Nota: Este artigo é sobre o estilo musical dos anos 1940-1960. Se procura o gênero musical posterior, veja Este artigo 💴 é sobre o estilo musical dos anos 1940-1960. Se procura o gênero musical posterior, veja Rock . Para outros significados, 💴 veja Rock and roll (desambiguação)
Exemplo de Rock and Roll
O rock and roll, também conhecido como rock & roll, rock 'n' 💴 roll, ou ainda rock 'n roll, é um gênero musical surgido nos Estados Unidos no final dos anos 1940 e 💴 início dos anos 1950,[1][2] com raízes nos estilos musicais norte-americanos, como: country, blues, R&B, e que rapidamente se espalhou para 💴 o resto do mundo.[3][4][5]
O instrumento mais comum neste estilo é a guitarra, sempre presente nas bandas, podendo possuir um único 💴 instrumentista, ou dois com funções diferenciadas (guitarrista base e solo).
Normalmente, as bandas, além do instrumento predominante, a guitarra, são formadas 💴 por um: contrabaixo (após 1950, um baixo elétrico) e uma bateria.[6] Nos primórdios do rock and roll, também se utilizava 💴 o piano ou o saxofone frequentemente como instrumentos bases, mas estes foram substituídos ou suplementados, geralmente, pela guitarra a partir 💴 da metade dos anos 1950.
A batida é essencialmente um blues com country com contratempo acentuado, este último quase fornecido por 💴 uma caixa-clara.[7] A enorme popularidade e eventual visão no mundo inteiro do rock and roll deu-lhe um impacto social único. 💴 Muito além de ser simplesmente um gênero musical, como visto nos filmes e na televisão e de acordo com a 💴 mídia que se desenvolvia na época, influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem.
História
Origens do Gênero
Por se tratar de gêneros 💴 musicais que foram influenciados e influenciam em cupom bet estrela ritmo acelerado, a delimitação exata de onde termina o R&B ou o 💴 soul e começa o rock and roll é impossível de ser apontada,[8] mas aceita-se que as "origens" do rock and 💴 roll remontam entre as décadas de 1940 e 1950, através de uma combinação de diversos gêneros musicais populares na época. 💴 Estes incluíram: o gospel, a folk, o blues[9][10] - em cupom bet estrela especial as formas elétricas desenvolvidas em cupom bet estrela Memphis, Nova 💴 Orleans e Texas - à base do boogie woogie tocado no piano e um jump blues, que se tornaram conhecidos 💴 como a fusão R&B. Também adicionaram-se influências de country e jazz.
No entanto, elementos de rock and roll podem ser ouvidos 💴 em cupom bet estrela gravações country da década de 1910 e blues dos anos 1920.[11] Muitos brancos norte-americanos experimentaram o jazz e 💴 blues afro-americanos, que, frequentemente, eram relegados à condição de "race music" (código da indústria fonográfica para estações de rádio de 💴 rhythm and blues) e que raramente eram ouvidos pela corrente majoritária branca.
Poucos músicos negros de rhythm and blues, notadamente Louis 💴 Jordan, The Mills Brothers e The Ink Spots, alcançaram algum sucesso, embora em cupom bet estrela alguns casos (como o da canção 💴 Choo Choo Ch'Boogie, de Jordan), este êxito tenha sido alcançado com canções escritas por compositores brancos. O gênero western swing 💴 da década de 1930, geralmente tocado por músicos brancos, também seduziu fortemente o blues e diretamente influenciou o rockabilly e 💴 o rock and roll, como pode ser ouvido, por exemplo, na canção Jailhouse Rock, de Elvis Presley, de 1957.
O desenvolvimento 💴 do rock and roll foi um processo evolutivo, não há um registro único que pode ser identificado como inequivocamente "o 💴 primeiro" disco de rock and roll.[12] Candidatos para o título de "primeiro disco de rock and roll" incluem "Strange Things 💴 Happening Everyday" de Sister Rosetta Tharpe (1944);[13] "Rock Awhile" de Goree Carter (1949);[14] "Rock the Joint" de Jimmy Preston (1949), 💴 que mais tarde foi regravado por Bill Haley & His Comets, em cupom bet estrela 1952; "Rocket 88" de Jackie Brenston and 💴 his Delta Cats (na verdade, Ike Turner e cupom bet estrela banda The Kings of Rhythm), gravada na Sun Records de Sam 💴 Phillips em cupom bet estrela março de 1951,[15] em cupom bet estrela termos de cupom bet estrela grande impacto cultural em cupom bet estrela toda a sociedade americana 💴 e outros lugares do mundo, "Rock Around the Clock" de Bill Haley, foi gravada em cupom bet estrela abril 1954, mas não 💴 foi um sucesso comercial até o ano seguinte; é geralmente reconhecida como um marco importante, mas foi precedida de muitas 💴 gravações das décadas anteriores em cupom bet estrela que os elementos do rock and roll pode ser claramente detectados.[12][16]
Voltando mais algumas décadas, 💴 o rock and roll pode traçar uma linhagem para o distrito de Five Points, em cupom bet estrela Manhattan, em cupom bet estrela meados 💴 do século XIX, cenário da primeira fusão pesadamente rítmica de danças africanas com a melodia de gêneros europeus (especialmente de 💴 origem irlandesa).
Em 1956, no filme Rock, Rock, Rock, Alan Freed interpreta a si mesmo e diz ao público que "Rock 💴 and roll é um rio musical que tem absorvido muitos riachos: rhythm and blues, jazz, ragtime, canções de cowboy, country 💴 e folk. Todos contribuíram para o big beat."
A tabela abaixo aponta algumas, mas não todas, as principais influências sobre o 💴 rock and roll. O que deve ser salientado é que, antes do rock and roll, a música foi categorizada por: 💴 raça, nacionalidade, localização, estilo, instrumentação, técnicas vocais e até mesmo por religião. No entanto, com a imensa popularidade e sucesso 💴 comercial de Elvis Presley em cupom bet estrela 1956, o Rock and roll se tornou um objeto angular da indústria musical americana. 💴 Nunca mais a música foi definida e categorizada desta forma.
Origens da expressão
A palavra rock teve uma longa história no idioma 💴 inglês como uma metáfora para to shake up, to disturb or to incite (sacudir, perturbar ou incitar). Em cupom bet estrela 1937, 💴 Chick Webb e Ella Fitzgerald gravaram "Rock It for Me", que incluía na letra o verso So won't you satisfy 💴 my soul with the rock and roll. (Então, você não vai satisfazer a minha alma com o rock and roll.).[17][18] 💴 Já o termo Rocking era usado por cantores negros gospel no sul dos Estados Unidos para dizer algo semelhante ao 💴 êxtase espiritual. Pela década de 1940, no entanto, o termo foi usado como um duplo sentido, referindo-se pretensamente a dançar 💴 e ao ato sexual, como em cupom bet estrela "Good Rocking Tonight", de Roy Brown.[19]
O DJ Alan Freed em cupom bet estrela 1957
O verbo 💴 roll era uma metáfora medieval que significava ter relações sexuais.[20] Durante centenas de anos, escritores têm utilizado expressões como They 💴 had a roll in the hay (Eles tiveram um rolo no feno) ou I rolled her in the clover (Eu 💴 transei com ela no trevo). Os termos eram muitas vezes utilizados em cupom bet estrela conjunto (rocking-and-rolling) para descrever o movimento de 💴 um navio no mar, por exemplo, como na canção Rock and Roll, das Irmãs Boswell, em cupom bet estrela 1934, que apareceu 💴 no filme Transatlantic Merry-Go-Round' (literalmente, Transatlântico Carrossel), naquele mesmo ano, e na canção "Rockin 'Rollin' Mama", de Buddy Jones em 💴 cupom bet estrela 1939. O cantor country Tommy Scott se referia ao movimento de um trem na ferrovia em cupom bet estrela Rockin e 💴 Rollin, de 1951.
Uma versão alternativa às origens de rocking-and-rolling pode, ainda, remonta aos trabalhadores das ferrovias Reconstruction South. Esses homens 💴 cantariam canções na batida do martelo para manter o ritmo do seu instrumento de trabalho. Ao final de cada linha 💴 em cupom bet estrela uma canção, os homens balançariam seus martelos para baixo para fazer um furo na rocha. Os shakers - 💴 homens que ocupavam as pontas de aço perfuradas pelo martelo humano - "balançariam" o prego para frente e para trás 💴 para limpar a pedra ou rolar, girando o prego para melhorar a 'mordida' da broca.[21]
Até então, a frase rocking-and-rolling ("balançando 💴 e rolando"), conforme uma gíria laica negra que remete a dançar ou fazer sexo, apareceu em cupom bet estrela gravações pela primeira 💴 vez em cupom bet estrela 1922, na canção My Man Rocks Me With One Steady Roll de Trixie Smith. Mesmo antes, em 💴 cupom bet estrela 1916, o termo rocking-and-rolling foi usado com conotação religiosa, no registro fonográfico de The Camp Meeting Jubilee, gravado por 💴 um quarteto masculino desconhecido.
Em 1934, a canção "Rock and Roll" por Boswell Sisters apareceu no filme Transatlantic Merry-Go-Round. Em cupom bet estrela 💴 1942, o colunista da revista Billboard, Maurie Orodenker começaram a usar o termo "rock-and-roll" para descrever gravações otimistas, como "Rock 💴 Me", de Sister Rosetta Tharpe. Em cupom bet estrela 1943, o "Rock and Roll Inn" em cupom bet estrela Merchantville, Nova Jérsia, foi estabelecido 💴 como um local de música.[22][23]
A expressão foi também incluída nos anúncios para o filme "Wabash Avenue", estrelado por Betty Grable 💴 e Victor Mature. Uma propaganda para o filme que circulou em cupom bet estrela 12 de abril de 1950 anunciou Ms. Grable 💴 como the first lady of rock and roll e Wabash Avenue como the roaring street she rocked to fame.
Três diferentes 💴 canções com o título "Rock and Roll" foram gravadas no final dos anos 1940: uma em cupom bet estrela 1947 por Paul 💴 Bascomb, outra por Wild Bill Moore em cupom bet estrela 1948, e ainda outra em cupom bet estrela 1949 por Doles Dickens, e a 💴 expressão estava em cupom bet estrela constante uso nas letras de canções R&B da época. Um outro registro onde a frase foi 💴 repetida durante toda a canção foi em cupom bet estrela Rock and Roll Blues, gravado em cupom bet estrela 1949 por Erline Rock and 💴 Roll Harris.
Em 1951, em cupom bet estrela Cleveland (Ohio), o DJ Alan Freed começou a tocar R&B para uma audiência multirracial. Freed 💴 é creditado como o primeiro a utilizar a expressão "rock and roll" para descrever a música. No entanto, o termo 💴 já tinha sido apresentado ao público dos Estados Unidos, especialmente nas letras de muitas gravações rhythm and blues.[24]
Início e primeiras 💴 gravações
Rockabilly
Ver artigo principal: Rockabilly
Elvis Presley em cupom bet estrela uma
de promocional para Jailhouse Rock em cupom bet estrela 1957
"Rockabilly", geralmente (mas não exclusivamente) 💴 se refere ao tipo de rock and roll, que foi tocado e gravado em cupom bet estrela meados dos anos 1950 por 💴 cantores brancos, como Elvis Presley, Carl Perkins e Jerry Lee Lewis, que tinham bastante influência da música country. Muitos outros 💴 cantores populares de rock and roll da época, como Fats Domino, Chuck Berry e Little Richard, vieram da tradição do 💴 rhythm and blues negro, faziam músicas que atraiam a plateias brancas, e normalmente não são classificados como "rockabilly".
Em julho de 💴 1954, Elvis Presley gravou um hit regional: "That's All Right", pela gravadora de Sam Phillips, a Sun Records em cupom bet estrela 💴 Memphis[25]. Dois meses antes, em cupom bet estrela Maio de 1954, Bill Haley e Seus Cometas gravaram "Rock Around the Clock". Embora 💴 apenas tenha sido um hit menor quando lançado, quando usado na sequência de abertura do filme "Blackboard Jungle", um ano 💴 mais tarde, ela realmente passou a definir o auge do rock and roll em cupom bet estrela movimento. A canção se tornou 💴 um dos maiores sucessos na história, e frenéticos grupos adolescentes para ver Haley e os Cometas tocar, causavam em cupom bet estrela 💴 algumas cidades. "Rock Around the Clock" foi um avanço tanto para o grupo e para todas as músicas de rock 💴 and roll. Se tudo que veio antes de lançar as bases, "Clock" introduziu a música para um público global.[26]
Em 1956, 💴 a chegada de rockabilly foi sublinhada pelo sucesso de canções como "Folsom Prison Blues", de Johnny Cash, "Blue Suede Shoes", 💴 de Carl Perkins e o Hit No. 1 de Presley, "Heartbreak Hotel", de Presley.[27] Por alguns anos, tornou-se a forma 💴 de rock and roll de maior sucesso comercial. Atos posteriores do rockabilly, particularmente cantores como Buddy Holly, seriam uma grande 💴 influência nos artistas da Invasão Britânica e particularmente na composição dos Beatles e, por meio deles, na natureza posterior do 💴 rock.[28]
Doo wop
Doo-wop era uma das formas mais populares do rhythm and blues dos anos 50, muitas vezes comparadas ao rock 💴 and roll, com ênfase em cupom bet estrela harmonias vocais de várias partes e letras de apoio sem sentido (de onde se 💴 originaria seu nome), que geralmente eram suportado com instrumentação leve.[29] Suas origens estavam nos grupos vocais afro-americanos das décadas de 💴 1930 e 40, como Ink Spots e Mills Brothers, que tiveram considerável sucesso comercial com arranjos baseados em cupom bet estrela harmonias 💴 estreitas. Eles foram seguidos por artista vocais de R&B dos anos 40, como The Orioles, The Ravens e The Clovers, 💴 que injetaram um forte elemento do gospel tradicional e, cada vez mais, a energia do jump blues. Em cupom bet estrela 1954, 💴 quando o rock and roll estava começando a surgir, vários artistas semelhantes começaram a passar das paradas de R&B para 💴 o sucesso principal, muitas vezes com adição de buzinas e saxofones, como Crows, Penguins, El Dorados e Turbans, todos marcando 💴 grandes hits.[30] Apesar da explosão subsequente nas gravações de artistas doo wop nos anos 50, muitos não conseguiram traçar ou 💴 foram artistas de um só sucesso. As exceções incluíam o The Platters, com músicas como "The Great Pretender" (1955) e 💴 The Coasters com canções humorísticas como "Yakety Yak" (1958),[31] ambas classificadas entre os artistas de rock and roll de maior 💴 sucesso da época.[30] No final da década, havia um número crescente de cantores brancos, especialmente ítalo-americanos, ocupando o Doo Wop, 💴 criando grupos totalmente brancos como os Mystics e Dion and the Belmonts, e grupos racialmente integrados como The Del-Vikings e 💴 The Impalas. O Doo-wop seria uma grande influência na surf music vocal, soul e no início do Merseybeat, incluindo os 💴 Beatles.[30]
Versões cover
Little Richard em cupom bet estrela 1957
Muitos dos primeiros sucessos do rock and roll branco foram versões covers ou reescritas parciais 💴 de canções anteriores do rhythm and blues ou do blues negro. No final dos anos 1940 e no início dos 💴 anos 1950, a música R&B vinha ganhando uma batida mais forte e um estilo mais selvagem, com artistas como Fats 💴 Domino e Johnny Otis acelerando os tempos e aumentando a batida de fundo para grande popularidade no circuito de juke 💴 joint.[33] Antes dos esforços de Freed e outros, a música negra era tabu em cupom bet estrela muitas rádios de propriedade de 💴 brancos, mas artistas e produtores rapidamente reconheceram o potencial do rock and roll.[34] Algumas das primeiras gravações de Presley foram 💴 covers de black rhythm and blues ou blues, como "That's All Right" (um arranjo country de um número de blues), 💴 "Baby Let's Play House", "Lawdy Miss Clawdy" e "Hound Dog". As linhas raciais, no entanto, são um tanto mais nubladas 💴 pelo fato de algumas dessas canções R&B originalmente gravadas por artistas negros terem sido escritas por compositores brancos, como a 💴 equipe de Jerry Leiber e Mike Stoller. Os créditos das composições geralmente não eram confiáveis; muitos editores, executivos de gravação 💴 e até mesmo gerentes (brancos e negros) inseriam seus nomes como compositores para coletar cheques de royalties.
Covers eram comuns na 💴 indústria musical da época; tornou-se particularmente fácil pela provisão de licença compulsória da lei de direitos autorais dos Estados Unidos 💴 (ainda em cupom bet estrela vigor).[35][36]] Um dos primeiros covers de sucesso relevantes foi a transformação de Wynonie Harris do hit blues 💴 original de Roy Brown de 1947, "Good Rocking Tonight" em cupom bet estrela um rock mais vistoso.[37] A tendência mais notável, no 💴 entanto, foram covers pop brancas de gravações negras de R&B. O som mais familiar dessas capas pode ter sido mais 💴 palatável para o público branco, pode ter havido um elemento de preconceito, mas as gravadoras voltadas para o mercado branco 💴 também tinham redes de distribuição muito melhores e eram geralmente muito mais lucrativas..[38] Notoriamente, Pat Boone gravou versões higienizadas de 💴 canções gravadas por nomes como Fats Domino, Little Richard, The Flamingos e Ivory Joe Hunter. Mais tarde, à medida que 💴 essas canções se tornaram populares, as gravações dos artistas originais também foram tocadas no rádio.[39]
As versões covers não eram necessariamente 💴 imitações diretas. Por exemplo, a versão incompleta de Bill Haley de "Shake, Rattle and Roll" transformou o conto humorístico e 💴 atrevido de amor adulto de Big Joe Turner em cupom bet estrela um enérgico número de dança adolescente,[40] enquanto Georgia Gibbs substituiu 💴 o vocal duro e sarcástico de Etta James em cupom bet estrela "Roll With Me, Henry" (regravada como "Dance With Me, Henry") 💴 com um vocal alegre, mais apropriado para um público não familiarizado com a canção para a qual a canção de 💴 James foi uma resposta, "Work With Me, Annie" de Hank Ballard".[41] A versão rock and roll de Elvis de "Hound 💴 Dog", tirada principalmente de uma versão gravada pela banda pop Freddie Bell and the Bellboys, era muito diferente do blues 💴 shouter que Big Mama Thornton havia gravado quatro anos antes..[42] Outros artistas brancos que gravaram versões cover de canções de 💴 rhythm & blues incluem Gale Storm ["I Hear You Knockin'" de Smiley Lewis], The Diamonds ["Little Darlin'" dos Gladiolas, e 💴 "Why Do Fools Fall in Love?" de Frankie Lymon & the Teenagers"], Crew Cuts ["Sh-Boom" de the Chords', e "Don't 💴 Be Angry" de Nappy Brown], Fountain Sisters ["Hearts of Stone" de The Jewels] e Maguire Sisters ["Sincerely" de The Moonglows].
Rock 💴 britânico
Tommy Steele, um dos primeiros roqueiros britânicos, se apresentando em cupom bet estrela Estocolmo em cupom bet estrela 1957
Na década de 1950, a Grã-Bretanha 💴 estava bem posicionada para receber a música e a cultura do rock and roll americano.[44] Compartilhava uma linguagem comum, fora 💴 exposto à cultura americana por meio do estacionamento de tropas no país e compartilhava muitos desenvolvimentos sociais, incluindo o surgimento 💴 de distintas subculturas juvenis que, na Grã-Bretanha, incluíam os Teddy Boys e os rockers.[45] Trad jazz se tornou popular, e 💴 muitos de seus músicos foram influenciados por estilos americanos relacionados, incluindo boogie woogie e blues.[46] A mania do skiffle, liderada 💴 por Lonnie Donegan, utilizou versões amadoras de canções folk americanas e encorajou muitos da geração seguinte de rock and roll, 💴 folk, R&B e músicos beat a começar a se apresentar.[47] Ao mesmo tempo, o público britânico estava começando a conhecer 💴 o rock and roll americano, inicialmente por meio de filmes como Blackboard Jungle (1955) e Rock Around the Clock. (1956).[48] 💴 Ambos os filmes continham o sucesso de Bill Haley & His Comets, "Rock Around the Clock", que entrou nas paradas 💴 britânicas no início de 1955 - quatro meses antes de chegar às paradas pop dos Estados Unidos - liderou as 💴 paradas britânicas no final daquele ano e novamente em cupom bet estrela 1956, e ajudou a identificar o rock and roll com 💴 a delinquência adolescente.[49] Artistas americanos de rock and roll, como Elvis Presley, Little Richard, Buddy Holly, Chuck Berry e Carl 💴 Perkins, depois disso, tornaram-se grandes forças nas paradas britânicas.
A resposta inicial da indústria musical britânica foi tentar produzir cópias de 💴 discos americanos, gravados com músicos de sessão e muitas vezes liderados por ídolos adolescentes.[50] Mais roqueiros britânicos de base logo 💴 começaram a aparecer, incluindo Wee Willie Harris e Tommy Steele.[50] Durante este período, o rock and roll americano permaneceu dominante; 💴 no entanto, em cupom bet estrela 1958, a Grã-Bretanha produziu cupom bet estrela primeira estrela e canção rock and roll "autêntica", quando Cliff Richard 💴 alcançou o número 2 nas paradas com "Move It".[51] Ao mesmo tempo, programas de TV como Six-Five Special e Oh 💴 Boy! promoveu as carreiras de roqueiros britânicos como Marty Wilde e Adam Faith.[50] Cliff Richard e cupom bet estrela banda de apoio, 💴 The Shadows, foram os artistas caseiros de rock and roll mais bem-sucedidos da época.[52] Outros artistas principais incluem Billy Fury, 💴 Joe Brown e Johnny Kidd & the Pirates, cujo hit de 1960 "Shakin 'All Over" se tornou um standard do 💴 rock and roll.[50]
Como o interesse pelo rock and roll estava começando a diminuir na América no final dos anos 1950 💴 e início dos anos 1960, ele foi assumido por grupos nos principais centros urbanos britânicos como Liverpool, Manchester, Birmingham e 💴 Londres.[53] Quase ao mesmo tempo, uma cena de blues britânico se desenvolveu, inicialmente liderada por seguidores puristas do blues, como 💴 Alexis Korner e Cyril Davies, que foram diretamente inspirados por músicos americanos como Robert Johnson, Muddy Waters e Howlin' Wolf.[54] 💴 Muitos grupos se moveram em cupom bet estrela direção à música beat de rock and roll e rhythm and blues do skiffle, 💴 como os Quarrymen que se tornaram os Beatles, produzindo uma forma de revivalismo do rock and roll que os levou 💴 e muitos outros grupos ao sucesso nacional por volta de 1963 e internacional sucesso de 1964, conhecido na América como 💴 a invasão britânica.[55] Os grupos que seguiram os Beatles incluíram Freddie and the Dreamers, com influência beat, Wayne Fontana e 💴 Mindbenders, Herman's Hermits e Dave Clark Five. Os primeiros grupos de rhythm and blues britânicos com mais influências de blues 💴 incluem Animals, Rolling Stones e Yardbirds.[56]
Impacto cultural
Alan Freed, também conhecido como "Moondog", é creditado como o primeiro a utilizar a 💴 expressão "rock and roll" para descrever a música rhythm and blues tocada para uma audiência multirracial. Enquanto trabalhava como DJ 💴 na estação de rádio WJW, em cupom bet estrela Cleveland, ele também organizou o primeiro grande concerto de rock and roll, o 💴 "Moondog Coronation Ball", em cupom bet estrela 21 de março de 1952.[57] Posteriormente, Freed organizou muitos concertos de rock and roll marcados 💴 pela presença tanto de brancos quanto de negros, contribuindo ainda mais para introduzir estilos musicais afro-americanos para um público mais 💴 vasto.
Tensões raciais
O rock and roll surgiu em cupom bet estrela uma época em cupom bet estrela que as tensões raciais nos Estados Unidos estavam 💴 próximos de vir à tona. Os negros norte-americanos protestavam contra a segregação de escolas e instalações públicas. A doutrina racista 💴 "separate but equal" foi nominalmente derrubada pela Suprema Corte dos Estados Unidos em cupom bet estrela 1954, mas a difícil tarefa de 💴 fazer respeitar a decisão estava por vir. Este novo gênero musical combinando elementos das músicas branca e negra inevitavelmente provocou 💴 fortes reações.
Depois do "The Moondog Coronation Ball", as gravadoras logo compreenderam que havia mercado formado pelo público branco para a 💴 música negra que estava para além das fronteiras estilísticas do rhythm and blues. Mesmo o preconceito considerável e as barreiras 💴 raciais não podiam barrar as forças do mercado. O rock and roll tornou-se um sucesso de um dia para outro 💴 nos Estados Unidos, repercutindo no outro lado do Oceano Atlântico e, talvez, culminando em cupom bet estrela 1964 com a "Invasão Britânica".
Os 💴 efeitos sociais do rock and roll foram massivos mundialmente, influenciando estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. Além disso, pode 💴 ter ajudado a causa do movimento dos direitos civis, porque tanto os jovens norte-americanos brancos como os negros gostavam do 💴 gênero, que ainda derivou muitos estilos musicais: soul music, funk, progressivo, punk, heavy metal e alternativo.
Cultura teen
"There's No Romance in 💴 Rock and Roll" na capa da revista em cupom bet estrela quadrinhos True Life Romance de 1956
Um ídolo teen geralmente é um 💴 artista que atrai um grande número de seguidores, principalmente adolescentes do sexo feminino, devido à cupom bet estrela boa aparência, apelo sexual 💴 além de suas qualidades musicais. Um bom exemplo é Frank Sinatra na década de 1940, embora um exemplo anterior possa 💴 ser Rudy Vallée. Com o nascimento do rock and roll, Elvis Presley se tornou um dos maiores ídolos teen de 💴 todos os tempos. Seu sucesso levou os promotores de eventos à criação deliberada de novos ídolos, tais como Frankie Avalon 💴 e Ricky Nelson. Outros músicos daquela época também atingiram popularidade.
Devido ao sucesso de muitos outros artistas, como os Beatles e 💴 os Monkees, no meio teen, foram criadas algumas revistas orientadas exclusivamente ao público jovem (por exemplo 16 Magazine e Tiger 💴 Beat). Essas publicações mensais estampavam um ídolo teen na capa, bem como fotografias atraentes, uma seção de "Perguntas & Respostas", 💴 e uma lista de predileções (ou seja, cor favorita, comida favorita etc).
Os ídolos teen também influenciaram na produção de desenhos 💴 animados matutinos a brinquedos, entre outros produtos. No auge da popularidade dos Beatles, não era incomum ver perucas inspiradas no 💴 corte de cabelo, por exemplo.
Militar
Durante a guerra do Vietnã, o termo "Rock and Roll" se referia ao disparo com uma 💴 arma automática (geralmente o fuzil M-16), empunhando a arma no quadril como uma guitarra. Era muitas vezes utilizado o termo 💴 "Let's Rock and Roll".[58]
Estilo de dança
Desde o seu início na década de 1950 até o início dos anos 1960, a 💴 música rock and roll gerou novos estilos de danças. Adolescentes encontraram, no ritmo irregular do Contratempo, a brecha para reavivar 💴 a dança jitterbug da era das big bands. Danças Sock-hops, de ginásio ou de festas em cupom bet estrela porões residenciais tornaram-se 💴 uma mania, e os jovens norte-americanos assistiam ao programa de televisão American Coreto, apresentado por Dick Clark, para se manter 💴 atualizados sobre os mais recentes estilos de dança e moda. A partir de meados dos anos 1960, quando o rock 💴 and roll gradualmente tornou-se rock, este influenciou danças de gêneros musicais seguintes, começando pelo twist, e conduziu em cupom bet estrela direção 💴 ao funk, disco, house, techno e hip-hop.[59]
Ver também
Referências
Ligações externas