Nota: Este artigo refere-se apenas ao futebol feminino do Sporting CP.
Se procura informação sobre o clube em geral ou sobre 🍎 outra(s) modalidade(s), consulte o artigo Este artigo refere-se apenas aodo Sporting CP.
Se procura informação sobre oem geral ou sobre outra(s) 🍎 modalidade(s), consulte o artigo Sporting Clube de Portugal
O Sporting Clube de Portugal (futebol feminino) é uma equipa portuguesa de futebol 🍎 feminino sediada em Lisboa.
É uma das secções do clube ecléctico Sporting CP e representa uma das modalidades de alto rendimento 🍎 praticadas no clube.
A crash como ganhar equipa profissional foi fundada em 1991, tendo entrado em inactividade em 1995 por motivos financeiros.
Em 2016, 🍎 a secção foi refundada e entrou em competição juntamente com os escalões de formação, criados no mesmo ano.[2]
Em 2017-18, o 🍎 clube disputou o Campeonato Nacional, a Taça de Portugal, a Supertaça e a Liga dos Campeões, acabando por ganhar todas 🍎 as competições nacionais.[3]
1991 a 1995 [ editar | editar código-fonte ]
Em Outubro de 1991, José de Sousa Cintra, presidente do 🍎 Sporting Clube de Portugal na altura, anunciou a criação da secção de Futebol Feminino.
A apresentação da equipa foi assistida em 🍎 pesa pela direção do clube, com o presidente a pedir responsabilidade e vitórias.
A ideia partira de Diamantino Batista, uma cara 🍎 já conhecida no panorama ainda jovem do futebol feminino português, que, tendo já treinado várias equipas, trouxe consigo para o 🍎 Sporting um grupo de jogadoras com as quais já tinha trabalhado.
Porém, estas não eram em número suficiente para constituir o 🍎 plantel e, por isso, foi decidido colocar um anuncio num jornal desportivo.
Esta solução deu lucro e rapidamente foi formado um 🍎 grupo de 23 jogadoras que se estreou no dia 24 de novembro de 1991, no Campo do Arroios, com uma 🍎 derrota por 3-2 frente ao Académico de Alvalade, em jogo a contar para o Campeonato Regional.
Nessa altura, o Jornal Sporting 🍎 já falava num Campeonato Nacional, apesar dessa denominação ainda não ser segura.
O Campeonato acabou por ser criado, tendo sido dominado 🍎 pelo Boavista Futebol Clube nesses primeiros anos, que venceu todas as competições nacionais até à época de 1994/95.
Nesses 4 anos, 🍎 o Sporting Clube de Portugal classificou-se sempre para a Fase Final do Campeonato Nacional sem nunca ter conseguido destronar o 🍎 Boavista FC.
As melhores classificações foram obtidas nas duas primeiras épocas, nas quais o Sporting CP terminou a Fase Final no 🍎 3º lugar.
Há também a registar a vitória do Torneio de Abertura que substituiu o Campeonato Regional na época 1992/93, a 🍎 primeira conquista do futebol feminino do Sporting.
Em Julho de 1994, o Sporting foi pioneiro ao colocar em funcionamento as primeiras 🍎 Escolas de Formação de Futebol Feminino que existiram em Portugal, numa altura em que ainda não existia competição ao nível 🍎 dos escalões jovens.
Após quatro temporadas de atividade, o Jornal Sporting anunciou que a secção de Futebol Feminino tinha sido extinta 🍎 a 1 de agosto de 1995, numa altura em que a nova direcção, presidida por Pedro Santana Lopes, determinara o 🍎 encerramento de várias modalidades.
2016 até ao presente [ editar | editar código-fonte ]
Em 2016, a Federação Portuguesa de Futebol decidiu 🍎 apostar num salto qualitativo do Futebol Feminino, convidando os clubes da Primeira Liga a aderirem no sentido de valorizarem o 🍎 projecto.
O Sporting Clube de Portugal foi um dos quatro clubes a responder afirmativamente à chamada, juntamente com o Sporting Clube 🍎 de Braga, o Belenenses e o Grupo Desportivo Estoril Praia.
Ao aceitar este desafio, a direcção liderada por Bruno de Carvalho 🍎 apostou numa equipa para ganhar, contratando várias jogadoras internacionais e um treinador experiente, integrando o sector feminino na secção de 🍎 futebol, com todas as condições de trabalho proporcionadas pela Academia Sporting, sendo este pelouro atribuído ao Director Virgílio Lopes.
Para além 🍎 disso, foram criadas equipas de Juniores e de Juvenis e aberta uma escola de formação no Pólo Universitário da Ajuda.[2]
Em 🍎 2017, o Sporting Clube de Portugal conquistou o seu primeiro Campeonato Nacional e a crash como ganhar primeira Taça de Portugal,[4][5] qualificando-se 🍎 para a Liga dos Campeões e conquistando a primeira dobradinha da crash como ganhar história.
Nessa mesma época, as equipas de formação do 🍎 Sporting acabariam por conquistar a Taça Nacional e o Campeonato Nacional ou Regional em que se inseriam.
Desta forma, no primeiro 🍎 ano de reatividade, o futebol feminino do Sporting Clube de Portugal conquistou todos os troféus que poderia conquistar.[6]
O Sporting acabou 🍎 por ficar em segundo no seu grupo de qualificação da Liga dos Campeões, não conseguindo qualificar-se para a fase seguinte.
Apesar 🍎 disto, viria a conquistar a Supertaça Feminina de 2017, vencendo o SC Braga por 3–1 após prolongamento.
Após mais um campeonato 🍎 quase irrepreensível, o Sporting conquistou o Campeonato Nacional pela segunda vez consecutiva, sagrando-se bicampeão nacional.
Acabaria por conquistar novamente a dobradinha 🍎 ao bater o SC Braga na final da Taça de Portugal de 2017–18.
Sporting CP x SC Braga no Estádio José 🍎 Alvalade.
Equipamento Principal Equipamento Alternativo Terceiro Equipamento Equipamento Stromp
Atualizado de acordo com o website oficial do Sporting a 26 de março 🍎 de 2023.[7]
Equipas de formação [ editar | editar código-fonte ]
Nacionais Competição Títulos Temporadas Campeonato Nacional de Juniores 2 2016-17 • 🍎 2017-18 Taça Nacional de Juniores 1 2016-17 Taça Nacional de Juvenis 1 2016-17 Taça Nacional de Infantis 1 2018-19 Regionais 🍎 Competição Títulos Temporadas Campeonato Distrital de Juvenis 1 2016-17
Modalidades do Sporting Clube de Portugal [ editar | editar código-fonte ]