Portugese
Regras do Gamão
Translated by Capivaro do Matto Introdução O Gamão
(Backgammon) é um jogo para 2 oponentes, jogado em codigos betano 2024 💱 um tabuleiro que consiste em
codigos betano 2024 24 triângulos chamados pontos (ou casas). Esses triângulos são de cores alternadas
e agrupados 💱 em codigos betano 2024 4 quadrantes de 6 triângulos cada. Referimo-nos a esses quadrantes
como tabuleiro interno (home board, em codigos betano 2024 inglês) 💱 e tabuleiro externo (outer board,
em codigos betano 2024 inglês) de cada jogador, conforme figura abaixo. Os tabuleiros internos são
separados dos 💱 tabuleiros externos por uma faixa no centro do tabuleiro chamada barra
(bar, em codigos betano 2024 inglês). Figura 1. Um tabuleiro com 💱 as peças (também chamadas de checkers
ou homens) em codigos betano 2024 suas posições iniciais. Uma formação inicial invertida também é
possível 💱 e mostraria, então, os tabuleiros internos à esquerda e os externos à direita.
Os pontos (ou casas) são numerados para 💱 cada jogador, começando no tabuleiro interno de
cada um. O ponto mais distante do tabuleiro interno de um jogador é 💱 seu ponto 24, o
qual seria, também, o ponto 1 de seu oponente. Cada jogador tem 15 checkers (ou peças,
💱 ou homens) de codigos betano 2024 própria cor. A posição inicial das peças é mostrada na figura acima:
2 no ponto 24 💱 de cada jogador; 5 em codigos betano 2024 cada ponto 13; 3 em codigos betano 2024 cada ponto 8 e 5 em
codigos betano 2024 cada 💱 ponto 6. Ambos os jogadores têm seu próprio par de dados e um copo para
chacoalhar os dados antes de 💱 lançá-los. Um cubo duplicador, com os números 2, 4, 8, 16,
32, e 64 em codigos betano 2024 suas faces, é usado 💱 para determinar o valor da partida em codigos betano 2024
andamento. Objetivo do Jogo O objetivo do jogo é mover todas as 💱 peças para seu
tabuleiro interno e, então, fazer a retirada final de cada uma delas do tabuleiro. O
primeiro jogador 💱 a retirar todas as suas peças vence a partida. Figura 2. Direção do
movimento das peças brancas. As peças vermelhas 💱 movem-se na direção oposta. Como se
Movimentam as Peças Para começar a partida, cada jogador lança somente um dado. Isso
💱 determina qual jogador fará o primeiro lance e quantas casas suas peças poderão
percorrer no lance inicial. Se os números 💱 dos dados, nesse primeiro arremesso, forem
iguais, ambos os jogadores arremessam um único dado cada, novamente, até que surjam
números 💱 distintos em codigos betano 2024 cada um dos dados. O jogador cujo dado mostrar o maior número
nesse arremesso inicial de dois 💱 dados é obrigado a fazer o primeiro lance com suas
peças. Após esse primeiro (e especial) arremesso de dois dados, 💱 cada jogador
arremessará 2 dados, alternando-se em codigos betano 2024 turnos. Exemplo: suponha que as brancas
tiraram o maior número no arremesso 💱 inicial. Elas, então, moverão seus checkers de
acordo com os números tirados. Após isso, as pretas (ou vermelhas, aqui) lançarão 💱 seus
dois dados, que determinarão como poderão mover suas peças. Após as vermelhas
executarem os movimentos com suas peças, será 💱 a vez das brancas, novamente: elas
lançarão seus dois dados e moverão suas peças. Então, será vez das pretas, e 💱 assim
sucessivamente até que a partida termine. Os números dos dados indicam quantas casas
(ou pips) o jogador poderá percorrer 💱 com suas peças naquele lance. As peças são sempre
movidas para a frente, caminhando no sentido de seu próprio ponto 💱 24 para seu próprio
ponto 1. As seguintes regras se aplicam: Um checker pode mover-se somente para uma casa
livre 💱 (ou aberta), que é uma casa não ocupada por 2 ou mais checkers do oponente. Os
números em codigos betano 2024 cada 💱 um dos dados constituem movimentos separados. Por exemplo: se um
jogador tira 5 e 3, ele pode mover um de 💱 seus checkers por uma distância de 5 casas
para uma casa livre e um outro checker por 3 pontos até 💱 uma casa também livre, ou ele
pode mover um único checker por um total de 8 pontos até uma casa 💱 livre. Porém, nesse
último caso, também deve estar livre pelo menos um dos pontos intermediários do
movimento (nesse caso, ou 💱 a casa que se distancia 5 pontos da casa em codigos betano 2024 que se
encontra o checker, ou a casa que 💱 se distancia 3 pontos da casa em codigos betano 2024 que se encontra
o checker que se pretende mover por 8 pontos 💱 até uma casa livre). Figura 3. Duas formas
legais das brancas moverem seus checkers usando um . Um jogador que 💱 tira um duplo (ou
dobra)6-6, 5-5, 4-4, 3-3, 2-2, 1-1joga 2 vezes os números mostrados nos dados. Ou
seja: quando, 💱 por exemplo, tiramos um 66 nos dados, significa que serão jogados quatro
pulos de 6 casas. O jogador pode mover 💱 qualquer combinação de checkers para completar
os quatro pulos de 6 requeridos. Um jogador deve usar a totalidade de ambos 💱 os números
tirados nos dados se isso for legalmente possível (ou todos os quatro números, se tirou
uma dobra). Quando 💱 somente um dos números pode ser legalmente jogado, o jogador deverá
jogar somente esse número. E se qualquer um dos 💱 números pode ser jogado, mas não ambos,
o jogador deverá jogar o número maior. Quando nenhum dos números pode ser 💱 jogado, o
jogador simplesmente não move nada e será a vez do oponente rolar os dados. No caso de
dobras 💱 (ou duplos), se nem todos os 4 números podem ser jogados, o jogador deve jogar o
máximo possível deles. Exemplo: 💱 tira-se um 5-5, mas é legalmente impossível realizar 4
pulos de 5 pontos. Se, no entanto, 3 pulos são legalmente 💱 possíveis, o jogador é
obrigado a realizar todos os 3. Capturando e Reentrando Quando uma peça está sozinha em
codigos betano 2024 💱 uma casa, ela é chamada de blot (talvez pudesse ser traduzido para desgarrada). Se
um checker do oponente tem acesso 💱 a esse ponto, a peça solitária que lá se encontrava é
capturada (ou golpeada) e colocada na barra. Sempre que 💱 um jogador tem uma ou mais
peças na barra, codigos betano 2024 obrigação é reentrar com aquele (ou aqueles) checker no tabuleiro
💱 interno do oponente. Para reentrar, a peça na barra deve ser movida para uma casa livre
no tabuleiro interno do 💱 oponente, correspondente a um dos números tirados nos dados.
Por exemplo, se um jogador tira um 6 e um 4 💱 nos dados, ele pode, em codigos betano 2024 princípio,
reentrar com seu checker (que está na barra) tanto no ponto 4 quanto 💱 no ponto 6 do
tabuleiro interno do oponente, contanto que a casa de reentrada esteja livre (ou seja,
não esteja 💱 ocupada por 2 ou mais peças do oponente). Figura 4. Se as brancas tiram um e
têm um checker na 💱 barra, como na posição ao lado, a peça da barra tem,
obrigatoriamente, que reentrar no ponto 4 do tabuleiro interno 💱 das vermelhas, já que,
na posição dada, a casa 6 não é uma casa livre. Se nenhum dos pontos correspondentes
💱 aos números tirados nos dados está livre para a reentrada, o jogador com o homem na
barra simplesmente não pode 💱 mover qualquer checker. Se um jogador tem mais de uma peça
na barra e os números dos dados não permitem 💱 que ele reentre com todas, ele deve entrar
com tantas quantas os números dos dados permitem, deixando as demais ainda 💱 na barra.
Após a reentrada do último homem da barra, qualquer número dos dados que não tenha sido
usado para 💱 esgotar as reentradas deve ser usado para mover qualquer checker, incluindo
os que acabaram de reentrar, desde que, obviamente, o 💱 checker tenha um movimento legal
a ser feito. A Retirada Final Uma vez que um jogador tenha trazido todos os 💱 seus homens
para seu próprio tabuleiro interno, ele pode iniciar a retirada final de suas peças. Um
jogador retira uma 💱 peça ao tirar um número nos dados que corresponda ao ponto em codigos betano 2024
que a peça se encontra, permitindo que 💱 ele a retire definitivamente do tabuleiro.
Assim, ao tirar um 6, o jogador retira uma peça de seu ponto 6. 💱 Se não há checkers em
codigos betano 2024 um ponto indicado pelo dado, o jogador deve fazer um movimento legal usando um
💱 checker que se encontre em codigos betano 2024 um ponto de número mais alto que o indicado pelo dado.
Se não houver 💱 checker em codigos betano 2024 um ponto de número mais alto que o indicado pelo dado, o
jogador é obrigado a retirar 💱 um checker do ponto de mais alto número que ele ainda
ocupe. Um jogador não está obrigado a retirar qualquer 💱 peça se ele tem outro(s)
movimento(s) legal(is) além do(s) de retirada. Figura 5. As brancas tiraram e, nesse
caso, são 💱 obrigadas a fazer a retirada final de 2 homens. Um jogador deve ter todos os
seus checkers ativos em codigos betano 2024 💱 seu próprio tabuleiro interno para iniciar ou prosseguir a
retirada final de suas peças. Se, durante o processo de retirada, 💱 um checker é
capturado, o jogador é obrigado a usar seus dados para tentar trazê-lo de volta ao seu
próprio 💱 tabuleiro interno, e não poderá fazer mais retiradas até que consiga trazer o
homem capturado de volta para casa. O 💱 primeiro jogador a retirar todas as suas peças
vence a partida. Dobrando e Redobrando Ao ser iniciada, cada partida de 💱 Gamão estará
valendo 1 ponto (ou seja, se a partida terminar com esse mesmo valor, o vencedor
ganhará 1 ponto). 💱 No decorrer da partida, um jogador pode propor que a partida dobre o
seu valor inicial e passe, então, a 💱 valer 2 pontos. Dizemos, simplesmente, que o
jogador dobrou. Um jogador pode dobrar somente quando é codigos betano 2024 vez de jogar 💱 e antes que
ele lance seus dados naquele turno. O adversário do jogador que acabou de dobrar pode
recusar o 💱 dobre. Se isso ocorre, a partida se encerra e o jogador que dobrou ganha 1
ponto e uma nova partida 💱 pode ser iniciada. Por outro lado, o adversário do jogador que
dobrou pode aceitar o dobre. Nesse caso, a partida 💱 prossegue normalmente, mas valendo,
então, 2 pontos. O jogador que aceitou o dobre passa a ser, então, o dono do 💱 cubo
duplicador, e somente ele poderá fazer o próximo dobre na partida em codigos betano 2024 andamento.
Subseqüentes dobres na mesma partida 💱 são chamados de redobres. Se um jogador recusa um
redobre, seu oponente ganha os pontos que a partida estava valendo 💱 antes do redobre
recusado. Se o redobre é aceito, o jogador que aceitou o redobre passa a ser o novo
💱 dono do cubo duplicador e a partida continua normalmente, porém, valendo o dobro do
valor anterior ao redobre aceito. Não 💱 há limites para o número de redobres que poderão
ser feitos em codigos betano 2024 uma partida. Vencendo por Gamão ou Backgammon 💱 Terminada a partida,
se o jogador que a perdeu conseguiu fazer a retirada final de pelo menos um de seus
💱 checkers, o vencedor ganhará somente o valor mostrado no cubo duplicador (ou 1 ponto,
caso ninguém tenha dobrado na partida). 💱 No entanto, se o perdedor não fez a retirada
final de nenhum de seus checkers, ele terá perdido de gamão. 💱 Nesse caso, o vencedor
receberá o dobro dos pontos mostrados pelo cubo duplicador. Ou, ainda pior, se o
perdedor não 💱 retirou nenhum de seus checkers E ainda tem peças na barra ou no tabuleiro
interno do vencedor, a derrota será 💱 de backgammon, dando, ao vencedor, o triplo do
valor mostrado pelo cubo duplicador. Irregularidades Os dois dados de um mesmo 💱 jogador
devem ser lançados simultaneamente e sobre a metade do tabuleiro localizada à direita
do jogador que está lançando os 💱 dados. O jogador deve relançar ambos os dados caso pelo
menos um dos dados caia para fora dessa metade do 💱 tabuleiro ou sobre um checker. O
lance de um jogador é considerado encerrado quando ele recolhe seus dados do tabuleiro.
💱 Caso ele tenha retirado seus dados sem que tenha realizado movimentos legais com seus
checkers (exemplo, sem usar um dos 💱 números dos dados), o oponente tem a opção de
aceitar o lance tal qual foi jogado ou exigir que seja 💱 realizado um movimento legal. Um
lance é aceito como completo quando o oponente lança seus dados ou oferece um dobre 💱 no
início da vez dele jogar. Return to: Backgammon Galore