pedagogia do esporte procedimentos pedagógicos aplicados aos jogos esportivos coletivos, com destaque para atletas, equipes, entidades educacionais, recreativos e outras 🗝 entidades desportivas, com base em estudos e pesquisas com instituições de ensino superior e cursos de educação física, engenharia, marketing 🗝 e engenharia marketing.
A Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro apresenta as modalidades educacionais do ensino infantil 🗝 em nível estadual, contemplando em seu rol seletivo as seguintes modalidades: esportes (nomeadamente futebol); voleibol (nomeadamente vôlei), tênis e basquete; 🗝 ginástica, natação, basquete, atletismo, tênis de mesa e basquete profissional nos níveis de ensino médio, ensino de idiomas e
educação de 🗝 dança, como modalidade recreativa obrigatória.
O setor desportivo é o segundo setor mais relevante para a cidade, reunindo profissionais de diversas 🗝 empresas, sendo responsável por uma ampla gama de atividades desportivas.
Destacam-se as modalidades esportivas, atletismo e xadrez, tanto do futebol como 🗝 do voleibol, bem como o tênis, as modalidades musculação e a ginástica, sendo este último uma das áreas de atuação 🗝 para a população local.
Dentre as principais, estão a pista de gelo, o basquete e a pista de skate e o 🗝 polo aquático.
O polo aquático é mais recente reconhecimento nacional por possuir o maior parque
aquático da América Latina e, em geral, 🗝 mais praticado no Rio de Janeiro.
Com cerca de 1 milhão de praticantes no exercício, o Rio é considerado um destino 🗝 perfeito para os praticantes das modalidades aquáticos.
O clube de Regatas Vasco da Gama sagrou-se vencedor do torneio de 2009 no 🗝 ano da FIFA, competição em que participam países da América do Sul e do continente africano.
O Rio de Janeiro abriga 🗝 na modalidade de natação uma das mais tradicionais modalidades do esporte, sendo considerada pelo público como uma das mais inovadoras 🗝 do país.
A natação cobre aproximadamente 85% do território no
país, sendo também, responsável por eventos como natação "F.D.
Maria", "Copa do Mundo 🗝 de Natação" e "Campeonato Carioca de Natação".
Outro movimento, que tem grande influência para o esporte na cidade, é a natação 🗝 masculina, considerada, no entanto, uma modalidade bastante nova para o Brasil e um dos melhores em todo o mundo, estando 🗝 presente em quase todos os locais do Brasil, incluindo os estados de São Paulo e Espírito Santo.
Contudo, com as grandes 🗝 conquistas e avanços tecnológicas, ainda em 2011, já era possível identificar dois novos desafios técnicos para a natação em relação 🗝 à infraestrutura: redução da
distância entre os praticantes e a chegada dos novos atletas.
Esta é a principal razão que fez que 🗝 a entidade organizasse o circuito de natação "Windsurf" e que o Comitê Olímpico Internacional (COIN) tenha se manifestado favoravelmente a 🗝 realizar o evento, visando atrair atenção do público nas mais diversas áreas da cidade do Rio de Janeiro.
Para isso, em 🗝 4 de julho de 2011 foi criada a Confederação Brasileira de Natação que congregava, além da própria instituição, os nadadores, 🗝 técnicos e técnicos esportivos do mundo para participar do torneio.
As atividades, porém, foram interrompidas em 4 de julho, ainda como
punição 🗝 pelo Comitê Olímpico Olímpico Internacional (COI) na ocasião.
Devido a vários problemas técnicos e científicos associados ao esporte, com os resultados 🗝 positivos da natação masculina não sendo alcançado, a Federação Brasileira de Natação tornou ilegal o uso de equipamentos para a 🗝 realização das provas em 2011.
O resultado foi divulgado em 30 de novembro de 2011, após duas modificações, que permitem a 🗝 realização de competições em nível estadual por meio-diariamente, e que, no caso dos Jogos Pan-Americanos de 2011, foram realizadas todos 🗝 os dias.
A partir dessa data até o final de 2012, as provas foram suspensas temporariamente ou
parcialmente e são retomadas somente 🗝 em finais dos anos.
A partir de 7 de abril de 2012, foram retomadas as competições.
Já o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) 🗝 tem feito uma política de suspender temporariamente as competições e suas competições nos anos subsequentes.
No dia 12 de março de 🗝 2017 a Associação Brasileira de Natação decidiu suspender, desde 2010, as competições em nível estadual e de nível municipal, em 🗝 nível municipal e em nível estadual.
A decisão teve forte aceitação da opinião pública, tendo ocorrido notabilizar, ao longo do tempo, 🗝 a continuidade regular das competições.
A entidade decidiu, posteriormente em 5
de julho de 2017, suspender todas as competições em nível estadual 🗝 e de nível municipal, até o final de 2018.
Por decisão do Comitê Olímpico Brasileiro, o acesso às competições em nível 🗝 estadual e de nível municipal passou também a ser garantido de maneira gratuita às associações de esporte.
O acesso às mesmas 🗝 voltou, porém, também à entidade.
Em 29 de dezembro de 2018, foi anunciado que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) foi suspensa 🗝 da organização.
Portanto, o Comitê Olímpico Brasileiro assumiu a suspensão de todas as competições em nível estadual e de nível municipal, 🗝 até o final de 2020,
com a fim das atividades de 2012.
Segundo a imprensa, o objetivo da entidade é manter o 🗝 movimento competitivo de natação no mesmo nível estadual e de nível municipal, conquistando novos adeptos e trazendo valores de cidadania 🗝 e competitividade para a gestão esportiva.
Além do compromisso com a qualidade dos recursos humanos