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Por Soraya Barreto Januário

Este texto começou a ser escrito em dias muito dolorosos, dias que se seguiram a eliminação precoce 📈 da seleção brasileira de mulheres da Copa do Mundo de 2023, durante a fase de grupos, na Austrália e Nova 📈 Zelândia.

Um resultado que ninguém esperava, nem nos piores pesadelos.

Diante da infinidade de assuntos que poderia debater neste momento, uma fala 📈 sobre a eliminação que ecoou nas redes sociais digitais e na mídia hegemônica me chamou a atenção: segundo o tribunal 📈 da internet e da mídia esportiva, hegemonicamente masculina, a seleção feminina não podia, justamente agora, que tem "alguma" estrutura, decepcionar 📈 dessa forma.

É interessante notar a misoginia que empacota este pensamento travestido de opinião.

O deboche e o discurso de ódio é 📈 , de forma evidente, fruto da estrutura machista que a nossa sociedade ostenta, somado ao discurso neofascista no qual este 📈 país foi parcialmente tomado.

Caso estrutura ganhasse Copa, a nossa seleção de homens tinha a obrigação de ter muito mais estrelas 📈 que as cinco que ostentam no peito – e devo lembrar que a história do futebol das mulheres no Brasil 📈 é recente, começa profissionalmente quando a modalidade masculina já era tricampeã mundial.

Finalmente assistimos a mídia abraçar e publicizar este percurso, 📈 contando o histórico de proibições, seja por força de lei, como o Decreto-lei 3.

199 de 14 de abril de 1941, 📈 seja pelas invisibilidades pautadas em premissas patriarcais.

Essa história vem sendo escrita e contada ao longo dos anos por pesquisadoras e 📈 ativistas do futebol das mulheres, como exemplos ressalto os trabalhos de Silvana Goellner (2003; 2005; 2021), Ludmilla Mourão e Marcial 📈 Morel (2005), Leda Costa (2017), Aira Bonfim (2019), Lu Castro e Darcio Ricca (2021) e meu último livro organizado em 📈 parceria com o Jorge Knijinik (2022).

As motivações do afastamento, invisibilidade e proibições para que as mulheres participassem da construção da 📈 cultura futebolística brasileira estão claramente associadas a premissas biologizantes, pautadas numa ideia de que a "condição de mulher" e a 📈 "natureza feminina" seriam impeditivas de certas práticas, dentre elas o futebol.

Um claro mecanismo biopolítico de coerção e vigilância do corpo 📈 feminino.

Retomo essa história aqui devido à grande influência que este fato histórico tem na falta de desenvolvimento e no apagamento 📈 das mulheres no mundo clubístico e futebolístico, bem como nas dificuldades enfrentadas pela modalidade até os dias atuais (Barreto Januário; 📈 Knijnik, 2022).

Se formos traçar um paralelo histórico mais recente, devemos lembrar que a Copa de 2015, no Canadá, pouco ecoou 📈 na mídia hegemônica, seja noticiosa ou publicitária, como demonstrei com outras pesquisadoras, em trabalhos realizados no OBMIDIA UFPE (Barreto Januário; 📈 Veloso, Cardoso, 2016).

Assistimos ao inegável crescimento, com aumento em 533% de peças jornalísticas veiculadas sobre a competição (Barreto Januário; Lima; 📈 Leal, 2020), da Copa do Mundo de Futebol de 2019, na França.

Além disso, foi a primeira em que todos os 📈 jogos da seleção foram televisionados.

Lá em 2019 ouvimos também o Guaraná Antárctica, que já patrocinava a seleção masculina e feminina 📈 há anos, ativar o patrocínio com a seleção das mulheres de forma efetiva.

Até aquele momento, essa havia sido a competição 📈 com maior visibilidade da história da modalidade e que permitiu o fortalecimento do debate em torno do futebol de mulheres 📈 no Brasil.

Devo ressaltar que essa ascensão não ocorreu do dia para a noite, e se deve a muita luta, persistência 📈 e insistência de muitas mulheres, jogadoras, técnicas, jornalistas e ativistas do futebol de mulheres e ainda, dos feminismos.

Somado a isso, 📈 o fenômeno conhecido como "primavera feminista" que observou o aumento do agendamento midiático de pautas e bandeiras feministas, permitiu também 📈 uma maior abertura da visibilidade da modalidade.

O mau desempenho da seleção brasileira masculina em 2018 também foi um fator que 📈 despertou o debate e gerou interesse de uma parte da população sobre a seleção de mulheres.

A Copa do Mundo de 📈 2023, sem sombra de dúvida, está sendo ainda maior que o divisor de águas que foi a edição de 2019.

Alguns 📈 pontos merecem ser ressaltados, como a cobertura para além dos jogos da seleção, com apresentação e biografia das principais atletas 📈 brasileiras e estrangeiras, acompanhamento das famílias das jogadoras nacionais e abordagem de tópicos da vida delas; cobertura dos jogos das 📈 outras seleções; publicidade de diversas marcas nacionais e internacionais; e claro, a ajuda inestimável do consumo on demand, streamings e 📈 plataformas digitais, como o canal no Youtube Cazé TV, que comprou o direito de transmissão de todos os jogos e 📈 montou um time respeitável de comentaristas, narradoras e repórteres, além de uma equipe que produziu conteúdo e entretenimento in loco.

Tudo 📈 isso reforça a maturação de uma possível mudança significativa na cobertura midiática hegemônica e independente.

Esse fato dialoga com a melhora 📈 significativa da cobertura esportiva entre as edições de 2019 e 2023 que, mesmo com uma pandemia no meio, parece ter 📈 diminuído substancialmente o chamado "movimento sanfona" – Ludmila Mourão e Márcia Morel (2005) defenderam a existência desse movimento em referência 📈 ao interesse sobre o futebol de mulheres na mídia, e observaram que a modalidade não teria encontrado um espaço permanente 📈 na sociedade e no jornalismo esportivo.

As autoras pontuam ainda que este interesse tinha o comportamento de ondas, oscilando de acordo 📈 com a visibilidade de certas competições, como é exemplo as Olimpíadas e a própria Copa do Mundo.

Leda Costa (2017) observa 📈 o mesmo movimento, afirmando haver alguns booms de pautas do futebol de mulheres na mídia de massa, que acabam se 📈 dissipando quando as competições finalizam.

Com efeito, posso dizer sem medo, que a Copa de 2023 marca um período de continuidade 📈 significativo.

Como exemplos, posso citar que a maior rede de TV nacional agora apresenta os melhores momentos e gols do brasileirão 📈 feminino e a "equipe" de cavalinhos, mascote lúdico que apresenta a corrida entre os times na disputa do campeonato brasileiro, 📈 personagem do programa dominical Fantástico da Rede Globo, conta agora com uma "eguinha" para falar do futebol de mulheres.

Outro ponto 📈 de destaque é o aumento significativo de mulheres jornalistas cobrindo, comentando e narrando a Copa.

Na própria TV Globo, que em 📈 2019 tinha apenas Ana Thaís Matos comentando os jogos, compôs uma equipe com 11 profissionais entre narradoras, comentarista e a 📈 jornalista Bárbara Coelho que cobriu a Copa na Austrália (Sá, 2023).

É um momento de consolidação do espaço da mulher, inclusive 📈 no jornalismo esportivo.

São processos mediaticamente pedagógicos que começam a fomentar uma continuidade com consistência.

Outro tópico a destacar é o aumento 📈 de perfis em redes sociais digitais, sites e blogs, que além de ativistas produzem conteúdo especializado, como Dibradoras, Miga Esporte 📈 Clube, Passa no DM, futebolfeminino.

e-arte, futebolporelas, paginafutebolfeminino, planetafutebolfeminino, entre outros.

Somado a isso, importa ressaltar que a ampla cobertura da mídia 📈 de massa em torno da eliminação, com comentários, análises e críticas embasadas e duras é sinal de avanço também, já 📈 que por muito tempo a eliminação da seleção rendia no máximo uma chamada e notas menores, para além de comentários 📈 condescendentes, tratando a modalidade como café com leite, ao que finalmente a modalidade é vista de forma mais profissional com 📈 as cobranças devidas.

E voltando a falar em estrutura, o fato de que a seleção finalmente teve voo fretado, camisa com 📈 escudo próprio, linha de uniformes feitos para elas, a maior delegação da história do futebol de mulheres do Brasil com 📈 31 integrantes e dentre eles, 18 eram mulheres (em 2019 foram apenas 4), devo dizer que ainda é o mínimo.

Assistimos 📈 com alegria ao despertar de um novo cenário, fruto de muita luta, ativismo, briga e talento.

Todavia, o momento é de 📈 cobrança, seja pelo futebol desastroso apresentado contra a Jamaica, seja por uma técnica inerte ao que ao mundo estava assistindo 📈 nas duas últimas partidas ou ainda pela apatia apresentada no jogo de eliminação.

Cobrar e criticar é respeitar o futebol das 📈 mulheres, lamentar é respeitar a dor de ver uma saída precoce num momento histórico tão importante para a modalidade nacional.

Marta 📈 merecia um final de carreira mais coerente com cores estrelas 8 ball pool trajetória, não necessariamente precisava ser o título, mas um último ato 📈 digno de cores estrelas 8 ball pool grandiosidade e este é um dos meus maiores lamentos.

Por fim, resta dizer que foram muitas conquistas sim, 📈 é preciso celebrá-las.

Tivemos um número recorde de seleções disputando a Copa, pulamos de 24, em 2019, para 32, em 2023.

Ampliamos 📈 o número de técnicas a frente das seleções, foram 12 contra nove na última copa.

O futebol das mulheres segue vivo 📈 e precisa continuar lutando.

São muitas lutas que precisam ser travadas ainda, como nos disse a rainha, "tem que chorar antes 📈 para sorrir depois".

Enxuguemos as lágrimas e sigamos!Referências:

BARRETO JANUÁRIO, Soraya.; LIMA, Cecília.; LEAL, Daniel.

Futebol de mulheres na agenda da grande mídia: 📈 uma análise temática da cobertura da Copa do Mundo de 2019.

Observatório (OBS*), v.14, n.4, December, 2020.

BARRETO JANUÁRIO, Soraya; KNIJNIK, Jorge 📈 D.

Novos rumos para as mulheres no futebol brasileiro.

Futebol das mulheres no Brasil: emancipação, resistências e equidade, p.434-458, 2022.Bomfim, Aira.F.

Football Feminino 📈 entre festas esportivas, circos e campos suburbanos: uma história social do futebol praticado por mulheres da introdução à proibição (1915-1941).

2019, 📈 Dissertação – Mestrado em História, Política e Bens Culturais, Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), 📈 Rio de janeiro.

CASTRO, Luciana; RICCA, Darcio.

Futebol feminista: ensaios, 2021.COSTA, Leda.

O futebol feminino nas décadas de 1940 a 1980.

Revista do Arquivo 📈 Geral da Cidade do Rio de Janeiro.Rio de Janeiro, n.13, p.493-507, 2017.GOELLNER, Silvana.

Bela, maternal e feminina: imagens da mulher na 📈 Revista Educação Physica.

Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2003.GOELLNER, Silvana.V.

Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades.

Revista Brasileira de Educação Física e 📈 Esporte, 19(2), 143-151, 2005

GOELLNER, Silvana Vilodre.

Mulheres e futebol no Brasil: descontinuidades, resistências e resiliências.Movimento, v.27, 2021.

MOURÃO, Ludmila; MOREL, Marcia.

As narrativas 📈 sobre o futebol feminino: o discurso da mídia impressa em campo.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.26, n.2, p.73-86, 2005.SÁ, 📈 Luiza.

Globo aposta em diversidade e quer bater recordes na Copa feminina.UOL, 2023.

Disponível em: //www.uol.com.

br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2023/07/12/globo-aposta-em-diversidade-e-quer-bater-recordes-na-copa-feminina.htm Acesso: 02 ago.2023.

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Etimologia 1nín Da antiga estrela galego-portuguesa, estrela ( estrela ), do latim

( star, de Proto-Italic *strol ; de proto-indo-europeu ⚾️ *h str ( Estrela ). entrela -

kcionário : wiki endre História Português > de etre la

Foi fundada em 1960 pelo norte-americano Martin Bromley, originalmente como duas companhias separadas chamadas Nihon Goraku Bussan e Nihon Kikai ♣ Seizō, que tinham a intenção de assumir os negócios da antiga Service Games of Japan, uma empresa especializada em máquinas ♣ caça-níqueis para bases militares.

As duas companhias acabaram se fundindo não muito depois e compraram a Rosen Enterprises em 1965, passando ♣ então a operar com o nome de Sega Enterprises.

O primeiro jogo desenvolvido e operado pela Sega foi o arcade à ♣ fichas Periscope em 1966.

A empresa foi comprada em 1969 pela Gulf and Western e pela década seguinte desfrutou de grande ♣ sucesso com o lançamento e operação de diversos jogos de arcade no ocidente e oriente.

Um declínio na indústria de arcades ♣ na década de 1980 fez a Sega iniciar a produção própria de consoles de jogos eletrônicos, começando com o SG-1000 ♣ em 1983 e o Master System dois anos depois, porém enfrentou grande competição, principalmente da Nintendo, que dominava o mercado ♣ com o Nintendo Entertainment System.