 ( ) – 21 de dezembro de 2021 ( ) Temporadas 1 Episódios 8 Ligações externas Site oficial
Acesso Total: Botafogo é uma série documental esportiva.
Produzida pela SP2 Brazil e exibida pelo sportv e pelo Globoplay, acompanha os bastidores do clube de futebol brasileiro Botafogo de Futebol e Regatas ao longo do ano de 2021.
Conta como a segunda temporada da série Acesso Total, queplataforma de aposta stake2020 abordou o dia a dia do Sport Club Corinthians Paulista.
Em meados de 2021, foi divulgado pela imprensa que uma série documental mostrando os bastidores do Botafogo estava sendo gravada desde o início do ano.
Com o nome provisório de Botafogo - Com a alma e o coração, os produtores do conteúdo estariam conversando com plataformas de streaming, como a Netflix e a Amazon Prime, para a divulgação do conteúdo para 2022.
[1] A obra chegou a ser comparada com a série documental Sunderland Até Morrer, exibida pela Netflix.[2]
No final de outubro, foi confirmado que a série teria oito episódios e seria transmitida pelo sportv e pelo Globoplay, com estreia definida já para o final de 2021.
[3] No mês seguinte, foi revelado por Marcos Botelho, head de mídia e conteúdo do sportv, que o documentário faria parte da série "Acesso Total".[4]
A série documental mostra os bastidores do Botafogo (um dos clubes mais tradicionais do Brasil)plataforma de aposta stake2021, desde o rebaixamento no Brasileirão até a campanha na Série B que culminou no retorno à elite do futebol brasileiro.[5]N.º nasérie N.º natemp.
Título Dirigido por Escrito por Exibição original 6 1 "Caiu de novo.
E agora?" Flavio Winter e AB Ferraz Gustavo Machado 23 de novembro de 2021 ( ) O Botafogo é rebaixado, pela terceira vez, para a Série B.
O clube passa por uma restruturação e aposta no trabalho do técnico Marcelo Chamusca para o retorno à elite do futebol.
Mas nem tudo dá certo.
7 2 "A chegada do CEO.
O que muda?" Flavio Winter e AB Ferraz Gustavo Machado 30 de novembro de 2021 ( ) Com dívida milionária, clube contrata Jorge Braga para a parte financeira.
91 funcionários são demitidos.
Jogadores ficam abalados.
Trabalho do técnico Chamusca recebe críticas.
8 3 "A demissão de Chamusca" Flavio Winter e AB Ferraz Gustavo Machado 3 de dezembro de 2021 ( ) Botafogo vai mal na Série B.
Torcida organizada se reúne com jogadores para cobranças.O clima fica tenso.
O técnico Marcelo Chamusca é demitido.
9 4 "A era Enderson Moreira.
Um novo Botafogo?" Flavio Winter e AB Ferraz Gustavo Machado 7 de dezembro de 2021 ( ) O técnico Enderson Moreira é apresentado.
O time começa a embalar.
Vence o clássico contra o Vasco, no primeiro turno, e começa a olhar para a parte de cima da tabela.
10 5 "Um argentino com coração botafoguense" Flavio Winter e AB Ferraz Gustavo Machado 10 de dezembro de 2021 ( ) Demitidoplataforma de aposta stake2020, Joel Carli volta ao Botafogo e é fundamental na arrancada do time.
Diretoria negocia novo contrato com Rafael Navarro.
Botafogo vence o líder da competição.
11 6 "O amor pelo Botafogo: a volta de Rafael" Flavio Winter e AB Ferraz Gustavo Machado 14 de dezembro de 2021 ( ) Rafael destacou-se no Manchester United, mas sonhava jogar pelo Botafogo.
Sem dinheiro, clube recebe ajuda financeira de torcedores.
Instabilidade no time e acesso ficaplataforma de aposta stakedúvida.
12 7 "Pedras no caminho" Flavio Winter e AB Ferraz Gustavo Machado 17 de dezembro de 2021 ( ) Jogadores cobram diretos de imagem atrasados e ameaçam não jogar.
Chay sente fortes dores no joelho e precisa de tratamento médico.
Botafogo goleia o Vasco e é líder da Série B.
13 8 "Estamos de volta" Flavio Winter e AB Ferraz Gustavo Machado 21 de dezembro de 2021 ( ) Depois de uma recuperação histórica, o Botafogo está de volta à Série A, com direito ao título.
Kanu visita o futuro CT da base.
Diretoria discute os próximos passos e o que esperar de 2022.
Recepção e crítica [ editar | editar código-fonte ]
A série foi apontada pelo O Globo como um "marco e documento histórico sobre como futebol é feito de verdade no Brasil", através de crítica de Thales Machado.
Segundo o jornalista, o documentário destaca acertos e erros de jogadores e dirigentes, ressaltando que nunca antes um clube de futebol brasileiro se abriu tanto para um produto midiático, apontando que o Corinthians, time retratado na primeira temporada do Acesso Total, o fez com muito mais restrições.
Como protagonista da série, aponta-se Durcesio Mello, presidente do Botafogo à época, que carrega traços de um dirigente amador enquanto trabalha para abrir o clube à gestão profissional, tornando-se uma figura dúbia e curiosa, mostrando ao mesmo tempo esperteza e atitudes de bom coração.
Além dele, Machado destaca também personagens como Eduardo Freeland, diretor de futebol, e os jogadores Carli e Kanu.[6]
Prêmios e indicações [ editar | editar código-fonte ]