Sede Social: Av.
Conêgo de Vasconcelos, 549 Bangu – Rio de Janeiro Cep: 21810-011 – RJ Tel: (21) 2035-0342
Bangu Atlético Clube ♣ é uma agremiação desportiva brasileira, sediada no bairro Bangu, na cidade do Rio de Janeiro.
O Bangu teve origem junto com ♣ a Fábrica Bangu em 6 de fevereiro de 1889, mas embora já fosse praticado o esporte desde este tempo, o ♣ clube só viria a ser fundado oficialmente em 17 de abril de 1904.
O clube utiliza as cores branca e vermelha, ♣ o que lhe dá a alcunha de alvirrubro.
Manda seus jogos no Estádio Proletário Guilherme da Silveira, mais conhecido como Moça ♣ Bonita, projetado para 15 mil espectadores, mas com a capacidade atual para cerca de 10 mil, cujo recorde de público ♣ é de 32.
000 espectadores, na partida entre o Bangu e a Seleção Brasileira, no dia 14 de março de 1970, ♣ que terminou empatada em 1 a 1.
É um dos clubes mais tradicionais do futebol do Rio de Janeiro, com 103 ♣ participações no Campeonato Carioca, sendo o quinto clube que mais participou da primeira divisão,[4][5] e um dos pioneiros do futebol ♣ nacional a contar com jogadores negros e operários em seu elenco, o que contribuiu de maneira decisiva para a democratização ♣ do esporte - então elitista em seus primórdios - no Brasil.
[6][7] Foi o primeiro clube de futebol a ter vinculo ♣ com uma escola de samba no Brasil, no caso a Unidos de Bangu, em 1966 houve uma grande festa onde ♣ a escola trocou suas cores para homenagear o Bangu AC, atualmente a escola usa a sede aquática do clube para ♣ fazer seus ensaios.
O clube é detentor de honrarias como a Taça de Invencibilidade de 1950, dada pela Federação Chilena de ♣ Futebol pela excursão invicta do Bangu ao Chile, onde o clube ficou invicto contra a Seleção Chilena e os dois ♣ maiores clubes do país .
A Fita Azul Internacional de 1962, honraria dada pela CBD, por fazer 12 partidas de invencibilidade ♣ em gramados internacionais contra times estrangeiros.
E a Medalha Tiradentes por ser o primeiro time do Brasil a escalar atletas negros.
A ♣ luta do Bangu foi tão intensa nesta questão, que o clube se retirou do Campeonato Carioca em que era fundador, ♣ em 1907, e só voltou ao campeonato quase dez anos depois, quando finalmente a federação aceitou os seus atletas negros.
Seu ♣ maior rival no futebol é o America, com o qual disputou por muitas décadas a primazia de ser a quinta ♣ maior força do futebol fluminense e com o qual faz o Clássico Bisavô, que recebeu este nome por ser mais ♣ antigo que o Clássico Vovô.
Suas maiores glórias foram a conquista do troféu American Challenge Cup de 1960 (invicto) e International ♣ Soccer League de 1960 (invicto), em que enfrentou tradicionais times da Europa,[8] e as conquistas do Campeonato Carioca de 1933 ♣ e 1966.
O clube ainda ficou 25 vezes entre os 4 primeiros colocados do Campeonato Carioca, mais recentemente em 2019, quando ♣ terminou à frente de Fluminense e Botafogo, em 3º.Sede Aquática: Av.
Francisco Real, 1445 Bangu – Rio de Janeiro Cep: 21810-040 ♣ – RJ Tel: (21) 3462 6962
Estádio: Rua Sul América, 950 Bangu – Rio de Janeiro Cep: 21870-101 – RJ Tel: ♣ (21) 3259-6204
O Bangu possui quarenta e quatro troféus de campeão e mais dezenove de vice-campeão no futebol profissional em geral, ♣ sendo treze títulos internacionais, dois deles oficiais.
É o décimo segundo clube brasileiro com mais partidas internacionais.
Participou uma vez da Taça ♣ Libertadores da América, em 1986, sendo o único clube fluminense de fora do G-4 estadual a estar presente nesta competição.
[9] ♣ Foi Vice-campeão Brasileiro (série A) em 1985 e terceiro colocado em 1987.
Foi vinte e seis vezes semifinalista do Campeonato Carioca, ♣ sendo sete vezes finalista, incluindo quatro finais seguidas.
Enfrentou a Seleção Brasileira em oito oportunidades, tendo vencido duas vezes e empatando ♣ uma.
É o décimo sexto clube brasileiro que mais cedeu jogadores à Seleção Brasileira, com noventa e seis convocações, e o ♣ décimo sexto clube que mais cedeu jogadores para Copa do Mundo da FIFA, com quatro convocações, considerando apenas clubes brasileiros.
A ♣ torcida Banguense se orgulha de já ter tido o atual melhor jogador do mundo em atividade em seu elenco, Zizinho, ♣ seu maior jogador de todos os tempos, foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo da FIFA de 1950, ♣ quando era jogador do Bangu, e Marinho foi eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 1985, também quando era ♣ do Bangu.
Outro grande destaque é Zózimo, Campeão da Copa do Mundo da FIFA de 1958 e 1962, sendo jogador do ♣ Bangu.
Os maiores ídolos do Gigante do Oeste são: Zizinho, Zózimo, Domingos da Guia, Ladislau da Guia, Marinho, Paulo Borges, Ubirajara ♣ Motta, entres outros...
A origem do clube de futebol surge na Fábrica Bangu, que existia no bairro de mesmo nome, localizado ♣ na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, antes de mudar-se para a cidade de Petrópolis, no Estado do ♣ Rio de Janeiro.
Alguns britânicos que trabalhavam no local, especialmente o escocês Thomas Donohoe, apresentaram o esporte para os brasileiros, trazendo ♣ bolas de futebol ao Brasil, ainda no século XIX.
A primeira partida disputada no bairro de Bangu foi em 1894, embora ♣ a história "oficial" do início do futebol brasileiro não registre o fato, que conta com farta documentação reunida pelo historiador ♣ banguense Carlos Molinari.
A versão que indica Charles Miller como introdutor do futebol no Brasil procura desqualificar esse momento, alegando que ♣ os jogos realizados anteriormente não ocorreram em campos com medidas oficiais, tampouco com uma organização que previa, entre outras coisas, ♣ uniformes às equipes.
Em dezembro de 1903, o inglês Andrew Procter sugeriu a fundação de um "club", após observar o entusiasmo ♣ de seus colegas.
A fundação ocorreu em 17 de abril de 1904, quando foi fundado oficialmente o Bangu Atlético Clube.
O primeiro ♣ jogo aconteceu no dia 24 de julho de 1904, contra o Rio Cricket, clube de origem inglesa de Niterói, com ♣ derrota por 5 a 0.
Contudo, já no jogo seguinte, o Bangu conquistou código promocional do brazino 777 primeira vitória: 6 a 0 contra o ♣ Andaraí.
Em 1905, o Bangu foi um dos fundadores da primeira Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e, ♣ desde o início, teve seu nome vinculado à classe operária fabril e ao bairro que carrega no nome.
No Campeonato Carioca ♣ de 1916 o Bangu terminou empatado com o Botafogo na segunda colocação.
O campeão foi o America, com quem o Bangu ♣ faz o importante clássico, menos visado na atualidade, mas com uma história gloriosa, America versus Bangu.
O Bangu sempre teve tradição ♣ de revelar grandes jogadores e, no final da década de 1920, lançou Domingos da Guia, lenda do futebol brasileiro conhecido ♣ como El Divino Mestre, com passagens em outros grandes clubes do Brasil, da Argentina e do Uruguai e pai de ♣ outra grande revelação do Bangu, Ademir da Guia.
Em 1921, três importantes jogadores banguenses, Claudionor Corrêa, Américo Pastor e José de ♣ Mattos, foram convocados para defender a Seleção Brasileira no Sul Americano, na Argentina, mas como eram operários da Fábrica Bangu, ♣ não foram liberados por seus chefes para disputar a competição.
Em 1921, o aniversário de 17 anos do clube, o Bangu ♣ derrota o Botafogo por 3 a 1 e ganha a Taça James Hartley.
No ano de 1929 o Bangu ganhava o ♣ curioso apelido de Mulatinhos Rosados .
Há duas versões para a história.
Na primeira, o apelido levava em conta que o time ♣ do Bangu era formado basicamente por mulatos.
Como suas camisas desbotavam ao suarem, as listras vermelhas pareciam rosadas, surgiu o nome.
Na ♣ segunda versão, o presidente da época, Antônio Pedroso, para responder a um dirigente adversário que dissera "Como tem crioulo neste ♣ time!", respondeu: "Crioulos não, mulatinhos rosados".
A história ocorrida com o clube brasileiro pioneiro na luta contra o racismo no futebol ♣ brasileiro, ainda em 1905, deve ser entendida de maneira extremamente simpática e singela, se não folclórica.
Em 1933, a superioridade do ♣ Bangu na conquista de seu primeiro Campeonato Carioca foi incontestável, pois, em 10 jogos, venceu 7, empatou 2 e perdeu ♣ apenas 1, com 35 gols em 10 jogos, uma média impressionante de 3,5 gols por jogo.
Na final Fluminense versus Bangu, ♣ vitória sobre o tricolor por 4 a 0.
Um dos grandes jogadores da história do Bangu foi Zizinho, tendo liderado o ♣ Bangu no final da década de 1940 e início da de 1950, conquistando o Torneio Início de 1950, o primeiro ♣ título de um clube no Maracanã, o vice-campeonato carioca de 1951 e o Torneio Início do Torneio Rio-São Paulo, também ♣ em 1951, na final carioca contra o rival America.
Em 2001 Zizinho foi reconhecido e recebeu um diploma oficial do clube ♣ como a maior expressão Banguense nos gramados, é considerado por muitos até hoje como maior ídolo do Bangu.
Em 1959, o ♣ Bangu foi vice-campeão carioca empatado com o Botafogo, tendo os dois clubes feito uma partida extra para decidir a segunda ♣ vaga carioca para a Taça Brasil (o Campeonato Brasileiro da época).
Alguns sites, erroneamente, apontam essa partida como decisão do segundo ♣ lugar.
American Challenge Cup
Em 1960, o Bangu conquistou a American Challenge Cup e a International Soccer League ao enfrentar a Sampdoria ♣ (Itália), Rapid Wien (Áustria), Sporting (Portugal), Estrela Vermelha de Belgrado (Iugoslávia), IFK Norrköping (Suécia), e Kilmarnock (Escócia).
Sob o comando de ♣ Tim, o Bangu conquistara, de maneira invicta, o primeiro torneio de futebol profissional realizado em terras norte-americanas.
Uma bela campanha, composta ♣ de 5 vitórias e 1 empate, 16 gols a favor e 3 contra (saldo de 13 gols).
Ademir da Guia ainda ♣ foi eleito o melhor jogador do torneio.
Também participaram desta competição, embora o Bangu não tenha chegado a enfrentar, Bayern Munique ♣ (Alemanha), Nice (França), Burnley (Inglaterra), New York Americans (EUA) e Glenavon (Irlanda do Norte).
Segundo o jornal norte-americano The New York ♣ Times, a ISL era reconhecida e tinha a aprovação da FIFA.
[10] A própria FIFA cita esse torneio em seu site ♣ oficial.[11]
Entre 11 de junho de 1961 e 17 de abril de 1963 o Bangu realizou a código promocional do brazino 777 maior série invicta ♣ internacional, com 17 jogos (12 vitórias e 5 empates), enfrentando times e seleções da Inglaterra, Canadá, Escócia, Suriname, Bolívia, Colômbia, ♣ Equador e Grécia.
Depois dos vice-campeonatos de 1964 e 1965, finalmente o Bangu reconquistaria o título do Campeonato Carioca de 1966, ♣ com 15 vitórias e 2 empates em 18 jogos, e com um 3 a 0 na decisão contra o Club ♣ de Regatas do Flamengo, já aos 3 minutos do segundo tempo, fazendo com que o atacante Almir Pernambuquinho, do Flamengo, ♣ arrumasse uma enorme briga para acabar de vez com o jogo e não sofrer uma humilhação ainda maior.
Em 1967, ganhou ♣ a Copa Minas, um quadrangular interestadual (SP, RJ e MG), que reuniu os dois primeiros de Minas Gerais, além dos ♣ campeões de São Paulo e Rio de Janeiro, todos de 1966.
[12] O torneio foi organizado pela Federação Mineira de Futebol, ♣ sendo uma das edições do Torneio Quadrangular de Belo Horizonte.
[13] Em seu site, o clube denomina a competição de Copa ♣ dos Campeões, colocando-a como título nacional.
[14] Ainda em 1967, o Bangu seria novamente Vice-campeão no Campeonato Carioca, perdendo o título ♣ no último jogo para o Botafogo pelo placar de 2 a 1.
Em 14 de março de 1970, jogando no Estádio ♣ de Moça Bonita, o Bangu empatou com a Seleção Brasileira que seria tricampeã mundial: 1 a 1.
Em 1984, o Bangu ♣ foi campeão da XIV President's Cup da Coreia do Sul, um torneio internacional disputado em Seul, na Coreia do Sul.
Foi ♣ vice-campeão no Campeonato Carioca de 1985 e vice-campeão no Campeonato Brasileiro, ao perder a final para o Coritiba nos pênaltis, ♣ após empate por 1 a 1 no tempo normal.
Participou, pela primeira vez, da Taça Libertadores da América de 1986.
Todavia, seus ♣ resultados não foram nada convincentes: dois empates(1 a 1 com o Coritiba e 3 a 3 com o Deportivo Quito) ♣ e quatro derrotas (1 a 0 e 2 a 1 para o Barcelona de Guayaquil, 3 a 1 para o ♣ Deportivo Quito e 2 a 0 para o Coritiba).
Em 1988 participou do Grupo A da Copa União com jogadores como ♣ Barbirotto, Arturzinho e Márcio Rossini[15] e treinado por João Francisco, mas código promocional do brazino 777 campanha infelizmente não foi boa e o time ♣ acabou rebaixado para a segunda divisão de 1989 juntamente com o Santa Cruz (PE), Criciúma (SC) e America (RJ).[16]
Foi quarto ♣ lugar na Copa Rio de 1995, liderando o Grupo B do Campeonato da Capital.
O Botafogo liderou o Grupo A com ♣ mais pontos e foi campeão do Campeonato da Capital.
Além dos títulos conquistados, o Bangu teve também, os artilheiros dos campeonatos ♣ cariocas de 1920, (Claudionor, 17 gols), 1922, (Pastor, 10 gols), 1930, (Ladislau da Guia, 20 gols), 1933, (Tião, 15 gols), ♣ 1935, (Ladislau da Guia, 18 gols), 1963, (Bianchini, 18 gols), 1966, (Paulo Borges, 16 gols), 1967, (Paulo Borges, 13 gols) ♣ e em 1984, (Cláudio Adão, 12 gols).
Ladislau da Guia é até hoje o maior artilheiro da história do Bangu, com ♣ 229 gols em 333 jogos.
Irmão de Domingos da Guia, Médio da Guia e Luiz da Guia, além de tio de ♣ Ademir da Guia, todos foram ídolos e craques no Bangu e do futebol brasileiro em geral.
Outro jogador da época de ♣ Ladislau que merece ser lembrado é Fausto dos Santos, um volante de muita técnica e espírito de liderança, que na ♣ Copa do Mundo de 1930, ganhou o apelido de a Maravilha Negra da imprensa uruguaia.
O Bangu no Século XXI [ ♣ editar | editar código-fonte ]
Ladislau da Guia, maior artilheiro do clube com 229 gols em 333 jogos
No ano de 2001, ♣ o Bangu ganhou a Medalha Tiradentes, honraria concedida pela Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro, por ter sido ♣ o Primeiro Clube Brasileiro a escalar atletas negros em seu time, ainda em 1905.
Essa foi, é, e será eternamente, a ♣ maior conquista do Bangu, dentro ou fora de campo.
Em 2004, o Bangu viveu um momento negro em código promocional do brazino 777 gloriosa história.
Foi ♣ rebaixado para a Série B do Estadual do Rio de Janeiro no ano de seu centenário, após ser goleado pelo ♣ America Football Club.
O treinador era Marcelo Cabo.
Em 2008, o Bangu consegue voltar à elite do futebol carioca ao vencer a ♣ Série B, competição de que vinha participando nos últimos quatro anos.
No Campeonato Carioca de 2009, depois de um péssimo início, ♣ sendo o único time sem vencer, o Bangu mostrou uma excelente recuperação na reta final da Taça Guanabara e da ♣ Taça Rio, terminando em sexto lugar e conseguindo uma vaga na Série D, competição que o clube, devido a dificuldades ♣ financeiras, abriu mão de disputar.
Em 2010, o clube terminou o campeonato carioca novamente na 6ª colocação.
Foi ainda vice-campeão da Copa ♣ Rio, tendo perdido a decisão para o Sendas Pão de Açúcar Esporte Clube.
Com o vice- campeonato, o Bangu conseguiu uma ♣ vaga para a Copa do Brasil de 2011.
Em 2011, o Bangu teve uma campanha pífia no Carioca, ficando na 13ª ♣ posição.
Na Copa do Brasil o clube conseguiu a código promocional do brazino 777 melhor classificação de sempre, ficando na 29ª posição (eliminando na primeira ♣ fase a Portuguesa-SP e sendo eliminado pelo Náutico-PE na segunda fase).
Na Copa Rio o Bangu teve um desempenho regular ficando ♣ em 4º lugar com 6 vitórias, 4 empates e 6 derrotas.
Em 2011, a equipe do Bangu de Futebol de 7 ♣ teve um ano brilhante: foi vice-campeã brasileira, 3ª colocada na Copa do Brasil, campeã do Torneio Rio-Niterói da 3ª divisão ♣ e vice-campeã do Torneio Municipal da 4ª divisão.
Em 2012, O clube investiu na reforma de seu estádio, visando receber os ♣ clubes grandes nas partidas do Campeonato Carioca.
Após um mau início na competição, com duas derrotas nos dois primeiros jogos, o ♣ Presidente do Time demitiu seu técnico Marcão e contratou Carlos César para assumir o cargo.
[17] Carlos César é demitido na ♣ 1ª rodada da Taça Rio e o time contrata Cleimar Rocha, que consegue 4 vitórias, 3 empates e 1 derrota, ♣ evitando o rebaixamento e levando o time às semifinais da Taça Rio na maior recuperação da história do Campeonato Carioca.
Na ♣ semifinal o time perde para o Botafogo por 4 a 2.
No 2º semestre o Bangu fez uma excursão com amistosos ♣ pela Europa, contra times da Alemanha, Hungria e também Israel, disputando um total de 10 jogos, com 3 vitórias, 4 ♣ empates e 3 derrotas.
Nesse 2º semestre também foi disputada a Copa Rio, competição na qual o Bangu se sagrou vice ♣ campeão, conquistando vaga para disputar a Copa do Brasil de Futebol de 2013.
Na temporada 2017 o Bangu voltará a disputar ♣ uma competição nacional, no caso a Série D.
onde se beneficiou após a classificação do Volta Redonda a Série C.
[18] Com ♣ a vaga em mãos o Bangu começou a se planejar para a temporada e anunciou o midiático atacante Loco Abreu ♣ como novo reforço.[19]
Em 2018, o Bangu faz uma boa campanha na Taça Guanabara, avançando para as semifinais, deixando para trás ♣ a equipe do Vasco da Gama.
Na semifinal, é eliminado após empatar por 2 a 2 com o Boavista, que tinha ♣ a vantagem do empate.
O bom desempenho não se repetiu na Taça Rio, na qual o Bangu termina em quarto lugar ♣ no grupo.
No segundo semestre, a participação na Copa Rio foi curta: após entrar na fase oitavas de final, o time ♣ é eliminado pelo Friburguense após um gol nos acréscimos.
Na temporada de 2019 o Bangu fez uma de suas melhores campanhas ♣ no século, sendo o terceiro colocado no Campeonato Carioca, classificado para a Copa do Brasil de 2020 e para a ♣ Série D de 2020.
Tendo um dos artilheiros do campeonato, Anderson Lessa, com 7 gols, além de outros jogadores em destaque, ♣ como o goleiro Jefferson Paulino, que acabou indo para o Guarani, ao final do estadual, o volante Marcos Júnior, que ♣ acabou indo para o Vasco da Gama junto com o outro destaque, o atacante Jairinho, além também do burquinense, Yaya ♣ Banhoro.
O Futebol no Brasil nasceu na Fábrica Bangu, na década de 1890.
Primeiro clube do Rio de Janeiro a escalar um ♣ atleta negro, em 1905.
Francisco Carregal foi escalado em 1905.
O feito rendeu a Medalha Tiradentes ao clube.
Participante do primeiro Campeonato Carioca ♣ de Futebol, em 1906.
Apenas Fluminense, Botafogo e Bangu são os clubes em atividade que participaram desse campeonato.
Primeiro clube com presidente ♣ mais jovem do Brasil, em 1920.
Ary de Azevedo Franco, eleito presidente do Bangu com apenas 20 anos de idade.
Primeiro clube ♣ do Brasil a ter centro de treinamento - CT, em 1921.
O Bangu concentrava e treinava no Chalé dos Ingleses, depois ♣ na Vila Hípica, o local era tão apropriado, que a Seleção Espanhola concentrou e treinou em 1950 na Copa do ♣ Mundo da FIFA.
O campeonato realizado pela Liga Carioca de Futebol foi o primeiro campeonato profissional do Rio de Janeiro.
Primeiro Campeão ♣ do Torneio Início de Futebol Profissional, em 1934.
O título conquistado no Estádio de São Januário completou a festa do Campeonato ♣ Carioca de 1933.
Primeiro clube com patrocínio na camisa, em 1948.
Pioneirismo do marketing, o Bangu passou a ser o primeiro clube ♣ do Brasil e talvez do mundo a ter patrocínio estampado na camisa.[20][21]
Primeiro clube a ter três uniformes de jogo, em ♣ 1948.
Pioneirismo nos uniformes, o Bangu passou a ser o primeiro clube do Brasil e talvez do mundo a ter três ♣ uniformes de jogo.[20][21]
Primeiro clube a conquistar um título no Maracanã, em 1950.
A conquista aconteceu no dia 30 de julho quando ♣ o Bangu bateu o Vasco da Gama na final por 3 a 2 ( Torneio Início).
Primeiro clube de futebol a ♣ ter vinculo informal com uma escola de samba no Brasil, em 1966.
As cores oficiais da Unidos de Bangu eram o ♣ azul e o branco.
A cor vermelha e branca somente foi adotada em 1966, em homenagem, após o segundo título do ♣ campeonato carioca conquistado pelo Bangu Atlético Clube.
Pioneirismo este copiado no Estado de São Paulo, como pela Gaviões da Fiel e ♣ Camisa 12 (Corinthians), Mancha Verde e TUP (Palmeiras), Dragões da Real e Torcida Independente (São Paulo), Torcida Jovem (Santos), entre ♣ as principais.
Primeiro clube com mascote na camisa, em 1981.
Em 1981 críticos de futebol diziam que faltava "peso na camisa" do ♣ Bangu para enfrentar os grandes clubes do Brasil.
Castor de Andrade (presidente do clube) tratou de colocar seu símbolo (um Castorzinho) ♣ no uniforme alvirrubro.
O fato é que o Bangu se tornou o primeiro clube estampar o mascote na camisa.[20]
Primeiro clube com ♣ uma presidente mulher no Estado do Rio de Janeiro e talvez no Brasil, em 2003.
Na luta também contra o machismo ♣ no futebol, Rita de Cássia Trindade eleita em novembro de 2003, se tornou a primeira mulher a comandar um clube ♣ de futebol no Rio de Janeiro.
Pelé , o maior jogador de todos os tempos, esteve para ser contratado pelo Bangu ♣ em 1956 antes de ir para o Santos.
Tim era o treinador do alvirrubro e esteve em Bauru-SP, quando já estava ♣ tudo certo para ele vir jogar no Bangu.
A mãe de Pelé Dona Celeste não aceitou que ele se mudasse para ♣ tão longe de São Paulo, e Pelé acabou indo parar no Santos.
Este fato também é relatado com grande destaque no ♣ filme Pelé Eterno.[ 22 ]
, o maior jogador de todos os tempos, esteve para ser contratado pelo Bangu em 1956 ♣ antes de ir para o Santos.
Tim era o treinador do alvirrubro e esteve em Bauru-SP, quando já estava tudo certo ♣ para ele vir jogar no Bangu.
A mãe de Pelé Dona Celeste não aceitou que ele se mudasse para tão longe ♣ de São Paulo, e Pelé acabou indo parar no Santos.
Este fato também é relatado com grande destaque no filme Pelé ♣ Eterno.
Leônidas da Silva atuou pelo Bangu em 1951.
Foi em um combinado entre Bangu e São Paulo, onde as equipes fizeram ♣ 13 jogos na Europa; Leônidas da Silva era o treinador do São Paulo, mas em um momento especial a pedidos ♣ da torcida francesa em Paris, o Diamante Negro acabou atuando pelo Combinado em uma partida.
A adoração dos franceses por Leônidas ♣ da Silva se justifica.
Na Copa de 1938, o futebol do "homem borracha" encantou o mundo.
Em 19 de abril de 1951, ♣ em Paris, o Combinado São Paulo-Bangu venceu por 3 a 2 o Racing, com dois gols de Moacir e um ♣ de Zizinho, ambos do Bangu.
E foi assim que o Bangu teve Leônidas da Silva e Zizinho jogando juntos no mesmo ♣ time.
[ 23 ]Campeão Invicto
(1950 ) Taça dada pela Federação Chilena de Futebol pela excursão invicta do Bangu ao Chile.
(1962 ) ♣ Honraria dada pela CBD ao Bangu por 12 partidas de invencibilidade em gramados internacionais contra times estrangeiros.
Os países visitados foram: ♣ Suriname, Bolívia, Colômbia e Equador.
(2001) Primeiro clube do Rio de Janeiro a escalar um atleta negro em 1905.
Categorias de base ♣ [ editar | editar código-fonte ]
(1952, 1953, 1959, 1987)
Campeonato da Segunda Divisão de Juniores: 1(2008)
Campeonato Carioca Especial Sub-17: 2(2011 e ♣ 2012)
Torneio Início de Juniores: 4
(1952, 1954, 1958, 1966)(2003)(1950)
* Nota: Corresponde ao Segundo Quadro do elenco titular.
(1954)
(1941 , 1943 , 1948 ♣ e 1954 )
Campeonato Carioca Feminino Sub-17: 1(2010)Participações
Participações em 2022
O Bangu é atualmente o 168º colocado no ranking da CBF e ♣ o sexto nos rankings cariocas de títulos e de pontos ganhos, entre outros.
O America é o maior rival do Bangu.
Bangu ♣ versus America é conhecido como Clássico Bisavô.
Já Bangu versus Campo Grande é conhecido como o Clássico Rural.
Com a decadência da ♣ equipe do Campo Grande, o seu maior rival junto com o America é o Madureira.
Principais adversários
O Clássico da Fábrica Bangu ♣ [ editar | editar código-fonte ]
A primeira rivalidade do Bangu surgiu ainda antes da Primeira edição do Campeonato Carioca, e ♣ eles nem precisaram atravessar a rua.
Sem competições oficiais, o clube se limitava a alguns poucos amistosos com times de fora ♣ da fabrica.
Sem a possibilidade de disputar outros campeonatos, foram realizados diversos campeonatos internos dentro da própria fabrica Bangu.
Não se sabe ♣ ao certo quantas equipes eram ou quantas delas se tornaram de fato profissionais.
O que se sabe é que daí surgiu ♣ o The Brazil Athletic Club, em 1905.
O The Bangu Athletic Club e o The Brazil Athletic Club se enfrentava com ♣ frequência, como preparação para os seus respectivos torneios.
Bangu fazia parte da Liga Metropolitana de Sports Athleticos,[29] enquanto o Brazil fazia ♣ parte da Liga Sportiva Suburbana, e posteriormente da Liga Sportiva de Football.
Os dois clubes disputaram juntos também a Taça João ♣ Ferrer.
O "primo do Bangu" teve curta duração e mandava seus jogos no Campo da Rua Ferrer.
As cores branca e vermelha ♣ instituídas como as cores do Bangu, são devidas a iniciativa dos próprios britânicos na fundação, em homenagem, por certo, a ♣ São Jorge, padroeiro da Inglaterra e também do Clube.
Time profissional em 2012
O seu uniforme é composto por camisas com listras ♣ verticais brancas e vermelhas, calções brancos e meias com listas horizontais na mesma cor da camisa, sendo que desde código promocional do brazino 777 ♣ fundação o clube tem por meta se desenvolver em três setores: o social, o cultural e o esportivo, pois tanto ♣ isso é verdade que no seu escudo, as letras B, A, C não são simples desenhos, cada qual representa um ♣ objeto.
O "B" significa um pincenê, espécie de monóculos muito usado no século XX, e que representa o lado "intelectual" do ♣ clube.
O "A" é um suporte para pintura de telas, mostrando uma vocação para o lado cultural.
O "C" representa uma ferradura, ♣ desejando sorte nas atividades esportivas, tudo isso sobreposto sobre faixas diagonais brancas e vermelhas, desenhado em 1904, pelo chefe da ♣ seção de gravura da Fábrica Bangu, o português José Villas Boas.
Foi em 1949 que o compositor Lamartine Babo, famoso por ♣ suas "marchinhas" de carnaval compôs os hinos dos clubes do Rio.
A gravação, porém, só seria comercializada no ano seguinte, aproveitando ♣ a realização da Copa do Mundo no Brasil.
O mais curioso foi como Lamartine teve que escrever os hinos.
Há muito tempo, ♣ o compositor vinha "enrolando" a gravadora com a entrega das músicas.
Com a paciência esgotada, os diretores da indústria fonográfica tiveram ♣ a ideia de convidar Lamartine para um baile fictício.
Ao chegar no lugar, não havia festa alguma, mas sim irritados empresários ♣ que prenderam o boêmio e só o deixariam sair depois que escrevesse a letra dos hinos de todos os clubes ♣ da cidade do Rio de Janeiro.
E foi assim que o "malandro" Lamartine Babo, enfim, entregou as músicas à gravadora.
Torcedor fanático ♣ do America, deixou para compor o hino do seu clube por último, e com certeza o fez um dos mais ♣ belos do país.
O hino do Bangu também ficou pronto naquela noite, e como curiosidade, cita em código promocional do brazino 777 letra o nome ♣ do grande craque Domingos da Guia.
Em 1966 os torcedores Juarez Silva, Wilson Amorim e Walter Pires compuseram o chamado "Hino ♣ ao Bangu".
Gravaram junto com as marchinhas de carnaval dedicadas ao clube.
Até o momento não é o hino oficial, mas é ♣ cantado nas arquibancadas do estádio Proletário e valorizado especialmente por ser escrito por banguenses, já que o hino oficial é ♣ escrito por um torcedor do America, o principal rival do alvirrubro.
Neste hino está um dos lemas dos torcedores alvirrubros "Somos ♣ Bangu! Eternamente Bangu!".
O seu mascote é um castor, em alusão ao bicheiro Castor de Andrade, que foi presidente de honra ♣ e grande financiador do Bangu durante parte da década de 60, tendo se afastado na década de 70, e retornado ♣ na década de 80, ficando até 1988, com recursos provenientes do jogo do bicho, sendo o grande responsável pela conquista ♣ do título de campeão carioca de futebol de 1966 e pelo vice-campeonato brasileiro de 1985, perdendo a decisão para o ♣ Coritiba na final, na disputa de pênaltis, no Maracanã.
Em 1948 a torcida do Bangu representava 0,8% dos torcedores da cidade ♣ do Rio de Janeiro, em 1951 1,8%, em 1954 2% e em 1959 1%, variando entre a sexta e a ♣ sétima colocação, disputando nesses anos posição com o São Cristóvão, então, um clube mais pujante.
A torcida do Bangu, concentrada no ♣ bairro que o clube carrega no nome, foi identificada pela pesquisa de torcidas IBPS 2008 (antes disso, 1% no Estado ♣ do Rio de Janeiro em 1983), como tendo 0,3% dos torcedores do município do Rio de Janeiro, cerca de 20.
000 ♣ pessoas, número que pode ser ainda maior, dadas as margens de erros das pesquisas.
Timemania
Posição do Bangu na Timemania da Loteria ♣ Federal:
Ano Posição Nº de Apostas % 2009 42º 413.
696 0,75% 2010 41º 472.
450 0,78% 2011 40º 679.
315 0,85% 2012 35º ♣ 1.168.579 0,93%
Torcidas organizadas
Super Bangu - Fundada em 19 de fevereiro de 2002
Bangoró - Fundada em 22 de maio de 2009
Banfiel ♣ - Fundada em 22 de outubro de 2005
Banguçalo - Fundada em 20 de agosto de 2000
Movimento Popular Castores da Guilherme ♣ (Barra brava) - Fundada em 21 de novembro de 2011
Gigante da Oeste - Fundada em 21 de junho de 2017
Jogadores ♣ que, no mundo, só jogaram pelo Bangu Atlético Clube
Jogadores que, no Brasil, só jogaram pelo Bangu Atlético Clube
Jogadores que, no ♣ Rio de Janeiro, só jogaram pelo Bangu Atlético Clube
Esta é uma lista de jogadores de destaque que já passaram pelo ♣ Bangu: